conecte-se conosco


Porto Velho

SERVIÇOS – Projeto Rua de Lazer e Cidadania atende ao bairro Três Marias 

Publicado

Comunidade foi contemplada com atividades recreativas, esportivas e serviços sociais

Em sua quinta edição deste ano, o projeto Rua de Lazer e Cidadania tem levado uma programação diferenciada aos bairros e distritos de Porto Velho. No último sábado (11), foi a vez do bairro Três Marias, na Escola Municipal Engenheiro Wadih Darwich Zacarias, zona Leste da cidade.

Idealizado pela Prefeitura de Porto Velho e coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), o projeto tem ampliado as ofertas de serviços, proporcionando além do lazer e diversão, atendimentos voltados à cidadania e saúde. Segundo o secretário adjunto da Semes, Edilson Pacheco, trata-se de um projeto que tem gerado a participação expressiva por parte da população, sendo expandido para os distritos.

Atividades esportivas e recreativas foram ofertadas à comunidade “Temos levado um conjunto de atividades de cunho esportivo, lazer e social para dentro dos bairros e dos distritos. Pois essas comunidades merecem esses atendimentos. Recentemente estivemos no distrito de Extrema, onde oferecemos toda essa estrutura. Nossa intenção é ampliar cada vez mais”, destacou Pacheco.

PROGRAMAÇÃO

Durante toda a manhã, adultos, jovens e crianças foram contemplados com atividades recreativas, esportivas, como pintura de papel e facial, pebolim, basquete, vôlei, ping pong, pula-pula, corrida de saco, futsal, teatro de fantoche e roda de leitura. Todas brincadeiras e atividades contaram com o apoio de animadores e estagiários do curso de Educação Física da Faculdade Fimca.

A moradora do bairro Débora Tavares aproveitou a manhã animada e levou seu sobrinho de oito anos para se divertir. “É bom para que elas distraiam a mente, saiam da rotina com esporte e lazer. É benéfico demais para o desenvolvimento das crianças, principalmente para aquelas que não têm acesso a momentos como este”, concluiu Débora.

Na programação teve ainda a ação educativa no trânsito, feita pela e a Secretaria de Trânsito (Semtran), que também garantiu a sinalização do local. O Espaço Vida Melhor, que ofertou massagens terapêuticas e aferição de pressão. A Biblioteca Viveiro das Letras contou com livros de histórias e pintura no papel. Já a Semdestur ofertou cortes de cabelo gratuitos.

Filho da moradora Tatiane da Silva garantiu o RG durante a programação CIDADANIA

Os moradores também tiveram a oportunidade de fazer a emissão do ID Jovem (de 15 a 29 anos), que garante benefícios no transporte interestadual, inscrição gratuita em concursos e descontos em eventos culturais. Para quem precisou emitir o Registro Geral (RG), o Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Porto Velho ofertou atendimentos.

A dona de casa, Tatiane da Silva, não perdeu tempo e aproveitou a ação do projeto para emitir o primeiro RG do filho mais novo de seis anos. Emocionada, ela conta que o serviço ofertado chegou no momento oportuno.

“A gente sabe a dificuldade que enfrentamos para fazer a retirada de documentos. E ter essa oportunidade, próximo de nossa casa, é muito gratificante. As equipes foram muito atenciosas e fico muito grata por isso. Além de proporcionar um momento de diversão para meu filho, pude sair daqui com a documentação na mão. A gratidão vem pelo sorriso estampado no rosto dele”, declarou Tatiane.

A próxima parada do projeto Rua de Lazer e Cidadania acontecerá no distrito de Calama, de 17 a 22 de junho, paralelo ao campeonato Interdistrital. “Nesse período, assim como algumas atividades que também serão realizadas, o nosso projeto será levado no distrito durante a grande festa esportiva, em Calama. Nosso propósito é estender esse atendimento em todas as localidades do município”, concluiu Pacheco.

PARCEIROS DO PROJETO

O Rua de Lazer e Cidadania conta com a integração das seguintes secretarias: Educação (Semed), Saúde (Semusa), Meio Ambiente (Sema), Serviços Básicos (Semusb), Trânsito (Semtran), Comércio, Turismo, Indústria e Trabalho (Semdestur), Ação Social e Família (Semasf), da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), e a Superintendência de Integração e Desenvolvimento Distrital.

Texto: Jaqueline Malta
Foto: Ricardo Farias

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Prefeitura intensifica fiscalização nas obras em andamento no bairro Parque Amazônia

Publicado

O prefeito Léo Moraes faz questão de lembrar que o trabalho de fiscalização é fundamental para que seja entregue o resultado final de qualidade à população

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), está fiscalizando as obras de infraestrutura em andamento no bairro Parque Amazônia, zona Leste da Capital. O empreendimento inclui a pavimentação de mais de quatro quilômetros de ruas completas, meio-fio e sarjeta. Outras obras em desenvolvimento também estão sendo rigorosamente fiscalizadas.

Gustavo Portela esteve no local para verificar o andamento dos trabalhosO prefeito Léo Moraes faz questão de lembrar que o trabalho de fiscalização é fundamental para que seja entregue o resultado final de qualidade à população. “Esta é uma obra de valor significativo para beneficiar, a princípio, oito quarteirões do Parque Amazônia. Para isso, contratamos uma empresa especializada, mas o acompanhamento é feito pelos nossos fiscais da Semob, para garantir que a obra está de fato conforme o projeto. Tudo pensando na população”, garantiu.

“É uma obra sob a responsabilidade da empresa Yem Serviços Técnicos e Construções Ltda, que tem prazo de aproximadamente de 365 dias para execução e custo estimado em quase R$ 9 milhões”, conforme o fiscal da Semob, Gustavo Portela, que na manhã desta segunda-feira (28), esteve no local para verificar o andamento dos trabalhos. “A Prefeitura conta com várias equipes de fiscais acompanhando todas as etapas dos serviços realizados, com o objetivo de garantir que a obra seja entregue no prazo”, disse.

Hildaci Assunção comentou que ele e os demais moradores esperam por esta obra há muito tempo. “Aqui, no período de chuva, fica apenas o lamaçal, é intransitável para quem passa a pé ou de carro, minha filha não consegue sair para ir trabalhar. Sem falar na dificuldade de levar as crianças para a escola, mas agora, graças ao prefeito Léo Moraes, isso vai mudar, nossa vida vai mudar para melhor. Vai ser muito bom para todos”, comentou.

Hildaci Assunção comentou que ele e os demais moradores esperam por esta obra há muito tempoO morador falou ainda que entende que a obra vai demorar por causa do período chuvoso e sabe que não tem como ser feito da noite para o dia. Mas no final das contas, isso vai ser bom para os moradores das ruas contempladas, entre elas, a rua Eça de Queiroz e Tucupi, rua Palheteiro, a Bakuri. Guajuvira, Jacarandá, Seringueira e rua Monguba.

Para o secretário adjunto da Semob, Thiago Cantanhede, a fiscalização é duplamente importante. “Primeiro, por ser nossa visão de contratante para a empresa contratada para a execução da obra, ainda mais sendo tão longa. Temos que olhar se está sendo realizada a contento e como está o projeto. Porque se não há fiscalização, pode ser feito de qualquer jeito. É uma exigência do prefeito Léo Moraes que a fiscalização esteja o tempo todo na rua acompanhando cada passo. Não apenas a do Parque Amazônia, mas todas em andamento”, afirmou.

O segundo ponto, de acordo com Cantanhêde, a fiscalização é essencial para informar à população de que todo o trabalho realizado pela atual gestão à frente da Prefeitura de Porto Velho, preza pela transparência.

Texto: Humberto Oliveira
Foto: José Carlos

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Sema distribui mudas de plantas gratuitamente no Hospital Cemetron em Porto Velho

Publicado

A ação aconteceu durante comemoração especial alusiva ao Dia das Mães na unidade

Iniciativa reforça o compromisso com a promoção da educação ambientalA Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) de Porto Velho participou, nesta segunda-feira (28), de uma ação especial em comemoração ao Dia das Mães no Hospital Cemetron. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente e contou com a doação de mudas de plantas para pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade.

De acordo com a Sema, a iniciativa reforça o compromisso com a promoção da educação ambiental e o incentivo ao cultivo de plantas como forma de humanização dos espaços de saúde e valorização da vida. A ação busca fortalecer os vínculos entre a comunidade e o meio ambiente, promovendo bem-estar, saúde e sustentabilidade.

Mariana Ayres, representante da direção do hospital, comentou sobre a importância da parceria com a Sema para o fornecimento de mudas para as instituições. “Hoje é uma data especial aqui no hospital e poder contar com o apoio da Prefeitura por meio da Sema é fundamental para que nossos pacientes e acompanhantes possam ter um dia diferente, já que sabemos como é o dia a dia dentro de um hospital”, disse Mariana Ayres.

Este ano, mais de 32 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram distribuídas gratuitamente à populaçãoDe acordo com o secretário da Sema, Vinícius Miguel, a Prefeitura de Porto Velho tem como objetivo chegar em todos os cantos do município, principalmente levando a mensagem da importância do cuidado com o meio ambiente. “A Sema agradece a parceria com o Hospital Cemetron e reafirma seu compromisso em apoiar ações que disseminem práticas sustentáveis e contribuam para uma cidade mais verde e acolhedora”, disse o secretário.

DADOS

Vale destacar que, entre janeiro e abril deste ano, mais de 32 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram distribuídas gratuitamente à população, escolas, entidades e projetos ambientais em todo o município. Os dados revelam um crescimento significativo nas ações do Viveiro, que contabilizou 9.691 doações em janeiro, 6.850 em fevereiro, 6.338 em março e 8.062 em abril, totalizando 31.141 mudas doadas no período.

Para solicitar mudas ou saber mais sobre as espécies disponíveis, interessados podem procurar o Viveiro Municipal, vinculado à Sema, localizado no Parque Natural de Porto Velho, no final da avenida Rio Madeira, zona Norte da cidade. Cada morador pode solicitar até cinquenta mudas para plantio.

Texto: Sema
Foto: Sema/ Leandro Morais/ SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana