conecte-se conosco


Porto Velho

REVITALIZAÇÃO – Prefeitura e Santo Antônio Energia entregam píer da Vila de Nova Teotônio 

Publicado

Reforma foi realizada e as visitações ao píer, que conta com 300 metros de extensão, puderam ser reativadas

Na manhã de sexta-feira (10), a Prefeitura de Porto Velho, em parceria com a empresa Santo Antônio Energia, entregou aos moradores da comunidade Vila de Nova Teotônio a reforma do píer, que teve as estruturas completamente restauradas.

Local é um importante ponto turístico da regiãoA obra é uma compensação da empresa responsável pela usina hidrelétrica de Santo Antônio, foi inaugurada em 2012, mas estava interditada pela Defesa Civil desde 2021, pois apresentava sinais de risco de desabamento.

Com a parceria entre a Prefeitura e a Santo Antônio Energia, em três meses a reforma foi realizada e as visitações ao píer, que conta com 300 metros de extensão, puderam ser reativadas.

A área é um importante ponto turístico que movimenta o comércio local, atraindo visitantes de diversas regiões por suas belezas naturais e a gastronomia regional.

Lucas Câmara, presidente da Associação de Produtores e Moradores da Vila de Nova Teotônio, disse que quando assumiu a gestão, a associação não tinha recursos para fazer a reforma, mas com a intervenção da Prefeitura o problema foi sanado.

“As famílias também dependem do turismo para continuarem mantendo vivas as nossas raízes aqui”, declarou Lucas.

Dimas Maintinguer, diretor de Operações da empresa, acrescentou que a Santo Antônio trabalha pelo social e benefício das comunidades que vivem no interior e entorno da área de influência do empreendimento. “É mais uma obra que executamos e que trará, sem dúvida, um benefício em termos de ponto turístico para esse local da vila”.

A obra é resultado de uma parceria da Prefeitura e Santo Antônio EnergiaO gerente de Obras da empresa, Thiago Chiquito, contou que outra novidade fará ainda mais diferença, não só para o turismo quanto para a vida dos moradores locais. Atualmente o acesso à vila é por uma estrada de 25 quilômetros.

“Nós estamos trabalhando para restabelecer o antigo acesso ao local, o que passará a ser de 12 quilômetros de distância até o ponto de entrada pela BR-364 sentido Acre. O que teremos que fazer é uma travessia de um trecho alagado do reservatório da usina e esse encurtamento do trajeto atual fará toda diferença”.

O prefeito Hildon Chaves participou da solenidade de entrega do píer com a secretária Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra.

“Essa novidade é bastante animadora. Com mais essa parceria, sendo restabelecido o caminho que é o original para a vila com essa obra de encurtamento da distância a ser percorrida de Porto Velho para essa localidade, nós vamos conseguir reativar o turismo e trazer de volta os nossos porto-velhenses para esse espaço que é de todos nós”, considerou o prefeito.

VISITANTES

Os primeiros visitantes do píer revitalizado foram os alunos do período da manhã da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio Augusto Vasconcelos, localizada na vila e que atende crianças e adolescentes de toda a redondeza.

Eles puderam apreciar a paisagem enquanto desfrutavam das novas estruturas do lugar. “É uma emoção para eles virem aqui nessa reinauguração hoje do píer nesse espaço tão convidativo e agradável”, declarou a professora Ellen Mendonça.

Texto: Vanessa Farias
Fotos: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Sema distribui mudas de plantas gratuitamente no Hospital Cemetron em Porto Velho

Publicado

A ação aconteceu durante comemoração especial alusiva ao Dia das Mães na unidade

Iniciativa reforça o compromisso com a promoção da educação ambientalA Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) de Porto Velho participou, nesta segunda-feira (28), de uma ação especial em comemoração ao Dia das Mães no Hospital Cemetron. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente e contou com a doação de mudas de plantas para pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade.

De acordo com a Sema, a iniciativa reforça o compromisso com a promoção da educação ambiental e o incentivo ao cultivo de plantas como forma de humanização dos espaços de saúde e valorização da vida. A ação busca fortalecer os vínculos entre a comunidade e o meio ambiente, promovendo bem-estar, saúde e sustentabilidade.

Mariana Ayres, representante da direção do hospital, comentou sobre a importância da parceria com a Sema para o fornecimento de mudas para as instituições. “Hoje é uma data especial aqui no hospital e poder contar com o apoio da Prefeitura por meio da Sema é fundamental para que nossos pacientes e acompanhantes possam ter um dia diferente, já que sabemos como é o dia a dia dentro de um hospital”, disse Mariana Ayres.

Este ano, mais de 32 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram distribuídas gratuitamente à populaçãoDe acordo com o secretário da Sema, Vinícius Miguel, a Prefeitura de Porto Velho tem como objetivo chegar em todos os cantos do município, principalmente levando a mensagem da importância do cuidado com o meio ambiente. “A Sema agradece a parceria com o Hospital Cemetron e reafirma seu compromisso em apoiar ações que disseminem práticas sustentáveis e contribuam para uma cidade mais verde e acolhedora”, disse o secretário.

DADOS

Vale destacar que, entre janeiro e abril deste ano, mais de 32 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram distribuídas gratuitamente à população, escolas, entidades e projetos ambientais em todo o município. Os dados revelam um crescimento significativo nas ações do Viveiro, que contabilizou 9.691 doações em janeiro, 6.850 em fevereiro, 6.338 em março e 8.062 em abril, totalizando 31.141 mudas doadas no período.

Para solicitar mudas ou saber mais sobre as espécies disponíveis, interessados podem procurar o Viveiro Municipal, vinculado à Sema, localizado no Parque Natural de Porto Velho, no final da avenida Rio Madeira, zona Norte da cidade. Cada morador pode solicitar até cinquenta mudas para plantio.

Texto: Sema
Foto: Sema/ Leandro Morais/ SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Projeto Cidadania em Movimento realiza mais de 3.600 atendimentos em União Bandeirantes

Publicado

Foram disponibilizados mais de 20 serviços essenciais à população do distrito

Entre os serviços, a população também teve a oportunidade de fazer a nova CINO projeto “Cidadania em Movimento”, da Prefeitura de Porto Velho, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), esteve em União Bandeirantes no sábado (29) e no domingo (30), quando realizou 3.608 atendimentos de serviços essenciais à população do distrito.

O projeto Cidadania em Movimento tem como objetivo principal aproximar a administração pública da população, oferecendo serviços essenciais gratuitos, como emissão de documentos (RG, Cadastro Único), atendimentos de saúde, entre outros.

Foram ofertados mais de 20 serviços essenciaisNo sábado (26) e no domingo (27), os atendimentos em União Bandeirantes foram realizados das 8h30 às 16h, na Escola 03 de dezembro, à BR-364, linha 101, km 60.

“A projeto Cidadania em Movimento conta com a colaboração de diversas secretarias municipais e parceiros estaduais e federais, promovendo cidadania e facilitando o acesso a serviços essenciais gratuitos”, informou a secretária da Semasf, Lucília Muniz de Queiroz.

Texto: Adaides Batista
Foto: Diego Sousa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana