conecte-se conosco


Rondônia

Sustentabilidade: Soph reforça compromisso ambiental com palestra sobre ESG e desenvolvimento responsável

Publicado

A Soph tem investido para incorporar a sustentabilidade em suas ações visando ampliar o conhecimento e o engajamento dos colaboradores

Como parte das ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) promoveu, na quarta-feira (3), uma palestra voltada à conscientização ambiental e à disseminação de boas práticas sustentáveis. O evento reuniu, no auditório da Soph, seus servidores e colaboradores de uma empresa de atuação logística, reiterando seu compromisso institucional com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Com o tema “ESG e a Sustentabilidade: Boas Práticas que Transformam”, a palestra foi ministrada pela servidora pública da prefeitura do Município de Porto Velho, Izabel Cristina da Silva, que abordou a importância da adoção dos princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) como ferramentas estratégicas para o fortalecimento da responsabilidade corporativa e da sustentabilidade nas organizações.

Durante a apresentação, foram discutidos os desafios e as oportunidades para a construção de um modelo de desenvolvimento mais equilibrado, capaz de conciliar crescimento econômico, responsabilidade social e conservação ambiental. A palestrante destacou o papel de Rondônia no cenário nacional, especialmente nas áreas de produção agropecuária, piscicultura e logística fluvial, ressaltando a importância do rio Madeira como um dos principais corredores logísticos da Amazônia.

Além de apresentar conceitos e exemplos práticos relacionados ao ESG, o encontro estimulou a reflexão sobre a responsabilidade individual na preservação dos recursos naturais, com a proposta de evidenciar como atitudes cotidianas podem contribuir para a redução de impactos ambientais e para a construção de uma cultura mais sustentável dentro e fora do ambiente de trabalho.

Para Izabel Cristina da Silva, a sustentabilidade depende do engajamento coletivo. “Quando cada pessoa adota boas práticas em casa, no trabalho e na comunidade, contribuímos para a construção de uma sociedade mais consciente, equilibrada e preparada para os desafios das futuras gerações”, destacou.

A palestrante destacou o papel de Rondônia no cenário nacional

A responsável pelo setor de Gestão Ambiental da Soph, Cristiane Lima Correa ressaltou que a iniciativa integra um conjunto de ações permanentes desenvolvidas pela empresa pública para fortalecer a gestão ambiental e promover a sustentabilidade nas atividades portuárias. “Os princípios ESG estão diretamente relacionados à forma como conduzimos nossas operações. Investir em conscientização, prevenção e boas práticas é fundamental para minimizar impactos ambientais, incentivar o uso racional dos recursos naturais e fortalecer uma atuação cada vez mais responsável e alinhada às exigências ambientais.

O diretor-presidente da Soph, Fernando Parente destacou que a proteção do meio ambiente é uma prioridade estratégica para a Soph e reforçou a importância de iniciativas que ampliem o conhecimento e o engajamento dos colaboradores. “A Soph tem buscado incorporar a sustentabilidade em suas ações e processos, entendendo que o desenvolvimento econômico deve caminhar lado a lado com a preservação ambiental. Promover momentos de reflexão como este é essencial para intensificar uma cultura organizacional comprometida com a responsabilidade socioambiental e com o futuro de Rondônia.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Servidores levam mensagem de amor e segurança no trânsito a condutores em ação alusiva ao Dia dos Namorados

Publicado

Em alusão ao Dia dos Namorados, Detran-RO realiza ação “Segurança no trânsito é um ato de amor”

A ação educativa realizada na manhã dessa sexta-feira (12) no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé, em Porto Velho, levou aos condutores e motociclistas uma mensagem de conscientização e cuidados no trânsito em alusão ao Dia dos Namorados. Com o tema “Segurança no trânsito é um ato de amor”, a equipe abordou os usuários das vias para reforçar a importância de atitudes responsáveis e do respeito mútuo no trânsito.

Durante a atividade, também foi destacada a mensagem da campanha Maio Amarelo 2026: “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, incentivando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres a praticarem a empatia e a atenção no dia a dia.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o cuidado com a vida deve estar presente em todas as ações de educação para o trânsito. “Quando falamos de segurança viária, estamos falando de proteger famílias. Respeitar as leis de trânsito, dirigir com atenção e enxergar o próximo são atitudes que demonstram responsabilidade e amor ao outro,” pontuou.

Equipe levou mensagem de amor, responsabilidade e empatia aos usuários das vias

A ação buscou associar o sentimento de amor e cuidado, celebrado nesta data, à responsabilidade compartilhada pela preservação da vida, lembrando que cada escolha feita no trânsito pode contribuir para a segurança de todos. 

Para o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a mensagem da campanha reforça valores que devem ser praticados diariamente por todos os usuários das vias. “O amor também se manifesta nas pequenas atitudes do trânsito. Respeitar a faixa de pedestres, utilizar os equipamentos de segurança, não dirigir sob efeito de álcool e agir com empatia são comportamentos que ajudam a salvar vidas e tornam o trânsito mais seguro para todos.”

O diretor da Escola Pública de Trânsito, Hassan Hijazi destacou o impacto positivo quando aproximamos a população utilizando datas simbólicas por meio de mensagens educativas. “O Dia dos Namorados nos oferece uma oportunidade especial para refletir sobre o cuidado com quem amamos. A melhor demonstração de carinho é voltar para casa em segurança e contribuir para que outras pessoas também possam fazer o mesmo. É essa consciência que buscamos despertar por meio das nossas ações educativas.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Pagamento dos editais da Política Nacional Aldir Blanc é iniciado e fortalece setor cultural

Publicado

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), iniciou na quinta-feira (11), o pagamento dos projetos contemplados nos Editais nº 3, 4, 5 e 8 de 2025, executados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A medida representa mais um importante avanço na execução das políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cultura e ao incentivo aos fazedores de cultura em todo o estado.

Os recursos começam a chegar aos artistas, produtores culturais, coletivos, grupos, associações e demais agentes contemplados, contribuindo para a realização de projetos, circulação de atividades culturais, preservação de patrimônios e fortalecimento das diversas expressões artísticas presentes em Rondônia.

Medida representa importante avanço na execução de políticas públicas voltadas à cultura

A Sejucel destaca que este é o início do cronograma de repasses previsto para os projetos contemplados e que, no decorrer das próximas semanas, novos pagamentos serão realizados, garantindo a continuidade da execução dos editais e a chegada dos recursos aos agentes culturais selecionados. 

A execução dos editais fortalece a democratização do acesso aos recursos públicos da cultura, promovendo oportunidades para profissionais de diferentes segmentos e municípios do estado.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o início dos pagamentos representa mais uma etapa cumprida no processo de valorização da cultura rondoniense. “A cultura tem papel fundamental na construção da identidade do nosso estado e no desenvolvimento social e econômico das comunidades.”

DIVERSIDADE CULTURAL 

A Política Nacional Aldir Blanc é considerada atualmente o maior programa contínuo de fomento à cultura do país, assegurando recursos para estados e municípios investirem em ações que promovam a produção cultural, a formação artística, a preservação da memória e a valorização da diversidade cultural brasileira.

O secretário da Sejucel, Paulo Higo, enfatizou o trabalho realizado para garantir a execução dos editais e a chegada dos recursos aos contemplados. “Esse é um momento muito importante para a cultura de Rondônia. Temos trabalhado com responsabilidade e transparência em todas as etapas do processo para que os recursos fossem destinados aos agentes culturais selecionados. O início dos pagamentos representa a concretização de uma política pública que fortalece o setor cultural e amplia oportunidades para artistas e produtores de todo o estado.”

Além de fomentar a produção cultural, os investimentos contribuem para movimentar a economia criativa, gerar emprego e renda, estimular cadeias produtivas ligadas à cultura e ampliar o acesso da população a atividades artísticas e culturais.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana