conecte-se conosco


Rondônia

Programa Jovem Senador e Senadora Brasileiros 2026 incentiva protagonismo estudantil e formação cidadã

Publicado

A iniciativa é voltada para estudantes de até 19 anos matriculados em escolas públicas estaduais e do Distrito Federal e busca incentivar reflexões sobre política, democracia e cidadania

O Programa Jovem Senador e Senadora Brasileiros 2026 segue na etapa nacional de avaliação das redações selecionadas pelos estados. Em Rondônia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já concluiu a fase estadual do concurso e encaminhou os textos finalistas ao Senado Federal, responsável pela escolha dos representantes de cada unidade federativa. A iniciativa é voltada para estudantes de até 19 anos, matriculados em escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, e busca incentivar reflexões sobre política, democracia e cidadania, além de ampliar o conhecimento dos jovens sobre o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.

A seleção dos participantes ocorre por meio de um Concurso de Redação, que neste ano trouxe como tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”. A proposta convidou os estudantes a refletirem sobre o papel das plataformas digitais na construção de diálogos voltados ao fortalecimento da democracia.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa é fundamental para o fortalecimento da cidadania e participação democrática entre os jovens. “O Jovem Senador e Senadora Brasileiros incentiva os estudantes a desenvolverem senso crítico, responsabilidade social e interesse pela construção de um país melhor. É uma oportunidade de impulsionar o protagonismo juvenil”, evidenciou.

O secretário de Estado da Educação, Massud Badra, destacou o papel pedagógico do programa no ambiente escolar e o estímulo à produção textual e ao debate de temas atuais entre os estudantes. “O Jovem Senador e Senadora Brasileiros amplia o aprendizado para além da sala de aula, pois os estudantes refletem sobre temas contemporâneos, desenvolvem argumentação e compreendem a importância do diálogo e da participação democrática.”

Os 27 estudantes vencedores estaduais participarão de uma programação especial no Senado Federal

Segundo a coordenadora de Educação Básica da Seduc, Daniele Brasil, Rondônia já concluiu a etapa estadual do programa e agora acompanha a fase de avaliação nacional conduzida pelo Senado Federal. “A etapa estadual foi realizada pela Seduc, com a seleção das redações finalistas encaminhadas ao Senado Federal. Neste momento, o programa segue na fase nacional, em que as produções passam pela avaliação da comissão julgadora responsável pela escolha dos jovens senadores e jovens senadoras de cada unidade federativa”, explicou.

SEMANA DE VIVÊNCIA LEGISLATIVA

Podem participar estudantes regularmente matriculados em qualquer série do Ensino Médio da rede pública estadual, em todas as modalidades de ensino, desde que tenham até 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026 e disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de agosto de 2026, em Brasília.

Os 27 estudantes vencedores estaduais, sendo um representante de cada unidade federativa e do Distrito Federal, participarão de uma programação especial no Senado Federal. Durante a Semana de Vivência Legislativa, os jovens terão a oportunidade de conhecer o funcionamento do processo legislativo, participar de debates, visitas guiadas, palestras e simulações parlamentares, além de elaborar propostas legislativas.

Os professores orientadores também participarão das atividades em Brasília e serão responsáveis pelo acompanhamento dos estudantes durante toda a programação. As despesas com passagens, hospedagem, alimentação e traslados serão custeadas pelo Senado Federal.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Servidores levam mensagem de amor e segurança no trânsito a condutores em ação alusiva ao Dia dos Namorados

Publicado

Em alusão ao Dia dos Namorados, Detran-RO realiza ação “Segurança no trânsito é um ato de amor”

A ação educativa realizada na manhã dessa sexta-feira (12) no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé, em Porto Velho, levou aos condutores e motociclistas uma mensagem de conscientização e cuidados no trânsito em alusão ao Dia dos Namorados. Com o tema “Segurança no trânsito é um ato de amor”, a equipe abordou os usuários das vias para reforçar a importância de atitudes responsáveis e do respeito mútuo no trânsito.

Durante a atividade, também foi destacada a mensagem da campanha Maio Amarelo 2026: “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, incentivando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres a praticarem a empatia e a atenção no dia a dia.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o cuidado com a vida deve estar presente em todas as ações de educação para o trânsito. “Quando falamos de segurança viária, estamos falando de proteger famílias. Respeitar as leis de trânsito, dirigir com atenção e enxergar o próximo são atitudes que demonstram responsabilidade e amor ao outro,” pontuou.

Equipe levou mensagem de amor, responsabilidade e empatia aos usuários das vias

A ação buscou associar o sentimento de amor e cuidado, celebrado nesta data, à responsabilidade compartilhada pela preservação da vida, lembrando que cada escolha feita no trânsito pode contribuir para a segurança de todos. 

Para o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a mensagem da campanha reforça valores que devem ser praticados diariamente por todos os usuários das vias. “O amor também se manifesta nas pequenas atitudes do trânsito. Respeitar a faixa de pedestres, utilizar os equipamentos de segurança, não dirigir sob efeito de álcool e agir com empatia são comportamentos que ajudam a salvar vidas e tornam o trânsito mais seguro para todos.”

O diretor da Escola Pública de Trânsito, Hassan Hijazi destacou o impacto positivo quando aproximamos a população utilizando datas simbólicas por meio de mensagens educativas. “O Dia dos Namorados nos oferece uma oportunidade especial para refletir sobre o cuidado com quem amamos. A melhor demonstração de carinho é voltar para casa em segurança e contribuir para que outras pessoas também possam fazer o mesmo. É essa consciência que buscamos despertar por meio das nossas ações educativas.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Pagamento dos editais da Política Nacional Aldir Blanc é iniciado e fortalece setor cultural

Publicado

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), iniciou na quinta-feira (11), o pagamento dos projetos contemplados nos Editais nº 3, 4, 5 e 8 de 2025, executados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A medida representa mais um importante avanço na execução das políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cultura e ao incentivo aos fazedores de cultura em todo o estado.

Os recursos começam a chegar aos artistas, produtores culturais, coletivos, grupos, associações e demais agentes contemplados, contribuindo para a realização de projetos, circulação de atividades culturais, preservação de patrimônios e fortalecimento das diversas expressões artísticas presentes em Rondônia.

Medida representa importante avanço na execução de políticas públicas voltadas à cultura

A Sejucel destaca que este é o início do cronograma de repasses previsto para os projetos contemplados e que, no decorrer das próximas semanas, novos pagamentos serão realizados, garantindo a continuidade da execução dos editais e a chegada dos recursos aos agentes culturais selecionados. 

A execução dos editais fortalece a democratização do acesso aos recursos públicos da cultura, promovendo oportunidades para profissionais de diferentes segmentos e municípios do estado.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o início dos pagamentos representa mais uma etapa cumprida no processo de valorização da cultura rondoniense. “A cultura tem papel fundamental na construção da identidade do nosso estado e no desenvolvimento social e econômico das comunidades.”

DIVERSIDADE CULTURAL 

A Política Nacional Aldir Blanc é considerada atualmente o maior programa contínuo de fomento à cultura do país, assegurando recursos para estados e municípios investirem em ações que promovam a produção cultural, a formação artística, a preservação da memória e a valorização da diversidade cultural brasileira.

O secretário da Sejucel, Paulo Higo, enfatizou o trabalho realizado para garantir a execução dos editais e a chegada dos recursos aos contemplados. “Esse é um momento muito importante para a cultura de Rondônia. Temos trabalhado com responsabilidade e transparência em todas as etapas do processo para que os recursos fossem destinados aos agentes culturais selecionados. O início dos pagamentos representa a concretização de uma política pública que fortalece o setor cultural e amplia oportunidades para artistas e produtores de todo o estado.”

Além de fomentar a produção cultural, os investimentos contribuem para movimentar a economia criativa, gerar emprego e renda, estimular cadeias produtivas ligadas à cultura e ampliar o acesso da população a atividades artísticas e culturais.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana