conecte-se conosco


Rondônia

Projeto de Educação de Trânsito do Detran Rondônia vai ser desenvolvido em escolas municipais de Porto Velho

Publicado

Projeto piloto irá atender inicialmente dez escolas de várias regiões de Porto Velho

Formar cidadãos conscientes e estimular estudantes do 1° ao 5° ano da Rede Municipal de Ensino, o comportamento seguro no trânsito. Esta é a finalidade do projeto que o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia irá desenvolver no Estado em parceria com os municípios rondonienses.

Nesta terça-feira (14) o gestor da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, Ruymar Pereira Lima, o auxiliar de trânsito, Tiago Real e o professor Sidinei Costa de Oliveira Rodrigues estiveram reunidos com a secretária adjunta de Educação do Município de Porto Velho – Semed, Paula Ramos de Souza, para tratar sobre a parceria.

Ruymar Pereira, disse que o projeto de Educação de Trânsito, a criança que está em formação, vai aprender desde cedo que no trânsito existem regras de convivência e que a legislação que normatiza essas normas precisam ser respeitadas, para garantir segurança evitando acidentes de trânsito.

O diretor da Dtet ressalta ainda que trabalhar Educação de Trânsito junto aos alunos de sete a 14 anos é muito importante, pois o número de vítimas no trânsito nesta faixa etária é grande. “Segundo o Ministério da Saúde, cerca de seis mil crianças, de zero a 14 anos, morrem; e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito anualmente”, alertou.

O projeto deve iniciar no segundo semestre 

Diante do acordo firmado entre Estado e município para que o projeto seja desenvolvido nas escolas da Capital, o próximo passo é reunir a equipe pedagógica da Semed e os técnicos do Detran para desenvolver o plano de trabalho de acordo com a demanda.

Inicialmente será desenvolvido um projeto piloto para atender dez escolas, contemplando todas as regiões da cidade de Porto Velho. A escolha das unidades escolares vai levar em consideração os dados do geoferenciamento do Detran onde ocorre o maior número de acidentes de trânsito envolvendo a comunidade local e a localização da instituição de ensino.

A intenção é fazer um trabalho de educação de trânsito envolvendo a comunidade do entorno da escola. “A orientação é levar o projeto para as escolas mais afastadas da região Central da cidade”, disse o auxiliar de trânsito, Tiago Real.

O auxiliar de trânsito, Tiago Real destacou durante a reunião sobre a importância da escolha da escola a ser atendida com o projeto de Educação de Trânsito.

O professor Sidinei Rodrigues, servidor de carreira da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, lotado no Departamento de Políticas Educacionais – DPE na Divisão de Educação Básica – Dieb e que presta serviço para o Detran ficou responsável por trabalhar junto com a equipe pedagógica da Semed o Plano de Trabalho para a escolha das dez escolas a serem contempladas inicialmente.

O projeto deve iniciar no segundo semestre. Os alunos vão receber um caderno exclusivo para cada série, com atividades e imagens dos personagens Ligadinho e Vidinha na contra capa para cada série onde vão aprender de forma divertida o que é ter responsabilidade e segurança no trânsito.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Política RO

Possível troca na Casa Civil de Rondônia pode fortalecer relação entre Executivo e Legislativo e pavimentar caminho de Marcos Rocha ao Senado

Publicado

por

Entre os nomes cogitados para assumir a função está Elias Resende, atual secretário de Estado de Serviços Públicos (SEOSP) e antigo aliado do governador Marcos Rocha (União)

 

Os rumores sobre a exoneração de Junior Gonçalves da Chefia da Casa Civil do Governo de Rondônia ganham força nos bastidores políticos. Analistas como Robson Oliveira, da coluna Resenha Política, e Sérgio Pires, do Opinião de Primeira, apontam que a substituição pode ser estratégica para estreitar os laços entre o Executivo estadual e os deputados da Assembleia Legislativa.

Entre os nomes cogitados para assumir a função está Elias Resende, atual secretário de Estado de Serviços Públicos (SEOSP) e antigo aliado do governador Marcos Rocha (União). Resende, conhecido por sua habilidade de articulação política e eficiência como gestor, foi figura de destaque no início da gestão Rocha. Caso assuma a Casa Civil, sua atuação pode contribuir para melhorar as relações com o Legislativo, além de recuperar o diálogo com servidores públicos e a equipe governamental, que enfrenta desgaste interno.

Junior Gonçalves, irmão do vice-governador Sérgio Gonçalves, tem demonstrado habilidade em se manter no cargo, mesmo diante de crises e pressões para sua saída. Porém, as atuais circunstâncias políticas podem dificultar sua permanência. Analistas indicam que, se a troca for concretizada, o Governo pode fortalecer sua base na Assembleia Legislativa, essencial para projetos futuros, incluindo uma possível candidatura de Marcos Rocha ao Senado em 2026.

Elias Resende surge como um nome estratégico nesse contexto, sendo visto como peça-chave para pavimentar o caminho político do governador e ampliar sua influência no cenário estadual e federal. A confirmação dessa possível mudança deve impactar diretamente a governabilidade e o cenário político em Rondônia nos próximos anos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Justiça suspende liminar e mantém aumento de salário para prefeito, vice e secretários de cidade de Rondônia

Publicado

por

O Tribunal de Justiça de Rondônia analisou nesta quarta-feira (22) o agravo de instrumento interposto pelo Município de Jaru contra decisão liminar da 2ª Vara Cível que havia determinado a suspensão da Lei Municipal n° 3.882/2024. A norma, aprovada em novembro de 2024, prevê o reajuste dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais a partir da legislatura de 2025.

O município sustentou que a fixação de subsídios dos agentes políticos está regulada diretamente pela Constituição Federal, que exige o respeito ao princípio da anterioridade legislativa, sem que se aplique o prazo de 180 dias da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ainda, a administração argumentou que o reajuste não geraria impacto orçamentário imediato, pois os valores foram fixados para o mandato subsequente, respeitando os limites estabelecidos na LRF.

Em análise, o desembargador Hiram Souza Marques considerou a via da ação popular, utilizada pelos autores, válida para questionar a legislação, mas destacou que o aumento proposto está em conformidade com o artigo 29 da Constituição Federal. Ele ressaltou que a norma aprovada respeita a anterioridade e não infringe os princípios constitucionais ou a LRF, por se tratar de matéria de natureza constitucional e de aplicação futura.

Com base nesse entendimento, foi concedido o efeito suspensivo ao agravo, restabelecendo a vigência da Lei Municipal n° 3.882/2024 até a análise definitiva do mérito.

Decisão similar foi tomada pelo Desembargador Daniel Ribeiro Lagos da 1ª Câmara Especial do TJ/RO em 14 de janeiro, quando decidiu pela cassação da liminar do juízo de Jaru, que havia suspendido os efeitos da Lei Municipal nº 3.883/2024, que autorizava o reajuste dos salários dos vereadores desta cidade.

Com as decisões do Tribunal de Justiça de Rondônia, as leis Municipal n° 3.882/2024 e nº 3.883/2024 retornam sua vigência autorizando o reajuste dos salários dos gestores públicos do executivo e legislativo municipal até julgamento do mérito.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana