conecte-se conosco


Porto Velho

SERVIÇOS – Projeto Rua de Lazer e Cidadania atende ao bairro Três Marias 

Publicado

Comunidade foi contemplada com atividades recreativas, esportivas e serviços sociais

Em sua quinta edição deste ano, o projeto Rua de Lazer e Cidadania tem levado uma programação diferenciada aos bairros e distritos de Porto Velho. No último sábado (11), foi a vez do bairro Três Marias, na Escola Municipal Engenheiro Wadih Darwich Zacarias, zona Leste da cidade.

Idealizado pela Prefeitura de Porto Velho e coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), o projeto tem ampliado as ofertas de serviços, proporcionando além do lazer e diversão, atendimentos voltados à cidadania e saúde. Segundo o secretário adjunto da Semes, Edilson Pacheco, trata-se de um projeto que tem gerado a participação expressiva por parte da população, sendo expandido para os distritos.

Atividades esportivas e recreativas foram ofertadas à comunidade “Temos levado um conjunto de atividades de cunho esportivo, lazer e social para dentro dos bairros e dos distritos. Pois essas comunidades merecem esses atendimentos. Recentemente estivemos no distrito de Extrema, onde oferecemos toda essa estrutura. Nossa intenção é ampliar cada vez mais”, destacou Pacheco.

PROGRAMAÇÃO

Durante toda a manhã, adultos, jovens e crianças foram contemplados com atividades recreativas, esportivas, como pintura de papel e facial, pebolim, basquete, vôlei, ping pong, pula-pula, corrida de saco, futsal, teatro de fantoche e roda de leitura. Todas brincadeiras e atividades contaram com o apoio de animadores e estagiários do curso de Educação Física da Faculdade Fimca.

A moradora do bairro Débora Tavares aproveitou a manhã animada e levou seu sobrinho de oito anos para se divertir. “É bom para que elas distraiam a mente, saiam da rotina com esporte e lazer. É benéfico demais para o desenvolvimento das crianças, principalmente para aquelas que não têm acesso a momentos como este”, concluiu Débora.

Na programação teve ainda a ação educativa no trânsito, feita pela e a Secretaria de Trânsito (Semtran), que também garantiu a sinalização do local. O Espaço Vida Melhor, que ofertou massagens terapêuticas e aferição de pressão. A Biblioteca Viveiro das Letras contou com livros de histórias e pintura no papel. Já a Semdestur ofertou cortes de cabelo gratuitos.

Filho da moradora Tatiane da Silva garantiu o RG durante a programação CIDADANIA

Os moradores também tiveram a oportunidade de fazer a emissão do ID Jovem (de 15 a 29 anos), que garante benefícios no transporte interestadual, inscrição gratuita em concursos e descontos em eventos culturais. Para quem precisou emitir o Registro Geral (RG), o Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Porto Velho ofertou atendimentos.

A dona de casa, Tatiane da Silva, não perdeu tempo e aproveitou a ação do projeto para emitir o primeiro RG do filho mais novo de seis anos. Emocionada, ela conta que o serviço ofertado chegou no momento oportuno.

“A gente sabe a dificuldade que enfrentamos para fazer a retirada de documentos. E ter essa oportunidade, próximo de nossa casa, é muito gratificante. As equipes foram muito atenciosas e fico muito grata por isso. Além de proporcionar um momento de diversão para meu filho, pude sair daqui com a documentação na mão. A gratidão vem pelo sorriso estampado no rosto dele”, declarou Tatiane.

A próxima parada do projeto Rua de Lazer e Cidadania acontecerá no distrito de Calama, de 17 a 22 de junho, paralelo ao campeonato Interdistrital. “Nesse período, assim como algumas atividades que também serão realizadas, o nosso projeto será levado no distrito durante a grande festa esportiva, em Calama. Nosso propósito é estender esse atendimento em todas as localidades do município”, concluiu Pacheco.

PARCEIROS DO PROJETO

O Rua de Lazer e Cidadania conta com a integração das seguintes secretarias: Educação (Semed), Saúde (Semusa), Meio Ambiente (Sema), Serviços Básicos (Semusb), Trânsito (Semtran), Comércio, Turismo, Indústria e Trabalho (Semdestur), Ação Social e Família (Semasf), da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), e a Superintendência de Integração e Desenvolvimento Distrital.

Texto: Jaqueline Malta
Foto: Ricardo Farias

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Porto Velho celebra 110 anos com avanços na infraestrutura e ações sociais ao bem-estar da população

Publicado

por

Melhorias na Estrada do Belmont, Parque do Abobrão e projetos de impacto social reforçam o compromisso do governo de Rondônia com o desenvolvimento da cidade e bem-estar dos moradores
Ao completar 110 anos, a capital de Rondônia, Porto Velho, testemunha significativos avanços na infraestrutura urbana e no desenvolvimento de políticas sociais. Obras estruturantes, como as melhorias na Estrada do Belmont, o Parque do Abobrão e projetos de impacto social reforçam o compromisso do governo de Rondônia com o desenvolvimento da cidade e o bem-estar dos seus moradores.

 

ESTRADA DO BELMONT

Reconhecida como uma das vias estratégicas para economia de Porto Velho, em 2020 3,7 quilômetros da Estrada do Belmont foram asfaltados e receberam sinalização. Os serviços se concentram na manutenção, e as intervenções estruturais impactam positivamente até hoje o transporte de cargas e a logística da região. Localizada nas proximidades do Porto de Porto Velho, a estrada é essencial ao escoamento de produtos e transporte fluvial.

Motoristas reconhecem que o asfaltamento feito pelo governo de Rondônia resolveu o problema dos atoleiros

As obras realizadas pelo governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) incluem melhorias na pavimentação e drenagem, oferecendo mais segurança e eficiência no tráfego de veículos pesados. O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou que, a manutenção da via é um passo fundamental para fortalecer o papel de Porto Velho como um importante centro logístico e econômico da região Norte.  “A obra é mais do que uma melhoria estrutural. É um investimento na economia local, que beneficia trabalhadores, empresários e toda população. Porto Velho merece uma infraestrutura à altura de sua importância histórica e estratégica.”

O caminhoneiro Gilmar de Lima, que trafega pela Estrada do Belmont há mais de quatro anos reconhece que desde que o governo de Rondônia asfaltou a via, não se teve mais problemas. “Todo início de ano a estrada era fechada, mas agora com a manutenção que vem sendo feita, está muito boa. O governo de Rondônia está de parabéns pelo trabalho junto ao bem-estar da população.”

INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA

Obras de revitalização de espaços públicos tem como foco oferecer lazer e qualidade de vida aos moradores da região

Ao longo de 2024, o governo de Rondônia investiu R$ 1 milhão destinado à modernização da nova sede da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), consolidando o trabalho estratégico do Porto no desenvolvimento econômico do estado, integrando a região aos mercados nacional e internacional, com eficiência operacional.

 PARQUE DO ABOBRÃO

A revitalização de espaços públicos, como o Parque do Abobrão, na Zona Sul de Porto Velho, tem como foco oferecer lazer e qualidade de vida aos moradores da região. A obra, executada por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), será um ambiente para práticas esportivas e convivência familiar. Uma das novidades será o fontanário com pergolado, que contará com um sistema de potabilidade para fornecer água tratada e segura ao consumo humano. Com mais de 70% das obras concluídas, e um investimento de cerca de R$ 3 milhões, o Parque do Abobrão está sendo transformado em um espaço moderno e seguro.

AÇÕES SOCIAIS

O mais recente programa Meu Sonho vai ampliar o acesso à moradia a pessoas com vulnerabilidade social

Além das conquistas na infraestrutura, a Capital tem se destacado por iniciativas da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) voltadas à promoção da cidadania e inclusão social com a criação ou ampliação de programas que atendam às necessidades imediatas e deem condições para que as pessoas ou famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) possam sair da linha de pobreza. A secretária da Seas, Luana Rocha, evidenciou a importância de unir infraestrutura e inclusão no desenvolvimento da cidade. “Cuidar das pessoas é tão essencial quanto investir em obras. Nossa prioridade é garantir que ninguém fique para trás.”

O programa Vencer, destinado à capacitação gratuita, beneficia inicialmente 10 mil pessoas a partir dos 16 anos, para o mercado de trabalho. Já o programa estadual Pão Nosso, está em fase de credenciamento de estabelecimentos comerciais para fornecer café da manhã gratuitamente, com subsídio do estado, a partir de 2025, em Porto Velho. Na área da habitação, estão abertas as inscrições para o programa Meu Sonho, que objetiva ampliar o acesso à moradia digna para a população em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para redução do déficit habitacional no estado.

 

HISTÓRIA

Porto Velho, Capital centenária, carrega em suas raízes a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré

A Capital de Rondônia, Porto Velho, foi fundada em 1914, e carrega em suas raízes a história da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e se projeta como uma cidade em constante transformação. Ao completar 110 anos, Porto Velho celebra o passado com orgulho e investe no futuro com ações que integram progresso econômico, desenvolvimento urbano e inclusão social.

“A história de Porto Velho é marcada por desafios e conquistas. Hoje, temos orgulho de honrar esse legado com trabalho e dedicação ao nosso povo”, salientou o governador Marcos Rocha.

Os avanços na infraestrutura e o fortalecimento das políticas sociais são demonstrações concretas de que Porto Velho está pronta para enfrentar os desafios do futuro, mantendo vivo o espírito de resiliência, que marca sua história centenária.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Operação Cidade Limpa realiza mutirão na estrada de acesso e Cemitério da Candelária

Publicado

O lendário cemitério faz parte da fundação do município de Porto Velho

O mutirão aconteceu na manhã desta quinta-feira (23)Uma ação integrada da Prefeitura de Porto Velho realizou um mutirão de limpeza na estrada que dá acesso ao histórico Cemitério da Candelária, localizada na linha da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O mutirão aconteceu na manhã desta quinta-feira (23).

De acordo com o titular da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Paulo Moraes Júnior, o mutirão integra o plano de ação de limpeza da cidade de Porto Velho, determinado pelo prefeito Léo Moraes.

“A Semdestur está atenta para esses locais que podem e devem fomentar o turismo local, gerando espaços limpos e confortáveis para que todos tenham acesso à história de Porto Velho de forma segura e confortável”.

O secretário adjunto da Semdestur, Alekis Palitot, informou que a revitalização dessa área passa por um acordo que deve ser firmado entre a Prefeitura e governo federal. “Porém, as ações de limpeza e manutenção de áreas históricas serão constante durante a gestão”, informou.

ANIVERSÁRIO DE PORTO VELHO

Esse mutirão também visa oferecer a oportunidade para que o cidadão porto-velhense tenha acesso ao acervo histórico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A capital de Rondônia completa 110 anos nesta sexta-feira (24) e terá no Complexo Madeira-Mamoré, um dos palcos da celebração do seu aniversário.

A Prefeitura de Porto Velho está elaborando uma agenda de ações voltadas para o acervo da Madeira-Mamoré a serem executadas durante todo o ano de 2025.

OPERAÇÃO CIDADE LIMPA

A operação conta com as secretarias municipais de Obras (Semob), de Saneamento e Serviços Públicos (Semusb), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Geral de Governo (SGG) e Fundação Cultural (Funcultural).

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana