conecte-se conosco


Rondônia

Rondônia é destaque nacional com experiência exitosa na implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais

Publicado

A iniciativa de Rondônia está entre as 10 principais iniciativas exitosas do país na organização da rede de atenção à saúde relacionada as hepatites virais

O Ministério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque nacional durante o 3° Seminário Diálogos para a Eliminação das Hepatites Virais, realizado em Brasília-DF, que iniciou nesta quarta-feira, 24. O estado de Rondônia foi selecionado numa chamada pública para apresentar o relato de experiência regionalizada, que consolidou a ação entre as 10 principais iniciativas exitosas do país na organização da rede de atenção à saúde.

A apresentação da Agevisa/RO abordou o tema “Desafios e Estratégias para a Implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais em Rondônia: Relato de Experiência nas Regiões Madeira Mamoré e Vale do Jamari”. Além da ação da Agevisa/RO, a Fundação Oswaldo Cruz Rondônia (Fiocruz Rondônia) também recebeu destaque.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reconhecimento é resultado das ações realizadas pelo governo do estado com assistência à saúde que englobam a qualificação dos profissionais de saúde, o fortalecimento da vigilância epidemiológica, reuniões técnicas, distribuição de insumos e campanhas educativas integradas com as secretarias municipais.

Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, unir planejamento estratégico à execução pontual nos municípios fortalece a rede de enfrentamento e impulsiona a eliminar as hepatites virais em todo o estado. “Estar entre as melhores experiências do Brasil evidencia a vigilância em saúde de Rondônia e a gestão das ações realizadas”, ressaltou.

O planejamento estratégico fortalece a rede de enfrentamento as hepatites virais em todo o estado

AÇÃO INTEGRADA

A iniciativa foi apresentada em Brasília pela coordenadora estadual das hepatites virais (NISTHV), Francilene Alves de Miranda, que enfatizou a importância de compreender a realidade de cada território para o sucesso do programa: “A implantação nessas regiões exigiu articulação entre os municípios e o Estado. Mapear as dificuldades locais e estabelecer fluxos estruturados de diagnóstico, prevenção, tratamento e monitoramento foi fundamental para alcançar o cidadão, oferecer o tratamento adequado e oportuno no SUS”.

Também foi destacada a experiência exitosa apresentada pela chefe do Laboratório de Virologia Molecular da Fiocruz Rondônia, Dra. Deusilene Souza Vieira Dall’Acqua, referente à implantação e ao rastreamento do projeto piloto do exame de carga viral do vírus da hepatite D ou Delta (CV-HDV) no Sistema Único de Saúde (SUS).

JULHO AMARELO

A Agevisa/RO reforça de forma que, por ser uma doença geralmente silenciosa, a prevenção com a vacinação contra a Hepatite B, o uso de preservativos, cuidados de não compartilhar materiais cortantes, orientações em escolas, universidades, unidades de saúde continuam sendo formas de proteção importante. As ações de conscientização ganham ainda mais força durante a mobilização anual do Julho Amarelo, período em que a Agevisa-RO intensifica os mutirões comunitários e o incentivo direto para que as pessoas realizem testes rápidos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Terceira edição da série Conecta IA oferece cursos gratuitos para capacitar servidores no uso da Inteligência Artificial

Publicado

O objetivo é ampliar conhecimentos técnicos, a qualificação em Inteligência Artificial contribui para aumentar a produtividade, aprimorar a tomada de decisões e fortalecer a inovação nos órgãos públicos

Com foco na modernização administrativa e no desenvolvimento de novas competências tecnológicas, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) apresentou, nesta quarta-feira (24), a terceira edição da série Conecta IA com cursos gratuitos sobre Inteligência Artificial voltados aos agentes públicos.

As formações indicadas são disponibilizadas pela Escola Virtual Gov.br, plataforma oficial do governo federal, com conteúdos voltados tanto para quem está iniciando seus estudos sobre o tema quanto para servidores que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre aplicações práticas da tecnologia no setor público.

TRILHAS DE APRENDIZAGEM

Todos os cursos apresentados na série são gratuitos, realizados de forma online e oferecem certificação emitida pela Escola Virtual Gov.br. São eles:

  • Programa IA na Prática: voltado para ferramentas e soluções aplicadas à rotina administrativa, o programa é dividido em dois eixos fundamentais: fundamentos e consciência crítica sobre o uso da Inteligência Artificial, além de aplicações práticas da tecnologia nas atividades do dia a dia. Clique aqui para acessar.
  • Programa fluêncIA: trilha estruturada para ampliar o conhecimento sobre Inteligência Artificial, abordando a evolução histórica da tecnologia, conceitos relacionados à IA generativa e discussões sobre ética e uso responsável dessas ferramentas. Clique aqui para acessar.

DIFERENCIAL NA CARREIRA PÚBLICA

Além de ampliar conhecimentos técnicos, a qualificação em Inteligência Artificial contribui para aumentar a produtividade, aprimorar a tomada de decisões e fortalecer a inovação nos órgãos públicos.

Segundo o encarregado de dados da Setic e membro titular do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD), Tiago Aguiar, as novas ferramentas tecnológicas não foram criadas para substituir a atuação humana, mas para potencializar o trabalho dos profissionais da administração pública. “A melhor forma de utilizar a Inteligência Artificial com segurança é compreender como ela funciona, seus benefícios e também suas limitações. O conhecimento permite que os servidores aproveitem o potencial dessas ferramentas sem abrir mão da proteção de dados, da transparência e da conformidade com a legislação”, destacou.

CONECTA IA

As orientações integram a série Conecta IA, desenvolvida pela Setic para disseminar boas práticas relacionadas à segurança da informação, proteção de dados pessoais e uso responsável da Inteligência Artificial no setor público. A iniciativa é publicada semanalmente nas redes sociais da Setic, sempre às quartas-feiras, durante o mês de junho, com encerramento previsto para 1º de julho. Os conteúdos abordarão temas relacionados à proteção de dados pessoais, segurança da informação, boas práticas no uso de ferramentas de IA e a aplicação segura dessas tecnologias no cotidiano do serviço público de Rondônia.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Ações da Operação Lei Seca promovem segurança viária em Ariquemes, Cacoal e Porto Velho  

Publicado

A ação resultou em 475 abordagens e 61 flagrantes de condutores dirigindo sob efeito do álcool

Com o objetivo de reduzir sinistros e mortes no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou, no último final de semana, a “Operação Lei Seca” nos municípios de Porto Velho, Ariquemes e Cacoal. A ação resultou em 475 abordagens e 61 flagrantes de condutores dirigindo sob efeito do álcool — destes, 28 foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) por crime de embriaguez ao volante.  

O crime de trânsito é definido pelo artigo 306, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que penaliza motoristas que dirigem com a capacidade psicomotora alterada devido ao uso de álcool ou de outras substâncias psicoativas. As penalidades incluem detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão ou proibição de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

TESTE DO ETILÔMETRO 

O diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), Welton Roney, explicou que nenhuma quantidade de álcool é tolerada ao volante, mas há diferenças nas penalidades aplicadas conforme o resultado do teste do etilômetro, considerando a margem de erro do aparelho, que é de até 0,04 miligramas por litro de ar expelido.

As penalidades podem ser classificadas como: 

  • Processo administrativo: quando o resultado do teste aponta de 0,05 a 0,33 miligramas, o condutor responde a um processo administrativo para a suspensão do direito de dirigir, conforme o artigo 165 do CTB. 
  • Crime de trânsito: se o teste registrar a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar alveolar expelido, a conduta é configurada como crime (artigo 306 do CTB). O condutor é preso em flagrante e levado à Central de Polícia. 

ESTATÍSTICA  

Dados preliminares da Coordenadoria de Registro Nacional de Sinistro e Estatísticas de Trânsito (Corenaest) apontam que Rondônia já soma 2.731 infrações por dirigir sob a influência de álcool em 2026. No ano passado, o estado registrou um total de 5.507 autuações dessa natureza.  

Para o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a “Operação Lei Seca” é fundamental para a segurança pública. “Ações de fiscalização são tão importantes quanto as educativas, pois tratam com rigor os condutores que insistem em desobedecer ao CTB, colocando em risco a própria vida e a de todos os cidadãos”, enfatizou. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana