conecte-se conosco


Rondônia

Seminário de Lançamento do Referencial Curricular do Ensino Médio acontece em Porto Velho

Publicado

Evento acontece até 23 de junho, no auditório da Escola Major Guapindaia, em Porto Velho

Acontece até quinta-feira (23) o Seminário de Lançamento do Referencial Curricular do Ensino Médio do estado de Rondônia. O evento que teve início da segunda-feira (20), é destinado às escolas de Porto Velho, e é realizado no auditório da Escola Estadual Major Guapindaia. Dentre as atividades coordenadas pela Secretária de Estado da Educação – Seduc, estão palestras, oficinas, roda de conversa e abertura para questionamentos e dúvidas sobre as novas diretrizes curriculares.

O seminário vai preparar os professores, gestores, supervisores e orientadores de escolas estaduais da Capital, bem como representantes das Coordenadorias Regionais de Educação – CRE e técnicos da Diretoria Geral da Educação, sobre as práticas pedagógicas relacionadas à implementação do referencial, a fim de dar continuidade aos trabalhos.

O Novo Ensino Médio tem por intuito aprimorar os conhecimentos dos jovens estudantes de Rondônia e está sendo implementados nos primeiros anos, nas escolas estaduais.

A diretora-geral de Educação, Irany Oliveira, comenta que implantar o Novo Ensino Médio foi um trabalho desafiador e inovador para todos da Seduc. “Agora a missão é seguir para a parte prática e se apropriar desse trabalho, para aplicar nas escolas estaduais, em todas as modalidades do Ensino Médio, por meio de troca de ideias e experiências”, pontua.

Devido às dificuldades que o ensino enfrentava, o Plano Nacional de Educação -PNE pontuou a necessidade de uma renovação do Ensino Médio. Em 2017, aconteceu o lançamento de aprovação da Lei n° 13.415/2017, que já passou por inúmeras alterações até ser ajustado e implantado no Estado. Para a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, que participou das primeiras discussões, o sentimento é de satisfação pelo trabalho deveras desempenhado.

“Presenciar esse seminário é o fechamento de um ciclo do trabalho que iniciamos em 2014. É uma data muito importante para Rede Estadual de Ensino. A maioria dos Estados contratou uma consultoria externa, com valores altos, para fazer essa preparação, mas no Estado de Rondônia foi realizado pelos próprios profissionais da Seduc”, destaca.

NOVO ENSINO MÉDIO

A implementação é composta por uma parte comum e obrigatória à rede de Ensino do Estado, denominada Base Nacional Comum Curricular, e outra parte que propõe a flexibilização curricular, permitindo ao estudante a escolha da área de conhecimento e/ou formação profissional e técnica para aprofundar os seus estudos.

Diante dessas escolhas, a reformulação aproxima ainda mais a escola da realidade dos estudantes à luz das novas demandas profissionais do mercado de trabalho.

Nesse processo, o referencial curricular institui que os itinerários formativos devem ser desenvolvidos por meio das unidades curriculares: trilhas de aprofundamento, projeto de vida, eletivas e espanhol. Sendo que sua implementação acontecerá conforme a arquitetura curricular elaborada para o sistema estadual de ensino.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Cadastro de criadores de abelhas busca fortalecer cadeia do mel em Rondônia

Publicado

O cadastro é gratuito, presencial e pode ser feito em qualquer unidade local da Idaron

O governo de Rondônia reforça o chamado para que apicultores e meliponicultores de todo o estado realizem o cadastro de seus apiários e meliponários junto à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). A iniciativa integra o Programa Nacional de Saúde das Abelhas em Rondônia, constituindo um pilar fundamental para estruturar a cadeia produtiva, orientar políticas públicas e viabilizar ações de vigilância e promoção da sanidade das colmeias.

O cadastro é gratuito, presencial e pode ser feito em qualquer unidade local da Idaron. Para se registrar, o produtor — pessoa física ou jurídica — deve apresentar documento com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. Também serão coletadas informações sobre o número de colmeias e a localização da criação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa visa ampliar o alcance do Programa Nacional de Saúde das Abelhas no estado e promover uma apicultura mais sustentável, segura e integrada às demais cadeias do agronegócio em Rondônia.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, reforçou a importância da participação dos criadores no programa. “Ao cadastrar seus apiários e meliponários, os produtores contribuem para a proteção das abelhas, a prevenção de doenças e a valorização da produção de mel em Rondônia”, destacou.

BENEFÍCIOS

Entre os principais benefícios do cadastro, estão a organização e a formalização do setor, além de promover melhores condições para o desenvolvimento de atividades de defesa sanitária e orientação técnica aos produtores. Com os dados atualizados, a Agência pode mapear as áreas de criação, direcionar ações preventivas e responder mais rapidamente em casos de suspeitas de doenças.

A Idaron atua em casos de suspeitas de doenças em abelhas. A recomendação é que os criadores de abelhas comuniquem imediatamente qualquer alteração no comportamento ou na mortalidade dos enxames. A comunicação pode ser realizada por meio do site da instituição, na seção “Notificação de doenças”, pelos telefones das Unidades Locais da Agência ou presencialmente na unidade mais próxima.

CRIADORES DE ABELHAS 

Até o momento, 115 apicultores encontram-se cadastrados, distribuídos em 187 propriedades. Dessas, 149 possuem fins comerciais, com cerca de 2,2 mil colmeias e produção estimada em 39 mil quilos de mel por ano. No caso da meliponicultura — criação de abelhas sem ferrão —, são 56 produtores atuando em 59 propriedades, com 491 colmeias e produção anual de aproximadamente 713 quilos de mel.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Fases regionais Mamoré e Noroeste do Joer 2025 têm abertura nos dias 16 e 17

Publicado

As cerimônias marcam o início das competições regionais, reunindo estudantes-atletas de vários municípios

As cerimônias de abertura da Fase Regional dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer 2025) ocorrerão nos dias 16 e 17 de junho, respectivamente nos municípios de Guajará-Mirim e Jaru. A fase Mamoré será aberta na segunda-feira (16), às 19h30, na quadra poliesportiva do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM X, em Guajará-Mirim. Já a fase Noroeste será iniciada na terça-feira (17), às 8h30, no Ginásio Poliesportivo Sebastião Mesquita, em Jaru. As cerimônias marcam o início das competições regionais, reunindo estudantes-atletas de diversas cidades com o objetivo de promover o esporte escolar e fortalecer os vínculos entre as redes de ensino.

O evento contará com a presença de autoridades locais e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além de delegações escolares que participarão de competições em modalidades coletivas e individuais. As fases regionais representam etapas classificatórias importantes rumo à fase estadual dos Jogos, estimulando o protagonismo juvenil e o desenvolvimento integral dos estudantes por meio do esporte.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca que, “o Joer é uma das mais importantes políticas públicas de valorização da juventude e do esporte educacional em nosso estado. Esses eventos regionais revelam talentos e promovem a integração entre os municípios.”

A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, ressaltou a relevância do trabalho conjunto na realização dos jogos. “Cada fase do Joer é fruto do empenho de professores, gestores e técnicos das regionais. O esporte transforma vidas e amplia as possibilidades educacionais dos nossos estudantes.”

PREPARAÇÃO

O gerente de Esporte Escolar da Seduc, Marcelo Araújo, enfatizou a preparação das equipes e o crescimento do evento. “Estamos com uma organização robusta, garantindo a estrutura adequada em cada município-sede. O Joer 2025 tem se destacado pelo aumento no número de participantes e pelo envolvimento das comunidades escolares.”

DESPORTO

Criado como política de incentivo ao desporto educacional, o Joer promove competições nas fases municipal, regional e estadual, abrangendo modalidades como atletismo, futsal, voleibol, natação, judô, entre outras.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana