conecte-se conosco


Rondônia

Profissionais da Saúde do Cemetron recebem assistência médica e acolhimento psicológico

Publicado

Ginástica laboral faz parte dos atendimento do Núcleo de Saúde do Trabalhador do Cemetron que funciona 24h 

A realidade do profissional dentro de uma unidade de saúde exige habilidades técnicas e emocionais. Foi pensando em cuidar de quem cuida, oferecendo assistência médica e apoio psicológico, que o Núcleo de Saúde do Trabalhador foi implantado em 2013 no Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron.

O hospital disponibiliza a todos os servidores, consultas com médico clínico geral, dermatologista, psicólogo, nutricionista,  fisioterapeuta, cardiologista, ortopedista e psiquiatra.

A coordenadora do núcleo, Célia Maciel, explica que o período mais preocupante foi no enfrentamento à pandemia. “Estabelecemos rapidamente um fluxo de atendimento para realização da testagem, tratamento dos contaminados e das sequelas causadas pelo vírus”, lembra.

Durante o período mais crítico da covid-19, o atendimento psicológico, mesmo com as dificuldades por conta do alto contágio do vírus, foi realizado de forma presencial, nos jardins da unidade hospitalar, reforçando o distanciamento em local aberto e com utilização dos equipamentos de proteção individual -EPIs .

No decorrer de 2021, 284 servidores foram atendidos pelo núcleo

“Foi um período muito intenso. Nunca antes a palavra sacrifício se fez tão vívida; atendi presencialmente por escolha, para que os colegas se sentissem próximo, com uma mão amiga, alguém ouvindo. Fiquei sem consultório, o hospital estava lotado, então achamos lugar debaixo das árvores para as consultas”, relembrou o psicólogo Marcus Granjeiro.

A técnica de enfermagem, Jozilene Alves, de 52 anos, comenta que já utilizou o atendimento em diversas especialidades e acrescentou: “é muito bom contar com esse apoio dentro do nosso serviço; a gente se sente cuidada”.

O serviço ainda tem um fluxo de atendimento de urgência e emergência para os profissionais, que funciona 24 horas, caso sintam-se mal durante o turno de trabalho.

Com o objetivo de cuidar de forma preventiva, são realizados anualmente os exames médicos ocupacionais, e cada servidor é atendido pelo médico do trabalho, que solicita os exames de rotina e ergonômicos que possibilitam a detecção de doenças e podem ser tratadas de forma precoce.

“Nosso capital de maior valor, é o humano, acolhemos nossos profissionais de saúde com dedicação, para que eles tenham condições físicas e mentais para receber os pacientes” enfatizou a coordenadora, Célia Maciel.

O diretor-geral do Cemetron, Antônio Marcos destacou “cuidar dos cuidadores é indispensável, pois são eles nossa força dentro da unidade. Sempre realizamos ações para promoção do bem-estar físico e mental”. 

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Cadastro de criadores de abelhas busca fortalecer cadeia do mel em Rondônia

Publicado

O cadastro é gratuito, presencial e pode ser feito em qualquer unidade local da Idaron

O governo de Rondônia reforça o chamado para que apicultores e meliponicultores de todo o estado realizem o cadastro de seus apiários e meliponários junto à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). A iniciativa integra o Programa Nacional de Saúde das Abelhas em Rondônia, constituindo um pilar fundamental para estruturar a cadeia produtiva, orientar políticas públicas e viabilizar ações de vigilância e promoção da sanidade das colmeias.

O cadastro é gratuito, presencial e pode ser feito em qualquer unidade local da Idaron. Para se registrar, o produtor — pessoa física ou jurídica — deve apresentar documento com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. Também serão coletadas informações sobre o número de colmeias e a localização da criação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa visa ampliar o alcance do Programa Nacional de Saúde das Abelhas no estado e promover uma apicultura mais sustentável, segura e integrada às demais cadeias do agronegócio em Rondônia.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, reforçou a importância da participação dos criadores no programa. “Ao cadastrar seus apiários e meliponários, os produtores contribuem para a proteção das abelhas, a prevenção de doenças e a valorização da produção de mel em Rondônia”, destacou.

BENEFÍCIOS

Entre os principais benefícios do cadastro, estão a organização e a formalização do setor, além de promover melhores condições para o desenvolvimento de atividades de defesa sanitária e orientação técnica aos produtores. Com os dados atualizados, a Agência pode mapear as áreas de criação, direcionar ações preventivas e responder mais rapidamente em casos de suspeitas de doenças.

A Idaron atua em casos de suspeitas de doenças em abelhas. A recomendação é que os criadores de abelhas comuniquem imediatamente qualquer alteração no comportamento ou na mortalidade dos enxames. A comunicação pode ser realizada por meio do site da instituição, na seção “Notificação de doenças”, pelos telefones das Unidades Locais da Agência ou presencialmente na unidade mais próxima.

CRIADORES DE ABELHAS 

Até o momento, 115 apicultores encontram-se cadastrados, distribuídos em 187 propriedades. Dessas, 149 possuem fins comerciais, com cerca de 2,2 mil colmeias e produção estimada em 39 mil quilos de mel por ano. No caso da meliponicultura — criação de abelhas sem ferrão —, são 56 produtores atuando em 59 propriedades, com 491 colmeias e produção anual de aproximadamente 713 quilos de mel.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Fases regionais Mamoré e Noroeste do Joer 2025 têm abertura nos dias 16 e 17

Publicado

As cerimônias marcam o início das competições regionais, reunindo estudantes-atletas de vários municípios

As cerimônias de abertura da Fase Regional dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer 2025) ocorrerão nos dias 16 e 17 de junho, respectivamente nos municípios de Guajará-Mirim e Jaru. A fase Mamoré será aberta na segunda-feira (16), às 19h30, na quadra poliesportiva do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM X, em Guajará-Mirim. Já a fase Noroeste será iniciada na terça-feira (17), às 8h30, no Ginásio Poliesportivo Sebastião Mesquita, em Jaru. As cerimônias marcam o início das competições regionais, reunindo estudantes-atletas de diversas cidades com o objetivo de promover o esporte escolar e fortalecer os vínculos entre as redes de ensino.

O evento contará com a presença de autoridades locais e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além de delegações escolares que participarão de competições em modalidades coletivas e individuais. As fases regionais representam etapas classificatórias importantes rumo à fase estadual dos Jogos, estimulando o protagonismo juvenil e o desenvolvimento integral dos estudantes por meio do esporte.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca que, “o Joer é uma das mais importantes políticas públicas de valorização da juventude e do esporte educacional em nosso estado. Esses eventos regionais revelam talentos e promovem a integração entre os municípios.”

A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, ressaltou a relevância do trabalho conjunto na realização dos jogos. “Cada fase do Joer é fruto do empenho de professores, gestores e técnicos das regionais. O esporte transforma vidas e amplia as possibilidades educacionais dos nossos estudantes.”

PREPARAÇÃO

O gerente de Esporte Escolar da Seduc, Marcelo Araújo, enfatizou a preparação das equipes e o crescimento do evento. “Estamos com uma organização robusta, garantindo a estrutura adequada em cada município-sede. O Joer 2025 tem se destacado pelo aumento no número de participantes e pelo envolvimento das comunidades escolares.”

DESPORTO

Criado como política de incentivo ao desporto educacional, o Joer promove competições nas fases municipal, regional e estadual, abrangendo modalidades como atletismo, futsal, voleibol, natação, judô, entre outras.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana