
Mais uma remessa de kits de EPIs foi entregue para 19 profissionais que atuam na coleta seletiva no município de Jaru
Em sequência ao projeto Rondônia Recicla, que tem a proposta de promover a inclusão social, segurança no trabalho e aumentar a produtividade dos catadores de materiais recicláveis, o governo do estado entregou, nesta quinta-feira (2), mais uma remessa de kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) para 19 profissionais que atuam na coleta seletiva no município de Jaru.
O projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), com foco na valorização e proteção dos trabalhadores, está sendo desenvolvido, após constatado em levantamento, que a maioria atuava sem utilizar os equipamentos necessários.
Incialmente, o projeto prevê investimento de R$ 775.180 mil na aquisição e distribuição de 2 mil kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), beneficiando trabalhadores de todas as regiões de Rondônia que fizeram a inscrição até 30 de setembro, prazo em que pode ser reaberto para atender a um maior número de profissionais da área. Com esta entrega são 208 catadores beneficiados.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto da Seas beneficia não apenas os catadores com a entrega dos EPIs, mas toda a população, por refletir diretamente na proteção ambiental, na sustentabilidade e na economia com a redução da quantidade de lixo em aterros, preservação de recursos naturais e energia. “Outro benefício também importante, é a geração de trabalho e renda para a sociedade, especialmente os catadores de materiais recicláveis que transformam em produtos para a venda o que seria descartado”, salientou.
Sobre os EPIs, a secretária da Seas, Luana Rocha, reforçou que são fundamentais para a prevenção de acidentes e doenças. “Os equipamentos protegem contra cortes, infecções, exposição a substâncias nocivas e condições climáticas extremas”, além de garantir a saúde física, o uso de equipamentos adequados promove segurança, dignidade e valorização profissional, impactando positivamente na saúde mental, autoestima e motivação dos catadores.
Inicialmente, o projeto prevê a aquisição e distribuição de 2 mil kits de EPIs
Esta foi a nona entrega de EPIs realizada pelo governo de Rondônia, por meio da Seas. A primeira ocorreu em Ji-Paraná, durante a Rondônia Rural Show Internacional, no mês de maio; a segunda em Porto Velho, no dia 7 de agosto; a terceira no dia 21 de agosto, em Rolim de Moura; a quarta, dia 22 de agosto, em Pimenta Bueno; a quinta foi no dia 19 de setembro, em Itapuã do Oeste; a sexta e a sétima foram no dia 24 em Vilhena (pela manhã) e Cerejeiras (à tarde) e a oitava, no dia 25, em Ji-Paraná.
COMPOSIÇÃO DO KIT EPI
- (6) Máscaras Respiratória
- (1) Avental de PVC Forrado
- (1) Abafador de ruído
- (1) Protetor Auricular Tipo Concha
- (2) Óculos de Segurança
- (2) Calças Brim Leve com faixa refletiva
- (1) Colete Sinalizador Faixa Refletiva Fluorescente
- (1) Camiseta Manga Longa
- (1) Botina de Segurança
- (2) Luvas Anticorte
- (1) Chapéu Árabe com protetor de pescoço
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO