conecte-se conosco


Rondônia

Projeto “Voo da Esperança” aplica aeromodelismo desenvolvido por socioeducandos de Porto Velho

Publicado

Aeromodelismo é um dos cursos oferecidos para os socioeducandos

Com objetivo de promover a socioeducação como medida de inclusão social, a Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo – Fease realizou na terça-feira (7), o projeto “Voo da Esperança”, que coloca em prática o aeromodelismo, desenvolvido para os socioeducandos, em Porto Velho.

Após a produção de aviões em isopor, quatro adolescentes da Unidade de Internação Masculina Sentenciada puderam levantar voo dos aviões no Espaço Alternativo, em Porto Velho. O projeto “Voo da Esperança” é mais uma das medidas socioeducativas que visam ocupar o tempo dos socioeducandos com atividades pedagógicas, educacionais e recreativas.

O diretor da Unidade de Internação Masculina Sentenciada, Wellington Teles explica que o objetivo é desenvolver atividades com os adolescentes de no mínimo 8h por dia. “Esse e outros projetos proporcionam ao interno mais tempo ocupado, com atividades de cunho pedagógico, e não apenas restringindo a liberdade. É um projeto que tem dado muito certo graças ao apoio do Governo de Rondônia, por meio da Fease”, relatou.

Produção de aviões em isopor foi feita por adolescentes da unidade

A realização do projeto contou com a presença de familiares dos socioeducandos. Para o presidente da Fease, Antônio Silva, o projeto é literalmente um voo para os adolescentes entenderem as possibilidades de mudanças para uma vida melhor. “Nossa intenção é trazer aos adolescentes e seus familiares, a esperança de um futuro melhor. Esse futuro é oferecido através dos ensinamentos que a unidade tem transmitido com educação e cursos profissionalizantes. O voo realizado aqui é um símbolo do voo que estes jovens podem fazer e nunca mais precisar voltar para o sistema socioeducativo ou prisional, e assim, viverem em uma sociedade mais justa”, destacou.

A Promotora de Justiça, Priscila Matzenbacher, também foi uma das convidadas para acompanhar o projeto, que ressalta a importância das medidas socioeducativas nas unidades.

“Nossa legislação traz para estes adolescentes em conflito com a lei, que eles devem ser colocados em uma trajetória que traga benefícios pedagógicos, ou seja, que aprendam que a violação da lei não é correta. O objetivo é dar esperança para que esses jovens não sigam o caminho do sistema penal. É necessário o Estado mostrar outros caminhos a serem percorridos, por isso destacamos atividades como essa”, concluiu.

PRINCIPAIS MEDIDAS

Dentre os vários projetos, as oficinas dentro das unidades é uma das medidas que fazem os socioeducandos terem a chance de aprender a produção de aviões em isopor (aeromodelismo), placas de gesso 3D, crochê, horticultura, jardim alternativo, xadrez, informática, produção de pão caseiro, e outras atividades.

No início do ano, a Fease promoveu em todas as unidades no interior do Estado, uma série de reuniões com os servidores, para apresentar o projeto de Boas Práticas do Sistema Socioeducativo, concebido e orientado pelo Governo de Rondônia, para atender cerca de 137 socioeducandos, a exemplo dos projetos desenvolvidos em Porto Velho.

Outro projeto recente tem sido os campeonatos de futsal, acompanhado de palestras educacionais voltadas ao esporte. A programação visou estimular a reflexão da sociabilidade através do esporte, bem como, destacar a importância do esporte em diversas áreas como a saúde física, mental, social e familiar.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Inscrições de processo seletivo para instrutores do Pronatec Bioeconomia começam dia 11 de dezembro

Publicado

O processo seletivo é destinado ao público em geral, inclusive servidor ativo ou inativo

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) publicou na segunda-feira (4), o edital do processo seletivo simplificado para contratação temporária de bolsistas instrutores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec Bioeconomia para Amazônia Legal.

As inscrições podem ser realizadas de 11 a 17 de dezembro, no site da instituição de ensino profissionalizante, no qual constam as orientações para os candidatos, podendo ser acessado no link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/edital-no-13-2023-idep-grca-pronatec-bioeconomia-para-amazonia-legal-bolsa-formacao-processo-seletivo-publico-simplificado-de-bolsistas-instrutores/

Entre os objetivos do Pronatec estão a expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de formação inicial continuada. Com inscrições gratuitas, o processo seletivo é destinado ao público em geral, inclusive servidor ativo ou inativo de qualquer instituição da administração pública federal, estadual ou municipal, desde que atenda à compatibilidade da carga horária.

ECONOMIA VERDE

Para o Governo de Rondônia, a seleção de professores instrutores na área de bioeconomia é relevante, tanto para a economia local quanto à sustentabilidade, tendo em vista que serão ofertados cursos direcionados a oportunidades em profissões futuras, que surgem com os avanços na economia verde, conciliando crescimento econômico com preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Pronto Socorro João Paulo II registrou uma queda de 30% na ocupação de internações de pacientes no mês de novembro

Publicado

No mês de novembro foram realizados 2.807 atendimentos

O Pronto Socorro João Paulo II registrou uma queda de 30% na ocupação de internações de pacientes no mês de novembro, em comparação a outubro, resultado do aprimoramento do processo de trabalho, ampliação e melhoramento do Núcleo Interno de Regulação (NIR) da unidade, que foi mediador dessa redução, além de capacitações sobre classificações de riscos com os profissionais. O objetivo é  estabilizar e manter um fluxo de atendimentos.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, as cirurgias estão sendo realizadas todos os dias nas unidades hospitalares, os profissionais recebem capacitação e mais médicos estão sendo contratados para oferecer um suporte maior no atendimento às demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Governo do Estado de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, realizou no mês de novembro  2.807 atendimentos no Pronto Socorro, abrangendo clínica médica, cirurgias em traumatologia, exames, entre outros, com o registro de dois óbitos.

FLUXO 

O Pronto Socorro realizou o aprimoramento do Núcleo Interno de Regulação na unidade, implantando o médico regulador e ampliando a equipe do setor, que cumpre o papel de ordenar as entradas de pacientes e suas classificações de risco, oferecendo o serviço necessário para cada quadro clínico. Também implementou o processo de desospitalização, onde o Serviço de Assistência Domiciliar (Samd) analisa os usuários SUS em internação, que podem continuar recebendo os atendimentos médicos em sua própria residência.

A diretora da unidade, Celma Calixto, enfatizou a importância do NIR e Samd na estabilização de entradas no Pronto Socorro. “Essas medidas fazem parte do novo processo de trabalho do hospital, com o objetivo de não deixar pacientes aguardando por atendimento e direcionando para o serviço que precisa. O NIR tem sido o grande fator para esses resultados positivos”, salientou.

O andamento  diário de cirurgias tem sido um suporte do fluxo. O Hospital de Retaguarda de Rondônia realizou 367 procedimentos cirúrgicos no mês de novembro, juntamente ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, onde foram realizados 423, ou seja, uma média de 26 cirurgias feitas diariamente nas unidades. 

CONTRATAÇÃO

A Sesau contratou 224 médicos em mais de 10 especialidades para atuação nas unidades hospitalares do Estado e  impulsionamento de cirurgias no projeto Compartilhando Saúde. O projeto visa a execução de procedimentos de demandas cirúrgicas nos municípios, atendimentos clínicos, contratação de equipes especializadas, assim contribuindo para a redução das filas de espera. 

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana