conecte-se conosco


Porto Velho

Prefeitura promove treinamento em Sistema de Informação Geográfica para fiscais de posturas de Porto Velho

Publicado

Capacitação visa modernizar processos de fiscalização e otimizar a gestão territorial da cidade

Capacitação aconteceu na Escola Superior de Contas do Estado (Escon)A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), realizou na última quarta-feira (19) um treinamento sobre o uso do Sistema de Informações Geográficas de Porto Velho (SIGPVH). A capacitação foi voltada para fiscais de posturas da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) e teve como objetivo aprimorar o uso de ferramentas tecnológicas na fiscalização de terrenos baldios, licenciamentos e outras demandas urbanas.

O SIGPVH é uma plataforma web avançada de geoprocessamento, gerenciada pela Sempog, que centraliza informações do município em um banco de dados. O sistema facilita o acesso às informações e proporciona maior agilidade na gestão das ações fiscais e administrativas.

Durante o treinamento, os fiscais receberam orientações sobre as funcionalidades do sistema e sua aplicação na rotina de fiscalização. A capacitação abordou desde a navegação na plataforma web e no aplicativo móvel até a interpretação dos dados espaciais, que permitem um acompanhamento mais preciso das áreas do município.

SIGPVH é uma plataforma web avançada de geoprocessamento que centraliza informações do município em um banco de dadosSegundo Marvin Farias, engenheiro florestal e membro da equipe de geoprocessamento da Sempog, a plataforma traz mais precisão à fiscalização e facilita a tomada de decisões sobre o uso do solo. “A ferramenta proporciona um controle mais eficiente, além de uma gestão mais dinâmica. A integração das informações de várias áreas facilita as ações de fiscalização e oferece mais precisão nas decisões administrativas”, explicou Marvin.

A capacitação também reforçou a importância da ferramenta para otimizar a abordagem de problemas da fiscalização, como o controle de terrenos baldios, que frequentemente geram reclamações da população e demandam um acompanhamento mais preciso.

O gerente da Divisão de Terrenos Baldios da Semusb, Joel Limoeira Freire, destacou os avanços que o sistema proporciona na identificação dos proprietários. “O SIGPVH facilita muito a identificação do proprietário, principalmente quando ele já não reside mais na cidade ou mora distante. O sistema nos permite localizar geograficamente o imóvel, acessar os dados do contribuinte e notificá-lo oficialmente de forma mais ágil. Essa integração e a atualização constante das informações vão otimizar o processo”, afirmou.

Treinamento do SIGPVH capacita fiscais da Semusb para aprimorar o controle de terrenos baldios e agilizar notificações de proprietáriosAlém disso, a modernização também impactará o acompanhamento dos processos administrativos, tornando o fluxo de trabalho mais eficiente. Para Cláudia do Nascimento, fiscal municipal há 20 anos, a integração dos dados facilitará consultas futuras e tornará o fluxo de trabalho mais eficiente e acessível.

“Antes, enfrentávamos dificuldades para localizar terrenos baldios e identificar os proprietários. Muitos processos eram feitos manualmente, dificultando o acompanhamento das informações. Com o SIGPVH, os dados estarão sempre atualizados e integrados, facilitando tanto nosso trabalho quanto futuras consultas”, destacou.

Já a gerente da Divisão de Fiscalização de Posturas Urbanas da Semusb, Christy Ellen, enfatizou que a plataforma contribuirá para uma fiscalização mais estratégica e eficaz, garantindo que as notificações sejam aplicadas com mais precisão e acompanhamento detalhado. “A integração das informações proporcionada pelo SIGPVH fortalece nossa atuação, permitindo um acompanhamento mais detalhado e eficaz. Isso, com certeza, vai gerar uma melhoria significativa na gestão urbana da cidade”, ressaltou.

Capacitação reforça a importância do SIGPVH na modernização da fiscalizaçãoCom a implementação da plataforma, a Prefeitura de Porto Velho dá mais um passo rumo à modernização da gestão pública. A capacitação dos servidores da Semusb demonstra o compromisso da administração municipal em investir em inovação e aprimorar os serviços prestados à população, garantindo processos mais ágeis e transparentes.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Márcio Gabriel, destacou que a iniciativa está alinhada com as diretrizes da gestão do prefeito Léo Moraes, que tem investido na digitalização de processos e na melhoria da eficiência administrativa.

“Nosso objetivo é tornar a fiscalização mais moderna e eficiente, oferecendo aos servidores ferramentas que facilitem seu trabalho e garantam um atendimento mais ágil para a população. O SIGPVH é um exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada para fortalecer a gestão urbana e garantir uma cidade mais organizada”, afirmou o secretário.

Texto: Emily Costa
Foto: Emily Costa e Fábio Ono (Sempog)

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Semed assina acordo de cooperação do Busca Ativa Escolar para combater a evasão e abandono escolar

Publicado

Iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação

Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreasA Prefeitura de Porto Velho, comprometida em combater o abandono escolar, a evasão e a exclusão de estudantes, readeriu ao “Busca Ativa Escolar: Fora da Escola Não Pode!”, uma iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Órgãos do Estado, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua matrícula, (re) matrícula e sua permanência na escola.

A assinatura do Acordo de Cooperação ocorreu na quinta-feira (24), com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Defensoria Pública do Estado, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Também foram convidados os Conselhos Tutelares de Porto Velho.

Na ocasião, também foi realizada a 1ª Reunião Técnica do Comitê Gestor da Busca Ativa, momento em que foram alinhadas as ações, apresentado o Plano Municipal de Ação 2025-2028, foi apresentado o Protocolo #TôdeVolta e oficializada a assinatura do acordo de cooperação.

 Assinatura do Acordo de Cooperação ocorreu na quinta-feira (24)Para o secretário da Semed, Leonardo Leocádio, a educação é um dos pilares com maior potencial de transformar a sociedade. E a Prefeitura de Porto Velho vem sendo reconhecida por adotar estratégias que melhoram a educação e a tornam cada vez mais inclusiva e integrada. “E com a Busca Ativa esperamos contribuir também para reduzir a evasão escolar, indo atrás de quem está excluído da aprendizagem e tomando medidas para garantir o direito de aprender, bem como assegurar outros direitos”, disse ele.

SOLUÇÕES

Segundo Elizabeth Colaço, coordenadora estadual da Busca Ativa, a ferramenta funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no município e/ou estado.

A coordenadora operacional da Busca Ativa de Porto Velho, Rhebeca Schmitt, destacou que o objetivo é garantir que nenhuma criança fique fora da escola. “Por meio da busca ativa, identificamos as causas que levam a criança a estar ausente das aulas, para que essas questões sejam devidamente tratadas. Assim, proporcionamos às famílias as condições necessárias para que suas crianças permaneçam na escola e tenham acesso a uma educação de qualidade”, ressaltou.

Texto: Meiry Santos
Foto: Meiry Santos

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Mais de 170 acadêmicos assinam termos de concessão que garantem bolsas no Programa Faculdade da Prefeitura

Publicado

Durante o evento, além das assinaturas, foram sorteados 12 notebooks

A Prefeitura de Porto Velho realizou, nesta sexta-feira (25), o VII Encontro dos Acadêmicos do Programa Faculdade da Prefeitura, no Teatro Banzeiros. Durante o evento, foram assinados os termos de concessão de bolsa aos 172 novos estudantes aprovados pelo processo seletivo 2025.1.

Foram assinados os termos de concessão de bolsa aos 172 novos estudantes aprovados

A solenidade contou também com a presença de familiares, autoridades e egressos que relataram experiências com o programa ofertado pela Prefeitura de Porto Velho. Além da assinatura dos termos, os acadêmicos também participaram do sorteio de 12 notebooks, oferecidos por duas instituições particulares que participam do programa.

O Programa Faculdade da Prefeitura de Porto Velho foi implementado em junho de 2010 e, em 2025, o processo seletivo bateu recorde com mais de 5 mil inscritos. Os cursos oferecidos são Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Administração, Enfermagem, Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social e Engenharia de Software que são ofertados por faculdades da capital, parceiras do programa.

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, participou do evento e, emocionado, destacou a importância do programa, principalmente para famílias em vulnerabilidade social.

 Léo Moraes, participou do evento e destacou a importância do programa

“Esse programa é para aquelas pessoas que querem mudar suas próprias histórias, querem mudar o universo em que vivem, porque muda primeiro a si e depois muda a relação com sua família e da sua comunidade. Quero desejar boa sorte nessa trajetória de vocês e dizer que esse é o primeiro passo, daqui uns anos vocês eram referências na profissão que escolheram”, disse o prefeito.

REALIZAÇÃO

Quem também não escondeu a emoção de ser uma das beneficiadas pelo programa foi Eliane Ferreira, 34 anos, que esperou por muitos anos por essa oportunidade. “Eu quis participar porque eu tenho um sonho em me formar em Agronomia, porque a gente sabe que é caro e sem a oportunidade da Prefeitura não teria essa chance. Vou seguir firme e realizar o sonho de me formar”, concluiu.

Eliane Ferreira foi uma das beneficiadas pelo programa

O sonho da jovem Kaylany Marinho sempre foi cursar Administração e, através do Programa Faculdade da Prefeitura, esse caminho começa a ser trilhado. “Eu acho esse programa muito bom porque ele ajuda as pessoas que não têm condições financeiras para pagar uma faculdade a ter um estudo melhor. A mensagem que eu deixo é que as pessoas nunca desistem dos seus sonhos”, finaliza.

PREFERENCIAIS

Outra novidade nessa gestão, foi a ampliação no número de vagas preferenciais no total 56, feita com base na Lei Federal 12.990, de 9 de junho de 2014, que garante a reserva de 20% das vagas oferecidas em concurso públicos para o provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

 Kaylany Marinho irá cursar Administração através do Programa Faculdade da Prefeitura

Segundo o presidente do Conselho Gestor do Programa Faculdade da Prefeitura, Wagner Garcia, a partir de agora a Prefeitura já estuda meios para a ampliação do programa.

“A gente percebe a importância do programa pelo brilho nos olhos dessas pessoas. Muitas histórias começam a partir de agora e muitas outras ainda serão trilhadas com o apoio da prefeitura. Por isso vamos fortalecer o programa para que possamos atender ainda mais alunos e envolver outras instituições parceiras”, disse o presidente.

Texto: André Oliveira
Foto: Hellon Luiz/ Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana