conecte-se conosco


Política RO

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Publicado

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) destinou emenda parlamentar no valor de R$ 80 mil ao projeto “Dia de Lazer”, realizado em alusão ao Dia dos Povos Originários, instituído em 19 de Abril. Ao todo, a atividade foi desenvolvida em cinco localidades.

De acordo com a parlamentar, o recurso foi utilizado para a aquisição de materiais esportivos como, por exemplo, bolas e medalhas. “O município promove há alguns anos os Jogos dos Povos Indígenas, um evento que desempenha um papel crucial na promoção da diversidade cultural, que une comunidades, promove a inclusão e destaca a importância da preservação das tradições ancestrais”, comentou Ieda Chaves.

A programação com atividades gratuitas (cinema ao ar livre, distribuição de lanches, pipoca e refrigerantes) começou no último sábado (13), na aldeia Boa Vista, depois seguiu pelas Linhas 14 Linha C; Linha 20 Linha B; Linha 26 C; e o encerramento é nesta sexta-feira (19), Linha 10B Ribeirão. O projeto envolve diversas secretarias, sendo a de Saúde, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Assistência Social e Cidadania e Obras e Serviços Públicos.

Por fim, Ieda Chaves destacou que a destinação da emenda “ajuda no fortalecimento das identidades indígenas, na promoção da saúde e bem-estar e ainda para celebrar e reconhecer a rica herança cultural e a contribuição dos povos indígenas para a sociedade”.

Texto: Etiene Gonçalves
Fotos: Rafael Oliveira – Secom/Alero e Divulgação/PMNM

Fonte: Assembleia Legislativa de RO

Comentários Facebook
publicidade

Política RO

Pedro Fernandes celebra a publicação da nova “Pauta da Madeira” em Rondônia

Publicado

Em resposta às demandas persistentes do setor madeireiro de Rondônia e após várias reuniões produtivas, o Governo do Estado publicou a nova Instrução Normativa 24/2024/GAB/CRE na segunda-feira, 30 de abril, uma medida que atualiza a “Pauta da Madeira” conforme os requisitos atuais e complexos do mercado.

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD), defensor dos interesses da indústria madeireira, desempenhou um papel importante na mediação entre o governo estadual e os empresários do ramo, garantindo que suas vozes fossem ouvidas na esfera governamental.

“A nova instrução normativa é um marco significativo para o setor madeireiro de Rondônia. Ela não apenas reflete as necessidades reais de nossos empresários, mas também assegura a competitividade e sustentabilidade do nosso mercado madeireiro”, afirmou o deputado Pedro Fernandes. “Essa conquista é fruto de um trabalho colaborativo e demonstra o compromisso do governo e dos legisladores em apoiar a indústria que é vital para a economia do estado.”

A revisão da “Pauta da Madeira” foi um processo intensivo que começou com discussões detalhadas, a partir do reajuste feito na tabela anterior, que datava 2012. A atualização feita pela Instrução Normativa publicada no início do ano, prejudicava a competitividade do setor, uma vez que elevava drasticamente os valores mínimos para comercialização dos produtos da indústria madeireira.

Com a publicação da Instrução Normativa 24/2024, o governo de Rondônia mostra seu compromisso em revisar regulamentações que impactam a economia do estado, garantindo que estas estejam alinhadas com as práticas de mercado e as exigências econômicas atuais.

O deputado Pedro Fernandes agradece ao governador Marcos Rocha, ao secretário estadual de finanças Luís Fernando, e ao líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes, pelo apoio contínuo e pela disposição em dialogar e entender as necessidades do setor madeireiro.

“Agradeço especialmente aos empresários madeireiros de Rondônia pela confiança. Continuaremos trabalhando juntos para fortalecer nossa economia e garantir um futuro próspero para todos”, concluiu o deputado Pedro.

Texto: Ivan de Lara I Assessoria parlamentar

Fonte: Assembleia Legislativa de RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Curso de Informática é reaberto na Escola do Legislativo

Publicado

Após vários anos sem oferecer o curso de Informática na Escola do Legislativo (EL), que é mantido pela Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o curso será reativado neste mês de maio. Nesta sexta-feira, às 10h, o presidente da Alero, Marcelo Cruz (PRTB) estará à frente da solenidade de entrega dos novos computadores para Escola do Legislativo, além de internet de última geração, dando celeridade às ações. A solenidade ocorrerá na sede da escola.

O curso de informática é um dos mais procurados e frequentados, porém, devido à desatualização dos computadores disponíveis, sem as condições mínimas de atendimento à demanda, foi desativado.

“Graças ao apoio do presidente Marcelo Cruz teremos condições de ativação, no mais breve espaço de tempo possível, um dos cursos recordistas de participantes da escola e que atendem à demanda da maioria dos servidores, que hoje dependem da celeridade na digitalização”, argumentou o diretor-geral da EL, Alexandre Silva.

A escola fica localizada na rua Major Amarante, 390, antigas instalações da Alero. Mais informações no portal da escola.

Texto: Waldir Costa I Secom ALE/RO

Fonte: Assembleia Legislativa de RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana