conecte-se conosco


Porto Velho

SERVIÇO BÁSICO – Bairro Costa Silva recebe serviços de limpeza urbana

Publicado

População pode denunciar descarte incorreto do lixo

Buscando evitar diversos prejuízos aos moradores, a Prefeitura iniciou, nesta terça-feira (7), uma série de serviços de limpeza urbana no bairro Costa Silva, zona Norte de Porto Velho. O pacote inclui roço, raspagem, rastelagem, carpina e recolhimento de resíduos.

As ações seguem o cronograma de trabalhos da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) que já atendeu diversos pontos da cidade. Nessa semana, os trabalhos de limpeza também ocorrem no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), na região central e no espaço que sediou o arraial Flor de Cacto, na zona Sul da cidade.

Serviços de limpeza chegaram ao bairro Costa e Silva O serviço é uma importante ação para evitar entupimento de bueiros e bocas de lobo que causam alagamentos e diversos prejuízos. Para isso, a população também pode colaborar para a manutenção de espaços públicos mais limpos, denunciando quem insiste em jogar lixo nas ruas, pelo e-mail [email protected].

É possível também solicitar a limpeza do bairro ou rua pelo e-mail [email protected] ou no atendimento presencial na sede da Semusb, localizada na rua Aparício Moraes, 3186, bairro Industrial.

Na última semana, as equipes realizaram a varrição mecanizada na avenida Prefeito Chiquilito Erse, antiga Rio Madeira, entre as avenidas Tiradentes e José Vieira Caúla.

Além do trabalho dos servidores com a utilização de pás, roçadeiras, vassouras e rastelos, o caminhão vassoura ou varredeira mecânica é utilizado para limpar as ruas e avenidas mais extensas e asfaltadas, onde não há entulhos. Com mais rapidez, a máquina varre e, ao mesmo tempo, recolhe toda sujeira.

Texto: Vanessa Farias
Fotos: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

PAVIMENTAÇÃOPrefeito Hildon Chaves anuncia mais 11 quilômetros de asfalto em três bairros da zona Leste

Publicado

Vão receber o pavimento os bairros Maringá, Pantanal e Escola de Polícia

Bairros também serão contemplados com meio-fio e sarjetaMais três bairros receberão asfalto nos próximos meses. O anúncio foi feito pelo prefeito Hildon Chaves, e o pavimento chegará aos bairros Maringá, Pantanal e Escola de Polícia, todos na zona Leste. A princípio serão 37 ruas com pavimento novo, somando mais 11 quilômetros de asfalto feitos pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob). A terraplanagem no bairro Pantanal já começou a ser feita.

De acordo com a Secretaria de Obras, os bairros também serão contemplados com meio-fio e sarjeta, serviço licitado e em andamento em outros bairros da cidade. Porém, esta etapa da obra só será realizada quando o serviço de pavimentação for concluído.

Secretário da Semob, Diego Lage, reforça que para dar início ao trabalho no bairro, não pode haver lançamento de esgoto nas vias, situação que deve ser observada e regularizada pelos próprios moradores.

“Sempre que anunciamos um projeto de pavimentação, através da Prefeitura de Porto Velho, nós deixamos clara a necessidade de que os moradores façam o descarte correto de dejetos, para que assim o asfalto possa ser feito com qualidade. Quando o esgoto é lançado na via ou nas bocas de lobo, que são os bueiros feitos para escoamento de águas pluviais, há um atraso no trabalho para que os responsáveis corrijam a situação. Por isso, reforçamos que é importante que cada um faça a sua parte para que o asfalto chegue com qualidade até cada munícipe”, explica o secretário.

Nos bairros, o que também será avaliado são as Áreas de Preservação Permanente (APP). Nestes locais, os conhecidos canais devem ser respeitados. Outro ponto a ser destacado é que o avanço da obra depende também do volume de chuva, mais intenso no inverno amazônico e que se estende até o mês de maio. “Nossa prioridade é entregar um asfalto de qualidade, para isso avaliamos diversos fatores e a chuva é um dos principais. Não vamos parar de trabalhar, mas vamos avançar de acordo com o que o volume de chuva permitir”, enfatiza Diego.

Texto: Larissa Vieira
Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

OBRASTerraplanagem é executada nas ruas do residencial Pró-Moradia Leste

Publicado

São mais de R$ 8 milhões investidos pela Prefeitura de Porto Velho

Semob assumiu execução após término do prazo previsto em contrato com empresa responsável de concluir a obraA Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob), segue com a execução das obras de conclusão das 269 casas do Pró-Moradia Leste. Em andamento estão os serviços de terraplanagem nas ruas do residencial, que serão pavimentadas nos próximos dias. Também estão sendo feitos testes na estação de tratamento de esgoto, que será voltada ao abastecimento das casas populares apenas no residencial. A Secretaria assumiu a execução do serviço após o término do prazo previsto em contrato para a empresa responsável concluir a obra.

“Montamos uma força-tarefa com servidores da Semob para concluir o que já foi iniciado, colocar em funcionamento a estação de tratamento de esgoto, e avaliar o que falta de acabamento nas casas. Essa equipe fez o levantamento na última semana, assim que o prefeito Hildon Chaves determinou que este trabalho seria concluído pela Prefeitura, tudo para que as casas sejam entregues no menor prazo possível”, explicou o secretário de Obras, Diego Lage.

Em coletiva de imprensa, o prefeito Hildon Chaves informou que a Procuradoria-Geral do Município ingressou com ação judicial para a remoção de eventuais invasores dos imóveis, como forma de resguardar os direitos dos contemplados com as casas.

“Destinamos R$ 8 milhões para o término das obras que deveriam ter sido entregues no ano passado, mas todos os prazos foram superados e nada aconteceu conforme a previsão contratual, motivando a não renovação. Com isso, decidimos que a Prefeitura assumiria a responsabilidade pelo término dos serviços e entrega das moradias, aguardadas há anos por estes beneficiários”, explicou o prefeito.

Secretarias parceiras também estão envolvidas no trabalho, como a Emdur, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) e a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), que no início da semana realizou o serviço de limpeza do local.

Texto: Larissa Vieira
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana