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Rondônia

Setic apresenta relatório com análises trimestrais das ações realizadas nos serviços de tecnologia de Rondônia

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Apresentação das métricas dos serviços tem como objetivo garantir o controle de todas as demandas recebidas, classificadas e respondidas

A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, apresentou relatório com as análises trimestrais das ações realizadas pela infraestrutura e serviços de tecnologia do Estado. O Governo de Rondônia junto com as unidades do Judiciário Estadual, unidades da Administração Pública Federal e Municípios, são atendidos hoje com serviços como Infovia, suporte e sistemas, hospedagem de infraestrutura, e-mail, DNS e vários outros serviços disponíveis no catálogo da Setic.

A apresentação das métricas dos serviços tem como objetivo garantir o controle de todas as demandas recebidas, classificadas e posteriormente respondidas dentro dos melhores padrões de atendimento.

SISTEMA

O Sistema de Atendimento de Chamados – GLPI implementado pela Setic, é uma plataforma de código aberto, que permite que as solicitações e serviços de atendimentos especializados, realizados pelos servidores dentro das secretarias do Governo de Rondônia, aconteçam de maneira mais intuitiva e automatizada.

O relatório trimestral apresentou resultados analisados dentro das métricas estabelecidas de bom desempenho do serviço do GLPI, descrevendo 5.530 chamados realizados e atendidos. Além da análise dos resultados, o relatório apontou também o nível de satisfação do usuário com o atendimento.

O gerente de Infraestrutura e Serviços da Setic, Gabriel Carrijo, destacou a importância de compreender o que os usuários pensam sobre a experiência proporcionada no atendimento de suas demandas de serviços de TIC.

“É fundamental para que se possa fazer os ajustes necessários e implementar a melhoria contínua de seus processos. Com o resultado da pesquisa em mãos, é possível identificar o que não está legal na perspectiva do cliente e o que precisa ser melhorado. Isso é extremamente importante, porque, às vezes, quem está de dentro, não consegue enxergar certas falhas e limitações. De um modo geral, a pesquisa de satisfação funciona como um termômetro para avaliar a perspectiva dos clientes sobre o seu atendimento”, explicou o gerente.

INFOVIA

A Infovia Rondônia é uma rede de fibra ótica que interliga as unidades do Governo do Estado, fornecendo serviços de conectividade, como links de internet e infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem. A rede conta com mais de 250 pontos nos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Ariquemes.

A análise dos dados apontou que a Infovia possui hoje um sistema de monitoramento capaz de obter uma série de dados, armazenando-os em um banco de dados exclusivo e gerando relatórios diversos. A análise realizou o levantamento das porcentagens de disponibilidade da espinha dorsal da infovia (backbone), calculando o tempo de disponibilidade de internet nos pontos que possui a Infovia, constatando uma disponibilidade de 100% em 55% dos pontos no primeiro trimestre de 2022.

O gerente de Infraestrutura e Serviços da Setic, ressaltou que de acordo com a resolução da ANATEL, as medições realizadas obedecem a um cronograma e uma metodologia distinta da utilizada para chegar a estes resultados. E afirmou que por ter à disposição um sistema de monitoramento que coleta esses dados a cada minuto, pode-se afirmar que os resultados são mais fiéis e precisos.

DATACENTER

Através de um espaço dedicado a abrigar sistemas de computador e componentes associados, como sistemas de telecomunicação armazenamento denominado Datacenter, as aplicações do Governo de Rondônia são mantidas prezando estabilidade e disponibilidade dos sistemas.

O relatório demonstrou a análise de desempenho, volume médio de processamento, volume médio de memória entre outras métricas.

VOIP

Para apresentar uma comunicação mais eficiente e com um melhor custo-benefício o Governo de Rondônia por meio de ações da Setic, tem realizado a implementação do Sistema de Voz sobre o Protocolo de Internet (VoIP) às pastas que compõe a Administração Pública Estadual.

No primeiro semestre de 2022 o relatório atestou um total de 5.467 chamadas realizadas, com custo por minuto de R$0,04 somando um custo de R$360,96 em chamadas, apresentando uma redução de custos em contratos de telefonia fixa e um serviço prestado com eficiência.

ECONOMIA

O relatório concluí demonstrando as métricas de precificações de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, apontando uma economia aos cofres estaduais de R$5.522.183,01 nos três primeiros meses de 2022.

Gabriel Carrijo expressou que o referencial de economicidade é obtido através do uso de serviços prestados pela Setic, operados pelas Coordenadorias de Infraestrutura e Serviços e a Coordenadoria de Segurança da Informação ao próprio Governo do Estado de Rondônia, em alternativa à terceirização de serviços ou contratação de soluções externas, utilizando-se de análise de mercado e processos licitatórios de outros órgãos da Administração Direta e Indireta como forma de manter tais indicadores parelhos às soluções existentes nos contextos analisados.

Fonte: Governo RO

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Rondônia

Governo de RO investe na formação de jovens com nova turma de projeto educacional em Ariquemes

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Com 22 disciplinas e aulas ministradas por PMs e Bombeiros, o projeto aborda temas como ética, oratória e primeiros socorros

A aula inaugural da turma 2025 do Programa Educacional Policial Militar Mirim (Proepm) marcou a noite de sexta-feira (25), em Ariquemes. O evento reuniu 108 jovens que iniciam a formação voltada à cidadania, ética e disciplina. Com carga horária de 480 horas, o curso ocorre no contraturno escolar, e é promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), com foco na educação e no desenvolvimento social de crianças e adolescentes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Proepm é uma escola de vida. “Os jovens aprendem sobre respeito, responsabilidade e civismo. Investir neles é investir em um futuro mais justo, seguro e humano para Rondônia”, ressaltou.

Durante o encontro, a secretária da Seas, Luana Rocha, enfatizou que investir nos jovens é garantir um futuro melhor para todo o estado. “Acreditamos que, com apoio, orientação e valores corretos, eles podem transformar a realidade das suas famílias, comunidades e do nosso estado. Essa formação é na verdade um projeto de vida.”

O programa já beneficia 1.500 jovens em 16 municípios do estado, com o investimento estadual de mais de R$ 6,1 milhões, incluindo bolsas mensais de R$ 200 e fardamento completo para os participantes.

Com carga horária de 480 horas, o curso ocorre no contraturno escolar

O estudante Renan kauã Maia, de 14 anos, um dos novos integrantes da turma 2025, destacou que a expectativa é grande. “Quero aprender tudo, me tornar uma pessoa melhor e fazer meus pais se orgulharem de mim. Sempre admirei a Polícia Militar, e agora me sinto mais perto desse sonho”, frisou o estudante.

FORMAÇÃO E CIDADANIA

O coordenador de Atividades Sociais da PMRO, coronel Carlos Carvalho Estrela Júnior, evidenciou a evolução do programa e os resultados positivos colhidos ao longo dos anos. “A cada edição, conhecemos histórias que mostram como essa formação influencia não só os alunos, mas suas famílias e o entorno. Esse é um trabalho de base, que constrói cidadãos comprometidos com o bem coletivo.”

Com 22 disciplinas no currículo, incluindo ética, oratória, primeiros socorros, educação financeira e legislação de trânsito, o projeto é ministrado por profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). A meta do governo é expandir o alcance do programa e garantir que mais jovens tenham acesso à uma formação de qualidade.

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Fonte: Governo RO

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Rondônia

Mutirão de Regularização Fundiária é retomado no Bairro Costa e Silva e segue até 9 de maio, em Porto Velho

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A ação integra a política pública de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social no Bairro Costa e Silva, e será realizada até o dia 9 de maio 

O governo de Rondônia retomou, nesta segunda-feira (28), o mutirão de regularização fundiária no Bairro Costa e Silva, iniciado no sábado (26), em parceria com a Prefeitura de Porto Velho. A ação conjunta, conforme Termo de Cooperação Técnica n° 001/Sepat/PGE/2023, será realizada até o dia 9 de maio, com o objetivo de promover segurança jurídica e dignidade às famílias que ainda não possuem o título definitivo de seus imóveis.

A mobilização é coordenada pela Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) e Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur). Durante o mutirão, as equipes da Sepat e Semur atuam de forma intensiva, percorrendo o Bairro de casa em casa para prestar orientações, atualizar cadastros de processos em andamento e abrir novos processos de regularização. Os atendimentos ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 17h, com o intuito de atender o maior número de moradores possível.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação integra a política pública de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S), que viabiliza a entrega gratuita do título de propriedade às famílias que se enquadram nos critérios legais. “Estamos fortalecendo o direito à moradia digna e segura para a população que espera por esse reconhecimento”, salientou.

SEGURANÇA JURÍDICA

A coordenadora de Regularização Fundiária Urbana da Sepat, Neiva Monteiro, explicou que, o trabalho de campo é decisivo para agilizar os processos e aproximar os serviços dos moradores. “Com o título em mãos, o imóvel ganha valorização, pode ser utilizado como garantia em financiamentos e transmitido legalmente aos herdeiros. Estamos falando de um direito que fortalece a cidadania e o sentimento de pertencimento à comunidade.”

AÇÃO INTEGRADA

O secretário da Sepat, David Inácio, ressaltou que, o trabalho conjunto com a administração municipal é essencial para garantir o alcance e a efetividade da ação. “Esse esforço integrado é fundamental para ampliar o acesso à regularização fundiária, proporcionando mais cidadania e segurança jurídica às famílias do Bairro Costa e Silva”, afirmou. O secretário orientou também,  a importância da participação dos moradores que não deram entrada no processo. “Ainda há tempo para ser incluído. Só é dono de verdade quem possui o título registrado. Nosso compromisso é oferecer essa oportunidade e garantir mais qualidade de vida para todos.”

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Fonte: Governo RO

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