conecte-se conosco


Porto Velho

SAÚDE – Prefeitura disponibiliza programa de acompanhamento a pacientes diabéticos

Publicado

Mais de 7 mil pessoas são monitoradas nas Unidades Básicas de Saúde de Porto Velho

Município monitora mais de 7,3 mil diabéticos cadastrados Para proporcionar mais qualidade de vida às pessoas acometidas pela diabetes, a Prefeitura de Porto Velho disponibiliza o Programa Hiperdia em todas as unidades de saúde da rede municipal. A rede também presta assistência aos que sofrem de hipertensão.

Conforme a coordenadora do programa no município, Soraya Dalboni, atualmente existem 7.371 diabéticos cadastrados, monitorados e acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura, tanto na zona urbana quanto na região rural.

Desse total, 3.071 são insulinodependentes, ou seja, dependem da insulina para o controle da doença, sendo o medicamento fornecido pelo município.

“Eles ainda recebem o glicosímetro, a fita, a própria insulina e a medicação, além de serem orientados a praticarem atividades físicas e terem uma boa alimentação”, completou Soraya.

Camila Freire, médica generalista da UBS Agenor de CarvalhoAlém dos adultos, 36 crianças de 1 a 12 anos, também acometidas pela diabetes, recebem toda a atenção da equipe multiprofissional da Prefeitura dentro das UBS. A critério médico, elas podem ser encaminhadas para especialistas.

PREVENÇÃO

A médica generalista da UBS Agenor de Carvalho, Camila Freire, informa que a diabetes é uma doença traiçoeira, que inicialmente não apresenta sintomas. Na maioria das vezes ela só é detectada através de exames de sangue, onde na verificação do nível da glicemia (açúcar no sangue).

Para prevenir a doença, a médica aconselha cuidar da alimentação, diminuindo e moderando o consumo de açúcar e seus derivados, carboidratos e outros alimentos que possam ocasionar o aumento da glicose no sangue, praticar exercícios físicos e realizar exames laboratoriais periodicamente.

Para receber o atendimento e toda atenção dispensada pela rede municipal de saúde, basta o paciente procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Texto: Augusto Soares
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Arraial da Igreja de Santo Antônio celebra 100 anos com festa marcada pela fé, cultura e tradição

Publicado

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento reuniu a população em uma noite especial de música, comidas típicas e valorização do empreendedorismo local

A comunidade de Porto Velho vivenciou, na sexta-feira (13), uma noite memorável no centenário Arraial da Igreja de Santo Antônio. Realizado na área histórica da Vila de Santo Antônio, às margens do rio Madeira, o evento reforçou a importância da fé, da cultura e das tradições que fazem parte da identidade do povo rondoniense.

Arlete Nascimento, moradora do bairro Cascalheira, foi uma das visitantesNeste ano, a edição comemorativa de 100 anos e com tema: Fé, cultura e tradição, foi marcada por uma programação especial que iniciou às 17h, com a tradicional procissão saindo do cemitério até a capela. Às 18h, foi celebrada a missa campal e, logo após, o espaço se transformou em um grande arraial, com atrações musicais, quadrilhas, comidas típicas e a presença da comunidade local e visitantes de diversos bairros da capital.

O público pôde saborear delícias regionais como vatapá, mungunzá, bolo de macaxeira, pamonha, tacacá, além de participar de bingos e rifas promovidos pelas barracas da quermesse.

A autônoma Arlete Nascimento, moradora do bairro Cascalheira, foi uma das visitantes. Ela elogiou a organização. “Está tudo muito lindo. Estou gostando muito da organização do evento. Parabéns também à Prefeitura de Porto Velho por manter viva essa tradição tão bonita.”

 Sônia Oliveira, acompanhada do esposo, Francisco Oliveira, também prestigiou o eventoQuem também prestigiou o evento foi a professora Sônia Oliveira, acompanhada do esposo, Francisco Oliveira. Eles se mostraram encantados. “É uma alegria fazer parte dessa festa. A estrutura está ótima, tudo muito bem organizado. Parabenizamos a Prefeitura por apoiar esse evento tão importante para nossa história e nossa cultura.”

O evento também contou com a participação do Giro Empreendedor, uma feira promovida pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). Artesãos, produtores locais e pequenos comerciantes expuseram e venderam artigos regionais como acessórios, roupas, alimentos, artesanato e plantas ornamentais.

O secretário da Semdestur, Paulo Moraes Júnior, falou da importância de valorizar os empreendedores e também desse apoio à cultura da capital. “Valorizar nossas tradições é fortalecer a identidade do nosso povo. A festa junina da Igrejinha, por muitos anos, sofreu com a falta de apoio. Mas agora, com a parceria entre a Semdestur, a Prefeitura e o Santuário de Fátima de Porto Velho, estamos garantindo um evento à altura do que a população merece. O Arraial de Santo Antônio é patrimônio cultural e merece ser celebrado com organização, beleza e respeito à nossa cultura.”

Prefeito esteve no evento e aproveitou para visitar as barracas do Giro EmpreendedorA realização do evento contou com a união entre a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semdestur, e o Santuário de Fátima. Toda a estrutura foi pensada para oferecer conforto, segurança, limpeza e organização.

O prefeito Léo Moraes disse que o arraial é o mais charmoso da nossa cidade, devido ser em um local emblemático e histórico. “Festa da Capela, um século de devoção e alegria. É o arraial mais charmoso da nossa cidade de Porto Velho, num local muito emblemático e histórico, origem da nossa fé. Fico feliz em colaborar, por meio da administração, para que esse evento continue sendo um sucesso. Estamos aqui com barracas bem dispostas, apresentações culturais como boi-bumbá e quadrilhas, e o Giro Empreendedor valorizando nossos talentos. Essa festa aproxima o povo da sua história e do sentimento de pertencimento”.

Os presentes no evento se concentraram às 17h em frente do cemitério de Santo Antônio, na sequência uma procissão até a Capela de Santo Antônio, às 18h teve a missa campal, seguido pelo show da cantora Patrícia Morais, e após o mega show teve a quadrilha Cangaço Furacão (Quadrilha Rádio Farol) e apresentação do boi-bumbá Estrela de Rondônia.

O Arraial de Santo Antônio segue sendo um símbolo vivo da fé e das raízes culturais de Porto Velho, atraindo famílias inteiras para celebrar, em comunhão, a história que constrói o presente e inspira o futuro.

Texto: Jhon Silva
Fotos: José Carlos/ Redes Sociais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho abre chamamento público para prevenção e combate a incêndios durante o verão amazônico

Publicado

Será selecionada uma organização da sociedade civil para celebração do termo de cooperação

Ação visa a contenção dos graves problemas ocasionados por conta das queimadas indevidasCom a chegada do período de seca na região amazônica, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), abriu o processo de Chamamento Público para a seleção de uma organização da sociedade civil (OSC), para a celebração de um Termo de Cooperação que visa prevenir e combater os incêndios rurais, urbanos e florestais no município.

De acordo com o Edital de Chamamento 5/2025, a OSC que firmar o Termo de Cooperação irá atuar entre os meses de julho a novembro de 2025, em regime de plantão 24h/dia, sete dias por semana, além da elaboração, implantação e execução dos planos de trabalho.

Vale destacar que essa será uma ação inédita promovida pelo poder público, visando a contenção dos graves problemas ocasionados aos porto-velhenses por conta das queimadas indevidas nos últimos anos.

Para participar do chamamento, é necessário que a OSC tenha experiência mínima de três anos ininterruptos ou intercalados, na execução de projetos ou ações finalísticas diretamente relacionadas à proteção ambiental com ênfase em prevenção, controle e combate a incêndios florestais, urbanos ou rurais.

A entrega da documentação poderá ser realizada presencialmente, em envelopes fechados, indevassáveis, distintos e devidamente identificados, ou por meio eletrônico, mediante envio dos arquivos compactados para o e-mail [email protected] com cópia para o e-mail da [email protected] , até as 10h, horário de Rondônia, do dia 9 de julho de 2025.

No caso da entrega presencial, os envelopes deverão ser protocolados no Protocolo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), situada na rua General Osório, nº 81, Centro de Porto Velho.

Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana