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Porto Velho

RECONHECIMENTO – Prefeitura lança programa “Caminho Certo” e reajusta salário de motoristas e monitores do transporte escolar

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Categoria teve aumento no salário e auxílio alimentação

A Prefeitura de Porto Velho lançou, no último fim de semana, o programa Caminho Certo, com o objetivo de ofertar formação e qualificações específicas para servidores do serviço de transporte escolar da rede municipal de ensino. O lançamento do programa aconteceu no Teatro Municipal Banzeiros e contou com a participação de motoristas, monitores e autoridades, entre elas, o prefeito Hildon Chaves e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros.

Programa atende servidores que atuam na nova frota de transporte escolarO lançamento contou com a participação dos 136 motoristas e 136 monitores, além de todos os diretores que coordenam os seus conselhos escolares e que contratam diretamente esses profissionais.

Na ocasião, foi apresentado o projeto de formação dos profissionais responsáveis pelo transporte de cerca de 5.100 alunos em mais de 100 rotas de ida e volta. “Vamos capacitá-los, fazer ações interventivas, apresentar instrumentais de controle de qualidade, atendimento, abastecimento e manutenção dos veículos, justamente para que a gente possa garantir que essa frota, daqui a dez anos, ainda esteja em perfeito uso e em condição de funcionamento. Estamos repensando as práticas atuais, estabelecendo metas para o controle adequado da execução, condicionando o comportamento seguro e defensivo, através de orientações e sugestões de mudanças de acordo com a realidade onde o serviço de transporte é oferecido”, explicou a secretária da Semed.

O foco principal do programa é a garantia do acesso dos estudantes da zona rural às unidades escolares. O serviço de transporte escolar já é ofertado pela Prefeitura desde agosto de 2021 e os ônibus foram adquiridos com recursos próprios do município em 2019 e entregues em 2020, um investimento de R$ 36 milhões, encerrando toda a problemática do serviço que até então era terceirizado com custo alto e sem oferecer resultados de qualidade no atendimento dos alunos que residem no campo.

Prefeito destacou trabalho dos servidores durante lançamento do programa“Estamos comemorando um ano de funcionamento, mas esse programa é lançado agora com esse viés de formação continuada e de diálogo estreito entre motoristas e profissionais de capacitação. É um programa inédito e de fortalecimento que a gente lança na rede e com a possibilidade de um acompanhamento assertivo de toda a nossa equipe da secretaria para um controle da efetividade da qualidade desse transporte escolar”, detalhou Gláucia.

Atualmente, 21 escolas estaduais e 34 escolas municipais são atendidas pelo serviço de transporte escolar do município. São instituições que funcionam nas linhas de União Bandeirantes, Rio Pardo, Comunidade Aliança, Extrema, Nova Califórnia, Abunã, Vista Alegre do Abunã, entre outras localidades da zona rural.

“É uma oportunidade de se aplicar uma capacitação. Isso deve ser constante, porque a responsabilidade destes profissionais é muito grande. Nós tivemos um problema por volta do ano de 2018, onde o transporte escolar colapsou, eram veículos de má qualidade para as crianças, um risco real. E nós resolvemos essa questão em 2019, com a aquisição de 146 ônibus escolares. Esta é a frota mais nova do Brasil e que hoje nós conseguimos transportar com mais dignidade e respeito nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito Hildon Chaves.

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Na ocasião, foi anunciado o aumento de salário e do vale alimentação de motoristas e monitores. Motoristas passam a receber, já no pagamento deste mês, um aumento de R$ 1.400 para R$ 1.850 e monitores de R$1.200 para R$1.409, sendo que o vale alimentação de ambos passa de R$ 140 para R$ 500.

“Assim como os nossos servidores da Prefeitura, eles merecem toda atenção, merecem o nosso respeito, porque a missão dada a eles é muito séria e muito importante”, concluiu o prefeito.

Texto: Renata Beccária
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

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Porto Velho

Rio Madeira chega à cota de emergência e Defesa Civil intensifica trabalho

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Nível do rio ultrapassou os 16 metros nesta segunda-feira

Já é possível perceber o avanço das águas do rio em áreas próximas ao perímetro urbano de Porto VelhoNa manhã desta quinta-feira (20), o rio Madeira, em Porto Velho, registrou a marca de 16,16 metros em seu nível e chegou à cota de emergência. A medição é realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e conta com o monitoramento da Defesa Civil Municipal.

Por conta dessa subida, já é possível perceber o efeito do isolamento de regiões do baixo Madeira, além do avanço das águas do rio em áreas próximas ao perímetro urbano de Porto Velho, a exemplo do ramal Maravilha, onde o acesso por terra já começa a ser comprometido.

Conforme o coordenador da Defesa Civil em Porto Velho, Marcos Berti, a chegada do rio Madeira à cota de emergência já era esperada, uma vez que a determinação do prefeito Léo Moraes foi de acompanhar a situação das comunidades desde o começo da elevação do nível das águas.

No ramal Maravilha, o acesso por terra já começa a ser comprometido“Desde o início da elevação do nível do rio, estamos realizando o trabalho de monitoramento na segurança das comunidades, levando água, hipoclorito de sódio, além de outras doações que garantam que esses cidadãos possam passar por esse momento de emergência. A previsão é de que as chuvas permaneçam intensas em Porto Velho até a Semana Santa, motivo pelo qual estamos 24 horas atuando em defesa da nossa sociedade”, garantiu Berti.

O trabalho da Defesa Civil na contenção dos transtornos causados pela cheia do rio Madeira em Porto Velho é uma ação integrada entre as secretarias municipais, além da parceria do Governo de Rondônia.

O cidadão que precisar acionar a Defesa Civil pode entrar em contato através dos telefones: (69) 98473-2112 ou 199.

Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: Leandro Morais/ José Carlos

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

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Porto Velho

Prefeitura promove treinamento em Sistema de Informação Geográfica para fiscais de posturas de Porto Velho

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Capacitação visa modernizar processos de fiscalização e otimizar a gestão territorial da cidade

Capacitação aconteceu na Escola Superior de Contas do Estado (Escon)A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), realizou na última quarta-feira (19) um treinamento sobre o uso do Sistema de Informações Geográficas de Porto Velho (SIGPVH). A capacitação foi voltada para fiscais de posturas da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) e teve como objetivo aprimorar o uso de ferramentas tecnológicas na fiscalização de terrenos baldios, licenciamentos e outras demandas urbanas.

O SIGPVH é uma plataforma web avançada de geoprocessamento, gerenciada pela Sempog, que centraliza informações do município em um banco de dados. O sistema facilita o acesso às informações e proporciona maior agilidade na gestão das ações fiscais e administrativas.

Durante o treinamento, os fiscais receberam orientações sobre as funcionalidades do sistema e sua aplicação na rotina de fiscalização. A capacitação abordou desde a navegação na plataforma web e no aplicativo móvel até a interpretação dos dados espaciais, que permitem um acompanhamento mais preciso das áreas do município.

SIGPVH é uma plataforma web avançada de geoprocessamento que centraliza informações do município em um banco de dadosSegundo Marvin Farias, engenheiro florestal e membro da equipe de geoprocessamento da Sempog, a plataforma traz mais precisão à fiscalização e facilita a tomada de decisões sobre o uso do solo. “A ferramenta proporciona um controle mais eficiente, além de uma gestão mais dinâmica. A integração das informações de várias áreas facilita as ações de fiscalização e oferece mais precisão nas decisões administrativas”, explicou Marvin.

A capacitação também reforçou a importância da ferramenta para otimizar a abordagem de problemas da fiscalização, como o controle de terrenos baldios, que frequentemente geram reclamações da população e demandam um acompanhamento mais preciso.

O gerente da Divisão de Terrenos Baldios da Semusb, Joel Limoeira Freire, destacou os avanços que o sistema proporciona na identificação dos proprietários. “O SIGPVH facilita muito a identificação do proprietário, principalmente quando ele já não reside mais na cidade ou mora distante. O sistema nos permite localizar geograficamente o imóvel, acessar os dados do contribuinte e notificá-lo oficialmente de forma mais ágil. Essa integração e a atualização constante das informações vão otimizar o processo”, afirmou.

Treinamento do SIGPVH capacita fiscais da Semusb para aprimorar o controle de terrenos baldios e agilizar notificações de proprietáriosAlém disso, a modernização também impactará o acompanhamento dos processos administrativos, tornando o fluxo de trabalho mais eficiente. Para Cláudia do Nascimento, fiscal municipal há 20 anos, a integração dos dados facilitará consultas futuras e tornará o fluxo de trabalho mais eficiente e acessível.

“Antes, enfrentávamos dificuldades para localizar terrenos baldios e identificar os proprietários. Muitos processos eram feitos manualmente, dificultando o acompanhamento das informações. Com o SIGPVH, os dados estarão sempre atualizados e integrados, facilitando tanto nosso trabalho quanto futuras consultas”, destacou.

Já a gerente da Divisão de Fiscalização de Posturas Urbanas da Semusb, Christy Ellen, enfatizou que a plataforma contribuirá para uma fiscalização mais estratégica e eficaz, garantindo que as notificações sejam aplicadas com mais precisão e acompanhamento detalhado. “A integração das informações proporcionada pelo SIGPVH fortalece nossa atuação, permitindo um acompanhamento mais detalhado e eficaz. Isso, com certeza, vai gerar uma melhoria significativa na gestão urbana da cidade”, ressaltou.

Capacitação reforça a importância do SIGPVH na modernização da fiscalizaçãoCom a implementação da plataforma, a Prefeitura de Porto Velho dá mais um passo rumo à modernização da gestão pública. A capacitação dos servidores da Semusb demonstra o compromisso da administração municipal em investir em inovação e aprimorar os serviços prestados à população, garantindo processos mais ágeis e transparentes.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Márcio Gabriel, destacou que a iniciativa está alinhada com as diretrizes da gestão do prefeito Léo Moraes, que tem investido na digitalização de processos e na melhoria da eficiência administrativa.

“Nosso objetivo é tornar a fiscalização mais moderna e eficiente, oferecendo aos servidores ferramentas que facilitem seu trabalho e garantam um atendimento mais ágil para a população. O SIGPVH é um exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada para fortalecer a gestão urbana e garantir uma cidade mais organizada”, afirmou o secretário.

Texto: Emily Costa
Foto: Emily Costa e Fábio Ono (Sempog)

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

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