conecte-se conosco


Rondônia

Rondônia celebra escolha de três estudantes para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicado

Os estudantes participarão de uma formação em Brasília, em maio de 2025

Três estudantes de escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia foram selecionados para representarem o estado no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), que visa fortalecer a identidade jovem e promover a cidadania ativa na região. A seleção, realizada em duas etapas, destacou projetos inovadores e o engajamento dos jovens em questões cruciais para o futuro do Mercosul.

As inscrições foram realizadas pela internet, e a votação eletrônica aconteceu por meio da página do PJM, https://www.gov.br/mec/ptbr/pjm, no período de 19 a 21 de fevereiro. As eleições ocorreram no mesmo período em todo o território nacional, e os resultados foram divulgados na página do PJM, conforme calendário do órgão.

SELEÇÃO E REPRESENTATIVIDADE

A primeira etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul selecionou três jovens de cada Unidade da Federação (UF) para participar de uma formação em Brasília, em maio de 2025.

Em Rondônia, os eleitos foram:

  • Maria Eloisa de Souza Silva (EEEMTI Marechal Rondon, Buritis): projeto “Juventude em Ação: Conselho para integração regional e sustentabilidade” conquistou o maior número de votos, garantindo sua participação também na etapa internacional, em Foz do Iguaçu, em agosto de 2025;
  • Matheus Daniel Goulart Ferreira (EEEMTI Marechal Rondon, Buritis): o estudante se destacou com o projeto “A participação juvenil no ambiente escolar para fortalecer a cidadania, a identidade latino-americana, a inclusão social e conscientização sobre as mudanças climáticas”; e
  • Stella Ayanna de Meira Santiago (EEEMTI Alejandro Yague Mayor, Ji-Paraná): projeto “Meça sua fome: o desperdício zero de comida da merenda escolar também ajuda o meio ambiente”, demonstra a preocupação com a sustentabilidade e o impacto social.

FORMAÇÃO DE LÍDERES

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Parlamento Juvenil do Mercosul oferece aos jovens estudantes a oportunidade de vivenciarem o funcionamento das instituições democráticas, aprender sobre o bloco e suas instâncias, e desenvolver habilidades de debate e formulação de propostas. “A participação no PJM é uma experiência transformadora, que capacita os jovens a se tornarem líderes engajados e comprometidos com o futuro do Mercosul”, enfatizou.

PAPEL DA SEDUC

O processo de seleção do PJM para 2024-2026 foi composto por três etapas

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, destacou a função da Secretaria no processo seletivo, coordenando as etapas, para orientar os candidatos. “É muito importante a parceria com o MEC e o compromisso da Secretaria em apoiar o desenvolvimento do protagonismo juvenil. A edição 2024-2026 do programa tem como objetivo incentivar o protagonismo juvenil e a formulação de propostas que reflitam as necessidades e anseios da juventude do Mercosul”, declarou.

A coordenadora de Educação Básica da Seduc, Mariy Kathia, explicou as etapas da seleção. “O processo de seleção do PJM para 2024-2026 foi composto por três etapas eliminatórias: seleção de projetos 2024-2026; confirmação das candidaturas e a eleição”, detalhou.

PRÓXIMOS PASSOS

Os estudantes selecionados participarão de uma formação em Brasília, onde aprofundarão seus conhecimentos sobre o funcionamento do Mercosul, e desenvolverão suas habilidades de debate e formulação de propostas. A etapa internacional, em Foz do Iguaçu, reunirá os representantes de cada estado para um diálogo sobre os desafios e oportunidades da região.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Órgãos do governo de RO se juntam para fortalecer o combate a crimes e reforçar a segurança

Publicado

A ação foi deflagrada pela Polícia Civil, com todo apoio da Sedam e Polícia Militar

Reforçando o objetivo de coibir crimes contra instituições públicas, fortalecer a segurança e proteger o meio ambiente, o governo de Rondônia realizou na sexta-feira (25), o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em ataques às bases da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), no município de Nova Mamoré. A ação foi deflagrada pela Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), com todo apoio e aparato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Polícia Militar, fortalecendo a integração entre as instituições públicas no combate à criminalidade.

Durante a operação, as equipes apreenderam diversos materiais ilícitos, incluindo uma espingarda calibre 12, um rádio comunicador, uma munição calibre 36 deflagrada, material para recarga de cartuchos, três carregadores de rádio, uma motosserra e um saco de sementes de capim. Um dos suspeitos foi preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos nos ataques. As forças de segurança seguem empenhadas em fortalecer a ordem pública e coibir ações criminosas que ameacem o patrimônio e a integridade dos órgãos estaduais. 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da união entre os órgãos estaduais na defesa do interesse público. “Estamos fortalecendo nossas instituições para garantir a segurança da população e proteger o meio ambiente, que é patrimônio de todos. O governo de Rondônia não medirá esforços para combater qualquer tipo de crime que ameace a ordem pública.”

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a parceria na ação reforça o compromisso da pasta em apoiar as operações. “A operação reforça a integração das forças de segurança no combate a crimes contra instituições públicas e na proteção ambiental. A secretaria tem atuado de maneira integrada com as forças policiais, a fim de garantir a preservação dos recursos naturais e a defesa das instituições públicas”, frisou. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Governo de RO inaugura 14º CRAS em Buritis, de um total de 20 previstos para 18 municípios

Publicado

A nova unidade faz parte da política de expansão da assistência social com a construção de 20 CRAS em 18 municípios

Com investimento de R$ 578.953,97 mil, o governo de Rondônia inaugurou na sexta-feira (25), por meio da Secretaria da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), mais um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), desta vez no município de Buritis, a 326 quilômetros de Porto Velho. O evento reuniu moradores e autoridades da região.

A nova unidade faz parte da política de expansão da assistência social com a construção de 20 CRAS em 18 municípios, visando à melhoria do atendimento à população em vulnerabilidade social em Rondônia. Do total de recursos aplicados no CRAS de Buritis, R$ 400 mil são do estado e o restante é contrapartida da prefeitura.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidenciou o esforço da gestão para melhorar a rede socioassistencial em todo o estado com medidas efetivas, como a construção de CRAS e implementação de programas socioassistenciais, a exemplo do Mamãe Cheguei, Crescendo Bem, Prato Fácil, Rondônia Cidadã, Vencer, entre outros que vêm transformando vidas. “Os CRAS são estruturas importantes, consideradas a porta de entrada da assistência social, por facilitar o Cadastro Único, documento que garante acesso a benefícios assistenciais federais, como o Bolsa Família, e estaduais, desenvolvidos pela Seas.”

CONVÊNIO 

A titular da Seas, Luana Rocha, lembrou que a previsão inicial do governo estadual era construir 27 CRAS, porém apenas 18 municípios aderiam ao convênio, entre eles Porto Velho, que por ter demanda maior teve garantida a construção de 3 das 20 unidades confirmadas. “A intenção do governo estadual é garantir mais conforto e dignidade para quem precisa dos serviços dos CRAS, instituições que oferecem serviços importantes para crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência”, ressaltou.

A previsão é que até o final do ano sejam inauguradas as outras seis unidades

A moradora de Buritis, Jéssica Silva Cajado, destacou que a obra proporcionará mais conforto para a população. “Seremos bem acolhidos e receberemos um atendimento de qualidade”, afirmou.

Já a titula Secretaria Municipal de Assistência Social de Buritis, Saionara Verônica, agradeceu ao governo do estado pelos investimentos na área social. “É emocionante ver a garantia de direitos sendo concretizada para a nossa população”, frisou.

CRAS NOS MUNICÍPIOS 

Desde 2019, quando a Seas começou a formalizar convênios com os municípios para a melhoria do atendimento ao público vulnerável, foram entregues os CRAS de Alta Floresta d’Oeste, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Cujubim, Guajará-Mirim, Parecis, Porto Velho (2), Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Rolim de Moura e Vale do Paraíso. A previsão é que até o final do ano sejam inauguradas as outras seis unidades em Colorado do Oeste, Cabixi, Machadinho do Oeste, Nova Mamoré, a terceira de Porto Velho e São Miguel do Guaporé.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana