conecte-se conosco


Porto Velho

Prefeitura avança na retomada do passeio de trem da Madeira-Mamoré

Publicado

Expectativa é reativar passeio para a população no aniversário da capital

Prefeitura avança na retomada do passeio de trem da Madeira-MamoréA Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) realiza em Porto Velho uma etapa fundamental no processo de retomada do passeio de trem na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A proposta é reativar o trajeto turístico entre a estação no complexo e a região do Cai N’água, desta vez com o transporte de passageiros.

A equipe técnica, solicitada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), é composta por profissionais com ampla experiência no setor ferroviário, entre eles Carlos Rodrigues Ribeiro, engenheiro civil especialista em projetos ferroviários; Marlon Ilg, engenheiro mecânico e diretor executivo da ABPF; e James Ilg, engenheiro mecânico e diretor-presidente da entidade.

Durante a visita, foram realizadas inspeções na parte rodante dos vagões existentes no complexo, com o objetivo de avaliar as condições estruturais e identificar as intervenções necessárias para garantir segurança na operação. A iniciativa reforça o compromisso com a preservação do patrimônio ferroviário e com a valorização da história de Porto Velho.

Equipe técnica realiza inspeções para reativação do passeio turísticoAlém disso, a equipe técnica realiza uma análise prévia do trecho ferroviário, tanto dentro do complexo da Madeira-Mamoré quanto em áreas externas, incluindo a região do Cai N’água e o Triângulo. O levantamento busca diagnosticar as condições dos trilhos, que sofreram desgastes ao longo dos anos devido ao tempo, enchentes e falta de manutenção.

Sonho Retomado

Segundo o diretor-presidente da ABPF, James Ilg, o trabalho técnico é essencial para dar segurança ao projeto.“Após essa vistoria, será elaborado um documento técnico que vai orientar o início dos trabalhos na região, apontando tudo o que precisa ser feito para garantir uma operação segura e adequada”.

O secretário executivo de turismo Semtel, Aleks Palitot, também ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo local. “O retorno do passeio de trem representa um resgate histórico e cultural para Porto Velho, além de impulsionar o turismo e a economia da nossa cidade”.

“O trem faz parte da nossa identidade”, destacou o prefeito Léo Moraes.O prefeito Léo Moraes destacou que a retomada do passeio representa um reencontro da cidade com sua própria história. “Estamos trabalhando para devolver à população uma das experiências mais simbólicas de Porto Velho. O trem faz parte da nossa identidade e esse projeto une preservação histórica, turismo e valorização cultural”.

O avanço desse projeto é resultado de um processo que começou no ano passado, quando, após mais de 20 anos de abandono, a Prefeitura de Porto Velho, por determinação do prefeito Léo Moraes, conseguiu colocar a locomotiva 18 novamente para apitar e andar.

A partir disso, foi anunciado um pacote de revitalização que será apresentado no aniversário da capital, em outubro. Entre as ações previstas estão a reforma da Litorina, da Kalamazoo, de equipamentos históricos e também da locomotiva 15.

O grande objetivo é o retorno do passeio de trem, inicialmente em um trecho reduzido, entre a estação do complexo e o Cai N’água. Mesmo sendo um percurso curto, ele representa o primeiro passo para a reativação completa dessa experiência histórica.

Texto: André Oliveira
Edição: Secom
Fotos: André Oliveira

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Inovação e tecnologia garantem mais segurança no trânsito da capital

Publicado

Modelo adotado já se tornou referência nacional

Imagem editada com auxílio de Inteligência Artificial (IA) Uma iniciativa que se tornou referência nacional pela praticidade e inovação em sua aplicação, o semáforo inteligente integra o rol de ações promovidas pela Prefeitura de Porto Velho para modernizar o trânsito no perímetro urbano da capital.

Agora, mais uma medida criativa e tecnológica está à disposição da população, que há muitos anos clamava por um trânsito mais eficiente: a Faixa Verde. O sistema funciona por meio de uma marcação no asfalto que indica exatamente onde o veículo deve passar para que o sensor identifique a movimentação e permita o ajuste automático do tempo dos sinais conforme o fluxo em tempo real.

 Léo Moraes disse que Porto Velho é uma das poucas cidades do Brasil a utilizar esse tipo de recurso em vias públicas“É uma solução moderna, que reduz congestionamentos, melhora a mobilidade urbana e coloca nossa capital como referência nacional em inovação no trânsito”, destacou o secretário municipal de Trânsito, Iremar Torres.

De acordo com o prefeito Léo Moraes, Porto Velho é uma das poucas cidades do Brasil a utilizar esse tipo de recurso em vias públicas, demonstrando avanço na qualidade do trânsito e no bem-estar da população.

“É tecnologia trabalhando em tempo real para melhorar o fluxo, reduzir a espera e fazer Porto Velho andar melhor. A pintura mostra exatamente onde fica o sensor do asfalto e assegura mais fluidez para quem trafega nessas vias. Dessa forma, mostramos que é possível construir um trânsito mais equilibrado com inovação e planejamento”.

Confira os cruzamentos onde a Faixa Verde já está em funcionamento:

Av. Marechal Deodoro com Av. Almirante Barroso

Av. Gov. Jorge Teixeira com Av. José Vieira Caúla

Av. Carlos Gomes com Av. Farquar

Av. Campos Sales com Av. Calama

Av. Campos Sales com Rua Algodoeiro

Av. Rafael Vaz e Silva com Av. Calama

Av. Alba com Av. José Vieira Caúla

Av. Campos Sales com Av. João Paulo I

Av. Rio de Janeiro com Av. Buenos Aires

Texto: João Paulo Prudêncio
Edição: Secom
Fotos: Eduardo Freitas

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Prefeitura reabre credenciamento para empresas e organizadores de grandes eventos em PVH

Publicado

Inscrições seguem abertas até 20 de agosto para pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar da programação cultural do município

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem participarA Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) reabriu o credenciamento para pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar da programação oficial de grandes eventos promovidos pela Prefeitura de Porto Velho. A nova oportunidade é voltada para empresas, produtores culturais e organizadores que não conseguiram realizar a inscrição no primeiro período do edital.

O credenciamento contempla profissionais e empresas que atuam com eventos de grande porte, incluindo apresentações culturais, teatro, dança, animação e demais atividades ligadas ao calendário oficial da Funcultural.

De acordo com Emerson, assessor de comunicação da Funcultural, a reabertura busca ampliar a participação dos profissionais do setor cultural nas programações realizadas pelo município.

“A reabertura do credenciamento é uma nova oportunidade para que empresas e organizadores que não conseguiram participar anteriormente possam realizar a inscrição”.

Os interessados devem acessar o site oficial da Funcultural ou o portal da Prefeitura de Porto Velho para consultar o edital e realizar o envio da documentação necessária, incluindo portfólio e materiais exigidos no processo de inscrição. O prazo segue aberto até o dia 20 de agosto.

Segundo Emerson, a reabertura amplia a participação cultural no município

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem participar, desde que atendam aos critérios estabelecidos no edital.

“Os interessados devem acessar o site oficial da Funcultural, enviar a documentação necessária, portfólio e materiais exigidos no edital”, explicou a assessoria.

O secretário da Funcultural, Vanderlei Pereira, destacou que o objetivo é fortalecer a participação dos profissionais e empresas ligadas ao setor cultural nas ações promovidas pelo município.

“Nosso objetivo é ampliar a participação de empresas, produtores e profissionais da cultura nas programações promovidas pelo município, fortalecendo os grandes eventos realizados em Porto Velho.”

O prefeito Léo Moraes ressaltou a importância do credenciamento para o fortalecimento da economia criativa da capital.

“Estamos trabalhando para fortalecer o calendário cultural da cidade, criando mais oportunidades para os profissionais e empresas que movimentam a economia criativa de Porto Velho.”

O edital completo e as orientações para inscrição estão disponíveis no portal oficial da Funcultural.

Texto: Helen Paiva
Edição: Secom
Foto: Hellon Luíz

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana