O Corinthians garantiu uma importante vitória em casa neste domingo, ao superar o Grêmio por 2 a 0 na Neo Química Arena, em um confronto direto pelo Campeonato Brasileiro. O triunfo representa a terceira vitória consecutiva do Timão na competição, impulsionando a equipe na tabela e reacendendo a esperança de alcançar o G6. Os gols da partida foram anotados por Gustavo Henrique e pelo atacante Memphis Depay, que quebrou um jejum de três meses sem marcar.
Com o resultado, o Corinthians sobe para a nona posição, somando 42 pontos e diminuindo para seis a distância do Botafogo, sexto colocado. O Grêmio, por sua vez, permanece com 39 pontos, estagnado na 11ª colocação da classificação.
O jogo
Desde o apito inicial, o Corinthians demonstrou superioridade, especialmente nas jogadas aéreas. Aos 15 minutos do primeiro tempo, após uma cabeçada de Yuri Alberto defendida por Tiago Volpi, o Timão abriu o placar. Em cobrança de escanteio, Garro cruzou na medida para Gustavo Henrique, que, livre na segunda trave, apenas completou para o fundo das redes.
O Grêmio teve uma chance de resposta aos 28 minutos com um chute de Amuzu, bem defendido por Hugo Souza. Pouco depois, aos 33, Memphis Depay arriscou de fora da área e acertou a trave, mostrando que o Corinthians buscava ampliar. Uma polêmica de pênalti por toque na mão de Noriega ainda no primeiro tempo não foi revisada pelo VAR, mantendo a vantagem mínima para o intervalo.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Corinthians ajustou o meio-campo, controlando melhor as transições do time gaúcho e criando mais oportunidades. As finalizações, contudo, pecavam em precisão. Aos 32 minutos, a persistência foi recompensada: em uma jogada iniciada por Memphis, a bola tocou na mão de Dodi, e o árbitro assinalou a penalidade máxima. O próprio holandês bateu com força, sem chances para Volpi, sacramentando a vitória e levando a torcida à euforia em Itaquera.
Próximos desafios
Ambas as equipes já têm compromissos pela 32ª rodada do Brasileirão na próxima quarta-feira. O Corinthians viajará para Bragança Paulista para enfrentar o Red Bull Bragantino no Estádio Cícero de Souza Marques, às 19h (de Brasília). Já o Grêmio receberá o Cruzeiro em sua Arena, em Porto Alegre, às 20h (de Brasília).
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 0 GRÊMIO
Competição: Campeonato Brasileiro (31ª rodada)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 2 de novembro de 2025 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Público: 41.703 torcedores
Renda: R$ 3.030.958,40
Arbitragem:
- Árbitro: Davi De Oliveira Lacerda (ES)
- Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Douglas Pagung (ES)
- VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Gols: Gustavo Henrique, aso 15′ 1ºT, Memphis Depay, aso 34′ 2ºT (Corinthians)
Cartões Amarelos:
- Corinthians: André Carrillo, Matheuzinho, Matheus Bidu
- Grêmio: Noriega, Dodi, Cuéllar
CORINTHIANS:
- Hugo Souza
- João Pedro Tchoca
- Gustavo Henrique
- Angileri
- Matheuzinho
- Maycon (Charles)
- André Carrillo (Ryan)
- Rodrigo Garro (Dieguinho)
- Matheus Bidu (Hugo)
- Memphis Depay
- Yuri Alberto (Gui Negão)
- Técnico: Dorival Júnior
GRÊMIO:
- Tiago Volpi
- João Lucas
- Erick Noriega
- Wagner Leonardo
- Marlon
- Dodi (Cuéllar)
- Arthur
- Edenílson (Cristaldo)
- Alysson (Pavón)
- Amuzu (Cristian Olivera)
- Carlos Vinícius (André Henrique)
- Técnico: Mano Menezes
Fonte: Esportes