Tecnologia
Sony vê foto de celular superando câmeras em 2024, mas há desafios
Publicado
14 de junho de 2022, 12:50

Quando foi a última vez que você usou uma câmera, sem ser a do seu celular? Se você tira fotos só ocasionalmente, isso ter sido há muito tempo. Se você é um fotógrafo profissional ou um amador que leva o hobby muito a sério, deve ter uma DSLR ou mirrorless. Mas mesmo estas câmeras podem estar com os dias contados. Quem projeta isso é a Sony. A tarefa, porém, não é nada fácil.
A aposta da fabricante japonesa foi revelada em uma coletiva de negócios. Terushi Shimizu, executivo da divisão de semicondutores do grupo, disse que, em 2024, a qualidade das fotografias dos smartphones superará a das câmeras de lentes intercambiáveis, como as mirrorless e as DSLR.
Existem alguns fundamentos para essa previsão. A Sony acredita que os celulares terão sensores de imagem maiores, o que ajuda a captar mais luz e melhorar o resultado das imagens. Mas não é só o tamanho que tende a evoluir.
A empresa também aposta em sua tecnologia de dupla camada para sensores CMOS. Graças a ela, é possível separar os processos de manufatura das camadas de fotodiodo e de transistor, aperfeiçoando cada uma delas. A Sony diz que, dessa maneira, consegue fazer cada pixel captar o dobro de luz.
Por fim, uma vantagem que já vemos nos smartphones atuais e deve ficar ainda mais evidente: inteligência artificial. Praticamente todo aparelho no mercado usa técnicas desse tipo para aperfeiçoar as imagens captadas em foco, contraste, saturação e muitos outros parâmetros. Porém, um smartphone ainda é um smartphone.
Tamanho limitado
O site Android Authority fez uma análise sobre quais serão os desafios que os celulares vão enfrentar se quiserem bater as câmeras DSLR e mirrorless até 2024.
Colocar sensores maiores não é tão simples quanto parece. Por mais que eles caibam no aparelho, a câmera só consegue aproveitá-los se a lente estiver mais distante — e isso envolve aumentar a espessura, coisa que os consumidores não gostam e os departamentos de design sempre tentam evitar.
Um exemplo disso é o Xperia Pro I, da própria Sony. Seu sensor é bem grande, com uma polegada e 20 megapixels, mas o smartphone só consegue usar 12 megapixels — o que dá 1/1,3 polegadas, o mesmo que outros de topo de linha.
Uma saída para essa questão da distância entre a lente e o sensor é usar a tecnologia de periscópio, que “vira” a luz em 90 graus. Porém, isso requer que o sensor seja ainda menor.
Flexibilidade reduzida
Até aqui, falamos apenas da câmera principal. As outras — ultrawide e teleobjetiva, por exemplo — costumam ter componentes ainda menores. Encaixar três sensores grandes em um smartphone é improvável.
O resultado disso é uma inconsistência na qualidade das imagens, dependendo da lente usada. Essa versatilidade é justamente um dos diferenciais de uma DSLR ou mirrorless.
As lentes parecem mesmo ser a grande diferença entre câmeras e smartphones. Os celulares têm aberturas e distâncias focais fixas, enquanto as câmeras podem se adaptar para diferentes situações: usar aberturas menores para diminuir o ruído de imagem, por exemplo, ou conseguir efeito bokeh mesmo distante do objeto. Desenvolver esse aspecto pode ser crucial.
Software avançado
Por outro lado, a parte de software e processamento parece um jogo ganho para os smartphones. Técnicas como modo retrato e HDR automático nos celulares já superam a maioria das câmeras.
Além disso, cada vez mais ferramentas de edição em formato RAW estão disponíveis, e todas elas também se aplicam a vídeo.
Outra grande vantagem é a facilidade para salvar e compartilhar — um smartphone está sempre conectado à internet, cortando muitas etapas do processo.
É possível que a Sony esteja certa. A indústria vem trabalhando muito nos sensores e no pós-processamento, e novidades em lentes devem aparecer nos próximos anos.
Entusiastas e profissionais, porém, dificilmente abrirão mão da versatilidade de uma câmera de lentes intercambiáveis.

Tecnologia
Google testa inteligência artificial para escrever notícias; entenda
Publicado
21 de julho de 2023, 12:51

O Google está atualmente desenvolvendo uma ferramenta de IA generativa, projetada para auxiliar jornalistas em seu trabalho. Denominada “Genesis”, a plataforma tem como objetivo absorver informações detalhadas sobre eventos recentes e produzir notícias.
Segundo uma reportagem do The New York Times, o Google fez uma apresentação da ferramenta Genesis para executivos de alguns dos principais jornais dos Estados Unidos, incluindo o próprio NYT, o The Washington Post e a News Corp, empresa detentora do The Wall Street Journal. A apresentação revelou detalhes sobre o funcionamento da ferramenta de IA generativa voltada para auxiliar jornalistas em suas atividades.
Representante do Google, Jean Crider afirmou que “estamos em estágios iniciais de ideias para fornecer ferramentas de IA que auxiliem os jornalistas em seus trabalhos”, enfatizando a intenção de estabelecer parcerias com editores de notícias no desenvolvimento da iniciativa.
De acordo com pessoas que estiveram presentes na apresentação, o Google tem a convicção de que a IA poderá atuar como uma assistente no trabalho de jornalistas, automatizando o processo de produção de notícias.
Contudo, nem todos ficaram completamente convencidos com a abordagem do Google. Alguns executivos, que preferiram manter o anonimato, revelaram ao New York Times que a proposta da IA desvaloriza os esforços dos profissionais da área em termos de apuração e produção de notícias.
Atualmente, alguns veículos de comunicação já estão empregando Inteligências Artificiais generativas para criar conteúdo, porém, as publicações de notícias têm sido cautelosas em sua adoção, principalmente devido a preocupações relacionadas à tendência da tecnologia de gerar informações factualmente incorretas.
Pesquisa feita por cientistas que atuam em Stanford e Berkeley revelou que os modelos de linguagem desenvolvidos pela OpenAI apresentaram alterações significativas em seu desempenho ao longo de alguns meses.
Os pesquisadores constataram que a precisão das respostas geradas pareceu diminuir com o passar do tempo, corroborando os relatos de usuários sobre as versões mais recentes do software apresentando uma aparente “queda de inteligência”. Usuários têm relatado há mais de um mês a percepção de uma queda na qualidade da plataforma.
O Google liberou semana passada o acesso ao Bard no Brasil . A ferramenta, que concorre diretamente com o ChatGPT, está disponível em 40 idiomas, incluindo o português brasileiro.
O Bard funciona de forma bastante similar ao ChatGPT, conseguindo responder perguntas, resumir textos, dar ideias sobre diversos assuntos, escrever e-mails e muito mais.
Fonte: Tecnologia
Tecnologia
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
Publicado
21 de julho de 2023, 12:51

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia

Botafogo cede empate ao Coritiba no final do jogo e fica três pontos atrás do Palmeiras

Palmeiras goleia o América-MG e amplia liderança no Brasileirão para três pontos

Cuiabá perde para o Internacional na Arena Pantanal

São Paulo vence o Bahia com gol no finalzinho e ganha a primeira como visitante no Brasileirão

Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional
Política RO


Linha 78 em São Miguel do Guaporé recebe manutenção após indicação da deputada Lebrinha
A Linha 78, importante via para o transporte da produção rural, localizada em São Miguel do Guaporé, está passando por...


Assembleia e Defensoria Pública estreitam laços em projetos para a população
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) iniciou as conversas na tarde desta quarta-feira (29) para a consolidação de um termo...


Apoio do Estado a pequenos produtores é destacado por deputado
O apoio do Governo do Estado aos pequenos produtores rurais com a implantação do Proampe (Programa de Apoio às Micros...
Cidades


MODERNIZAÇÃOPrefeitura inicia a instalação de semáforos inteligentes para melhorar fluxo do trânsito em Porto Velho
As câmeras estão sendo instaladas nos cruzamentos das avenidas Calama com Rio Madeira, Rio Madeira com Imigrantes, e Imigrantes com...


GIRO EMPREENDEDORFeira de artesanato estará em diversos pontos da capital no mês de dezembro
O “Giro Natalino” vai fomentar empreendedores locais com produtos de temática natalina Com o fim do ano se aproximando, aumenta...


SERVIÇOSSine Itinerante levará atendimentos à Vila Dnit e distrito de Rio Pardo
Duas comunidades serão atendidas neste final de semana com as ações do Sine Itinerante A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio,...
Policial


Em Guajará-Mirim/RO, PRF apreende tabletes de maconha em táxi
Rondônia, 29/11/2023 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na manhã de hoje (29), realizando atividade de fiscalização de trânsito...


Em Rondônia, PRF recupera seis foragidos da Justiça
Rondônia, 29/11/2023 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia recapturou, na última semana, seis foragidos da Justiça. Os infratores eram...


Idoso de 61 anos é preso por matar ex-esposa de 26 no interior de MT
Policiais militares do 19º Batalhão prenderam em flagrante, nesta segunda-feira (27.11), em Brasnorte (588 km de Cuiabá), um homem de...
Mais Lidas da Semana
-
Policial28 de novembro de 2023, 09:50
Pedreiro que matou e estuprou mãe e 3 filhas usou drogas antes de invadir casa
-
Porto Velho27 de novembro de 2023, 09:00
Ex-presidiário ataca pai, sendo posteriormente agredido até a morte a pauladas em Porto Velho
-
Rondônia25 de novembro de 2023, 15:15
Cacau de Rondônia premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional, nas categorias Varietal e Mistura
-
Rondônia24 de novembro de 2023, 14:45
Inauguração de obras, abertura do Natal de Luz e plataforma com dados geoespaciais marcam ações do Governo de Rondônia
-
Rondônia24 de novembro de 2023, 14:15
Rondônia obtém menor taxa de desocupação do país, de acordo com o IBGE
-
Brasil23 de novembro de 2023, 14:00
Fogo destrói 200 hectares do Parque Nacional do Monte Pascoal
-
Brasil23 de novembro de 2023, 13:29
Homem tem mão dilacerada ao acionar bomba achando que era rastreador
-
Rondônia25 de novembro de 2023, 13:15
Governo de Rondônia realiza Fórum Nacional de Inclusão Financeira e Democratização do Acesso a Crédito, em Porto Velho