conecte-se conosco


Porto Velho

SAÚDE – Prefeitura recebe ambulancha para atender ao distrito de Calama 

Publicado

Embarcação atenderá moradores do distrito e da região do baixo Madeira

A Prefeitura de Porto Velho recebeu, na manhã desta quarta-feira (15), a doação de uma ambulancha que será destinada ao distrito de Calama para atender os pacientes locais e do entorno. A cerimônia aconteceu no estacionamento do Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal.

Embarcação atenderá moradores do distrito e da região do baixo Madeira A embarcação, no valor de R$ 409 mil, é fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Lebrão e foi repassada ao município pelo secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Maxwendel Gomes Batista.

O barco é próprio para o atendimento móvel de saúde e tem capacidade para oito pessoas.

“Em nome dos moradores do baixo Madeira, nós agradecemos o compromisso que permitiu que todo o processo acontecesse para chegarmos até esse momento”, declarou o prefeito Hildon Chaves.

Segundo Eliana Pasini, secretária municipal de Saúde, a ambulancha será uma grande aliada aos atendimentos da Unidade de Saúde da Família instalada na localidade, já que todos os deslocamentos e logísticas são fluviais.

“É uma região distante do distrito sede de Porto Velho e que agora está mais equipada para atender a situações de urgência e emergência nessa parte do baixo Madeira”, finaliza a secretária.

Texto: Vanessa Farias
Fotos: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

AUXÍLIOPrefeitura se reúne com catadores da Vila Princesa para discutir data de pagamento do benefício

Publicado

Prefeitura constatou irregularidades nos cadastros de alguns moradores

Secretário da Semasf assegurou que pagamento será feito até sexta-feira (8)A Prefeitura de Porto Velho, representada pelo titular da Secretaria Municipal de Assistência e Família (Semasf), Claudi Rocha, e pelo subsecretário-geral de Governo, Devanildo Santana, se reuniu nesta quarta-feira (6) com moradores da Vila Princesa.

A reunião tratou sobre o ‘Mãos Dadas’, benefício eventual por situação de vulnerabilidade temporária destinado às famílias de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis da comunidade Vila Princesa. O pagamento do benefício ainda não foi feito pela Prefeitura, devido a irregularidades constatadas nos cadastros de alguns moradores.

Durante o encontro, o secretário da Semasf assegurou que o pagamento será feito até sexta-feira (8).

MÃOS DADAS

O auxílio foi assegurado por meio da Lei Complementar Nº 984, de 31 de agosto de 2023, para ser concedido pela Prefeitura no período de até seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, no valor de R$ 1 mil mensais. Ao todo, 160 famílias estão cadastradas para receber o benefício. Outras 16 estão sendo avaliadas.

ATERRO SANITÁRIO

Desde novembro, Porto Velho passou a destinar os resíduos sólidos produzidos em residências, comércio, empresas e indústrias para o aterro sanitário Ecoparque Porto Velho, resolvendo um problema histórico do município. A adesão ao modelo de aterro sanitário traz uma série de benefícios ambientais, sociais, financeiros e à saúde da população. Antes, com a operação na Vila Princesa, um lixão a céu aberto, uma das consequências era o chorume, líquido gerado pela decomposição dos resíduos sólidos, poluindo o meio ambiente, o solo e lençóis freáticos.

A adesão ao novo modelo também traz benefícios sociais, pois permite condições de trabalho mais dignas aos catadores, uma vez que o aterro sanitário acaba estimulando a coleta seletiva por parte da população. Os benefícios também se estendem à área da saúde. Estudos comprovam que a água contaminada é um dos principais causadores de enfermidades, como hepatite, cólera e a diarreia, com esta última acometendo principalmente o público infantil.

Texto: SMC
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

CELEBRAÇÃO Idosos do Projeto Viver Ativo se preparam para mais uma edição do concurso de miss e mister

Publicado

Evento é uma forma de valorizar e destacar a importância da terceira idade na sociedade

Concurso é voltado para alunos do projeto Viver AtivoA Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), realizará a 3ª edição do ‘Concurso Miss e Mister Viver Ativo’ no dia 13 de dezembro, às 15h, na quadra poliesportiva Sérgio Carvalho, no bairro Esperança da Comunidade. O evento será aberto ao público com entrada gratuita e tem por objetivo promover a autoestima e uma vida mais ativa aos idosos do município.

O concurso é destinado para os alunos do projeto Viver Ativo, que participam em um dos três polos de atividades oferecidas pela Semes: Ginásio Eduardo Lima e Silva (Dudu), Centro de Convivência do idoso (CCI) e Quadra Sérgio Carvalho. As inscrições estão abertas e seguem até a próxima sexta-feira (8).

Participantes são avaliados pela vestimenta, desenvoltura, beleza e simpatiaA escolha da Miss e do Mister faz parte do cronograma de eventos desenvolvidos do Projeto Viver Ativo e marca o encerramento das atividades do ano de 2023. Esse é um momento muito esperado pelos idosos, que ficam na expectativa durante o ano todo para chegada do concurso, que acima de tudo é uma oportunidade de confraternização entre os alunos de todos os polos participantes e as famílias que prestigiam o evento.

Os participantes serão avaliados em vários quesitos, como, por exemplo, vestimenta, desenvoltura, beleza e simpatia, reunindo idosos cheios de energia e com histórias de vida inspiradoras. A beleza não tem idade, e essa iniciativa mostra que é possível valorizar e reconhecer a vivacidade e a simpatia dos idosos de nossa comunidade. Ao final, os candidatos com maiores notas serão declarados campeões e receberão premiações.

De acordo com a secretária da Semes, Ivonete Gomes, esse é um momento de celebração da beleza e simpatia dos idosos, que têm a oportunidade de mostrar todo o seu charme e carisma. “A beleza e simpatia dos idosos têm ganhado cada vez mais destaque nos nossos projetos, e esse concurso já se tornou uma tradição e merece todo cuidado para que os nossos idosos possam, principalmente, se divertir durante o evento”, conclui a secretária.

Texto: André Oliveira
Foto: Ricardo Farias

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana