conecte-se conosco


Rondônia

Teste de aceitabilidade da merenda escolar segue até dia 26 de junho em Vilhena

Publicado

A ação segue até o dia 26 de junho e tem como objetivo avaliar a aceitação dos cardápios oferecidos aos estudantes, contribuindo para o aprimoramento da merenda escolar

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência Regional de Educação de Vilhena, iniciou, no dia 16 de junho, a aplicação dos testes de aceitabilidade da alimentação escolar nas unidades da rede estadual de ensino. A ação segue até o dia 26 de junho e tem como objetivo avaliar a aceitação dos cardápios oferecidos aos estudantes, contribuindo para o aprimoramento da merenda escolar.

Os testes são conduzidos pelos nutricionistas da superintendência e fazem parte das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A avaliação utiliza, principalmente, a escala hedônica, método no qual os próprios alunos registram sua opinião sobre a refeição consumida, indicando o grau de satisfação em relação aos alimentos servidos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, pontuou que a merenda escolar é um fator essencial para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes. “Avaliar a aceitação dos cardápios permite aperfeiçoar o serviço oferecido nas escolas e garantir refeições cada vez mais adequadas aos alunos”.

Segundo o titular da Seduc, Massud Badra, a iniciativa fortalece a gestão da alimentação escolar e garante maior qualidade nos cardápios. “Os testes fornecem informações importantes para que os nutricionistas possam realizar ajustes quando necessário, promovendo uma alimentação mais nutritiva e bem aceita pelos estudantes da rede estadual”, ressaltou.

REALIZAÇÃO PERIÓDICA

Além da aplicação em Ariquemes, a Seduc realiza os testes de aceitabilidade de forma periódica em toda a rede estadual de ensino, por meio do quadro técnico de nutricionistas que atua nas 18 Superintendências Regionais de Educação.

A nutricionista da Seduc, Aucinete Sena, explica que a aplicação dos testes segue critérios técnicos padronizados em toda a rede estadual. A aplicação dos testes é conduzida pelos profissionais nutricionistas da alimentação escolar que atuam nas 18 Superintendências Regionais de Educação, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entre os métodos utilizados estão a escala hedônica, na qual os estudantes expressam sua opinião sobre a refeição servida, e a avaliação do índice de resto-ingestão, que permite analisar a quantidade de alimento consumida e descartada.

Os resultados obtidos fornecem subsídios técnicos para o aperfeiçoamento  do Programa de Alimentação Escolar

Segundo a gerente de Programas de Alimentação Escolar da Seduc, Elisangela Moreira, os testes são fundamentais para o aperfeiçoamento da alimentação escolar oferecida aos estudantes. Os resultados dessas avaliações orientam diversas ações técnicas, como a revisão do modo de preparo dos alimentos, a capacitação das equipes de manipulação e o desenvolvimento de atividades de educação alimentar e nutricional com os estudantes. “Quando necessário, também  adequações nos cardápios para garantir uma melhor aceitação das refeições. Todo esse processo é registrado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o que assegura transparência, acompanhamento e rastreabilidade das ações desenvolvidas pela Seduc”, explicou.

Os resultados obtidos fornecem subsídios técnicos para o aperfeiçoamento do Programa de Alimentação Escolar. A partir das informações coletadas, a equipe de nutricionistas pode promover ajustes nos cardápios dentro das normativas permitidas pelo PNAE, revisar preparações, fortalecer ações de educação alimentar e nutricional e orientar as equipes responsáveis (agente de alimentação escolar) pelo preparo das refeições. Além de atender às exigências do PNAE, os testes de aceitabilidade contribuem para a redução do desperdício de alimentos, a melhoria da qualidade das refeições e o aumento da adesão dos estudantes à alimentação escolar.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Governo de RO entrega condicionadores de solo para mais de 2 mil produtores e impulsiona produção agrícola no estado

Publicado

Ao todo, a ação beneficiou 2.288 produtores rurais em 16 municípios de Rondônia, com a distribuição de 35 quilos de condicionador de solo para cada produtor atendido

Com o objetivo de impulsionar a produção rural e promover a sustentabilidade na agricultura familiar, o governo de Rondônia, realizou no mês de junho, até esta segunda-feira (22), a entrega de condicionadores de solo aos produtores rurais de diferentes municípios do estado. Ao todo, a ação beneficiou 2.288 produtores rurais em 16 cidades, com a distribuição de 35 quilos de condicionador de solo para cada produtor atendido.

A iniciativa, da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), contribui para a melhoria da qualidade do solo, o aumento da produtividade e o desenvolvimento da agricultura familiar em Rondônia. Foram beneficiados produtores dos municípios de Alvorada do Oeste, Teixeirópolis, Presidente Médici, Ji-Paraná, Urupá, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Itapuã do Oeste, Rio Crespo, Alta Floresta d’Oeste, Buritis, Campo Novo de Rondônia, Ariquemes, Vale do Anari, Mirante da Serra e Cujubim.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a gestão estadual tem investido em ações que geram resultados diretos para o produtor rural. “A entrega de condicionadores de solo representa mais produtividade, sustentabilidade e melhores condições de trabalho para quem produz e contribui para o desenvolvimento do estado”, ressaltou.

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, enfatizou que a iniciativa integra as políticas públicas voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas. “O trabalho é oferecer suporte ao produtor rural, levando insumos que contribuam para a melhoria da produção. O condicionador de solo é uma ferramenta importante para a recuperação e o manejo adequado das áreas agrícolas, promovendo mais eficiência e sustentabilidade no campo.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Políticas Públicas de Trânsito: Detran-RO disponibiliza Anuário Estatístico de Sinistros 2025

Publicado

O Anuário Estatístico de Sinistros de Trânsito está disponível para consulta pública no site do Detran Rondônia

Com o objetivo de oferecer um panorama completo sobre os sinistros de trânsito no estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) disponibiliza para consulta pública, em seu site, o Anuário Estatístico de Sinistros de Trânsito de Rondônia em 2025.

A ferramenta permite consultas por localidade, período e outros filtros, possibilitando análise detalhada dos sinistros registrados nos últimos anos, constituindo importante base para o acompanhamento da segurança viária no Estado. Mais do que um balanço de fim de ano, o relatório 2025, é um importante instrumento para a tomada de decisão estratégica para órgãos de trânsito.   

(mais…)

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana