conecte-se conosco


Rondônia

Quarenta e três caminhões adquiridos com recursos do Programa Calha Norte são entregues a municípios de Rondônia

Publicado

Os 43 caminhões vão contribuir nos serviços de abertura, recuperação e conservação de estradas vicinais de Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, adquiriu 43 veículos por meio do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, obtidos com recursos advindos da bancada Federal. Os veículos contribuirão para serviços de abertura, recuperação e conservação de estradas vicinais, facilitando a trafegabilidade para o escoamento da produção rural.

O investimento de R$ 37,2 milhões foi destinado pela bancada Federal, sendo 33 caçambas (caminhões basculantes) e dez caminhões-pipa. “Em especial os veículos irão para as zonas rurais dos municípios, para fomentar o escoamento da produção agrícola rondoniense “, destacou o secretário da Seagri, Janderson Rodrigues Dalazen.

A Seagri foi responsável também pela elaboração dos termos de convênio celebrados com as respectivas prefeituras. Agora faz a devida destinação de acordo com as indicações, a fim de que as administrações municipais possam utilizar os maquinários. “É um trabalho de fortalecimento das ações municipalistas desencadeadas pelo Governo de Rondônia, fazendo uma articulação, interlocução com a bancada Federal e Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, via Programa Calha Norte”, pontuou o secretário da Seagri.

Com isso, o Governo de Rondônia reforça o compromisso com as ações voltadas a atender as demandas das cidades. “E a agricultura ganha muito quando o Poder Executivo promove condições de melhorias nas vias de acesso aos nossos produtores, no escoamento da produção”, concluiu o titular da pasta.

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS

MUNICÍPIOS QUANTIDADE MAQUINÁRIO
Alto Alegre dos Parecis 01 caminhão basculante
Alta Floresta d’Oeste 01 Caminhão-pipa
Buritis 01 caminhão-pipa
Cabixi 01 caminhão basculante
Cacaulândia 01 caminhão basculante
Candeias do Jamari 01 caminhão basculante
Chupinguaia 01 caminhão basculante
Corumbiara 01 caminhão basculante
Costa Marques 01 caminhão-pipa
Cujubim 01 caminhão basculante
Governador Jorge Teixeira 01 caminhão basculante
Guajará-Mirim 01 caminhão-pipa
Itapuã do Oeste 01 caminhão basculante
Mirante da Serra 01 caminhão basculante
Monte Negro 01 caminhão basculante
Nova Mamoré 01 caminhão basculante
Primavera de Rondônia 01 caminhão basculante
Santa Luzia d’Oeste 01 caminhão basculante
Alto Paraíso 01 caminhão basculante
Vale do Paraíso 01 caminhão basculante
Cabixi 01 caminhão basculante
Seringueiras 01 caminhão basculante
Buritis 01 caminhão basculante
Ji-Paraná 01 caminhão basculante
Cacoal 01 caminhão basculante
Theobroma 01 caminhão basculante
Novo Horizonte do Oeste 01 caminhão basculante
Ariquemes 01 caminhão basculante
São Miguel do Guaporé 01 caminhão-pipa
Ministro Andreazza 01 caminhão-pipa
Machadinho d’Oeste 01 caminhão-pipa
Cujubim 01 caminhão-pipa
Espigão do Oeste 01 rolo compactado
Campo Novo de Rondônia 01 caminhão-pipa
Vale do Anari 01 caminhão-pipa
Campo Novo de Rondônia 01 caminhão basculante
Rio crespo 01 caminhão basculante
Cujubim 01 caminhão basculante
Nova União 01 caminhão basculante
Itapuã do Oeste 01 caminhão basculante
Alvorada do Oeste 01 caminhão basculante
Campo Novo de Rondônia 01 caminhão basculante

CALHA NORTE

Integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, o Programa Calha Norte – PCN tem a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação.

No cumprimento dessa missão, possui como objetivos estratégicos o aumento da presença do Poder Público; a melhoria da infraestrutura nas áreas de defesa, educação, esporte, segurança pública, saúde, assistência social, transportes e desenvolvimento econômico.

Também busca a promoção do desenvolvimento sustentável; a ocupação de vazios estratégicos; a melhoria do padrão de vida das populações; a modernização do sistema de gestão municipal e o fortalecimento das atividades econômicas estaduais e municipais da região onde atua.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Ação educativa do Detran-RO sensibiliza população com os cuidados essenciais no trânsito, em Candeias do Jamari

Publicado

As ações educativas do Detran-RO acontecem em todo o estado, orientando a população para um trânsito mais seguro

Conscientização sobre acessibilidade e inclusão no trânsito, com orientações direcionadas principalmente aos pedestres, foi tema de ação educativa realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), no dia 23 de janeiro, na feira livre de Candeias do Jamari. As atividades foram desenvolvidas por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTran). Além das orientações, os participantes receberam materiais educativos, como panfletos informativos, e lixeirinhas personalizadas para veículos (Lixocar), incentivando atitudes responsáveis e sustentáveis no trânsito.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações educativas fortalecem, junto à sociedade, a importância de todos se comprometerem com a segurança, salvando vidas no trânsito.

SEGURANÇA VIÁRIA 

Durante o evento, foi reforçada a importância do uso correto da faixa de pedestres e o gesto de levantar a mão ao atravessar a via, chamado de ‘Sinal de Vida’, uma prática essencial para garantir maior visibilidade e segurança, especialmente em momentos de grande fluxo de veículos.

O produtor rural e feirante, Raimundo Pereira da Silva, de 30 anos, elogiou a iniciativa. “Essas orientações são muito importantes, ainda mais, em uma feira como essa, onde o movimento é intenso. Com certeza vai ajudar muita gente a se cuidar melhor no trânsito.”

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou que a atividade educativa demonstra o empenho da gestão estadual em promover um trânsito mais seguro e acessível, salientando a importância de atitudes simples, mas que salvam vidas.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Chinelos confeccionados por reeducandos do sistema prisional são doados para serviços de saúde

Publicado

Os chinelos de borracha confeccionados por meio de mão de obra reeducanda, foram entregues ao Pronto Atendimento Ana Adelaide, em Porto Velho

Com o intuito de promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, ao mesmo tempo em que colabora com a melhoria das condições de atendimento à população vulnerável, o governo de Rondônia, realizou no dia 10 de janeiro, a entrega de 150 pares de chinelos de borracha confeccionados por meio de mão de obra reeducanda, ao Pronto Atendimento Ana Adelaide, em Porto Velho.

Através da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a doação visa atender a uma demanda por itens de higiene pessoal, roupas e calçados, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa contribui para a integração das ações do sistema de justiça com os serviços de saúde, gerando um impacto na comunidade, além de fortalecer o trabalho desenvolvido pelo governo de Rondônia com o bem-estar social.

Os pares de sandálias foram distribuídos pela equipe de assistentes sociais

No Pronto Atendimento Ana Adelaide, os pares de sandálias foram distribuídos pela equipe de assistentes sociais, responsáveis por encaminhar os itens aos pacientes em situação de vulnerabilidade.

Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a colaboração entre as instituições é essencial para promover a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade. “A entrega das sandálias representa um ato de solidariedade, e uma forma de proporcionar um cuidado integral à saúde das pessoas”, salientou.

RESSOCIALIZAÇÃO

A mão de obra utilizada é dos reeducandos do projeto da Unidade Prisional do Vale do Guaporé, que alcança a média diária de fabricação de 90 pares de chinelos. A Lei de Execução Penal (LEP) assegura, ainda, a remição de pena através do trabalho, garantindo ao reeducando um dia de pena a menos, a cada três dias trabalhados.

DESTAQUE NACIONAL 

Em Rondônia, 69,40% da população carcerária está inserida em atividades laborais, o que coloca o estado em 1° lugar no ranking nacional, em número de reeducandos trabalhando durante o cumprimento de suas penas. Os dados foram publicados em outubro, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e são referentes ao período do segundo semestre de 2023, e no primeiro semestre de 2024.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou a importância da ação na qual promove a justiça social, inclusão e ressocialização ao utilizar a mão de obra reeducanda. “Com o trabalho, oferecemos uma oportunidade de reintegração social e, ao mesmo tempo, suprimos uma necessidade da população em situação vulnerável.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana