conecte-se conosco


Rondônia

Sistema de videomonitoramento do Ciop II em Ji-Paraná se consolida como um forte avanço na segurança pública

Publicado

Sala de Videomonitoramento Ciop II Ji-Paraná; expansão dos sistemas de videomonitoramento

O governo de Rondônia implementou uma série de medidas, visando o fortalecimento da segurança pública em todo o estado. Dentre elas, a expansão dos sistemas de videomonitoramento, com a finalidade de garantir mais um avanço no fortalecimento da segurança pública. O investimento tecnológico para as forças de segurança vem consolidando as ações de iniciativas no combate e prevenção à criminalidade em todo o estado.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, o governo tem direcionado recursos significativos para modernizar o aparato de segurança do estado. “Acreditamos que a tecnologia é uma aliada poderosa no combate à criminalidade e na construção de um ambiente mais seguro para todos. Expandimos significativamente os sistemas de videomonitoramento em nossas cidades, equipando pontos estratégicos com câmeras de alta resolução e softwares de análise inteligente. Essa tecnologia nos permite monitorar em tempo real, identificar padrões suspeitos e agir de forma mais rápida e eficiente na prevenção e repressão de delitos garantindo mais segurança aos cidadãos rondonienses.”

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, “o sistema de videomonitoramento no Ciop II tem sido uma ferramenta fundamental para combater o crime organizado, o tráfico de drogas e outros delitos”, explicou. 

CIOP II EM JI-PARANÁ

O Centro Integrado de Operações (CIOP) é um Órgão de Atuação Operacional subordinado à Gerência Integrada de Segurança e Fronteira (GISF) da Sesdec e está localizado nas instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Ji-Paraná. Objetiva-se em promover uma gestão integrada das ações e operações de segurança pública e defesa social, em consonância com a política nacional de segurança. Atende por meio do 190 e 193, chat, aplicativo e dispositivo de videomonitoramento e é responsável pela gestão do atendimento de emergência, possuindo atuação integrada com os outros órgãos de segurança como Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO).

ESTRUTURA OPERACIONAL

Equipe da Sala de Videomonitoramento Ciop II Ji-Paraná

Além do sistema de videomonitoramento, a modernização dos sistemas de comunicação das polícias e a implementação de plataformas digitais para o registro de ocorrências e compartilhamento de informações entre as diferentes corporações de segurança, o Ciop-II em Ji-Paraná conta com modernas instalações, que incluem uma Sala de Operações e uma Central de Atendimento 24 horas com despacho integrado das equipes da PMRO e do CBMRO.

INSTALAÇÃO DE TOTENS

O governo de Rondônia fez em Ji-Paraná, a implementação do Sistema Interativo de Segurança (Totens) há dois anos, no intuito de reforçar as ações de combate à criminalidade e centralizar os atendimentos de emergência e urgência, otimizando os serviços de segurança pública. O município conta com 12 totens instalados em pontos estratégicos da cidade.

Segundo o coordenador do Ciop II em Ji-Paraná, tenente Miquéias Batista, “a forma ostensiva dos totens e os módulos de videomonitoramento, além de inibirem o cometimento de delitos nas imediações onde são instalados – agindo assim de forma preventiva – também auxiliam na repressão aos delitos e no esclarecimento de ilícitos das investigações policiais com a captação das  imagens, bem como facilita o acompanhamento de veículos e pessoas envolvidas em ilícitos por meio dos Operadores de Videomonitoramento, que informam aos operadores do Tele Despacho a se comunicarem com as equipes da PMRO para realizarem abordagens respectivas”, enfatizou. 

O Sistema Interativo de Segurança de forma ostensiva inibe o cometimento de delitos nas imediações onde são instalados, e auxilia a prover esclarecimento em investigações policiais com a extração de imagens, bem como, facilita o acompanhamento de veículos e pessoas envolvidas em ilícitos.

As imagens fornecidas pelos totens já ajudaram na localização de veículos e objetos de furtos e em casos de averiguação de itinerários tomados por pessoas e veículos após o cometimento do crime, para se chegar a autoria dos fatos.

ATENDIMENTO DO CIOP II

No período de setembro a dezembro de 2024, o Ciop II já registrou:

  • 14.922 ligações atendidas no âmbito do 190;
  • 3.822 protocolos de segurança criados pela Central de Atendimento no Sistema de Segurança;
  • 30 alertas ativados no sistema de videomonitoramento;
  • 27 alertas desativados no sistema de videomonitoramento com 9 veículos encontrados, 3 averiguações realizadas e 1 flagrante delito realizado; e
  • 3.969 protocolos de segurança com empenho das equipes Policiais Militares pela Central de Operações.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Solidariedade marca ação inédita do governo de RO no distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré

Publicado

No total, 96 candidatos à doação foram atendidos

No dia 1º de novembro, o governo de Rondônia realizou uma coleta itinerante histórica no distrito de Jacinópolis, pertencente ao município de Nova Mamoré. A ação, de iniciativa da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), foi organizada pelo Hemocentro de Ariquemes, com o apoio de servidores da sede em Porto Velho, e marcou a primeira vez que uma coleta desse tipo foi realizada na localidade.

No total, 96 candidatos à doação foram atendidos, resultando em 82 bolsas de sangue coletadas e 16 novos cadastros de medula óssea (HLA). Moradores do distrito e de comunidades vizinhas se deslocaram  para participar da ação. A maioria dos doadores realizou a doação pela primeira vez, demonstrando o impacto e a importância das coletas itinerantes para levar esperança e vida a todos os cantos do estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, cada bolsa de sangue representa uma chance de vida. “Em cada ação, o governo evidencia o resultado de planejamento, investimento e, acima de tudo, da solidariedade da população”, salientou. 

A presidente da Fhemeron, Gabriele Gaspar, ressaltou que “estar em Jacinópolis foi um marco para todos. Cada sorriso, cada doação e cada gesto de solidariedade mostram o quanto é importante a solidariedade das pessoas.”

AÇÃO QUE RENOVA VIDA

A coleta aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Mendes Cardoso, onde a comunidade local se reuniu em peso. O evento reforça a importância das coletas itinerantes que permitem que pessoas de localidades distantes também possam exercer o gesto de doar sangue, contribuindo para o abastecimento dos estoques e para o salvamento de vidas em todo o estado.

Quer doar sangue? Veja os requisitos básicos:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos com autorização dos pais ou responsáveis);
  • Pesar 50 quilos ou mais;
  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Estar alimentado e descansado.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Bolas confeccionadas no projeto Pintando a Liberdade são entregues pelo governo de RO durante “Natal de Luz”

Publicado

As bolas confeccionadas foram entregues às crianças durante a festividade, representando a esperança, a solidariedade e o espírito de confraternização que caracteriza o Natal

Em um gesto que une solidariedade, cidadania e reintegração social, o governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (3), a entrega de 100 bolas confeccionadas por reeducandos do sistema prisional, durante a tradicional abertura do “Natal de Luz 2025”, realizada na área frontal do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.

Com a participação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que coordenou a confecção das bolas através do projeto Pintando a Liberdade, a ação tem como objetivo oferecer oportunidades de trabalho, capacitação e ressocialização a pessoas privadas de liberdade.

A entrega dos itens foi realizada por meio da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) às crianças durante a festividade, representando a esperança, a solidariedade e o espírito de confraternização que caracteriza o Natal.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do caráter social, a atividade reforça as políticas públicas voltadas à reinserção social. “Quando a administração pública promove ações como essa, une dois propósitos muito importantes: o de levar alegria às crianças e a ressocialização. É um gesto simbólico, mas carregado de significado social”, ressaltou.

CELEBRAÇÃO NATALINA

O “Natal de Luz” é um dos eventos mais tradicionais do calendário estadual estendendo-se durante todo o período natalino, reunindo servidores, familiares e a comunidade em geral para celebrar o espírito de Natal, com apresentações culturais, distribuição de presentes e ações solidárias.

De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, a iniciativa representa mais do que um simples ato de doação. “Cada bola confeccionada simboliza a reintegração social por meio do trabalho, além de contribuir de forma positiva com a sociedade. Essa é a essência do projeto Pintando a Liberdade: transformar o tempo de reclusão em oportunidade de recomeço e cidadania”, destacou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana