conecte-se conosco


Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho promove ações inclusivas para reforçar a conscientização sobre o autismo

Publicado

Ônibus multissensorial, carteira do autista e vagas inclusivas são algumas realizações da atual gestão

Prefeitura beneficiou quase 3 mil pessoas com TEA, com a emissão da CMIACelebrado mundialmente no dia 2 de abril, o dia de conscientização do autismo tem como objetivo aumentar o diálogo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e principalmente reforçar a importância da empatia, da inclusão e do respeito às diferenças. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.

Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho vem se destacando por suas iniciativas voltadas à inclusão e ao bem-estar das pessoas com TEA. A gestão do prefeito Léo Moraes oferece diversos serviços que facilitam o acesso a direitos e, principalmente, promovem a integração dessa população na capital rondoniense.

Entre as ações, a Prefeitura de Porto Velho beneficiou quase 3 mil pessoas com TEA, com a emissão da Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA). A Carteira do Autista garante a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados às pessoas com TEA.

Ônibus multissensorial é o primeiro veículo adaptado para atender pessoas com TEA Além disso, a Prefeitura de Porto Velho sancionou, a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis no ambiente de trabalho para pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Outro destaque da atual gestão é a criação do ônibus multissensorial que é o primeiro veículo adaptado para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes, proporcionando transporte gratuito para consultas, terapias e centros de reabilitação em horários flexíveis, durante os dias úteis, mediante agendamento prévio.

Ações inclusivas com a criação de vagas exclusivas para pessoas com TEA implementadas diretamente pelo poder público. Até então, as vagas destinadas a esse público na cidade eram iniciativas de empresas privadas, tornando esta ação um marco na garantia de direitos e inclusão.

Ações inclusivas com a criação de vagas exclusivas para pessoas com TEA

Recentemente o prefeito Léo Moraes, esteve na Casa do Autista, localizada em Balneário Camboriú (SC), reconhecida como o maior complexo da América Latina dedicado ao atendimento gratuito e especializado de crianças com TEA com objetivo conhecer de perto uma política pública que deu certo e buscar inspiração para novas ações em Porto Velho.

De acordo com o prefeito, essas ações mostram que a atual gestão vem trabalhando para proporcionar mais inclusão e respeito a todos. “Hoje, no dia 2 de abril, é uma data para relembrarmos do que já foi feito até aqui, mas também para refletir que podemos construir um futuro em que cada pessoa, independente de suas particularidades, seja valorizada e respeitada na nossa cidade”, disse Léo Moraes.

Texto: André Oliveira
Fotos: Wesley Pontes/ Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
publicidade

Porto Velho

Semed assina acordo de cooperação do Busca Ativa Escolar para combater a evasão e abandono escolar

Publicado

Iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação

Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreasA Prefeitura de Porto Velho, comprometida em combater o abandono escolar, a evasão e a exclusão de estudantes, readeriu ao “Busca Ativa Escolar: Fora da Escola Não Pode!”, uma iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Órgãos do Estado, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua matrícula, (re) matrícula e sua permanência na escola.

A assinatura do Acordo de Cooperação ocorreu na quinta-feira (24), com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Defensoria Pública do Estado, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Também foram convidados os Conselhos Tutelares de Porto Velho.

Na ocasião, também foi realizada a 1ª Reunião Técnica do Comitê Gestor da Busca Ativa, momento em que foram alinhadas as ações, apresentado o Plano Municipal de Ação 2025-2028, foi apresentado o Protocolo #TôdeVolta e oficializada a assinatura do acordo de cooperação.

 Assinatura do Acordo de Cooperação ocorreu na quinta-feira (24)Para o secretário da Semed, Leonardo Leocádio, a educação é um dos pilares com maior potencial de transformar a sociedade. E a Prefeitura de Porto Velho vem sendo reconhecida por adotar estratégias que melhoram a educação e a tornam cada vez mais inclusiva e integrada. “E com a Busca Ativa esperamos contribuir também para reduzir a evasão escolar, indo atrás de quem está excluído da aprendizagem e tomando medidas para garantir o direito de aprender, bem como assegurar outros direitos”, disse ele.

SOLUÇÕES

Segundo Elizabeth Colaço, coordenadora estadual da Busca Ativa, a ferramenta funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no município e/ou estado.

A coordenadora operacional da Busca Ativa de Porto Velho, Rhebeca Schmitt, destacou que o objetivo é garantir que nenhuma criança fique fora da escola. “Por meio da busca ativa, identificamos as causas que levam a criança a estar ausente das aulas, para que essas questões sejam devidamente tratadas. Assim, proporcionamos às famílias as condições necessárias para que suas crianças permaneçam na escola e tenham acesso a uma educação de qualidade”, ressaltou.

Texto: Meiry Santos
Foto: Meiry Santos

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Porto Velho

Mais de 170 acadêmicos assinam termos de concessão que garantem bolsas no Programa Faculdade da Prefeitura

Publicado

Durante o evento, além das assinaturas, foram sorteados 12 notebooks

A Prefeitura de Porto Velho realizou, nesta sexta-feira (25), o VII Encontro dos Acadêmicos do Programa Faculdade da Prefeitura, no Teatro Banzeiros. Durante o evento, foram assinados os termos de concessão de bolsa aos 172 novos estudantes aprovados pelo processo seletivo 2025.1.

Foram assinados os termos de concessão de bolsa aos 172 novos estudantes aprovados

A solenidade contou também com a presença de familiares, autoridades e egressos que relataram experiências com o programa ofertado pela Prefeitura de Porto Velho. Além da assinatura dos termos, os acadêmicos também participaram do sorteio de 12 notebooks, oferecidos por duas instituições particulares que participam do programa.

O Programa Faculdade da Prefeitura de Porto Velho foi implementado em junho de 2010 e, em 2025, o processo seletivo bateu recorde com mais de 5 mil inscritos. Os cursos oferecidos são Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Administração, Enfermagem, Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social e Engenharia de Software que são ofertados por faculdades da capital, parceiras do programa.

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, participou do evento e, emocionado, destacou a importância do programa, principalmente para famílias em vulnerabilidade social.

 Léo Moraes, participou do evento e destacou a importância do programa

“Esse programa é para aquelas pessoas que querem mudar suas próprias histórias, querem mudar o universo em que vivem, porque muda primeiro a si e depois muda a relação com sua família e da sua comunidade. Quero desejar boa sorte nessa trajetória de vocês e dizer que esse é o primeiro passo, daqui uns anos vocês eram referências na profissão que escolheram”, disse o prefeito.

REALIZAÇÃO

Quem também não escondeu a emoção de ser uma das beneficiadas pelo programa foi Eliane Ferreira, 34 anos, que esperou por muitos anos por essa oportunidade. “Eu quis participar porque eu tenho um sonho em me formar em Agronomia, porque a gente sabe que é caro e sem a oportunidade da Prefeitura não teria essa chance. Vou seguir firme e realizar o sonho de me formar”, concluiu.

Eliane Ferreira foi uma das beneficiadas pelo programa

O sonho da jovem Kaylany Marinho sempre foi cursar Administração e, através do Programa Faculdade da Prefeitura, esse caminho começa a ser trilhado. “Eu acho esse programa muito bom porque ele ajuda as pessoas que não têm condições financeiras para pagar uma faculdade a ter um estudo melhor. A mensagem que eu deixo é que as pessoas nunca desistem dos seus sonhos”, finaliza.

PREFERENCIAIS

Outra novidade nessa gestão, foi a ampliação no número de vagas preferenciais no total 56, feita com base na Lei Federal 12.990, de 9 de junho de 2014, que garante a reserva de 20% das vagas oferecidas em concurso públicos para o provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

 Kaylany Marinho irá cursar Administração através do Programa Faculdade da Prefeitura

Segundo o presidente do Conselho Gestor do Programa Faculdade da Prefeitura, Wagner Garcia, a partir de agora a Prefeitura já estuda meios para a ampliação do programa.

“A gente percebe a importância do programa pelo brilho nos olhos dessas pessoas. Muitas histórias começam a partir de agora e muitas outras ainda serão trilhadas com o apoio da prefeitura. Por isso vamos fortalecer o programa para que possamos atender ainda mais alunos e envolver outras instituições parceiras”, disse o presidente.

Texto: André Oliveira
Foto: Hellon Luiz/ Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana