conecte-se conosco


Rondônia

Rondônia registra aumento de 45% na exportação no 1° quadrimestre de 2022; ações do Governo influenciam no crescimento econômico 

Publicado

Dentre os produtos mais exportados em 2021 e 2022, a soja e a carne bovina se destacam

A retomada da economia em Rondônia já vem demonstrando resultado. O Estado apresenta um aumento de 45% nas exportações no primeiro quadrimestre de 2022, comparado com o mesmo período do ano anterior, aumento que soma o valor de mais de U$ 903.3 milhões, de acordo com o sistema para Consultas e Extração de dados do comércio exterior brasileiro – Comex Stat do Governo Federal. 

Os produtos mais exportados nos quadrimestres de 2021 e 2022 são carnes de animais da espécie bovina e soja. Neste ano, os cinco países que mais exportaram de Rondônia foram: Espanha, China, Turquia, Países Baixos e Estado Unidos, e em 2021 foram Espanha, Países Baixos, Turquia, China e Hong Kong. 

Esse destaque tem influência nas ações do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, com programas de incentivos tributários, Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia  – Conder e “Invest Rondônia”, em parceria com entidades e secretarias do Estado. 

De acordo com a secretária adjunta da Sedec, Francirlene Santana, o Poder Executivo tem um plano de ação, pelo “Invest Rondônia”, de continuar buscando investimentos que possam fomentar as exportações dos produtos regionais.

“O objetivo da Sedec é estimular uma cultura exportadora entre o setor produtivo e empresários do Estado”, afirmou Francirlene Santana. 

INVEST RONDÔNIA

Para levar as empresas rondonienses ao encontro do mercado nacional e internacional, a “Invest Rondônia”, uma coordenadoria da Sedec,  ligada ao comércio exterior e atração de investimentos,  participa de feiras nacionais e internacionais, apresentando a cadeia produtiva, com o intuito de prospectar novos clientes para as empresas rondonienses. A partir de visitas técnicas da equipe é realizada a captação de novos investimentos para Rondônia.  

Além disso, a coordenadoria  realiza prospecção de novos negócios de empresas que demonstram o interesse de se instalarem em Rondônia e acompanhamento de empreendimentos já instalados nos 52 municípios do Estado, realizando a conexão entre a cadeia produtiva, câmaras de comércios e embaixadas. Até o momento, a coordenadoria tem 30 empresas em acompanhamento, que somam mais de 13 mil novos empregos e mais de R$ 4 bilhões de futuro investimento para o Estado.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO 

A Coordenadoria de Indústria e Comércio  – Consic, da Sedec, tem atuado em busca de investimentos para o Estado, apresentando atrativos; como o programa de incentivo tributário, feito em parceria com a Secretaria de Estado de Finanças – Sefin, que trata de redução da carga tributária do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, assegurando às empresas, que estão e que querem se instalar em qualquer município de Rondônia, possam ter mais competitividade nos negócios. 

O “Incentivo Locacional” é outro programa do Governo de Rondônia, executado pela Sedec, que consiste na concessão de áreas no Distrito Industrial de Porto Velho por meio de Edital de Chamamento Público, realizado semestralmente e com prazo de adesão nele fixado à pessoa jurídica que exerça profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços, no qual se garanta a observância do Princípio da Isonomia, Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Igualdade, Publicidade e da Probidade Administrativa.

Além disso, é realizado a assessoria no Conder, auxiliando as deliberações que chega a proporcionar de 65% a 85% de descontos no ICMS aos investidores que vieram instalar suas indústrias no Estado.

DESTAQUE HALAL

Como forma de expandir o mercado de exportação em Rondônia, durante a 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, representantes da certificação Halal realizaram palestra e reuniões com expositores da feira para falarem sobre a certificação. Com o certificado Halal, a empresa poderá atender aos requisitos de consumidores árabes e muçulmanos ou ainda de outros mercados que busquem produtos comprovadamente saudáveis

“Halal nada mais é do que aquilo que é permitido por muçulmanos, e o mercado Halal abrange quase dois bilhões de pessoas ao redor do mundo. Viemos a Rondônia para trazer essa oportunidade aos empresários locais conhecerem o mercado e terem a possibilidade de realizar a exportação para mais de 57 países islâmicos e muçulmanos ao redor do mundo. Hoje, no Brasil, temos aproximadamente dois milhões de muçulmanos  que consomem produtos com a certificação Halal, que seria um diferencial para as empresas atenderem esse público, tanto no mercado nacional quanto internacional”, destacou o diretor de operações do Centro de Divulgação do Islam para América Latina – CDIAL-Halal, Ahmad Saifi.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Cidadania e educação de trânsito são levados à população do distrito de Palmares d’Oeste por meio do Rondônia Cidadã

Publicado

Detran-RO promoveu uma série de atividades educativas e lúdicas para crianças e adultos

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) participou, no sábado (26), de mais uma edição do programa Rondônia Cidadã, levando cidadania e educação de trânsito ao distrito de Palmares d’Oeste, no município de Theobroma, cerca de 312 quilômetros de Porto Velho. A ação foi realizada pelo governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e Escola Pública de Trânsito (EPTran). Durante o evento, o Detran-RO promoveu uma série de atividades educativas e lúdicas para crianças e adultos,  a fim de intensificar o compromisso com a formação de um trânsito mais seguro.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa representa a atenção da gestão estadual com cada cidadão, especialmente das regiões mais distantes. “O governo tem investido em ações que contribuem com a educação e cidadania, fortalecendo o acesso a serviços básicos para população, de forma  simples e eficiente”, ressaltou. 

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou a relevância da ação para formação cidadã, que leva educação de trânsito às comunidades. “É plantando essa semente nas crianças, para conscientizar os adultos que construiremos um trânsito mais seguro a todos.”

ATIVIDADES LÚDICAS

Oficinas como pintura de desenhos, arte na pele, dominó do trânsito, jogo da memória, alfabeto degrau e o circuito “complete o percurso sem cair no obstáculo” – garantiram a diversão e o aprendizado dos pequenos.

A presença da personagem Vavá e de seu boneco Dedeco trouxe leveza ao evento, encantando o público infantil e tornando a mensagem educativa, ainda mais atrativa. Um dos momentos mais aguardados foi o sorteio de uma bicicleta e de um capacete, conquistados pelo jovem Pedro Jezreel Tarciano Rodrigues, de 11 anos, morador do Assentamento Vale Encantado, em Theobroma.

O Detran-RO também realizou serviços como renovação de CNH, e emissão de documentos de veículos

Além das atividades educativas, a equipe da Circunscrição de Trânsito (Ciretran) de Theobroma, com apoio da unidade de Jaru, prestou serviços como:

  • Renovação de Carteira Nacional de Trânsito (CNH),
  • Emissão de documentos de veículos, e
  • Impressão de taxas, aproximando ainda mais o Detran-RO da população.

“Nosso objetivo é oferecer serviços essenciais e promover a conscientização no trânsito, mesmo em localidades mais distantes”, evidenciou a chefe da Ciretran de Jaru, Rita Guerra.

O diretor da Escola Pública de Trânsito, Fábio Duarte, também participou da ação e salientou o impacto da abordagem educativa. “A educação no trânsito precisa ser leve, divertida e acessível. Aqui em Palmares d’Oeste conseguimos atingir esses objetivos com muito sucesso.”

AVALIAÇÃO

O morador do Distrito, Josivaldo Santos de Jesus, de 42 anos, da Linha 58, celebrou a iniciativa. “Graças a Deus que o Rondônia Cidadã chegou até nós. Consegui resolver tudo do meu veículo sem precisar viajar para outra cidade”. Outro morador satisfeito foi Agnaldo Timóteo Felipe, 49 anos, do assentamento Rio Branco, que também comemorou a chegada da iniciativa na localidade. “Fiquei muito feliz por poder retirar o Certificado de Registro de Veículo (CRV) aqui mesmo.”

A participação ativa dos chefes da Ciretran de Theobroma, Alex Silva dos Santos, e da responsável pela educação de trânsito local, Renata Pinho da Silva, reforçou o comprometimento do Detran-RO em levar serviços e educação para toda a população. O programa Rondônia Cidadã encerrou as atividades no domingo (27) ao meio-dia, deixando um saldo positivo de atendimentos e gratidão por parte da comunidade local.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Governo de RO investe na formação de jovens com nova turma de projeto educacional em Ariquemes

Publicado

Com 22 disciplinas e aulas ministradas por PMs e Bombeiros, o projeto aborda temas como ética, oratória e primeiros socorros

A aula inaugural da turma 2025 do Programa Educacional Policial Militar Mirim (Proepm) marcou a noite de sexta-feira (25), em Ariquemes. O evento reuniu 108 jovens que iniciam a formação voltada à cidadania, ética e disciplina. Com carga horária de 480 horas, o curso ocorre no contraturno escolar, e é promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), com foco na educação e no desenvolvimento social de crianças e adolescentes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Proepm é uma escola de vida. “Os jovens aprendem sobre respeito, responsabilidade e civismo. Investir neles é investir em um futuro mais justo, seguro e humano para Rondônia”, ressaltou.

Durante o encontro, a secretária da Seas, Luana Rocha, enfatizou que investir nos jovens é garantir um futuro melhor para todo o estado. “Acreditamos que, com apoio, orientação e valores corretos, eles podem transformar a realidade das suas famílias, comunidades e do nosso estado. Essa formação é na verdade um projeto de vida.”

O programa já beneficia 1.500 jovens em 16 municípios do estado, com o investimento estadual de mais de R$ 6,1 milhões, incluindo bolsas mensais de R$ 200 e fardamento completo para os participantes.

Com carga horária de 480 horas, o curso ocorre no contraturno escolar

O estudante Renan kauã Maia, de 14 anos, um dos novos integrantes da turma 2025, destacou que a expectativa é grande. “Quero aprender tudo, me tornar uma pessoa melhor e fazer meus pais se orgulharem de mim. Sempre admirei a Polícia Militar, e agora me sinto mais perto desse sonho”, frisou o estudante.

FORMAÇÃO E CIDADANIA

O coordenador de Atividades Sociais da PMRO, coronel Carlos Carvalho Estrela Júnior, evidenciou a evolução do programa e os resultados positivos colhidos ao longo dos anos. “A cada edição, conhecemos histórias que mostram como essa formação influencia não só os alunos, mas suas famílias e o entorno. Esse é um trabalho de base, que constrói cidadãos comprometidos com o bem coletivo.”

Com 22 disciplinas no currículo, incluindo ética, oratória, primeiros socorros, educação financeira e legislação de trânsito, o projeto é ministrado por profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). A meta do governo é expandir o alcance do programa e garantir que mais jovens tenham acesso à uma formação de qualidade.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana