conecte-se conosco


Porto Velho

TERCEIRA IDADE – Campanha contra a violência aos idosos leva orientações ao Porto Velho Shopping

Publicado

Objetivo é promover os direitos da pessoa idosa

Município levou conscientização sobre o tema à população Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, e como parte da campanha “Respeitar as Pessoas Idosas é tratar o Próprio Futuro com Respeito, a Prefeitura realizou, na última quarta-feira (15), orientação e farta distribuição de panfletos explicativos no Porto Velho Shopping.

O trabalho aconteceu como resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Conselho Municipal do Idoso (CMI) e o próprio Porto Velho Shopping, que pelo terceiro ano cedeu o espaço para que as ações fossem realizadas a partir de um stand montado no primeiro piso do empreendimento.

“A gente está apresentando nosso material de campanha, que são os panfletos e cartazes, para que a população que vem ao shopping tenha acesso a esse material. Ele trata sobre os cuidados e como a gente tem que agir em relação à violência contra a pessoa idosa”, explicou a vice-presidente do CMI, Vanusa Soares.

As atividades iniciaram às 10h e foram encerradas às 22h, na praça de alimentação, com uma apresentação de carimbó feita por um grupo de mulheres da terceira idade.

Vanusa Soares, vice-presidente do CMIATENDIMENTO HUMANIZADO

Na conversa com as pessoas, também foi tratado sobre a questão do atendimento humanizado aos idosos em todas as instituições públicas e privadas, bem como no transporte coletivo e em outros ambientes.

A campanha que começou na segunda-feira (13), segue até o final de junho. Os responsáveis pela campanha estarão distribuindo panfletos e conversando com as pessoas nas associações de moradores e outras entidades nos bairros da cidade, explicando a necessidade de todos respeitarem os direitos da pessoa idosa.

DADOS

Com relação ao ranking da violência contra os idosos, Vanusa informa que o abandono familiar e o abuso financeiro estão no topo da lista, que segundo ela, é uma triste realidade em todo o Brasil e até mesmo no mundo.

“Atualmente, 90% das denúncias que a gente recebe se referem ao abuso financeiro, 80% é de abandono e o abuso psicológico fica em torno de 50%. Além disso, tem o abuso físico (agressões), que é mais silencioso porque a maioria fica só entre quatro paredes”, lamentou.

Ação faz parte da campanha de respeito a pessoa idosaAPOIO

Secretária do lar e moradora da zona Leste da cidade, Denilma Bezerra foi uma entre tantas pessoas que receberam orientações no stand da campanha montado no Porto Velho Shopping e aprovou a iniciativa.

“Acho que essa campanha é muito importante. Eu cuido de uma idosa e a amo muito, minha mãe também é idosa. Os idosos precisam ser tratados com mais respeito, carinho e amor”, comentou.

CANAIS PARA DENÚNCIAS

Polícia Militar – 190
Departamento de Flagrante da Polícia Civil (antiga Central de Polícia)
9ª Promotoria de Justiça e Cidadania
Disk 100
Conselhos Municipal e Estadual do Idoso
Serviço de Proteção Social à Pessoa com Deficiência, Idosos e suas Famílias (SAPDIF)
Defensoria Pública.

Texto: Augusto Soares
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Prefeitura intensifica fiscalização nas obras em andamento no bairro Parque Amazônia

Publicado

O prefeito Léo Moraes faz questão de lembrar que o trabalho de fiscalização é fundamental para que seja entregue o resultado final de qualidade à população

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), está fiscalizando as obras de infraestrutura em andamento no bairro Parque Amazônia, zona Leste da Capital. O empreendimento inclui a pavimentação de mais de quatro quilômetros de ruas completas, meio-fio e sarjeta. Outras obras em desenvolvimento também estão sendo rigorosamente fiscalizadas.

Gustavo Portela esteve no local para verificar o andamento dos trabalhosO prefeito Léo Moraes faz questão de lembrar que o trabalho de fiscalização é fundamental para que seja entregue o resultado final de qualidade à população. “Esta é uma obra de valor significativo para beneficiar, a princípio, oito quarteirões do Parque Amazônia. Para isso, contratamos uma empresa especializada, mas o acompanhamento é feito pelos nossos fiscais da Semob, para garantir que a obra está de fato conforme o projeto. Tudo pensando na população”, garantiu.

“É uma obra sob a responsabilidade da empresa Yem Serviços Técnicos e Construções Ltda, que tem prazo de aproximadamente de 365 dias para execução e custo estimado em quase R$ 9 milhões”, conforme o fiscal da Semob, Gustavo Portela, que na manhã desta segunda-feira (28), esteve no local para verificar o andamento dos trabalhos. “A Prefeitura conta com várias equipes de fiscais acompanhando todas as etapas dos serviços realizados, com o objetivo de garantir que a obra seja entregue no prazo”, disse.

Hildaci Assunção comentou que ele e os demais moradores esperam por esta obra há muito tempo. “Aqui, no período de chuva, fica apenas o lamaçal, é intransitável para quem passa a pé ou de carro, minha filha não consegue sair para ir trabalhar. Sem falar na dificuldade de levar as crianças para a escola, mas agora, graças ao prefeito Léo Moraes, isso vai mudar, nossa vida vai mudar para melhor. Vai ser muito bom para todos”, comentou.

Hildaci Assunção comentou que ele e os demais moradores esperam por esta obra há muito tempoO morador falou ainda que entende que a obra vai demorar por causa do período chuvoso e sabe que não tem como ser feito da noite para o dia. Mas no final das contas, isso vai ser bom para os moradores das ruas contempladas, entre elas, a rua Eça de Queiroz e Tucupi, rua Palheteiro, a Bakuri. Guajuvira, Jacarandá, Seringueira e rua Monguba.

Para o secretário adjunto da Semob, Thiago Cantanhede, a fiscalização é duplamente importante. “Primeiro, por ser nossa visão de contratante para a empresa contratada para a execução da obra, ainda mais sendo tão longa. Temos que olhar se está sendo realizada a contento e como está o projeto. Porque se não há fiscalização, pode ser feito de qualquer jeito. É uma exigência do prefeito Léo Moraes que a fiscalização esteja o tempo todo na rua acompanhando cada passo. Não apenas a do Parque Amazônia, mas todas em andamento”, afirmou.

O segundo ponto, de acordo com Cantanhêde, a fiscalização é essencial para informar à população de que todo o trabalho realizado pela atual gestão à frente da Prefeitura de Porto Velho, preza pela transparência.

Texto: Humberto Oliveira
Foto: José Carlos

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Sema distribui mudas de plantas gratuitamente no Hospital Cemetron em Porto Velho

Publicado

A ação aconteceu durante comemoração especial alusiva ao Dia das Mães na unidade

Iniciativa reforça o compromisso com a promoção da educação ambientalA Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) de Porto Velho participou, nesta segunda-feira (28), de uma ação especial em comemoração ao Dia das Mães no Hospital Cemetron. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente e contou com a doação de mudas de plantas para pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade.

De acordo com a Sema, a iniciativa reforça o compromisso com a promoção da educação ambiental e o incentivo ao cultivo de plantas como forma de humanização dos espaços de saúde e valorização da vida. A ação busca fortalecer os vínculos entre a comunidade e o meio ambiente, promovendo bem-estar, saúde e sustentabilidade.

Mariana Ayres, representante da direção do hospital, comentou sobre a importância da parceria com a Sema para o fornecimento de mudas para as instituições. “Hoje é uma data especial aqui no hospital e poder contar com o apoio da Prefeitura por meio da Sema é fundamental para que nossos pacientes e acompanhantes possam ter um dia diferente, já que sabemos como é o dia a dia dentro de um hospital”, disse Mariana Ayres.

Este ano, mais de 32 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram distribuídas gratuitamente à populaçãoDe acordo com o secretário da Sema, Vinícius Miguel, a Prefeitura de Porto Velho tem como objetivo chegar em todos os cantos do município, principalmente levando a mensagem da importância do cuidado com o meio ambiente. “A Sema agradece a parceria com o Hospital Cemetron e reafirma seu compromisso em apoiar ações que disseminem práticas sustentáveis e contribuam para uma cidade mais verde e acolhedora”, disse o secretário.

DADOS

Vale destacar que, entre janeiro e abril deste ano, mais de 32 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram distribuídas gratuitamente à população, escolas, entidades e projetos ambientais em todo o município. Os dados revelam um crescimento significativo nas ações do Viveiro, que contabilizou 9.691 doações em janeiro, 6.850 em fevereiro, 6.338 em março e 8.062 em abril, totalizando 31.141 mudas doadas no período.

Para solicitar mudas ou saber mais sobre as espécies disponíveis, interessados podem procurar o Viveiro Municipal, vinculado à Sema, localizado no Parque Natural de Porto Velho, no final da avenida Rio Madeira, zona Norte da cidade. Cada morador pode solicitar até cinquenta mudas para plantio.

Texto: Sema
Foto: Sema/ Leandro Morais/ SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana