conecte-se conosco


Rondônia

Programa Avança Rondônia avalia proficiência de estudantes dos 8º anos em escolas da região de Vilhena

Publicado

A ação contempla aproximadamente 1.450 estudantes dos 8º anos do ensino fundamental e tem como objetivo diagnosticar o nível de proficiência dos alunos

O governo de Rondônia realiza no período de 15 a 26 de junho, a aplicação das avaliações formativas do Programa Avança Rondônia (ProAR) em 15 escolas da jurisdição de Vilhena, incluindo unidades localizadas também no município de Chupinguaia. A ação contempla aproximadamente 1.450 estudantes dos 8º anos do ensino fundamental e tem como objetivo diagnosticar o nível de proficiência dos alunos, identificando habilidades consolidadas e aquelas que necessitam de reforço para subsidiar o planejamento pedagógico das escolas.

A aplicação, realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ocorre na versão impressa e tem como meta alcançar 100% dos estudantes matriculados nos 8º anos das unidades participantes. Os resultados obtidos servirão como ferramenta para orientar práticas pedagógicas, apoiar a tomada de decisão das equipes escolares e promover a melhoria contínua da aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes da rede estadual.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o ProAR é uma estratégia que permite identificar as necessidades dos estudantes e direcionar ações mais eficientes para a melhoria do ensino. “As avaliações diagnósticas garantem que as políticas educacionais sejam construídas com base em evidências e voltadas para resultados concretos na aprendizagem”, evidenciou. 

Os resultados obtidos servem como ferramenta para orientar práticas pedagógicas

O titular da Seduc, Massud Badra, destacou que a iniciativa fortalece o trabalho desenvolvido nas escolas e amplia as possibilidades de intervenção pedagógica. “As avaliações formativas fornecem informações importantes para que professores e gestores compreendam melhor as necessidades dos estudantes. Com esses dados é possível planejar ações mais assertivas, promover o acompanhamento contínuo da aprendizagem e garantir melhores oportunidades de desenvolvimento para todos os alunos.”

A superintendente regional de educação em Vilhena, Nilta Moreira Braga Nunes, enfatizou a importância da participação das escolas na aplicação das avaliações. “O ProAR reforça o trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades de ensino ao oferecer dados que contribuem para decisões mais assertivas. Com esse acompanhamento é possível identificar necessidades, potencializar resultados e promover ações que impactam diretamente a aprendizagem dos estudantes.”

MONITORAMENTO DA PROFICIÊNCIA 

Coordenado pela Seduc e executado pela Superintendência Regional de Educação, em parceria com as escolas participantes, o ProAR tem como foco o monitoramento da proficiência dos estudantes em larga escala. Entre os benefícios da iniciativa estão a identificação dos avanços e desafios dos alunos, o engajamento da prática docente por meio de dados objetivos, o planejamento de estratégias pedagógicas diferenciadas e o acompanhamento sistemático dos resultados educacionais da rede estadual.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira habilitação das categorias A e B

Publicado

Para garantir o cumprimento da nova regra, o Detran-RO já adequou seus sistemas

Para concluir o processo de primeira habilitação nas categorias A e B e receber a Permissão para Dirigir (PPD), os candidatos precisam apresentar resultado negativo em exame toxicológico. A medida foi estabelecida pela Lei nº 15.153, de 2025, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Para atender à determinação legal, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou adequações em seus sistemas, criando uma etapa específica para verificação do exame antes da emissão da PPD. A iniciativa garante o cumprimento da legislação e a regularidade dos processos de habilitação. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a medida fortalece as ações voltadas à preservação da vida e à formação de condutores mais conscientes. “A aplicação da legislação contribui para a formação de condutores mais responsáveis e reforça o compromisso com a proteção da vida,” pontuou. 

COMO FUNCIONA A NOVA REGRA

O candidato deverá realizar o exame em laboratório credenciado. Após a coleta e análise, o resultado será vinculado automaticamente ao processo de habilitação, permitindo o andamento das demais etapas até a emissão da Permissão para Dirigir.

Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha a autarquia adotou as providências necessárias para garantir a aplicação da lei em todo o estado. “Assim que recebemos as orientações técnicas para implementação da medida, nossas equipes iniciaram os ajustes necessários nos sistemas. O objetivo é assegurar que os processos ocorram de forma regular, transparente e em conformidade com a legislação.”

A diretora técnica de habilitação, Aline Lima explicou que o procedimento já está incorporado ao sistema da autarquia. “O Detran-RO já promoveu todas as adequações necessárias. O exame toxicológico passa a ser um requisito obrigatório antes da emissão da Permissão para Dirigir e a verificação do resultado ocorre de forma integrada ao processo de primeira habilitação.”

Além das adequações tecnológicas o Detran-RO também está orientando servidores, centros de formação de condutores e clínicas credenciadas sobre os novos procedimentos. A ação busca ampliar a divulgação da medida e garantir que os candidatos tenham acesso às informações necessárias para cumprir a nova etapa do processo de habilitação.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Governo de RO intensifica operações integradas e fortalece combate à criminalidade em todo o estado

Publicado

Entre janeiro e junho de 2026, foram realizadas 261 operações integradas, resultado de uma estratégia baseada na atuação conjunta das forças de segurança

As ações integradas de segurança pública tem sido ampliadas em todas as regiões do estado em um trabalho realizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Entre janeiro e junho de 2026, foram realizadas 261 operações integradas, resultado de uma estratégia baseada na atuação conjunta das forças de segurança, inteligência policial e presença operacional, fortalecendo o enfrentamento à criminalidade e contribuindo para a melhoria dos indicadores de segurança.

As operações são desenvolvidas de forma coordenada pelas instituições que compõem o sistema estadual de segurança pública, com foco na prevenção e repressão qualificada aos crimes, ampliando a presença do estado em áreas urbanas, rurais e de fronteira. Em Porto Velho, as unidades operacionais realizaram 64 operações no período, reforçando o policiamento preventivo, ampliando a sensação de segurança da população e aumentando a capacidade de resposta das forças policiais.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que os resultados obtidos são fruto do trabalho conjunto das forças de segurança e dos investimentos realizados para aprimorar a atuação no estado. “A integração entre os órgãos, aliada ao uso de tecnologia e inteligência, tem contribuído para fortalecer as ações de segurança pública. O objetivo é garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e ampliar a proteção da população em todas as regiões.”

Na Capital, Porto Velho, as unidades operacionais realizaram 64 operações

Entre as principais iniciativas está a Operação “Dominus Divisa e Fronteira”, voltada ao combate ao crime organizado em áreas rurais, regiões de fronteira e invasões de terras. A Operação “Máximus” atua na repressão qualificada aos crimes praticados em áreas urbanas, enquanto a Operação “Iléia” concentra esforços no combate aos crimes ambientais por meio da atuação integrada de diversos órgãos estaduais.

A estratégia operacional também contempla a Operação “Visibilidade”, responsável por ampliar a presença das forças de segurança em locais de grande circulação de pessoas e veículos; a Operação “Reforço”, que fortalece o atendimento das ocorrências acionadas pelo telefone 190; e a Operação “Comércio Seguro”, destinada à prevenção de furtos, roubos e atos de vandalismo em áreas comerciais.

Outras ações importantes incluem a Operação “Sonus Off”, que intensifica a fiscalização contra a perturbação do sossego público, e a Operação “Fio Desencapado”, voltada ao combate ao furto de fios elétricos, cabos de telecomunicações e registros de água.

O secretário da Sesdec, Hélio Pachá, salientou que a integração entre os órgãos de segurança tem sido um dos pilares para os resultados obtidos no estado. “Cada operação é planejada com base em dados de inteligência e executada de forma integrada pelas forças de segurança. Essa atuação coordenada permite maior eficiência no combate à criminalidade, amplia a presença do estado nas áreas mais sensíveis e fortalece a proteção da população. O trabalho conjunto continua sendo uma das principais estratégias para manter os avanços conquistados em Rondônia.”

Além das operações regulares, Rondônia mantém forças-tarefas permanentes de combate ao crime organizado, como a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), a Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FTICCO) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Vale do Jamari (FICCOVJ), estruturas que reúnem instituições estaduais e federais em ações coordenadas de inteligência, investigação e repressão qualificada.

As operações integram a política estadual de segurança pública, que prioriza a atuação preventiva, a integração institucional e o uso de tecnologia para ampliar a eficiência das ações e garantir mais segurança para a população rondoniense.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana