conecte-se conosco


Rondônia

Sistema Educacenso 2024; período de retificação para Situação do Aluno está aberto

Publicado

Entre os dias 1º e 15 de abril, todas as escolas públicas e privadas de Rondônia devem revisar e corrigir os dados declarados no Censo Escolar

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a abertura do período de retificação para a Situação do Aluno 2024, dentro do Sistema Educacenso. Entre os dias 1º e 15 de abril, todas as escolas públicas e privadas de Rondônia devem revisar e corrigir os dados declarados no Censo Escolar, garantindo informações precisas sobre matrículas e situação acadêmica dos estudantes.

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) orienta que as unidades de ensino que declararam matrículas de escolarização, e realizaram o fechamento do Censo Escolar em 2024, iniciem durante esse período a verificação e correção dos dados preenchidos nesta 2ª Etapa. O procedimento deve ser feito acessando o Sistema Educacenso através do site censobasico.inep.gov.br.

Importante realizar, também,  pesquisa dos alunos e admitir os que ingressaram após a data de referência do Censo Escolar (29/5), e finalizaram o ano letivo na unidade escolar. Já as escolas que foram paralisadas e efetuaram o fechamento, ou aquelas recém-criadas, sem matrículas de escolarização, poderão apenas incluir alunos que chegaram depois da data estipulada pelo Censo.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta a importância da retificação para garantir transparência e qualidade nos dados educacionais. “A educação é uma das prioridades da nossa gestão, e um sistema de informações preciso permite que possamos planejar políticas públicas mais eficazes, garantindo que nenhum aluno fique fora das estatísticas ou sem o devido atendimento.”

PRECISÃO

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, frisa sobre o engajamento do estado em apoiar as escolas no processo de correção dos dados. “Sabemos que a precisão nas informações declaradas no Educacenso impacta diretamente na distribuição de recursos e no planejamento educacional. Nossa equipe está disponível para auxiliar as unidades de ensino de Rondônia a cumprirem essa etapa com segurança e eficiência.”

MATERIAL DE APOIO

Os materiais de apoio, como a Cartilha da Situação do Aluno, perguntas frequentes e vídeos tutoriais, estão disponíveis no site do Inep para auxiliar na declaração das informações: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Órgãos do governo de RO se juntam para fortalecer o combate a crimes e reforçar a segurança

Publicado

A ação foi deflagrada pela Polícia Civil, com todo apoio da Sedam e Polícia Militar

Reforçando o objetivo de coibir crimes contra instituições públicas, fortalecer a segurança e proteger o meio ambiente, o governo de Rondônia realizou na sexta-feira (25), o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em ataques às bases da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), no município de Nova Mamoré. A ação foi deflagrada pela Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), com todo apoio e aparato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Polícia Militar, fortalecendo a integração entre as instituições públicas no combate à criminalidade.

Durante a operação, as equipes apreenderam diversos materiais ilícitos, incluindo uma espingarda calibre 12, um rádio comunicador, uma munição calibre 36 deflagrada, material para recarga de cartuchos, três carregadores de rádio, uma motosserra e um saco de sementes de capim. Um dos suspeitos foi preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos nos ataques. As forças de segurança seguem empenhadas em fortalecer a ordem pública e coibir ações criminosas que ameacem o patrimônio e a integridade dos órgãos estaduais. 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da união entre os órgãos estaduais na defesa do interesse público. “Estamos fortalecendo nossas instituições para garantir a segurança da população e proteger o meio ambiente, que é patrimônio de todos. O governo de Rondônia não medirá esforços para combater qualquer tipo de crime que ameace a ordem pública.”

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a parceria na ação reforça o compromisso da pasta em apoiar as operações. “A operação reforça a integração das forças de segurança no combate a crimes contra instituições públicas e na proteção ambiental. A secretaria tem atuado de maneira integrada com as forças policiais, a fim de garantir a preservação dos recursos naturais e a defesa das instituições públicas”, frisou. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Governo de RO inaugura 14º CRAS em Buritis, de um total de 20 previstos para 18 municípios

Publicado

A nova unidade faz parte da política de expansão da assistência social com a construção de 20 CRAS em 18 municípios

Com investimento de R$ 578.953,97 mil, o governo de Rondônia inaugurou na sexta-feira (25), por meio da Secretaria da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), mais um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), desta vez no município de Buritis, a 326 quilômetros de Porto Velho. O evento reuniu moradores e autoridades da região.

A nova unidade faz parte da política de expansão da assistência social com a construção de 20 CRAS em 18 municípios, visando à melhoria do atendimento à população em vulnerabilidade social em Rondônia. Do total de recursos aplicados no CRAS de Buritis, R$ 400 mil são do estado e o restante é contrapartida da prefeitura.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidenciou o esforço da gestão para melhorar a rede socioassistencial em todo o estado com medidas efetivas, como a construção de CRAS e implementação de programas socioassistenciais, a exemplo do Mamãe Cheguei, Crescendo Bem, Prato Fácil, Rondônia Cidadã, Vencer, entre outros que vêm transformando vidas. “Os CRAS são estruturas importantes, consideradas a porta de entrada da assistência social, por facilitar o Cadastro Único, documento que garante acesso a benefícios assistenciais federais, como o Bolsa Família, e estaduais, desenvolvidos pela Seas.”

CONVÊNIO 

A titular da Seas, Luana Rocha, lembrou que a previsão inicial do governo estadual era construir 27 CRAS, porém apenas 18 municípios aderiam ao convênio, entre eles Porto Velho, que por ter demanda maior teve garantida a construção de 3 das 20 unidades confirmadas. “A intenção do governo estadual é garantir mais conforto e dignidade para quem precisa dos serviços dos CRAS, instituições que oferecem serviços importantes para crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência”, ressaltou.

A previsão é que até o final do ano sejam inauguradas as outras seis unidades

A moradora de Buritis, Jéssica Silva Cajado, destacou que a obra proporcionará mais conforto para a população. “Seremos bem acolhidos e receberemos um atendimento de qualidade”, afirmou.

Já a titula Secretaria Municipal de Assistência Social de Buritis, Saionara Verônica, agradeceu ao governo do estado pelos investimentos na área social. “É emocionante ver a garantia de direitos sendo concretizada para a nossa população”, frisou.

CRAS NOS MUNICÍPIOS 

Desde 2019, quando a Seas começou a formalizar convênios com os municípios para a melhoria do atendimento ao público vulnerável, foram entregues os CRAS de Alta Floresta d’Oeste, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Cujubim, Guajará-Mirim, Parecis, Porto Velho (2), Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Rolim de Moura e Vale do Paraíso. A previsão é que até o final do ano sejam inauguradas as outras seis unidades em Colorado do Oeste, Cabixi, Machadinho do Oeste, Nova Mamoré, a terceira de Porto Velho e São Miguel do Guaporé.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana