conecte-se conosco


Porto Velho

SERVIÇO – Furtos de fios e cabos geram prejuízos à população e aos cofres públicos de Porto Velho 

Publicado

População pode ajudar denunciando atos suspeitos

Município tem registrado aumento no número de furtos de fiação Entre os anos de 2021 e 2022 mais de 5 mil metros de fio foram furtados dos circuitos elétricos públicos de Porto Velho. Segundo dados da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), o prejuízo gerado é de cerca de R$ 1,5 milhão somente no primeiro ano.

Para minimizar os prejuízos, a Prefeitura tem atuado, junto à Emdur, para evitar os atos criminosos, através da modificação e blindagem dos circuitos elétricos, com instalação de redes aéreas e concretagem dos cabos.

Além disso, a Prefeitura busca apoio da Polícia Civil e tem feito intervenções e auditorias com acompanhamento dessas autoridades. Os locais mais afetados com os furtos são a Praça do Caladinho, os Centros de Desporto e Lazer (Cedel) da zona Leste e Sul, a Estrada do Santo Antônio e da Penal, e a Quadra do Esperança da Comunidade.

Os furtos também acontecem no Parque Jardim das Mangueiras (Skate Park) e ao longo da BR-364 sentido Unir com a subtração de fios e transformadores, assim como nos trechos entre viadutos.

Furtos comprometem o serviço prestado em outras partes da cidadePequenos furtos foram registrados, ainda, na Praça Marechal Rondon, Praça do Santo Antônio, Campo do Florestão, nas avenidas Jorge Teixeira, Imigrantes, Guaporé, entre outras.

No Espaço Alternativo os problemas de iluminação pública são constantes, devido aos furtos. O mesmo ocorre na Estrada dos Japoneses. “É um assunto muito triste de divulgar, mas, infelizmente, tivemos muitos problemas de furtos e cabos na cidade de Porto Velho”, disse Gustavo Beltrame, presidente da Emdur.

Além do prejuízo material, o ato criminoso também sobrecarrega a mão de obra da Emdur, já que as equipes precisam se deslocar de um local onde os trabalhos de instalação estão sendo feitos, para refazer o que já havia sido entregue à população.

“Nós pedimos que, se alguém ver um ato suspeito, como alguém cavando perto de um poste ou praça pública, denuncie ligando para o 190, porque é a Polícia Militar que tem a competência de atender a ocorrência e averiguar o fato no momento do ato. Nos ajudem a fiscalizar para mantermos a nossa cidade cada vez melhor e mais iluminada”, concluiu o presidente da Emdur.

Texto: Vanessa Farias
Foto: Wesley Pontes e Emdur

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho disponibiliza atendimentos odontológicos gratuitos

Publicado

A rede municipal de saúde disponibiliza desde atendimentos básicos até os procedimentos especializados

Atendimento é realizado mediante agendamento prévioNo Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado em 20 de março, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reforça seu compromisso com a saúde da população ao oferecer serviços odontológicos gratuitos em toda a rede municipal, desde atendimentos básicos até os procedimentos especializados.

Na rede de atenção básica da zona urbana e rural são disponibilizados serviços como limpeza, aplicação de flúor, restaurações, extrações simples e mais. O atendimento é realizado mediante agendamento prévio, que pode ser efetuado diretamente na unidade de saúde mais próxima ou através do agente comunitário de saúde da área.

Para tratamentos mais complexos, como endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengivas), cirurgias buco-maxilo-faciais, e de pessoas com necessidades especiais (PNE), os pacientes são encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Para tratamentos mais complexos os pacientes são encaminhados aos CEOsEm Porto Velho, a Semusa disponibiliza três pontos de atendimentos especializados de odontologia, sendo dois CEOs na zona Leste e um na zona Sul. Os atendimentos nesses centros ocorrem mediante agendamento prévio pelo sistema de regulação municipal.

O paciente passa por avaliação do dentista da unidade, que, ao identificar a necessidade de um procedimento especializado, faz a solicitação. Com o encaminhamento em mãos, o paciente procura o setor de regulação da própria unidade onde foi atendido para cadastrar o pedido.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Casos de urgência ou emergência odontológica também podem ser resolvidos na rede municipal de saúde, através das UPAs Sul e Leste. Nestas unidades são resolvidos casos como fraturas e traumas decorrentes de acidentes, dores agudas, suturas de lábio, língua e gengiva, entre outros casos.

Os atendimentos nas duas UPAS são realizados da seguinte forma:
• UPA Leste: Atendimento odontológico 24 horas, todos os dias da semana.
• UPA Sul: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Atividades de promoção educativa em saúde bucal também fazem parte das ações desenvolvidas pela Semusa

EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL

Atividades de promoção educativa em saúde bucal também fazem parte das ações desenvolvidas pela Semusa, com objetivo de conscientizar, prevenir e tratar problemas dentários.

Para tanto, são promovidos eventos em escolas, igrejas, unidades de saúde, comunidade, com a execução de atividades como escovação supervisionada e procedimentos odontológicos com técnica de mínima intervenção, incluindo aplicação de selante para ajudar na preservação dos dentinhos, além da distribuição de kits de limpeza com escova, fio dental e creme dental.

Durante a escovação supervisionada, os profissionais ensinam detalhadamente, mediante protótipos, a forma correta de higienizar a boca, escovar os dentes, o que causa a cárie dentária e outros problemas de saúde bucal como gengivite, mau hálito, e a importância de uma alimentação saudável.

Texto: Luciane Gonçalves
Foto: Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho realiza a 1ª edição da Feira da Mulher do Norte

Publicado

Evento foi voltado para o artesanato, com uma grande variedade de produtos feitos com linhas, sementes e tecidos, entre outros

Em alusão ao Dia do Artesão, comemorado anualmente no dia 19 de março, a Prefeitura de Porto Velho realizou a 1ª edição da Feira da Mulher do Norte. Organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), o evento aconteceu ao final da tarde de quarta-feira (19), no pátio do Mercado Cultural, no centro histórico da cidade.

Prefeitura oferece a estrutura para que artesãs possam expor seus produtos“Essa feira tem como objetivo abrir espaço e oportunidades para ascensão de renda das mulheres, onde a Prefeitura oferece a estrutura para que essas artesãs possam expor seus produtos e, assim, ganhar seu dinheiro e ter uma vida mais digna”, explicou a titular da Coordenadoria de Mulheres, Anne Cleyanne.

No total, 15 mulheres foram selecionadas para participar da feira. Além do espaço, a Prefeitura contribuiu com a divulgação do evento e com toda a mobilização, por meio da CPPM, para que a população entenda e prestigie o trabalho das artesãs, que já participam de outras feiras organizadas por elas mesmas.

“Essa feira é só um núcleo, é uma pequena ação dentro de várias outras ações, porque essas artesãs, tanto quanto as outras empreendedoras, também recebem o acompanhamento da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, por determinação do prefeito Léo Moraes”, comentou Cleyanne.

Artesã Terezinha Frazão trabalha com acessórios em miçangasPor se tratar de um evento totalmente alusivo ao Dia do Artesão, a feira foi voltada somente para esse segmento, com uma grande variedade de produtos feitos com linhas, sementes e tecidos, entre outros. As mulheres capricharam e cada uma expôs o seu melhor, como bonecas feitas à mão, cordão, pulseiras e colares em geral, tanto biojoias quanto miçangas.

PARTICIPANTES

A artesã Terezinha Frazão, mais conhecida como ‘Tetê Frazão’, que trabalha com acessórios em miçangas, disse que a feira é uma ótima oportunidade não somente para vender, mas também como uma grande vitrine para que o público conheça o seu trabalho e das demais participantes.

Grande oportunidade para o artesanato e Porto Velho precisa disso, completou a artesã Fran Frazão“Nossa cidade tem muitos artesãos e eu estou muito feliz porque estão surgindo esses projetos que dão oportunidades. Às vezes, você está numa feira e quer muito vender, mas, além disso, aqui é uma vitrine maravilhosa que faz com que as pessoas conheçam o nosso trabalho. As pessoas não têm noção do quanto os artesãos de Porto Velho têm coisas maravilhosas para mostrar”, destacou.

“Foi muito importante eu ser chamada para esse primeiro evento da feira. Eu fiquei muito feliz porque você mostra o seu serviço, o que você faz de melhor e isso chama a atenção dos clientes que vêm nos prestigiar. Isso aqui dá visibilidade pra gente, é uma grande oportunidade para o artesanato e Porto Velho precisa disso”, completou a artesã Fran Frazão.

Texto: Augusto Soares
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana