conecte-se conosco


Porto Velho

Relatórios de Acompanhamento do Plano Diretor reforçam transparência

Publicado

Documentos orientam debates da 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor e podem ser acessados por moradores

Os Relatórios de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho (PDPM) de 2023 e 2024 são os principais instrumentos que vão orientar as discussões da 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do PDPM. Esses documentos reúnem informações sobre como a cidade está avançando no planejamento urbano, apontam o que já foi executado e o que ainda está em andamento, além de indicar os ajustes necessários para os próximos anos.Capa do relatório de acompanhamento do PDPM 2025

Os relatórios reúnem dados, informações e ações previstas no PDPM. Os moradores podem acessar os documentos clicando aqui e avaliar o cumprimento das diretrizes da principal lei que orienta o desenvolvimento do município.

A leitura prévia também ajuda a organizar sugestões e contribuições que poderão ser apresentadas durante a escuta social que acontecerá na 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor.

Os relatórios de acompanhamento estão disponíveis no portal oficial do Plano Diretor de Porto Velho. Para acessar:

1 – Entre no site do PDPM.
2 – Procure a seção “Relatórios de Acompanhamento do Plano Diretor”.
3 – Clique nos relatórios de acompanhamento para visualizar ou fazer o download.

Relatórios são principais instrumentos que vão orientar as discussões da 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do PDPMO acesso é aberto ao público. A leitura prévia fortalece a participação, amplia a transparência e contribui para decisões mais assertivas sobre o futuro de Porto Velho.

SOBRE A CONFERÊNCIA

A 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, no Murano Eventos (Avenida Rogério Weber, n° 1867 – Centro). O evento é aberto ao público e todos os moradores do município podem participar.

O objetivo é acompanhar a implementação do PDPM – principal lei de planejamento urbano do município, debater ações diante dos impactos das mudanças climáticas, fortalecer a escuta social e ampliar a participação cidadã no planejamento e acompanhamento do desenvolvimento sustentável de Porto Velho.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/2-conferencia-municipal-de-acompanhamento-do-plano-diretor-participativo-do-municipio-de-porto-velho-pdpm-638133/.

Participe, leve suas contribuições e ajude a construir um planejamento urbano mais transparente e participativo para Porto Velho.

Texto: Emily Costa
Foto: Emily Costa

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Semagric leva mutirão de emissão do CAF à zona rural e facilita acesso dos agricultores

Publicado

Ação itinerante aproxima serviços essenciais das famílias rurais

Sebastiana Cláudia destaca que o CAF é porta de entrada para as políticas públicasA Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), realizou nesta quinta-feira (4) um mutirão para emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) na Associação de Produtores e Produtoras Rurais Chacareiros e Moradores da Estrada dos Periquitos e Entorno. A ação aproximou o serviço das famílias rurais e garantiu que dezenas de agricultores pudessem regularizar sua documentação sem precisar se deslocar até a cidade.

Para a coordenadora estadual do MMC, Sebastiana Cláudia, a presença da equipe da Semagric representa mais do que praticidade, significa acesso real às políticas públicas.

“A importância do CAF é que ele abre portas. Para nós do MMC, é o checkmate. As mulheres foram contempladas com 30 unidades do Terra-Mesa e a primeira exigência para acessar o programa é ter o CAF. Sem ele, nada anda. Agora, com a secretaria vindo até aqui, tudo fica mais acessível, até mesmo para quem quer fazer Pronaf ou comprovar renda para estudar numa universidade pública”, destacou.Arivelton da Silva, elogia ação da Semagric

O presidente da associação, Arivelton da Silva, reforça que muitos produtores enfrentam dificuldades para ir até a área urbana resolver pendências. “Tem produtor que não tem condições de ficar indo pra rua. A burocracia é grande. A vinda do secretário Rodrigo com a equipe facilita demais. É um trabalho de extrema importância para a agricultura familiar aqui da Estrada dos Periquitos”, afirmou.

José Solimar de Lima Bastos, afirma que o CAF ajuda o agricultor a crescerO agricultor José Solimar de Lima Bastos, que produz coentro hidropônico, também comemorou a iniciativa. “Eu quero crescer, investir mais. O CAF ajuda a gente a conseguir financiamento. A Semagric vindo até a comunidade facilita muito. Pra gente ir e voltar da cidade é complicado. Eles vindo aqui é uma grande força”, disse.

Para muitos moradores, a dificuldade não é apenas a distância, mas as tentativas frustradas de resolver tudo na cidade, como relatou a agricultora Ângela Vitória Santa Rosa de Brito. “Eu já tentei tirar o CAF antes e não consegui. Aqui fica muito mais fácil. Se faltar algum documento, a gente corre em casa e volta. Ajuda demais, porque sem esse documento a gente não consegue investir na produção”, afirmou.

O CAF é o RG do produtor”, diz secretário

O secretário municipal da Semagric, Rodrigo Ribeiro, destacou que o mutirão é uma orientação direta do prefeito para aproximar a secretaria das comunidades rurais.

Ângela Vitória Santa Rosa de Brito: “Eu já tentei tirar o CAF antes e não consegui. Aqui fica muito mais fácil“Essa ação é para facilitar a vida dos agricultores. O CAF é como o RG da propriedade. É por meio dele que os produtores conseguem acessar programas da Semagric e do governo federal. Começamos essa primeira emissão em comunidade, mas será a primeira de muitas. Nosso compromisso é estar dentro das comunidades”, afirmou.

Ação deve se ampliar em 2026

O CAF é a identidade do produtor ruralO diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural e Técnicas Agrícolas, Paulo Neri, reforçou que o mutirão representa um avanço na descentralização das políticas públicas. “A importância desse mutirão é levar comodidade à comunidade. O CAF é a identidade do produtor rural. Com ele, o agricultor tem acesso a crédito, programas federais e municipais. Estamos identificando quem realmente é agricultor familiar para direcionar melhor os benefícios”, explicou.

Ele ainda detalhou a documentação necessária para quem não participou desta etapa. “É preciso um documento da propriedade ou uma autodeclaração. A renda também pode ser autodeclarada ou comprovada com notas fiscais. A emissão leva cerca de 30 minutos. Quem quiser pode procurar a secretaria das 7h30 às 13h30. Esse foi nosso primeiro mutirão, e no ano que vem queremos fazer em todo o município”, concluiu.

Texto: Jean Carla Costa
Foto: Jean Carla Costa

Secretaria Municpal de Comunicação (Secom)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Cantata Natalina acontece neste domingo (7) no Prédio do Relógio

Publicado

Iniciativa inédita contará com orquestra e show holográfico

Neste domingo (7), os munícipes porto-velhenses terão a oportunidade de apreciar, de maneira inédita, uma Cantata Natalina especial, apresentada pelos alunos das escolas de música do município, com direito a show de luzes e holografias que irão contar a história da capital de Rondônia.

As apresentações serão realizadas na escadaria e nas janelas do Prédio do Relógio, transformando a noite em um momento mágico, de celebração das boas festas e de confraternização entre as famílias.

De acordo com o prefeito Léo Moraes, as atrações iniciam com o acender das luzes da decoração natalina da Avenida 7 de Setembro e da Jonatas Pedrosa, a partir das 18h30. Já em frente ao Prédio do Relógio, a programação começa às 19h, com orquestra, coral e até a exibição de um filme sobre a história de Porto Velho, projetado na fachada por meio de holografia.

“Pela primeira vez teremos uma linda noite de Cantata Natalina em uma celebração do espírito de boas festas em Porto Velho. Vai ter orquestra, coral e até holografia. Será um momento muito especial. Já é neste domingo. Junte a família e vamos curtir esse momento mágico de música”, disse o prefeito Léo Moraes.

Após anos, a decoração natalina de Porto Velho retorna às principais ruas do centro da cidade, além da inédita ornamentação nos distritos. Entre no clima do bom velhinho e celebre o Natal!

Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: Isadora Estolano e Mohana Déa

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana