conecte-se conosco


Porto Velho

TRABALHOS – Obras de infraestrutura na zona Leste estão em fase final de conclusão

Publicado

Prefeitura avança com os trabalhos na avenida Rio de Janeiro e no bairro Rosalina de Carvalho

Duas grandes obras de infraestrutura da Prefeitura de Porto Velho na zona Leste vêm sendo destaque e aguardadas pela população. Após finalizadas, elas contribuirão para um trânsito mais seguro e rápido aos moradores.

Obras contribuem para um trânsito mais rápido e seguro aos moradores A primeira delas é a avenida Rio de Janeiro, que recebe recapeamento e asfalto primário, ligando a avenida Governador Jorge Teixeira de Oliveira ao Residencial Orgulho do Madeira. A segunda acontece no bairro Rosalina de Carvalho, que recebe pavimentação asfáltica em mais de seis quilômetros de vias.

Vendo de perto a finalização do serviço na avenida Rio de Janeiro, os moradores da região encontram-se animados com a mudança do bairro Socialista e proximidades. “A gente teve um longo percurso no decorrer do tempo e agora com o asfalto ficou maravilhoso”, comemorou Valcione Coelho, moradora do bairro.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras (Semob), a conclusão da Rio de Janeiro deve acontecer já nas próximas semanas. Foram sete quilômetros da avenida totalmente revitalizados, parte com recapeamento e parte com asfalto novo. A obra inclui drenagem, sarjeta, meio-fio e calçada.

“Isso vai melhorar muito a mobilidade urbana de toda a zona Leste. É uma linha reta ligando o residencial à avenida Jorge Teixeira. É uma nova vida para esse contingente populacional enorme”, avaliou o prefeito Hildon Chaves que, durante a vistoria, esteve acompanhado do secretário da Semob, Diego Lage.

Também em fase final, no Rosalina de Carvalho, quase a totalidade das ruas já foram asfaltadas. O custo total da obra ultrapassa a marca de R$ 10 milhões sendo utilizados recursos próprios do município de Porto Velho.

Texto: Renata Beccária
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Arraial da Igreja de Santo Antônio celebra 100 anos com festa marcada pela fé, cultura e tradição

Publicado

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento reuniu a população em uma noite especial de música, comidas típicas e valorização do empreendedorismo local

A comunidade de Porto Velho vivenciou, na sexta-feira (13), uma noite memorável no centenário Arraial da Igreja de Santo Antônio. Realizado na área histórica da Vila de Santo Antônio, às margens do rio Madeira, o evento reforçou a importância da fé, da cultura e das tradições que fazem parte da identidade do povo rondoniense.

Arlete Nascimento, moradora do bairro Cascalheira, foi uma das visitantesNeste ano, a edição comemorativa de 100 anos e com tema: Fé, cultura e tradição, foi marcada por uma programação especial que iniciou às 17h, com a tradicional procissão saindo do cemitério até a capela. Às 18h, foi celebrada a missa campal e, logo após, o espaço se transformou em um grande arraial, com atrações musicais, quadrilhas, comidas típicas e a presença da comunidade local e visitantes de diversos bairros da capital.

O público pôde saborear delícias regionais como vatapá, mungunzá, bolo de macaxeira, pamonha, tacacá, além de participar de bingos e rifas promovidos pelas barracas da quermesse.

A autônoma Arlete Nascimento, moradora do bairro Cascalheira, foi uma das visitantes. Ela elogiou a organização. “Está tudo muito lindo. Estou gostando muito da organização do evento. Parabéns também à Prefeitura de Porto Velho por manter viva essa tradição tão bonita.”

 Sônia Oliveira, acompanhada do esposo, Francisco Oliveira, também prestigiou o eventoQuem também prestigiou o evento foi a professora Sônia Oliveira, acompanhada do esposo, Francisco Oliveira. Eles se mostraram encantados. “É uma alegria fazer parte dessa festa. A estrutura está ótima, tudo muito bem organizado. Parabenizamos a Prefeitura por apoiar esse evento tão importante para nossa história e nossa cultura.”

O evento também contou com a participação do Giro Empreendedor, uma feira promovida pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). Artesãos, produtores locais e pequenos comerciantes expuseram e venderam artigos regionais como acessórios, roupas, alimentos, artesanato e plantas ornamentais.

O secretário da Semdestur, Paulo Moraes Júnior, falou da importância de valorizar os empreendedores e também desse apoio à cultura da capital. “Valorizar nossas tradições é fortalecer a identidade do nosso povo. A festa junina da Igrejinha, por muitos anos, sofreu com a falta de apoio. Mas agora, com a parceria entre a Semdestur, a Prefeitura e o Santuário de Fátima de Porto Velho, estamos garantindo um evento à altura do que a população merece. O Arraial de Santo Antônio é patrimônio cultural e merece ser celebrado com organização, beleza e respeito à nossa cultura.”

Prefeito esteve no evento e aproveitou para visitar as barracas do Giro EmpreendedorA realização do evento contou com a união entre a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semdestur, e o Santuário de Fátima. Toda a estrutura foi pensada para oferecer conforto, segurança, limpeza e organização.

O prefeito Léo Moraes disse que o arraial é o mais charmoso da nossa cidade, devido ser em um local emblemático e histórico. “Festa da Capela, um século de devoção e alegria. É o arraial mais charmoso da nossa cidade de Porto Velho, num local muito emblemático e histórico, origem da nossa fé. Fico feliz em colaborar, por meio da administração, para que esse evento continue sendo um sucesso. Estamos aqui com barracas bem dispostas, apresentações culturais como boi-bumbá e quadrilhas, e o Giro Empreendedor valorizando nossos talentos. Essa festa aproxima o povo da sua história e do sentimento de pertencimento”.

Os presentes no evento se concentraram às 17h em frente do cemitério de Santo Antônio, na sequência uma procissão até a Capela de Santo Antônio, às 18h teve a missa campal, seguido pelo show da cantora Patrícia Morais, e após o mega show teve a quadrilha Cangaço Furacão (Quadrilha Rádio Farol) e apresentação do boi-bumbá Estrela de Rondônia.

O Arraial de Santo Antônio segue sendo um símbolo vivo da fé e das raízes culturais de Porto Velho, atraindo famílias inteiras para celebrar, em comunhão, a história que constrói o presente e inspira o futuro.

Texto: Jhon Silva
Fotos: José Carlos/ Redes Sociais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho abre chamamento público para prevenção e combate a incêndios durante o verão amazônico

Publicado

Será selecionada uma organização da sociedade civil para celebração do termo de cooperação

Ação visa a contenção dos graves problemas ocasionados por conta das queimadas indevidasCom a chegada do período de seca na região amazônica, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), abriu o processo de Chamamento Público para a seleção de uma organização da sociedade civil (OSC), para a celebração de um Termo de Cooperação que visa prevenir e combater os incêndios rurais, urbanos e florestais no município.

De acordo com o Edital de Chamamento 5/2025, a OSC que firmar o Termo de Cooperação irá atuar entre os meses de julho a novembro de 2025, em regime de plantão 24h/dia, sete dias por semana, além da elaboração, implantação e execução dos planos de trabalho.

Vale destacar que essa será uma ação inédita promovida pelo poder público, visando a contenção dos graves problemas ocasionados aos porto-velhenses por conta das queimadas indevidas nos últimos anos.

Para participar do chamamento, é necessário que a OSC tenha experiência mínima de três anos ininterruptos ou intercalados, na execução de projetos ou ações finalísticas diretamente relacionadas à proteção ambiental com ênfase em prevenção, controle e combate a incêndios florestais, urbanos ou rurais.

A entrega da documentação poderá ser realizada presencialmente, em envelopes fechados, indevassáveis, distintos e devidamente identificados, ou por meio eletrônico, mediante envio dos arquivos compactados para o e-mail [email protected] com cópia para o e-mail da [email protected] , até as 10h, horário de Rondônia, do dia 9 de julho de 2025.

No caso da entrega presencial, os envelopes deverão ser protocolados no Protocolo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), situada na rua General Osório, nº 81, Centro de Porto Velho.

Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana