conecte-se conosco


Ji-paraná

Prefeito assina plano de trabalho para reforma de UBSs em comunidades indígenas

Publicado

Serão investidos mais R$ 2 milhões na saúde dos povos Arara e Gavião

O Prefeito Isaú Fonseca assinou, na terça-feira (21), o plano de trabalho para Incentivo da Atenção Básica e Especializada aos Povos Indígenas, que prevê reforma de unidades básicas de saúde (UBSs) e módulos sanitários domiciliares (MSD) na Terra Indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná.

De acordo com o plano de trabalho, serão aplicados R$ 2,13 milhões, no período de um ano, entre junho de 2022 e junho de 2023, para contratação de empresas e mão de obra e a compra de materiais. O recurso é repassado à Prefeitura de Ji-Paraná pelo Ministério da Saúde (MS) para ser aplicado em obras de saneamento básico.

Na reunião com lideranças indígenas, Isaú Fonseca afirmou que, ao ser informado da disponibilidade do recurso do MS, determinou a imediata aplicação dos valores nas aldeias da Terra Indígena Igarapé Lourdes. “Foram mais de 10 anos para que as nossas comunidades indígenas tivessem direito a esse investimento em saúde”, lembrou o prefeito.

Ao ser questionado sobre o prazo para aplicação do recurso, o prefeito de Ji-Paraná afirmou que foi tempo demais para um benefício que deveria chegar logo às aldeias. “Eu e minha equipe estamos na prefeitura há um ano e meio. Neste período, um ano foi inteiramente dedicado ao combate da Covid-19”, explicou.

Isaú Fonseca admitiu que todos os esforços da Prefeitura foram para proteger a população, inclusive os povos indígenas, da doença. “Mesmo assim, tivemos muitas perdas de moradores, servidores públicos, como enfermeiros, médicos, e amigos, mas estamos conseguindo vencer essa batalha”, garantiu.

“A Prefeitura de Ji-Paraná tem responsabilidade, sim, pelo o atraso que deixou vocês [povos indígenas] sem as reformas das UBSs. Administrações anteriores ignoram esse direito. Como disse antes, do período em que estou na prefeitura, um ano foi para o combate intenso da Covid”, pontuou Isaú.

Para Josias Gavião, diretor do Departamento de Assuntos Indígenas, a demora em repassar o recurso financeiro causou dificuldades às aldeias que, em mais de 10 anos, tiveram que buscar atendimento na cidade. “O mais importante, agora, é que esse erro está sendo corrigido pelo Prefeito Isaú”, alegou.

Segundo o prefeito, a partir da assinatura do plano de trabalho, serão realizadas reuniões periódicas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para informar sobre as etapas da reforma e sobre a vinda de outros benefícios. “Não vamos mais perder tempo procurando culpados, precisamos olhar para frente e trabalhar pelas nossas comunidades indígenas”, destacou.

“Hoje, o nosso compromisso, aqui, é assinar esse plano de trabalho para levar até vocês uma saúde de qualidade nas aldeias. O que compete à Secretaria Municipal de Saúde, na gestão do Prefeito Isaú Fonseca, é promover o processo licitatório para compra dos materiais e a execução da obra”, esclareceu a secretária da Semusa, Wanessa Oliveira e Silva.

Comentários Facebook
publicidade

Ji-paraná

Criança de 09 anos tem perna dilacerada em acidente envolvendo ônibus escolar na área rural de RO

Publicado

por

Garoto veio para Vilhena e foi transferido para Ji-Paraná, onde passará por cirurgias – Fotos: Reprodução Folha do Sul

Após receber uma imagem impressionante mostrando a perna dilacerada de um estudante de apenas 09 anos, atingido pelo pneu de um ônibus escolar no município de Corumbiara ontem, o FOLHA DO SUL ON LINE confirmou a veracidade do acidente.

O site apurou que, após ter o membro inferior esmagado nas proximidades do distrito de Vitória da União na tarde de ontem, a criança recebeu os primeiros socorros no Hospital Municipal de Corumbiara, de onde foi encaminhada às pressas para Vilhena.

Após outras intervenções no HRV, o menino foi transferido para Ji-Paraná, onde deve passar por cirurgias. Amigos, parentes e autoridades de Corumbiara acompanham no caso, mas não divulgam detalhes sobre o que teria provocado o acidente. A corrida dos médicos que lidam com o caso agora é para tentar evitar a amputação da perna do aluno, que deverá passar por várias cirurgias, inclusive de reconstrução. O site aguarda posicionamento da prefeitura de Corumbiara e da empresa terceirizada responsável pelo ônibus envolvido no episódio.

ATENÇÃO!! A IMAGEM ABAIXO FOI FEITA APÓS O RESGATE DO GAROTO, E NÃO DEVE SER ACESSADA POR PESSOAS SENSÍVEIS A ESSE TIPO DE MATERIAL.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Ji-paraná

Eleito pelo Povo: Prefeito Isaú Fonseca Deve Reasumir a Prefeitura de Ji-Paraná a Qualquer Momento

Publicado

por

Nos bastidores da política local, uma atmosfera de expectativa e especulação toma conta da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná. Rumores indicam que o prefeito afastado, Isaú Fonseca, pode estar se preparando para um retorno surpreendente à administração municipal na próxima semana.

Segundo informações obtidas, fontes próximas a Isaú afirmam que ele já estaria arrumando as malas, alimentando a crença de que sua volta ao cargo de prefeito pode ser iminente. O que intensifica ainda mais o burburinho nos corredores políticos é a divulgação, por parte da imprensa, de uma suposta liminar prontíssima que garantiria o retorno de Isaú ao comando da prefeitura.

Os boatos ganharam força na semana passada, quando veículos de comunicação começaram a especular sobre a existência dessa liminar, que estaria aguardando apenas o momento certo para ser apresentada. A notícia se espalhou rapidamente, levando a diferentes interpretações na cidade.

Enquanto alguns analistas políticos ponderam que apenas um milagre financeiro poderia viabilizar o retorno de Isaú, outros expressam ceticismo, considerando a situação altamente desafiadora. Contudo, a possibilidade da liminar sobre a mesa de Isaú sugere que o cenário político local está longe de ser previsível.

O clima de suspense e ansiedade paira sobre Ji-Paraná, com os cidadãos aguardando ansiosamente para ver se esses burburinhos nos bastidores se transformarão em uma reviravolta inusitada na administração municipal. O futuro político da cidade permanece incerto, dependendo, em grande parte, da confirmação ou desmentido desses intrigantes rumores que circulam nos corredores do poder local.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana