conecte-se conosco


Porto Velho

REVITALIZAÇÃO – Parque da Cidade será reaberto com inauguração de novos espaços

Publicado

Parque passa por enorme revitalização que contempla pista de caminhada, quadras, espaço pet, iluminação em led, entre outros atrativos

Grande mudança na estrutura foi necessária para que a população volte a usufruir do local Os mais de 53 mil metros quadrados equivalentes à área do Parque da Cidade, localizado no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, devem ser entregues à população no início de dezembro, após uma grande reforma executada pela Prefeitura de Porto Velho. O local ficou fechado durante a pandemia, recebendo o trabalho necessário para uma reabertura programada para acontecer junto com a inauguração da decoração natalina, que será centralizada no Parque durante as festividades deste ano.

Uma grande mudança na estrutura foi necessária para que a população volte a usufruir do local com conforto e segurança. A Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) foi responsável pela execução e coordenação dos projetos.

“A pista de caminhada, por exemplo, ainda era de terra e estava bem deteriorada, não tinha mais condições de uso. A parte elétrica também estava complicada, tinha um cenário de fios expostos, além de vários outros pontos. Em uma reunião com o prefeito Hildon Chaves nós decidimos fechar o parque e fazer uma reforma por completo e apesar de ter uma inauguração com a iluminação natalina, essa obra continua depois das datas festivas”, explica o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame.

Mais de 80% do parque vai ser liberado no próximo dia 3 de dezembroNo local também será construído um memorial em homenagem aos profissionais da saúde que foram vítimas de covid-19 durante a pandemia, além de pista de caminhada totalmente asfaltada, iluminação feita 100% em Led, parquinho para pets, para crianças e com acessibilidade, entre outras novidades programadas.

“Mais de 80% do parque vai ser liberado agora, no próximo dia 3 de dezembro, junto com a iluminação de Natal. Após isso, vamos continuar com uma força-tarefa com as demais secretarias, até porque essa obra não foi licitada, é feita em conjunto com as outras secretarias como a Semob, Semagric, Semdestur, entre outras”, explica o presidente.

DECORAÇÃO NATALINA

Uma decoração de Natal especial também está programada para iluminar o Prédio do Relógio, Centro da capital, onde fica a sede administrativa da Prefeitura. Além da iluminação e da reabertura do Parque, a Emdur, em parceria com a Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), prepara uma programação com diversas atrações.

Texto: Larissa Vieira
Foto: Emdur

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Prefeitura acompanha homem em situação de rua no viaduto da Campos Sales

Publicado

Ação da assistência social segue a lei, respeita a autonomia e articula saúde e direitos básicos

Primeiro pedido de atendimento foi registrado em 8 de dezembro de 2025A Prefeitura de Porto Velho mantém acompanhamento social de um homem em situação de rua que permanece nas proximidades do viaduto da avenida Campos Sales, que liga a Zona Sul ao centro. O primeiro pedido de atendimento foi registrado em 8 de dezembro de 2025 e, desde então, a Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) realiza abordagens regulares no local.

O cidadão, identificado de forma preliminar como pelas iniciais do nome (J. A. da S.), recebe atendimento do Serviço Especializado de Abordagem Social, que oferece orientações e encaminhamentos para a rede socioassistencial do município. Segundo relatos de moradores da região, ele vive em situação de rua há mais de dez anos e recusa acolhimento institucional há cerca de três anos, mesmo após diversas tentativas feitas pela equipe da Semias.

Durante o acompanhamento, a equipe identificou que o homem não possui documentação civilO Serviço Especializado de Abordagem Social integra a Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e atua na identificação e no acompanhamento de pessoas em situação de rua. A coordenadora do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) Dom Moacyr Grechi, Socorro Leite, afirma que o trabalho prioriza direitos e escolhas individuais. “As abordagens são contínuas, com foco na criação de vínculo e no respeito às decisões do assistido”, disse.

Durante o acompanhamento, a equipe identificou que o homem não possui documentação civil, o que dificulta a confirmação de sua identidade e a busca por familiares. A consulta feita junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) não confirmou os dados informados em bases federais. A Semias segue adotando medidas para viabilizar a identificação civil.

Na área da saúde, o cidadão foi encaminhado ao Consultório na Rua, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Saúde do governo de Rondônia (Semusa). A equipe realizou atendimento no local e mantém o acompanhamento para avaliação e monitoramento das condições de saúde.

Na sexta-feira (30 de janeiro de 2025), a Semias promoveu reunião com representantes da Semusa, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), da equipe de Abordagem Social e da coordenação do Centro POP. O encontro definiu estratégias conjuntas para garantir acesso à saúde, à cidadania e aos direitos básicos, dentro dos limites legais.

A secretária adjunta da Semias, Tércia Marília, comentou que o acompanhamento não é pontual. “Por determinação do prefeito Léo Moraes, a política de assistência social atua de forma contínua, com atendimento individualizado, dentro da legalidade e com respeito à dignidade humana”.

As ações seguem o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecido na ADPF nº 976, que veda a retirada forçada de pessoas em situação de rua. O caso também é acompanhado pelo Comitê Interinstitucional de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua, criado pela Portaria Municipal nº 388/2025, e integra o processo de adesão do município ao Plano Nacional Ruas Visíveis, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Assessoria Semias

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital

Publicado

Reunião com diversas pastas do Executivo foi realizada

Semtran e a Funcultural realizaram uma reunião para debater o formato das ações que serão executadas ao longo do período carnavalescoCom o início oficial do período carnavalesco no último fim de semana, a Prefeitura de Porto Velho intensificou os alinhamentos institucionais necessários para garantir uma festa segura, organizada e agradável aos milhares de foliões que participam do Carnaval de rua na capital.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) e a Fundação Cultural do Município (Funcultural), dois dos principais órgãos responsáveis pela organização, ordenamento e segurança do evento, realizaram uma reunião para debater o formato das ações que serão executadas ao longo do período carnavalesco.

Vanderlei Pereira da Silva disse que os encontros visam definir os trajetos por onde os blocos de rua irão desfilarDe acordo com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Cultural, Vanderlei Pereira da Silva, os encontros têm como objetivo finalizar os preparativos e definir os trajetos por onde os blocos de rua irão desfilar.

“Estamos preparando algumas mudanças para este Carnaval, com o objetivo de melhorar o corredor da folia e, consequentemente, proporcionar mais conforto e diversão tanto para os brincantes quanto para os blocos. Essas reuniões servem justamente para os ajustes finais, que se tornam necessários à medida que se aproximam as datas dos desfiles”, explicou Vanderlei Pereira da Silva.

 Francisca de Jesus destacou a iniciativa da Prefeitura em promover a integração entre os órgãos públicos e os representantes dos blocos carnavalescosPresente na reunião, a presidente do tradicional bloco Até que a Noite Vire Dia, Francisca de Jesus, destacou a iniciativa da Prefeitura de Porto Velho em promover a integração entre os órgãos públicos e os representantes dos blocos carnavalescos.

“Como presidente de bloco, me sinto valorizada. É muito importante receber as informações com antecedência, porque tudo é planejamento, seja na vida ou no Carnaval. Alinhamento é fundamental para que tudo dê certo”, afirmou Francisca de Jesus.

Além da Semtran, participaram do alinhamento outras pastas do Executivo Municipal, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). As ações envolvem desde a instalação de grades e interdições viárias até a organização da limpeza urbana e a qualidade dos banheiros químicos disponibilizados ao público.

Texto: João Paulo Prudêncio
Imagens: José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana