conecte-se conosco


Rondônia

Sedam promove ações de educação ambiental em aldeias da Terra Indígena Roosevelt, em Espigão do Oeste

Publicado

Comunidades indígenas da Zona da Mata recebem da Sedam orientações sobre preservação do meio ambiente

Com o objetivo de garantir e promover a proteção,  recuperação, conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das Terras Indígenas – TI, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam promoveu na última semana, visita a TI Roosevelt da etnia Cinta Larga,  localizada município de Espigão do Oeste. A ação visa implementar o Programa Estadual de Educação Ambiental em Terras Indígenas – Peatir.  

Nesta missão, a Coordenadoria de Educação ambiental – Ceam, juntamente à Coordenadoria de Povos indígenas – Copin e Assessoria de Mudanças Climáticas estiveram em Espigão do Oeste. A visita técnica às aldeias teve como objetivo levar o trabalho educativo, tanto para os adultos quanto para as crianças.

O enfoque principal foi a educação ambiental, recuperação de áreas degradadas, combate às queimadas, recuperação de nascentes, mudanças climáticas, entre outras pautas que promovam saúde e bem-estar, e gerem renda para as comunidades indígenas. As medidas adotadas respeitam a competência da união, por meio da Funai, mas atende também ações de competência do Estado no apoio ao usufruto exclusivo da terra, para os povos indígenas do Estado de Rondônia.

PEATIR

Sedam promoveu rodada de palestras e orientações para troca de experiência entre indígenas

O Programa Peatir tem como objetivo apoiar os municípios no desenvolvimento de atividades educativas, promover oficinas e realizar rodas de conversa sobre empreendedorismo em terras indígenas. Durante a atividade, a Sedam realizou uma roda de conversa com indígenas com a proposta de entender e apreciar as interações entre os indígenas e suas culturas para a melhoria na qualidade de vida. A assessoria de mudanças climáticas abordou a temática mostrando como pequenas ações podem contribuir para uma produção mais sustentável em relação ao clima.

Já a coordenadoria de educação ambiental levou cartilhas orientativas, desenhos e panfletos para trabalhar a conscientização sobre a preservação dos rios e a prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais. As ações foram realizadas nas aldeias  Roosevelt, João Bravo e 14 de Abril, na  Terra Indígena Roosevelt do povo Cinta Larga.

O vice-cacique da aldeia 14 de maio, Vando Cinta Larga disse que essa interação será importante para que a comunidade indígena possa falar e se sentir ouvida quanto às questões ambientais e sociais. “Nós queremos realizar aqui na nossa aldeia um projeto de turismo para que as pessoas possam vir nos visitar. Também precisamos de orientações para melhorar nossas plantações. Isso esperamos conseguir com esse apoio, por isso é importante a vinda do Governo através da Sedam” detalhou o vice-cacique.

O gerente da Copim, Rubens Naraikoe Suruí destaca que este primeiro contato com as aldeias vai estreitar os laços com a comunidade indígena, facilitando a comunicação entre o Governo de Rondônia e a população. “Nós viemos aqui hoje para ouvir o que cada um precisa e ver o que podemos fazer para melhorar a vida deles. Temos nossos projetos de levar a educação ambiental, o turismo e a agroecologia para as Terras Indígenas, mas queremos ouvir deles as principais demandas” explicou o gerente.

Um dos pilares do Peatir é conscientizar os povos indígenas sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, conservando as reservas naturais. “Sabemos que está se aproximando o tempo de derrubadas e queimadas, entre outras situações que afetam diretamente o meio ambiente, então, é preciso conscientizar a população para evitar poluir o meio ambiente em que vivemos”, completou o gerente.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Panorama divulgado pelo governo de RO mostra que 96% das cidades descartam resíduos adequadamente

Publicado

O levantamento foi realizado através do grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento da política de resíduos sólidos

Com o intuito de embasar políticas públicas e ações estratégicas voltadas para a ampliação da coleta seletiva e o encerramento definitivo dos lixões nos municípios, o governo de Rondônia está lançando o Panorama de Resíduos Sólidos Rondônia 2024, documento que apresenta um estudo detalhado sobre a situação da gestão de resíduos no estado. O levantamento foi realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através do grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento da política de resíduos sólidos e aponta que 96% dos municípios rondonienses destinam seus resíduos de forma adequada. O Panorama de Resíduos Sólidos Rondônia 2024 está disponível no site da Sedam, no link https://www.sedam.ro.gov.br/post/sedam-residuos-solidos

O diagnóstico revela que 49 dos 52 municípios do estado encaminham seus resíduos para aterros sanitários, um avanço em relação à média da Região Norte, onde 73,8% dos municípios, ainda utilizam lixões conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, 28 cidades rondonienses mantêm áreas de lixão para outros fins, o que dificulta a recuperação ambiental desses locais e exige soluções bem mais eficazes para destinação correta dos resíduos.

O levantamento aponta, também que, 57,7% dos municípios não possuem coleta seletiva, o que evidencia a necessidade de investimentos na infraestrutura de reciclagem e valorização dos catadores de materiais recicláveis. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Panorama de Resíduos Sólidos é um documento importante para o desenvolvimento sustentável do estado. “Esse levantamento é fundamental para entendermos os avanços e desafios na gestão de resíduos”, ressaltou.

Diagnóstico aponta que 49 dos 52 municípios do estado encaminham seus resíduos para aterros sanitários

GESTÃO DE RESÍDUOS 

A engenheira agrônoma e analista ambiental da Sedam, Nathália Luzia Cardoso, destacou a necessidade de união entre diferentes setores para aprimorar a gestão de resíduos no estado. “Para consolidar um modelo sustentável de gestão de resíduos, é necessário um esforço conjunto entre o governo estadual, municípios e sociedade. O incentivo à coleta seletiva, a regularização das estruturas de gerenciamento e inclusão dos catadores são medidas fundamentais para fortalecer a sustentabilidade em Rondônia.”

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos,  a gestão eficiente dos resíduos sólidos depende da cooperação entre diferentes setores. “A melhoria da gestão de resíduos sólidos em Rondônia depende do comprometimento conjunto entre Poder Público e sociedade. Precisamos avançar na coleta seletiva, fortalecer a atuação dos catadores e buscar soluções definitivas para o fim dos lixões, promovendo um estado, ainda mais sustentável”, salientou. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Políticas públicas para combate às desigualdades consolida Rondônia como estado referência em desenvolvimento social

Publicado

Programa Vencer garante capacitação e equipamentos necessários para os concluintes de cursos começarem a trabalhar

Rondônia tem se consolidado como referência em desenvolvimento social na Região Norte, apresentando o menor Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e um dos menores do Brasil. Esse avanço é reflexo de políticas públicas eficazes implementadas pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), voltadas à redução das desigualdades e ao fortalecimento da inclusão social e produtiva, garantindo melhores condições de vida para população em situação de vulnerabilidade.

Para ampliar o acesso da população aos serviços essenciais e promover o desenvolvimento socioeconômico, o estado estruturou iniciativas estratégicas que têm gerado impactos positivos em todo o território rondoniense. Entre elas destacam-se os programas Vencer, Rondônia Cidadã e Meu Sonho, que atuam de forma complementar, garantindo, tanto a assistência imediata quanto a construção de oportunidades duradouras para os cidadãos, inclusive, realização de sonhos que possibilitam transformação de vidas com mais dignidade.

Mais de 100 mil atendimentos em diversas áreas foram realizados pelo programa Rondônia Cidadã

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além de proporcionar mais qualidade de vida às famílias beneficiadas, as iniciativas fortalecem a economia local, incentivam o empreendedorismo e ampliam as oportunidades de geração de emprego e renda. “A presença ativa do estado nessas regiões reforça o engajamento com a redução das desigualdades e promoção do desenvolvimento social e econômico”, ressaltou.

A secretária da Seas, Luana Rocha, destaca que, para este ano a meta é continuar expandindo o alcance dos programas, beneficiando um número maior de pessoas no estado. “Nosso objetivo é fortalecer as políticas públicas já implementadas, ampliar a cobertura dos serviços e consolidar Rondônia como um modelo de gestão social eficiente, promovendo um impacto positivo e duradouro na vida de milhares de cidadãos”, evidenciou.

INCLUSÃO SOCIOECONÔMICA

O Vencer tem como objetivo a inclusão socioeconômica da população, proporcionando condições para que os beneficiários adquiram autonomia financeira e protagonismo econômico.

O programa é estruturado em três pilares fundamentais:

  • Capacitação profissional;
  • Concessão de auxílio financeiro; e
  • Entrega de kits empreendedores.

Até o momento, 2.443 mil pessoas já se matricularam nos cursos oferecidos, e a entrega dos kits empreendedores segue em andamento. As primeiras distribuições ocorreram nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Vilhena, Cacoal e Costa Marques, com programação contínua para atender todas as cidades contempladas com o programa, como Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste e Nova Brasilândia d’Oeste.

CIDADANIA E INCLUSÃO

O Rondônia Cidadã, por sua vez, tem como missão levar serviços essenciais às comunidades mais distantes e de difícil acesso, assegurando cidadania e inclusão social. O programa disponibiliza emissão de documentos, assistência jurídica gratuita, consultas médicas, exames preventivos, cadastramento em programas sociais e atividades de lazer, garantindo que a população tenha acesso a direitos fundamentais e oportunidades que muitas vezes estão fora do seu alcance. Até o momento já foram realizados 121.480 mil atendimentos, demonstrando o impacto expressivo do programa na vida da população rondoniense.

Programa Meu Sonho vai tornar real o sonho de 5 mil famílias, nesta etapa

PROGRAMA HABITACIONAL

O Meu Sonho consiste em um programa habitacional que visa apoiar pessoas que buscam realizar o sonho da casa própria, tornando o processo mais acessível e com condições vantajosas. Com base nesse programa, que está com inscrições abertas, pelo menos 5 mil famílias com renda per capita de até R$ 8 mil, poderão adquirir sua casa, em qualquer lugar de Rondônia, tendo o valor da entrada de até R$ 30 mil garantido pelo governo estadual.

Com essa crescente valorização das pessoas que reflete no avanço do estado, a campanha “Fale Bem de Rondônia” convida todos os rondonienses a compartilharem suas histórias positivas sobre o estado e contribuírem para fortalecer sua imagem nacionalmente.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana