conecte-se conosco


Porto Velho

Prefeitura vai renovar parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (Cisan)

Publicado

Objetivo é fortalecer a fiscalização sanitária e proporcionar mais segurança alimentar aos produtos de origem animal

Minuta do termo já está sendo finalizada pela equipe técnica da Semagric, que tem se reunido para tratar de todos os detalhesCom o objetivo de fomentar e fortalecer as agroindústrias locais, além de abrir novos mercados e expandir a comercialização para outros municípios de Rondônia, a Prefeitura de Porto Velho anunciou, na quinta-feira (9), a intenção de renovar a parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (Cisan).

A colaboração será viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), cuja minuta do termo já está sendo finalizada pela equipe técnica, que tem se reunido para tratar de todos os detalhes.

“Os consórcios intermunicipais visam otimizar a gestão de serviços e políticas públicas em diversas áreas, incluindo a fiscalização sanitária. No caso do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, esses consórcios têm ganhado destaque por sua capacidade de unir forças, conhecimentos e recursos de várias cidades, o que facilita o processo de fiscalização e aumenta a eficiência na aplicação das normas”, disse o secretário Rodrigo Ribeiro.

Ele explica que Porto Velho conta com o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIM), que assegura a qualidade e segurança alimentar em relação ao consumo de carnes, leite, ovos e queijos, entre outros. Ele é essencial para que os produtos cheguem à mesa do consumidor livres de qualquer risco à saúde.

“Para melhorar a eficácia dessa fiscalização, muitos municípios têm optado por firmar parcerias através de consórcios intermunicipais. Esses consórcios são uma forma de cooperação entre diferentes municípios, permitindo que eles compartilhem recursos e responsabilidades para promover uma fiscalização mais eficiente e abrangente de produtos de origem animal”, acrescentou o secretário.

CODORNAS

Primeiro abatedouro de codornas de Rondônia coloca Porto Velho na vanguarda dessa cadeia produtivaNesse sentido, o SIM deu um importante passo para fortalecer o setor alimentício da região ao regularizar, junto ao Cisan, o primeiro abatedouro de codornas de Rondônia. A iniciativa não só coloca Porto Velho na vanguarda dessa cadeia produtiva, mas também abre novas perspectivas de comercialização para produtos derivados dessa espécie, beneficiando diretamente diversos municípios da região.

Em conformidade com as exigências sanitárias e regulamentações municipais, por meio do Cisan, o abatedouro de codornas poderá expandir sua área de atuação e comercializar seus produtos para várias cidades rondonienses, incluindo Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia e Campo Novo de Rondônia, entre tantas outras.

IMPACTO

Com ampliação da área de atuação, haverá crescimento econômico da indústria local, fortalece o agronegócio no estado e proporciona mais alternativas para o abastecimento regional de produtos de origem animal certificados. Além disso, o acesso a um mercado mais amplo, pode incentivar o aumento da produção e o investimento em melhorias na qualidade dos produtos.

SIM E CISAN

Para Rodrigo Ribeiro, a atuação do SIM junto ao Cisan foi fundamental para que o abatedouro atendesse às exigências sanitárias necessárias, o que proporcionou a legalização do estabelecimento.

A fiscalização e regularização dos estabelecimentos de abate de animais são fundamentais para garantir que os produtos atendam aos elevados padrões de higiene e segurança alimentar. Esses processos contribuem para a proteção da saúde pública, além de assegurar a rastreabilidade e a qualidade dos alimentos oferecidos à população.

“A parceria entre os municípios através do consórcio facilita a ampliação da capacidade de fiscalização e promove a padronização de processos em toda a região, tornando o sistema de inspeção mais eficiente e acessível”, pontuou.

PERSPECTIVA

Porto Velho e os municípios da região ganham um importante impulso econômico com a expansão e o fortalecimento do mercado de codornas, o que poderá atrair mais investimentos e até mesmo estimular o crescimento de outros segmentos do setor produtivo, tendo em vista Rondônia ser um polo relevante de produtos de origem animal, tanto no mercado regional quanto nacional.

A parceria entre Sim e Cisan, de acordo com o secretário da Semagric, também abre caminho para uma expansão sustentável da economia local. Desta forma, “a região tem o potencial de se destacar no cenário agropecuário e alimentar do Brasil, especialmente com a adesão ao SISBI, que é o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal”, finalizou.

Texto: Augusto Soares
Foto: Semagric

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Show de fogos e apresentações musicais encerram comemorações do aniversário de Porto Velho

Publicado

O evento é o início de uma série de atividades promovidas pela Funcultural na cidade

Evento contou com diversas atrações culturais Show de fogos e apresentações musicais abertas ao público no Mercado Cultural encerraram as atividades comemorativas dos 110 anos de instalação do município de Porto Velho, promovidas pela prefeitura durante todo o dia na última sexta-feira (24).

De acordo com Antônio Alves Ferreira, presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), esse evento ofereceu aos porto-velhenses a oportunidade de festejarem o aniversário da cidade em um espaço histórico e com apresentações artísticas e culturais.

“A cidade de Porto Velho celebra 110 anos com uma festa digna de sua grandeza, hoje nós comemoramos essa data, que também marca o começo de um novo tempo de valorização da cultura e respeito à nossa população”, destacou Antônio Alves Ferreira.

EVENTOS 2025

Antônio Ferreira, presidente da Funcultural Para Vanderlei Maraca, diretor de eventos da Funcultural, essa festa é o início de uma agenda que irá contemplar os 110 anos de Porto Velho ao longo de todo 2025, transformando o calendário cultural da cidade.

“Temos a confiança e o desejo do prefeito Léo Moraes em tornar os eventos culturais acessíveis e plurais para toda a sociedade porto-velhense. O aniversário de Porto Velho é o começo de um ano repleto de prestígio para o setor cultural e de eventos”, falou Vanderlei Maraca.

Cantores e cantoras de variados estilos musicais deram o tom da festa, que fechou com uma salva de parabéns e um belo show de fogos que iluminou o centro histórico da cidade.

Texto: João Paulo Prudêncio
Fotos: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Culto ecumênico reúne centenas de pessoas para celebrar o aniversário de instalação de Porto Velho

Publicado

Culto selou as festividades do dia na EFMM

Culto selou as festividades do dia de aniversário Um culto ecumênico de adoração a Deus marcou as atividades em alusão aos 110 anos da instalação do município de Porto Velho nesta última sexta-feira (24). Celebrando o diálogo religioso, o evento reuniu os membros de diversas instituições religiosas, em um grande louvor de agradecimento.

Contando com a presença do prefeito Léo Moraes e da vice-prefeita Magna dos Anjos, o culto foi celebrado pelo presbítero Paulo Luiz, que representou o pastor presidente da igreja Assembleia de Deus em Rondônia, Nelson Luchtenberg.

“Existem diferentes formas de fé, porém só um Deus, por esse motivo precisamos aprender a exercer o diálogo religioso, para podermos construir uma cidade digna, justa e próspera de se viver”, destacou o Presbítero Paulo Luiz.

Representando o Arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, o padre Hélio José, da Paróquia São Cristóvão, garantiu que esse é um dia de festividade e alegria, por todos estarem unidos, celebrando Porto Velho e louvando a Deus.

“É uma alegria imensa festejar esse dia em que todos estão irmanados em um início de ano de paz, força e sucesso para todos os porto-velhenses que acreditam no potencial dessa cidade e no poder de Deus”, afirmou o Padre Hélio José.

Paulo Moraes Júnior, secretário da SemdesturPara o bispo eclesiástico Paulo Cavalcanti, que representou a Igreja Quadrangular Apostólica em Porto Velho, quando os cristãos se reúnem, não importa qual é a igreja a que cada um pertence, mas sim o cumprimento da palavra de Deus, que é falar sobre Jesus Cristo.

“O maior mandamento de Jesus é que nos amemos mutuamente, então o único pensamento de Cristo era de que nós vivêssemos em união. Se nós estamos unidos em um único pensamento, nós estamos cumprindo aquilo que é o propósito de Cristo”, destacou o bispo Paulo Cavalcante.

De acordo com Paulo Moraes Júnior, titular da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), o espaço da Madeira-Mamoré foi o local ideal para a realização desta celebração à fé. “Em Porto Velho temos uma população expressivamente cristã, motivo pelo qual hoje foi um dia de celebração da importância de Deus em nossa cidade, reunindo igrejas de variadas denominações, mas com apenas uma intenção, louvar ao Senhor”, afirmou Paulo Moraes Júnior.

O culto selou as festividades do dia de aniversário da instalação do município de Porto Velho dentro do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM).

Texto: João Paulo Prudêncio
Fotos: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana