Porto Velho
SAÚDE – Com mais de 900 mil doses aplicadas, Porto Velho segue com a imunização contra a covid-19
Publicado
9 de junho de 2022, 11:20
Doses estão disponíveis nas unidades de saúde e no PV Shopping
Superando a marca de 900 mil doses aplicadas, a Prefeitura de Porto Velho mantém o combate e a prevenção contra a covid-19. Mesmo com a redução de casos graves e mortes pela doença, o município segue com a estratégia de ofertar os imunizantes em unidades de saúde e no Porto Velho Shopping, garantindo fácil acesso para que a população possa completar o ciclo de imunização, seja com segunda, terceira ou quarta dose.
Até o momento, mais de 902 mil doses já foram aplicadas, entre primeira, segunda aplicação, e doses de reforço. De acordo com o Vacinômetro do município, mais de 85% da população com 12 anos ou mais já recebeu, ao menos, a primeira aplicação, e 76% estão com a segunda dose garantida.
Os números atuais fazem com que Porto Velho esteja acima da cifra mínima para o controle da transmissão do vírus, que é de 70% a 75%, segundo a comunidade médica.
“Desde o início reforçamos que o único caminho para conter a pandemia é a vacinação, junto com os protocolos de saúde. Há mais de um ano, o município vem empenhando esforços para facilitar o acesso da vacina aos moradores e os números comprovam que o trabalho vem dando certo”, afirma a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini.
ESTRATÉGIA
A imunização contra a covid-19 em Porto Velho iniciou em janeiro de 2021 atendendo, inicialmente, aos grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde. Com o início do envio regular das doses, o município foi contemplando as demais faixas etárias.
Para atender a um grande contingente populacional e abranger a capital, zona rural e distritos, a Prefeitura foi elaborando estratégias de aplicação, a exemplo do drive-thru de vacinação, Barco Saúde e a mais recente estratégia de imunização infantil nas escolas da capital.
“Ao longo desse último ano, Porto Velho, bem como outros municípios, foi surpreendido por falta ou atraso de doses pelo Ministério da Saúde. Ainda assim, a Prefeitura sempre buscou adequar o seu estoque de vacinas a essas eventualidades para, em nenhum momento, comprometer o ciclo de imunização dos moradores”, explica Elizeth Gomes, coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa.
Atualmente, Porto Velho aguarda o envio de mais de doses do imunizante da Pfizer para o público adulto. O Ministério da Saúde já definiu um novo prazo de distribuição desse imunizante para os estados. O novo lote deve chegar até o fim dessa semana.
Ainda assim, todas as 19 unidades da capital e o ponto de aplicação no Porto Velho Shopping seguem abastecidos com doses suficientes dos imunizantes Janssen e AstraZeneca. “Essas vacinas podem atender a população que busca a dose de reforço, que hoje é o principal cenário. Com o novo envio da Pfizer adulta, todas as unidades voltarão a disponibilizar todos os esquemas já a partir da próxima semana, sem nenhum prejuízo ao ciclo vacinal”, afirma a coordenadora de Imunização.
Confira o cronograma de vacinação completo aqui.
Texto: Pedro Bentes
Foto: Wesley Pontes e Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Porto Velho
JIVA 2023Encerramento dos Jogos Interativos Viver Ativo é marcado pela emoção e premiação dos vencedores
Publicado
30 de novembro de 2023, 14:15
A equipe Guerreiros Destemidos, da zona Leste da capital, foi a grande campeã geral deste ano
Em clima de festa, emoção e confraternização, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), realizou nesta quinta-feira (30) o encerramento dos Jogos Interativos Viver Ativo 2023 (Jiva). Os Jogos da Melhor Idade foram realizados no Ginásio Eduardo Lima e Silva (Dudu), de 28 a 30 de novembro.
O último dia de competições foi marcado pela disputa entre as equipes nas modalidades de dominó, dama e arremesso à cesta, e a cada ponto a torcida fazia uma grande festa incentivando os competidores. Ao todo, cerca de 100 idosos do Projeto Viver Ativo participaram. Alunos dos polos Esperança da Comunidade, Centro de Convivência dos Idosos e do Eduardo Lima e Silva.
As equipes que participaram foram: Furacão da Melhor Idade, CCI, Alegria de Viver e Guerreiros Destemidos. No final, com a soma de todas as modalidades em disputa, a equipe campeã de 2023 foi a Guerreiros Destemidos, do polo da Quadra Sérgio Carvalho, do bairro Esperança da Comunidade. O time vencedor recebeu troféu e medalhas, e todos os participantes também receberam premiação.
Quem participou desta segunda edição do Jiva, vai guardar bons momentos entre amigos, como é o caso da Antônia Ferreira, 79 anos, que ficou emocionada em ter participado. “Esses jogos são uma maravilha, é muito bom. A gente se sente mais viva participando de uma atividade como esta”, disse a participante.
Para Natália Gonçalves, 65 anos, essa foi uma oportunidade que ela jamais vai esquecer.
“Eu só posso dizer que eu estou feliz, minha saúde melhorou, ajudou minha autoestima e se Deus quiser ano que vem estou de volta”, conclui. Para a professora Patrícia Lemos, é gratificante ver a alegria e disposição dos idosos em participar de todas as modalidades. “A gente vê uma explosão de alegria, amigos e familiares que vieram torcer pelos nossos atletas e isso nos motiva a continuar realizando esse evento. Foi muito lindo assistir essa disputa, obrigado à Semes pela realização desse evento”, disse a professora.
O objetivo do Jiva é estimular os idosos a buscarem uma vida saudável, com a prática de esportes e principalmente a interação. Segundo a secretária da Semes, Ivonete Gomes, essas ações são de extrema importância para esse público, ao proporcionarem motivação e entusiasmo pela vida.
“A nossa melhor idade merece, e hoje estamos entregando essas medalhas para reconhecermos o esforço de cada um deles. É muito importante essa motivação e nossos alunos são a prova que nosso projeto está no caminho certo. Ano que vem o Jiva será ainda mais especial”, finaliza a secretária.
Texto: André Oliveira
Foto: André Oliveira
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Porto Velho
DECRETOPrefeitura divulga regras e regulamento para o carnaval de rua 2024
Publicado
30 de novembro de 2023, 14:15
O período momesco em Porto Velho será entre os dias 1º de dezembro de 2023 a 24 de fevereiro de 2024
A Prefeitura de Porto Velho divulgou o Decreto nº 19.589, que estabelece normas de organização e segurança do carnaval popular de rua em 2024. O documento determina que o período momesco em Porto Velho será entre os dias 1º de dezembro de 2023 a 24 de fevereiro de 2024, e as atividades de blocos, cordões, bandas desfiles, agremiações e semelhantes, serão distribuídas entre os circuitos Centro, Sul, Leste e Areal.
O decreto ressalta ainda que os blocos carnavalescos de rua deverão desfilar até às 4h, seguindo as orientações previstas pela Prefeitura de Porto Velho. Entre as determinações estão:
VII – o horário máximo para o término/encerramento dos desfiles dos blocos será às 4h, ficando orientadas as agremiações participantes responsáveis pela organização e cumprimento dos seus horários, para que não extrapolem o limite de que trata este inciso;
VIII – os blocos que realizam suas atividades paradas (fixas no local) no correr do dia, terão seus tempos de atividade fixados de acordo com inciso VII deste artigo, ficando expressas as orientações para o cumprimento das suas atividades até o horário máximo estipulado;
IX – em havendo desfile das Escolas de Samba de Porto Velho, as mesmas se apresentarão em data única (um dia de desfile) a ser marcada dentro do período momesco e num percurso/espaço a ser definido pelos entes públicos detentores e gestores desses locais.
§ 1º O horário dos desfiles das escolas de samba deverá obedecer ao tempo máximo estabelecido no inciso VII deste artigo, ficando a LIESER e as suas agremiações afiliadas, orientadas a este fiel cumprimento.
§ 2º Em caso de desfile de dois ou mais blocos no mesmo circuito e mesmo dia, a concentração não poderá exceder uma hora e meia (noventa minutos), e, o intervalo entre a saída de um bloco e outro será de 1 (uma) hora, exceto casos fortuitos e outros provocados por agentes da natureza.
A Prefeitura também definiu as responsabilidades que deverão ser seguidas por cada secretaria do município durante o período, e as regras e orientações que devem ser observadas durante os eventos carnavalescos. Confira o decreto completo neste link.
BAILE MUNICIPAL
A abertura oficial do carnaval em Porto Velho acontece durante o Baile Municipal. Em 2024, o evento será realizado pela Fundação Cultural (Funcultural) no dia 20 de janeiro, no Mercado Cultural, a partir das 19h, com a participação de blocos e agremiações carnavalescas do município.
Texto: SMC
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Saiba quem é Michel Nisembaum, brasileiro refém do Hamas em Gaza

Governo do Estado estabelece Lei com ajuda de custo para voluntários que realizam atividades de trânsito

Brasil poderá integrar grupo de produtores e exportadores de petróleo

Subsídios financeiros caíram para R$ 203 milhões no 5º bimestre

Consumo do brasileiro cresceu 4,24% em outubro, aponta Abras
Política RO


Alunos da Unir recebem certificados de participação da Alero
Servidores da Escola do Legislativo (EL), instituição da Assembleia Legislativa (Alero), entidade que teve participação importante nas comemorações dos 40...


Alan Queiroz busca fortalecer agricultura familiar em Rondônia
Com o objetivo de fomentar a agricultura em Rondônia, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) solicitou ao Ministério da Agricultura...


Assembleia Legislativa entrega Voto de Louvor aos defensores da promoção da igualdade racial
Mais de 40 autoridades, entre representantes de instituições e entidades que contribuem para a promoção da igualdade racial, assim como...
Cidades


JIVA 2023Encerramento dos Jogos Interativos Viver Ativo é marcado pela emoção e premiação dos vencedores
A equipe Guerreiros Destemidos, da zona Leste da capital, foi a grande campeã geral deste ano Em clima de festa,...


DECRETOPrefeitura divulga regras e regulamento para o carnaval de rua 2024
O período momesco em Porto Velho será entre os dias 1º de dezembro de 2023 a 24 de fevereiro de...


BALLET PRAÇA CEUTurma do projeto social da Semdestur se apresenta no Palácio das Artes dia 18 de dezembro
Fazem parte do projeto social 180 crianças, que se apresentarão em espetáculo gratuito Com o título “Eu sou princesa, eu...
Policial


Em Pimenta Bueno/RO, PRF recupera veículo adulterado
Rondônia, 30/11/2023 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, no último domingo (26), realizando atividade de fiscalização de trânsito na...


Em Pimenta Bueno/RO, PRF apreende espingarda calibre 12
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na manhã desta quarta-feira (29), realizando atividade de patrulhamento ostensivo em rodovias federais,...


Em Porto Velho/RO, PRF acolhe cidadã em situação de fragilidade emocional
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na madrugada do último domingo (26), realizou o acolhimento de uma mulher em...
Mais Lidas da Semana
-
Policial28 de novembro de 2023, 09:50
Pedreiro que matou e estuprou mãe e 3 filhas usou drogas antes de invadir casa
-
Porto Velho27 de novembro de 2023, 09:00
Ex-presidiário ataca pai, sendo posteriormente agredido até a morte a pauladas em Porto Velho
-
Policial28 de novembro de 2023, 18:48
Idoso de 61 anos é preso por matar ex-esposa de 26 no interior de MT
-
Rondônia25 de novembro de 2023, 15:15
Cacau de Rondônia premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional, nas categorias Varietal e Mistura
-
Rondônia24 de novembro de 2023, 14:15
Rondônia obtém menor taxa de desocupação do país, de acordo com o IBGE
-
Rondônia24 de novembro de 2023, 14:45
Inauguração de obras, abertura do Natal de Luz e plataforma com dados geoespaciais marcam ações do Governo de Rondônia
-
Rondônia24 de novembro de 2023, 16:46
Consumidores são orientados sobre as compras durante a “Black Friday”
-
Rondônia25 de novembro de 2023, 13:15
Governo de Rondônia realiza Fórum Nacional de Inclusão Financeira e Democratização do Acesso a Crédito, em Porto Velho