conecte-se conosco


Rondônia

Serviços digitais são implantados pelo Detran Rondônia para facilitar acesso aos usuários

Publicado

Serviços digitais estão entre os investimentos tecnológicos do Detran Rondônia, de fácil acesso aos usuários

Com investimentos tecnológicos cada vez maiores, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia tem oferecido facilidades aos usuários com serviços digitais. Fazem parte dos principais avanços da Diretoria Técnica de Veículos – DTV a implantação do Sistema de Placas Mercosul; implantação do Comunicado de Venda de Veículo por meio dos Cartórios; Sistema de Vistoria Eletrônica, e a Concessão de placa de acordo com o mês de faturamento da Nota Fiscal de revenda dos veículos do Estado de Rondônia.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida enfatiza que o órgão tem feito investimentos em tecnologia para levar facilidade ao usuário da Autarquia.

PLACA MERCOSUL 

Os países do Mercosul decidiram em 2014 a adoção da Placa Padrão Mercosul. No Brasil, as mudanças no emplacamento dos veículos começaram a partir de 31 de janeiro de 2020. O Detran implantou o novo sistema tecnológico desde o dia 2 de dezembro de 2019. 

A placa Mercosul dificulta uma possível adulteração, com a substituição do antigo lacre por um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code – QR Code, que ajuda na identificação dos dados do veículo, pelo aplicativo gratuito Vio. 

Detran fez a adoção da Placa Padrão Mercosul, a partir do dia 2 de dezembro de 2019

MANUAL 

O documento, elaborado pela pela DTV em parceria com as Coordenadorias do Renavan e de Vistoria, implantado em 2019, objetiva unificar os processos e procedimentos de registro de veículos em todas as unidades do Detran. A versão inova ao trazer as normas de procedimento, específicas para cada serviço, de forma individualizada, dispondo das normas gerais e complementares.

“Houve a preocupação em orientar os servidores quanto à execução dos serviços no sistema DetranNet. O modelo proposto foi idealizado para facilitar o manuseio e a localização da norma pelo servidor, melhorando o atendimento ao publico”, disse o diretor da DTV, Tiago Costa.

ATPV-e

A Autarquia também implantou o sistema de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital – ATPV-e, em que o vendedor poderá realizar o serviço de forma digital sem necessidade de comparecer à uma unidade de atendimento para requisitar o formulário físico, acessando o https://centralservicos.detran.ro.gov.br/ do Detran.

COMUNICAÇÃO DE VENDA 

Oferecido sem custo pelo Detran, os usuários podem fazer a comunicação de venda do veículo em qualquer unidade da Autarquia, conforme estabelece o  artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.  

No caso de transferência de propriedade, o antigo proprietário deverá encaminhar ao Detran, no prazo de 60 dias. Basta procurar uma unidade do Autarquia com cópia reconhecida em firma do Certificado de Registro de Veículo – CRV; quem preferir, pode optar por fazer a comunicação de venda junto ao cartório, no momento que for fazer o reconhecimento de firma do Documento Único de Transferência – DUT. Os cartórios cobram uma taxa pelo serviço.

CONCESSÃO DE PLACA 

Fazendo uso de suas atribuições conferidas pela Lei Complementar n° 369, de 22 de fevereiro de 2007, o Detran publicou uma portaria que estabelece a concessão de placa, de acordo com o mês de faturamento da nota fiscal de revenda dos veículos no Estado.

O diretor-geral, Paulo Higo Ferreira de Almeida esclarece que a medida tem por objetivo adequar a necessidade de distribuição equitativa das placas disponibilizadas pela Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, considerando o equilíbrio no número de série de todos os veículos faturados. 

Veículos com o mês de faturamento da nota fiscal de revenda nos meses de janeiro, fevereiro e março recebem placas com final dois (2) e os faturados nos meses de setembro, outubro e novembro recebem placas com final nove (9); os demais meses do ano seguem o número final relacionado ao referido mês do ano, conforme calendário que segue:

PERÍODO FATURAMENTO FINAL DE PLACA
JANEIRO 2
FEVEREIRO 2
MARÇO 2
ABRIL 4
MAIO 5
JUNHO 6
JULHO 7
AGOSTO 8
SETEMBRO 9
OUTUBRO A DEZEMBRO 9

AGENDAMENTO ONLINE

O ‘Agendamento Online’ é outro meio disponibilizado aos cidadãos durante a fase mais crítica da pandemia, para evitar aglomerações, e desta forma facilitar a realização de diversos atendimentos. O usuário deve entrar no portal oficial do Detran Rondônia e clicar em um banner na parte superior da página principal (home). Lá, irá agendar o atendimento e selecionar a localidade e data, depois escolher o tipo de serviço que necessita.

Além deste efeito, outro ícone com o nome de ‘Meus Atendimentos’, localizado no lado posterior, registra os pedidos solicitados pelo usuário, podendo ser alterado ou cancelado se for preciso pelo mesmo. A ação do Agendamento Online, tem por finalidade também, apoiar pessoas que não têm acesso à internet, e não conseguem solucionar eventuais problemas por meio digital, possibilitando ir a um posto do Detran e fazer o uso dos serviços presencialmente.

OUTROS SERVIÇOS

Foi criada a Central de Serviços para pessoa física, onde o cidadão tem acesso a diversas informações como: débitos, impressão de taxas, baixa do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV, além de serviços para pessoa jurídica, por meio de um cadastro da empresa, associando uma pessoa indicada para ser responsável pelo acesso, tendo informações como débitos, impressão de taxas, baixa do CRLV e da frota.

“Outra inovação foi a Central de Serviços Despachantes, em que, por meio de um cadastro, os despachantes podem emitir e fazer homologação dos serviços e à Central de Vistorias Eletrônicas, que permite a realização de vistorias veiculares, além do leilão online”, comenta o diretor -geral do Detran.

O Detran também credenciou empresas para oferecer aos usuários o pagamento parcelado de licenciamento e multas de trânsito, atendendo ao que determina a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – Contran n° 697, de 10 de outubro de 2017. O proprietário de veículos que desejar solicitar o parcelamento do licenciamento e das multas de trânsito ou de débitos relacionados ao veículo, deve procurar uma das empresas credenciadas com os seguintes documentos: Carteira de Identidade – RG atualizada e original; Cadastro de Pessoas Físicas – CPF e o documento do veículo.

O gestor da Autarquia ressalta ainda que, os usuários têm acesso facilitado aos serviços do Detran pelo celular ou computador com internet, otimizando tempo.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Adesão à Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes em Orfandade reforça proteção a jovens vulneráveis

Publicado

A Rede de Proteção objetiva fortalecer as ações de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes que se encontram em situação de orfandade no estado

Para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes em situação de orfandade, o governo de Rondônia oficializou a adesão à Rede de Proteção Universal e Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Orfandade do Estado de Rondônia. A iniciativa tem como objetivo a criação e implementação de estratégias que assegurem os direitos fundamentais desses jovens, sobretudo àqueles que enfrentam condições de maior vulnerabilidade.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Rede de Proteção visa fortalecer as ações voltadas à proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes que se encontram em situação de orfandade no estado, e a construção de política pública de proteção, através do trabalho em conjunto com todas as instituições participantes.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da iniciativa para garantir o cumprimento de políticas que promovam o acolhimento, educação, saúde e segurança das crianças e adolescentes. A Rede de Proteção também terá uma função na articulação de parcerias interinstitucionais, fomentando ações integradas que possibilitem o acesso a oportunidades e construção de um futuro mais digno. “A adesão simboliza o engajamento do governo com a proteção das crianças e adolescentes, especialmente para aqueles em situação de maior fragilidade. Vamos continuar trabalhando para desenvolver políticas públicas efetivas, garantir o cumprimento dos direitos e oferecer suporte para que tenham oportunidades de superar os desafios da orfandade.”

Conforme a gerente de Saúde Escolar da Seduc, Mara Cristiane Carvalho Santana, no intuito de mobilizar e ampliar a discussão em defesa dos direitos de crianças e adolescentes que enfrentam a situação de orfandade no estado, foi realizado em agosto, o Seminário Estadual Orfandade e Direitos no Estado de Rondônia. “O intuito foi mobilizar e sensibilizar os poderes estaduais para se aprofundarem ética e politicamente na questão da orfandade, visando a construção de uma política estadual universal de proteção integral às crianças e adolescentes em orfandade e de suas famílias, com evidência às suas responsabilidades perante a situação apresentada”, explicou.

A Seduc destacou as contribuições em relação aos apontamentos apresentados na Carta Compromisso

De acordo, ainda, com a Seduc, durante as discussões entre os participantes no seminário, acerca dos conceitos e da desproteção social de orfandade, as ações e proteções do executivo estadual às crianças e adolescentes, os posicionamentos dos conselhos de direitos quanto à questão da orfandade, resultou na declaração de uma Carta Compromisso.

A Seduc destacou, também, as contribuições em relação aos apontamentos apresentados na Carta Compromisso em prol do Sistema de Proteção e Garantia de crianças e adolescentes vítimas de Orfandade no estado.

São elas:

  • Potencializar o sistema de garantia integral no direito de crianças e adolescente vítimas de orfandade;
  • Intensificar a produção de dados relacionados com a orfandade de crianças e adolescentes;
  • Ampliar a busca ativa por meio de Políticas Públicas voltada para crianças e adolescentes no contexto da orfandade; e
  • Atuar nos espaços coletivos (comunidade escolar) de atendimento a crianças e adolescente sob a perspectiva dos direitos humanos.

A composição da Rede de Proteção do Estado abrange diversas instituições do estado

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, destacou que a Rede de Proteção procura ser um espaço de articulação entre diferentes atores sociais, como o Poder Público, entidades não governamentais e a sociedade civil, para garantir que as necessidades dos jovens sejam priorizadas nas políticas públicas do estado. A expectativa é que, por meio desse trabalho conjunto, seja possível enfrentar as desigualdades e construir uma rede de proteção mais sólida e eficaz.

“Com a adesão, a Secretaria dá um importante exemplo de engajamento em uma causa que ainda enfrenta muitos desafios em todo o país, demonstrando que o caminho para transformação social começa com a valorização e o cuidado com as futuras gerações.”

ENTIDADES PARTICIPANTES

A composição da Rede de Proteção Universal e Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Orfandade do Estado de Rondônia abrange, além da Seduc, diversas instituições do estado até o momento, tais como Poder Judiciário do Estado De Rondônia (TJRO); Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO); Defensoria Pública da União (DPU/RO); Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO); Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA); Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região (CRP/RO); Conselho Regional de Serviço Social da 23ª Região (CRSS/RO); e Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado De Rondônia (ACTRON/RO).

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Manutenção e recuperação da RO-135 entre os distritos de Porto Rolim do Guaporé e Izidolândia são concluídas

Publicado

Ao todo, 63 quilômetros foram revitalizados para melhorar a trafegabilidade e garantir o escoamento da produção

 

Os serviços de manutenção e recuperação da Rodovia-135, no trecho não pavimentado entre os distritos de Porto Rolim do Guaporé e Izidolândia, no município de Alta Floresta d’Oeste foram finalizados pelo governo de Rondônia, no sábado (7). As obras, iniciadas em 18 de novembro, foram executadas pela equipe da 5ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância das ações para o desenvolvimento do estado. “A manutenção das rodovias é essencial, pois garantem o transporte da produção agrícola e pecuária para comercialização. Nossas estradas são a rota do progresso, fomentando a economia local e estadual, e o governo tem investido para mantê-las trafegáveis durante todo o ano.”

Segundo Nilson Oliveira, residente da 5ª Regional do DER-RO, o trecho recebeu serviços de limpeza lateral, construção de descidas d’água, patrolamento (reconformação da plataforma) e recomposição do revestimento primário (cascalhamento). “Ao todo, 63 quilômetros foram revitalizados para melhorar a trafegabilidade e garantir o escoamento da produção. A via também é muito utilizada por pescadores de diversos lugares do estado, Brasil e do outros países”, explicou.

O diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes, Eder André Fernandes, enfatizou que as rodovias sob responsabilidade do governo do estado recebem manutenção constante. “As equipes das 15 residências regionais do DER-RO trabalham para manter as estradas em condições seguras, permitindo assim, que a população trafegue sem riscos ou atrasos.”

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana