conecte-se conosco


Rondônia

Sedam promove ações de educação ambiental em aldeias da Terra Indígena Roosevelt, em Espigão do Oeste

Publicado

Comunidades indígenas da Zona da Mata recebem da Sedam orientações sobre preservação do meio ambiente

Com o objetivo de garantir e promover a proteção,  recuperação, conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das Terras Indígenas – TI, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam promoveu na última semana, visita a TI Roosevelt da etnia Cinta Larga,  localizada município de Espigão do Oeste. A ação visa implementar o Programa Estadual de Educação Ambiental em Terras Indígenas – Peatir.  

Nesta missão, a Coordenadoria de Educação ambiental – Ceam, juntamente à Coordenadoria de Povos indígenas – Copin e Assessoria de Mudanças Climáticas estiveram em Espigão do Oeste. A visita técnica às aldeias teve como objetivo levar o trabalho educativo, tanto para os adultos quanto para as crianças.

O enfoque principal foi a educação ambiental, recuperação de áreas degradadas, combate às queimadas, recuperação de nascentes, mudanças climáticas, entre outras pautas que promovam saúde e bem-estar, e gerem renda para as comunidades indígenas. As medidas adotadas respeitam a competência da união, por meio da Funai, mas atende também ações de competência do Estado no apoio ao usufruto exclusivo da terra, para os povos indígenas do Estado de Rondônia.

PEATIR

Sedam promoveu rodada de palestras e orientações para troca de experiência entre indígenas

O Programa Peatir tem como objetivo apoiar os municípios no desenvolvimento de atividades educativas, promover oficinas e realizar rodas de conversa sobre empreendedorismo em terras indígenas. Durante a atividade, a Sedam realizou uma roda de conversa com indígenas com a proposta de entender e apreciar as interações entre os indígenas e suas culturas para a melhoria na qualidade de vida. A assessoria de mudanças climáticas abordou a temática mostrando como pequenas ações podem contribuir para uma produção mais sustentável em relação ao clima.

Já a coordenadoria de educação ambiental levou cartilhas orientativas, desenhos e panfletos para trabalhar a conscientização sobre a preservação dos rios e a prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais. As ações foram realizadas nas aldeias  Roosevelt, João Bravo e 14 de Abril, na  Terra Indígena Roosevelt do povo Cinta Larga.

O vice-cacique da aldeia 14 de maio, Vando Cinta Larga disse que essa interação será importante para que a comunidade indígena possa falar e se sentir ouvida quanto às questões ambientais e sociais. “Nós queremos realizar aqui na nossa aldeia um projeto de turismo para que as pessoas possam vir nos visitar. Também precisamos de orientações para melhorar nossas plantações. Isso esperamos conseguir com esse apoio, por isso é importante a vinda do Governo através da Sedam” detalhou o vice-cacique.

O gerente da Copim, Rubens Naraikoe Suruí destaca que este primeiro contato com as aldeias vai estreitar os laços com a comunidade indígena, facilitando a comunicação entre o Governo de Rondônia e a população. “Nós viemos aqui hoje para ouvir o que cada um precisa e ver o que podemos fazer para melhorar a vida deles. Temos nossos projetos de levar a educação ambiental, o turismo e a agroecologia para as Terras Indígenas, mas queremos ouvir deles as principais demandas” explicou o gerente.

Um dos pilares do Peatir é conscientizar os povos indígenas sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, conservando as reservas naturais. “Sabemos que está se aproximando o tempo de derrubadas e queimadas, entre outras situações que afetam diretamente o meio ambiente, então, é preciso conscientizar a população para evitar poluir o meio ambiente em que vivemos”, completou o gerente.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Solidariedade marca ação inédita do governo de RO no distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré

Publicado

No total, 96 candidatos à doação foram atendidos

No dia 1º de novembro, o governo de Rondônia realizou uma coleta itinerante histórica no distrito de Jacinópolis, pertencente ao município de Nova Mamoré. A ação, de iniciativa da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), foi organizada pelo Hemocentro de Ariquemes, com o apoio de servidores da sede em Porto Velho, e marcou a primeira vez que uma coleta desse tipo foi realizada na localidade.

No total, 96 candidatos à doação foram atendidos, resultando em 82 bolsas de sangue coletadas e 16 novos cadastros de medula óssea (HLA). Moradores do distrito e de comunidades vizinhas se deslocaram  para participar da ação. A maioria dos doadores realizou a doação pela primeira vez, demonstrando o impacto e a importância das coletas itinerantes para levar esperança e vida a todos os cantos do estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, cada bolsa de sangue representa uma chance de vida. “Em cada ação, o governo evidencia o resultado de planejamento, investimento e, acima de tudo, da solidariedade da população”, salientou. 

A presidente da Fhemeron, Gabriele Gaspar, ressaltou que “estar em Jacinópolis foi um marco para todos. Cada sorriso, cada doação e cada gesto de solidariedade mostram o quanto é importante a solidariedade das pessoas.”

AÇÃO QUE RENOVA VIDA

A coleta aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Mendes Cardoso, onde a comunidade local se reuniu em peso. O evento reforça a importância das coletas itinerantes que permitem que pessoas de localidades distantes também possam exercer o gesto de doar sangue, contribuindo para o abastecimento dos estoques e para o salvamento de vidas em todo o estado.

Quer doar sangue? Veja os requisitos básicos:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos com autorização dos pais ou responsáveis);
  • Pesar 50 quilos ou mais;
  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Estar alimentado e descansado.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Bolas confeccionadas no projeto Pintando a Liberdade são entregues pelo governo de RO durante “Natal de Luz”

Publicado

As bolas confeccionadas foram entregues às crianças durante a festividade, representando a esperança, a solidariedade e o espírito de confraternização que caracteriza o Natal

Em um gesto que une solidariedade, cidadania e reintegração social, o governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (3), a entrega de 100 bolas confeccionadas por reeducandos do sistema prisional, durante a tradicional abertura do “Natal de Luz 2025”, realizada na área frontal do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.

Com a participação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que coordenou a confecção das bolas através do projeto Pintando a Liberdade, a ação tem como objetivo oferecer oportunidades de trabalho, capacitação e ressocialização a pessoas privadas de liberdade.

A entrega dos itens foi realizada por meio da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) às crianças durante a festividade, representando a esperança, a solidariedade e o espírito de confraternização que caracteriza o Natal.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do caráter social, a atividade reforça as políticas públicas voltadas à reinserção social. “Quando a administração pública promove ações como essa, une dois propósitos muito importantes: o de levar alegria às crianças e a ressocialização. É um gesto simbólico, mas carregado de significado social”, ressaltou.

CELEBRAÇÃO NATALINA

O “Natal de Luz” é um dos eventos mais tradicionais do calendário estadual estendendo-se durante todo o período natalino, reunindo servidores, familiares e a comunidade em geral para celebrar o espírito de Natal, com apresentações culturais, distribuição de presentes e ações solidárias.

De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, a iniciativa representa mais do que um simples ato de doação. “Cada bola confeccionada simboliza a reintegração social por meio do trabalho, além de contribuir de forma positiva com a sociedade. Essa é a essência do projeto Pintando a Liberdade: transformar o tempo de reclusão em oportunidade de recomeço e cidadania”, destacou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana