conecte-se conosco


Rondônia

Projetos “Tchau Poeira” e “Governo na Cidade” proporcionam melhorias na infraestrutura e mobilidade urbana para Rio Crespo

Publicado

Mais de 18 ruas e avenidas serão revitalizadas com microrrevestimento asfáltico a frio, sendo um total de quatro quilômetros

Por meio das ações municipalistas, o Governo de Rondônia está investindo mais de R$ 1,4 milhão em Rio Crespo para garantir melhorias de infraestrutura urbana, mobilidade e acessibilidade em diversas vias do município, localizado na região do Vale do Jamari.

Por meio do Projeto “Tchau Poeira”, mais de 18 ruas e avenidas serão revitalizadas com o microrrevestimento asfáltico a frio, sendo um total de quatro quilômetros. O serviço está sendo executado diretamente pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER. Outros 1,2 quilômetros de pavimentação serão realizados por execução indireta. Já o projeto “Governo na Cidade” está proporcionando a construção de mais de 300 metros de calçadas na Avenida Afonso Gago.

Nesta sexta-feira (10), o chefe do Executivo Estadual, Marcos Rocha esteve no município para acompanhar o início dos trabalhos de microrrevestimento e a construção das calçadas, que quando estiverem concluídas serão 495 e 387 metros, respectivamente, de pavimento revitalizado.

Os recursos são frutos da contenção de gastos feita pelo Governo de Rondônia. O Executivo Estadual reuniu um montante de quase R$ 1 bilhão de reais destinados aos municípios para que providenciassem essas melhorias. 

Família da aposentada Otília de Jesus de Matos, de 77 anos é pioneira em Rio Crespo

O diretor-geral do DER, Eder André Fernandes Dias explicou que o microrrevestimento possui tecnologia desenvolvida para aplicar uma proteção do pavimento asfáltico. “Todas essas ruas ficarão impermeabilizadas, evitando assim, a infiltração e elevando o coeficiente de atrito entre pneu/pavimento/rugosidade e o rejuvenescimento superficial e estético dos pavimentos asfálticos em início de desgaste”, detalhou Eder André.

Diversos moradores receberam as obras com grandes expectativas para o desenvolvimento da cidade. A família da aposentada Otília de Jesus de Matos, de 77 anos, é pioneira em Rio Crespo. Há 40 anos, ela e o marido vieram do Paraná para trabalhar na lavoura. O casal de agricultores plantou várias culturas, incluindo café e cacau na região.

“Não existia casa, tudo aqui era barracão. Tinha lama, poeira, malária e muito bicho. O lugarejo se transformou em cidade, mas ainda assim as dificuldades eram muitas. A Rua Bahia onde moro, apresentava muita buraqueira. Agora com as obras do Governo do Estado vai ficar mais fácil para andar e limpar a casa, dando um basta na poeira”, comentou.

Adriano Silvério, que trabalha no ramo da construção civil, relata que seu pai chegou em Rio Crespo, em 1976. Exaltou como era a cidade e quando não tinha asfalto. “Eu cheguei a ficar atolado na Avenida Afonso Gago, que é uma das principais vias. Nos últimos três anos, tem saído obras por todo lado. Tanto que hoje, quase 70% do município é asfaltado”, enaltece.

AVANÇO NA MOBILIDADE

A construção das calçadas no município é executada de forma indireta. A Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp é a responsável por fiscalizar todo o processo de realização da obra. “O Executivo Estadual está investindo também no calçamento de ruas e avenidas da cidade e a Prefeitura de Rio Crespo já está trabalhando essa parte da acessibilidade”, ressaltou o adjunto da Seosp, Jefferson Ribeiro da Rocha.

Isaías Teófilo Pereira, de 77 anos está satisfeito com as obras

O operador de máquinas, Edson Vieira, que mora há 15 anos na cidade, comenta que a construção de calçadas vai valorizar os imóveis. “É um incentivo para que os moradores melhorem a frente das residências. Na casa onde moro, o meio fio atrapalhava a entrada dos carros na garagem. Com as calçadas construídas meu automóvel não vai correr o risco de ser danificado”, apontou.

Já o aposentado Isaías Teófilo Pereira, de 77 anos tem um comércio na confluência da Avenida Afonso Gago e Rua Bahia e comenta acerca de sua satisfeito com a construção de calçadas, por meio do Projeto “Governo na Cidade”, sendo feitas em sua cidade. “É bom demais essa iniciativa do Poder Executivo, para a população. Vai ajudar os moradores que não têm condições de fazer o calçamento em frente às casas, além de deixar a rua mais bonita”, enfatizou.

Estiveram presentes diversas autoridades municipais, entre vereadores e o prefeito Evandro Epifânio (Lezão). Os deputados estaduais Adelino Follador e Alex Redano, também participaram da agenda.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Ação educativa do Detran-RO sensibiliza população com os cuidados essenciais no trânsito, em Candeias do Jamari

Publicado

As ações educativas do Detran-RO acontecem em todo o estado, orientando a população para um trânsito mais seguro

Conscientização sobre acessibilidade e inclusão no trânsito, com orientações direcionadas principalmente aos pedestres, foi tema de ação educativa realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), no dia 23 de janeiro, na feira livre de Candeias do Jamari. As atividades foram desenvolvidas por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTran). Além das orientações, os participantes receberam materiais educativos, como panfletos informativos, e lixeirinhas personalizadas para veículos (Lixocar), incentivando atitudes responsáveis e sustentáveis no trânsito.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações educativas fortalecem, junto à sociedade, a importância de todos se comprometerem com a segurança, salvando vidas no trânsito.

SEGURANÇA VIÁRIA 

Durante o evento, foi reforçada a importância do uso correto da faixa de pedestres e o gesto de levantar a mão ao atravessar a via, chamado de ‘Sinal de Vida’, uma prática essencial para garantir maior visibilidade e segurança, especialmente em momentos de grande fluxo de veículos.

O produtor rural e feirante, Raimundo Pereira da Silva, de 30 anos, elogiou a iniciativa. “Essas orientações são muito importantes, ainda mais, em uma feira como essa, onde o movimento é intenso. Com certeza vai ajudar muita gente a se cuidar melhor no trânsito.”

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou que a atividade educativa demonstra o empenho da gestão estadual em promover um trânsito mais seguro e acessível, salientando a importância de atitudes simples, mas que salvam vidas.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Chinelos confeccionados por reeducandos do sistema prisional são doados para serviços de saúde

Publicado

Os chinelos de borracha confeccionados por meio de mão de obra reeducanda, foram entregues ao Pronto Atendimento Ana Adelaide, em Porto Velho

Com o intuito de promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, ao mesmo tempo em que colabora com a melhoria das condições de atendimento à população vulnerável, o governo de Rondônia, realizou no dia 10 de janeiro, a entrega de 150 pares de chinelos de borracha confeccionados por meio de mão de obra reeducanda, ao Pronto Atendimento Ana Adelaide, em Porto Velho.

Através da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a doação visa atender a uma demanda por itens de higiene pessoal, roupas e calçados, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa contribui para a integração das ações do sistema de justiça com os serviços de saúde, gerando um impacto na comunidade, além de fortalecer o trabalho desenvolvido pelo governo de Rondônia com o bem-estar social.

Os pares de sandálias foram distribuídos pela equipe de assistentes sociais

No Pronto Atendimento Ana Adelaide, os pares de sandálias foram distribuídos pela equipe de assistentes sociais, responsáveis por encaminhar os itens aos pacientes em situação de vulnerabilidade.

Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a colaboração entre as instituições é essencial para promover a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade. “A entrega das sandálias representa um ato de solidariedade, e uma forma de proporcionar um cuidado integral à saúde das pessoas”, salientou.

RESSOCIALIZAÇÃO

A mão de obra utilizada é dos reeducandos do projeto da Unidade Prisional do Vale do Guaporé, que alcança a média diária de fabricação de 90 pares de chinelos. A Lei de Execução Penal (LEP) assegura, ainda, a remição de pena através do trabalho, garantindo ao reeducando um dia de pena a menos, a cada três dias trabalhados.

DESTAQUE NACIONAL 

Em Rondônia, 69,40% da população carcerária está inserida em atividades laborais, o que coloca o estado em 1° lugar no ranking nacional, em número de reeducandos trabalhando durante o cumprimento de suas penas. Os dados foram publicados em outubro, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e são referentes ao período do segundo semestre de 2023, e no primeiro semestre de 2024.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou a importância da ação na qual promove a justiça social, inclusão e ressocialização ao utilizar a mão de obra reeducanda. “Com o trabalho, oferecemos uma oportunidade de reintegração social e, ao mesmo tempo, suprimos uma necessidade da população em situação vulnerável.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana