conecte-se conosco


Rondônia

Projeto de Ensino Médio com Mediação Tecnológica atende aldeia Ricardo Franco, em Guajará-Mirim

Publicado

Novo Ensino Médio com Mediação Tecnológica possibilita o acesso à educação em locais de difícil acesso como comunidades indígenas

A Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Médio 5 de Julho, localizada na aldeia Ricardo Franco, a 370 km de Guajará-Mirim agora faz parte do projeto de Ensino Médio com Mediação Tecnológica. A implantação do sistema foi feita pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação de Guajará-Mirim – CRE/GM, já que só é possível chegar ao local que fica às margens do rio Guaporé, via transporte fluvial. Serão atendidos 46 estudantes indígenas matriculados na escola.

Na última semana, uma equipe da CRE realizou a entrega de 46 notebooks para os alunos e um notebook para o professor, além de uma impressora que será utilizada durante as aulas. A Seduc já realizou a instalação de internet nas escolas indígenas da região e tem como objetivo nos próximos anos, atender em torno de 200 alunos.

O Novo Ensino Médio com Mediação Tecnológica, possibilita inclusão à educação em locais de difícil acesso como comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhos e sitiantes, a Seduc tem trabalho na melhoria e estruturação dessa modalidade de ensino.

Professor preparando a aula

O professor Adaílo Aricapú responsável pela turma e pelo processo de ensino-aprendizagem destacou que os alunos estavam ansiosos. “ Os alunos matriculados aguardavam ansiosos o ensino médio na aldeia, pois para ir a cidade o custo é muito grande, com aluguel, transporte, entre outros gastos. A expetativa é grande também para os alunos que ainda não conseguiram se matricular, mas a Seduc já está providenciando nova turma”.

O currículo do Ensino Médio com Mediação Tecnológica é organizado em quatro áreas do conhecimento, conforme define as Diretrizes Curriculares Nacionais e mais os Itinerários Formativos como define o currículo do Novo Ensino Médio. Um dos Itinerários é de Noções Básicas de Agroecologia e Zootecnia – NBAZ, onde os alunos podem estudar agroecologia, zootecnia; estudar sobre plantações e criações do nosso Estado, por conta do potencial agropecuário que temos, além de estudar extrativismo”, ressaltou a coordenadora Regional de Educação de Guajará-Mirim, professora Eunice de Oliveira Pires Santos.

“Me formei em 2009, para mim é muito importante tanto tempo esperando o ensino médio, retornar para a sala de aula e ser um exemplo para os demais alunos. A expectativa não é só nossa mais do próprio professor que está ali para nos auxiliar, para que possamos evoluir no aprendizado”, enalteceu o aluno indígena Andriel Aruak.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Governo de RO incentiva a cultura com inscrições abertas para o Festival Estudantil Rondoniense de Artes 2025

Publicado

As inscrições devem ser realizadas pelas unidades escolares, através do site oficial da Seduc Rondônia: artecultura.seduc.ro.gov.br.

O governo de Rondônia informa que seguem abertas até a próxima quarta-feira (30), as inscrições para o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) 2025, considerado o maior evento estudantil de artes do estado. Estudantes da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever nas modalidades de artes visuais, dança, música, teatro, audiovisual, bandas e fanfarras. As inscrições devem ser realizadas pelas unidades escolares, através do site oficial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc)  artecultura.seduc.ro.gov.br.

O Fera encontra-se na fase municipal, e quase todos os municípios de Rondônia realizaram ou estão em processo de execução de suas etapas locais, proporcionando momentos de integração entre escola e comunidade, com o objetivo de valorizar a cultura e incentivar o protagonismo juvenil. O Festival já contabiliza aproximadamente 3 mil inscrições de estudantes dos 52 municípios do estado, reafirmando sua ampla mobilização e alcance.

A Fase Estadual ocorrerá entre os dias 22 e 27 de junho de 2025, em Porto Velho, com extensa programação artística envolvendo apresentações, exposições, shows e apresentações de bandas e fanfarras.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância do Festival para a juventude e cultura local. “O Fera é uma vitrine para o talento dos estudantes e demonstração da força da nossa identidade cultural. Incentivar a arte é investir no desenvolvimento humano e futuro do estado.”

A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, ressaltou o impacto educativo do evento. “O Fera é mais do que um festival; é uma oportunidade para nossos estudantes expressarem seus talentos, fortalecerem sua identidade cultural e se tornarem protagonistas de suas histórias. Convidamos todas as escolas e comunidades a participarem desse grande movimento artístico, que tem mobilizado as escolas estaduais de todo o estado.”

O FESTIVAL

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes integra o programa Arte Rondônia e, em 2025, adota o tema “Todas as Artes, Um Só Norte: A Celebração da Nossa Identidade e o Protagonismo Juvenil”. A escolha do tema reflete o aprofundamento do foco cultural da edição anterior, que abordava a brasilidade, e agora volta-se para valorização da cultura, das tradições e expressões artísticas da Região Norte, destacando a juventude como agente central na construção e difusão da identidade amazônica.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Operações de fiscalização reforçam segurança no trânsito em Rondônia durante o final de semana

Publicado

Agentes do Detran durante Operação Corta Giro, em Porto Velho, no último domingo (27).Agentes do Detran durante Operação Corta Giro, em Porto Velho, no último domingo (27).

Operação “Corta Giro”, realizada no domingo (27), em Porto Velho, teve como objetivo coibir motociclistas que utilizam escapamentos adulterados

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) intensificou as ações de fiscalização durante o final de semana com a realização de três operações, a fim de contribuir para a segurança viária em todo o estado. As atividades fazem parte do compromisso do governo de Rondônia de proteger a vida dos cidadãos e garantir um trânsito mais seguro.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou a importância da atuação integrada das equipes. “Nossas operações são planejadas com foco na proteção do cidadão, com o objetivo de prevenir acidentes e reduzir o número de vítimas no trânsito.”

AÇÕES

Operação Lei Seca em Porto Velho.

A operação “Lei Seca” intensificou a fiscalização de motoristas sob efeito de álcool

Na sexta-feira (25), o Detran-RO participou da mobilização nacional da operação “Lei Seca”, realizada simultaneamente em todos os estados do país. Em Rondônia, a fiscalização aconteceu nas cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, Vilhena e Porto Velho, registrando 267 infrações de trânsito, sendo 118 casos de embriaguez ao volante e 31 motoristas flagrados dirigindo sem habilitação.

No sábado (26), a Autarquia deu continuidade aos trabalhos com a realização da operação “Lei Seca” nas cidades de Alta Floresta d’Oeste, Cacoal, Jaru e na Capital. Foram contabilizadas 111 infrações, entre as quais 45 motoristas autuados por dirigirem sob efeito de álcool e 20 condutores inabilitados.

Encerrando o final de semana, no domingo (27), o Detran-RO realizou mais uma etapa da operação “Corta Giro”, em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), voltada ao combate à condução perigosa, o uso de escapamentos barulhentos, retirada de circulação de motocicletas irregulares, clonadas, adulteradas, com registro de furto ou roubo. Ao todo, 71 infrações foram constatadas, com três motoristas flagrados embriagados e 11 inabilitados.

PLANEJAMENTO E RESULTADOS

Segundo o diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito, Welton Roney, o resultado positivo das ações reflete o empenho dos servidores e a consciência da população. “Cada condutor abordado e orientado representa uma oportunidade de conscientização e de mudança de comportamento. Estamos atuando para salvar vidas e construir um trânsito mais seguro para todos”, concluiu.

As ações de fiscalização fazem parte do planejamento estratégico do Detran-RO, alinhado às diretrizes do governo do estado, e continuarão sendo realizadas com regularidade, sempre com foco na preservação da vida e no respeito às normas de trânsito.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana