conecte-se conosco


Ji-paraná

Regularização Fundiária vai beneficiar centenas de moradores

Publicado

Equipe da Semurfh vai fazer o levantamento de toda área

A assinatura da Ordem de Serviço que estabelece a criação do grupo de profissionais para as atividades de regularização do Setor Chacareiro do Anel Viário, Chácara Garcia e de nove quadras assentadas irregularmente em área pública, aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), na Comunidade Santo Reis, estrada Rita Carneiro Rios, no 1º distrito.

“É um passo muito importante para esses moradores, pois muitos lutam há mais de 20 anos pela regularização fundiária. Vamos fazer o possível para que o sonho dessas famílias seja realizado e que elas recebam o documento [título definitivo]”, comentou o prefeito Isaú Fonseca.

O serviço será realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio de arquitetos, cadistas, fiscais e auxiliares de topografia da Secretaria de Regularização Fundiária (Semurfh).

“Criamos um grupo de fiscais e técnicos para realizar as atividades das áreas do Loteamento Setor Chacareiro do Anel Viário e Chácara Garcia (1° distrito), Quadra 26, do bairro Jardim Aurélio Bernardi, Quadras 38 C, D e E, do bairro Urupá, área pública, denominada A e B, confrontante da rua 31 de Março; quadra 38 e 40 do bairro Jardim dos Migrantes; e quadra 1058 do bairro Jardim Presidencial”, detalhou o secretário da Semurfh, José Luís Vargas.

As atividades relacionadas à regularização fundiária acontecerão até o dia 30 de julho. Neste período, não está incluso o encerramento dos serviços de execução do loteamento do Setor Chacareiro do Anel Viário e Chácara Garcia, por ser de mais complexidade.

“Agradeço ao presidente da Câmara [Municipal de Ji-Paraná], Welinton Fonseca, que tem lutado pela regularização fundiária destes setores, ao prefeito que determinou a intensificação dos trabalhos nessas áreas e ao deputado federal Lúcio Mosquini [MDB] pela emenda para aquisição dos aparelhos que farão os levantamentos das áreas”, reconheceu o secretário.

O presidente da Associação de Moradores do Setor Chacareiro do Anel Viário, Natanael Nunes, em nome dos moradores, também agradeceu ao prefeito, presidente da Câmara e secretário pelo empenho em atender as reivindicações. O vereador Ademilson Procópio (PTB) elogiou os trabalhos e destacou a importância da regularização fundiária nestas áreas.

O presidente da CMJP, Welinton Fonseca, comentou que depois de muita luta o momento é de reconhecimento e realização de um sonho. Na ocasião, ele solicitou ao prefeito a pavimentação da estrada Rita Carneiro Rios. Atendendo a reivindicação, o Prefeito Isaú Fonseca garantiu que até o fim do ano o trecho será pavimentado.

Todos acompanharam o primeiro voo do GPS Geodésico Real Time Kinematic (RTK), que corrige dados em tempo real, com mais rigidez e exatidão. Ele contribui para a eficiência e agilidade dos serviços de topografia.

A equipe da Semurfh trabalha, também, para regularizar outros setores como, por exemplo, Geraldo Alvim e União II. “E já está em fase de conclusão o trabalho no loteamento Novo Urupá”, acrescentou José Luís Vargas, que apresentou a equipe técnica para os moradores do Setor Chacareiro.

Comentários Facebook
publicidade

Ji-paraná

Prefeitura de Ji-Paraná emite alerta vermelho para enchente no Rio Machado

Publicado

por

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Defesa Civil, informa que o nível do Rio Machado atingiu o alerta vermelho nesta sexta-feira (14), chegando a 11 metros. Diante da elevação do nível da água, algumas famílias já solicitaram remoção das áreas afetadas e estão sendo encaminhadas para casas de parentes ou para o Ginásio de Esportes Adão Lamota, que está preparado para acolhê-las.

A coordenadora da Defesa Civil, Meire Zanettin, reforça que a população deve seguir todas as orientações de segurança para evitar riscos. Em caso de emergência ou necessidade de remoção, os moradores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), a Prefeitura está providenciando cestas básicas e água mineral para as famílias das áreas mais afetadas e que não conseguem sair de casa. Já as famílias acolhidas no Ginásio Adão Lamota receberão todo o suporte da Semasf, incluindo espaço para acomodação de seus bens, como móveis e eletrodomésticos, além de alimentação completa, com café da manhã, almoço e jantar.

Além do transbordamento do Rio Machado, as fortes chuvas também causaram alagamentos em diversos pontos da cidade, com córregos transbordando e avenidas sendo invadidas pela água. A Prefeitura alerta a população para evitar atravessar áreas alagadas, reduzindo o risco de acidentes e outros incidentes.

Outro ponto de atenção é o risco de doenças, como a leptospirose, transmitida pelo contato com água e lama contaminadas. A recomendação é evitar ao máximo o contato com áreas inundadas e, caso seja inevitável, utilizar equipamentos de proteção, como botas e luvas, ou improvisar com sacolas plásticas.

A Prefeitura de Ji-Paraná reforça seu compromisso com a segurança da população e segue atuando, por meio dos órgãos competentes, para prestar assistência às famílias afetadas e minimizar os impactos da enchente.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Ji-paraná

Secretário reconhece esforço de servidores para conter fogo no HM

Publicado

por

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do secretário municipal de Saúde, Cristiano Ramos Pereira, reconheceu, nesta quinta-feira (30), que as ações de servidores e homens do Corpo de Bombeiros foram fundamentais para impedir que o fogo, iniciado na ala da geriatria do Hospital Municipal Dr. Claudionor do Couto Roriz, não se alastrasse para outros setores.

“Não tivemos vítimas nem feridos no início de incêndio que ocorreu na ala da geriatria. Graças ao esforço dos servidores da manutenção, limpeza, vigilantes, enfermeiros e médicos, que agiram rápido para evitar que as chamas fossem para outros setores do prédio”, admitiu Cristiano Pereira.

O secretário lembrou o fogo foi provocado por um curto-circuito no sistema de ar-condicionado do quarto 8, que estava sem pacientes. No momento do incidente, perto das12h30, apenas oito pessoas estavam internadas na ala geriátrica. Elas foram retiradas com o auxílio dos servidores do HM.

“Assim que o nosso pessoal identificou a fumaça e as chamas, o Corpo de Bombeiros foi acionado e os pacientes foram retirados do local. Temos que reconhecer que o esforço de todos por impedir que algo de pior acontecesse aqui”, assegurou.

A Semusa informou que já determinou uma inspeção geral na rede de energia elétrica do HM para evitar a ocorrência de incidentes que possam novamente colocar em risco pacientes e servidores.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana