Esportes
Palmeiras bate o Coritiba fora de casa e segue lider.
Publicado
13 de junho de 2022, 11:05
O Palmeiras somou importantes três pontos fora de casa e se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro nesta 11ª rodada, ao vencer do Coritiba, no Couto Pereira (PR), por 2 a 0, com gols de Dudu, aos 22 do primeiro tempo, e Rony, aos 17 da etapa final, na noite deste domingo (12). Além dos 17 jogos invictos no geral e da liderança, o Palmeiras também pôs fim a um tabu de 25 anos sem vencer no Couto Pereira.
Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!
Mesmo tendo sido campeão da Copa do Brasil de 2012 no estádio do Coxa, o Palmeiras conquistou a taça com um empate (1 a 1) e não vencia no local desde 1997: desde então foram 17 jogos – 16 contra o Coritiba e apenas um ante o Paraná Clube, em 2002, pelo Brasileirão. Desta forma, com o resultado, o Palmeiras encerra um tabu de 25 anos.
De quebra, o resultado rendeu ao Alviverde mais três preciosos pontos, e o time de Abel Ferreira foi agora a 22 na tabela, defendo a liderança do certame (o rival Corinthians é o segundo colocado, com 21). O placar de 2 a 0 fez ainda com que o Verdão ampliasse seu saldo como dono do melhor ataque da competição (19 gols) e defesa menos vazada (cinco gols sofridos).
O Palmeiras, aliás, não é vazado há seis jogos completos no Brasileirão. Desde que sofreu o gol de empate na partida contra o Fluminense, em casa, aos 37 do segundo tempo, pela 5ª rodada do Brasileiro, anotado por Cano, o Maior Campeão do Brasil não foi vazado nos seus seis compromissos seguintes pela competição: contra o Bragantino (em casa), Juventude-RS (fora), Santos (fora), Atlético-MG (casa), Botafogo (casa) e agora Coritiba (fora).
A série atual sem sofrer gol já é a melhor no quesito desde 2018, quando o Verdão de Felipão ficou pelas mesmas seis partidas sem sofrer gols na campanha campeã do Brasileiro daquele ano, entre 29 de julho e 26 de agosto, contra o Paraná Clube (em casa), América-MG (fora), Vasco (casa), Vitória-BA (fora), Botafogo (casa) e Internacional (fora). No segundo lugar da lista de times da história do Palmeiras com mais jogos seguidos sem sofrer gol pelo Brasileirão está o time de 1978, com sete duelos intransponíveis, atrás só da campanha campeã de 1973, que acumulou dez.
Seis jogos seguidos sem sofrer gol pelo Brasileirão, quatro por qualquer competição e apenas um gol sofrido nas últimas oito partidas disputadas por qualquer campeonato (na vitória por 4 a 1 sobre o Deportivo Táchira-VEN) em casa, no último dia 24. Números que chamam a atenção. Não à toa, a temporada de 2022 vem se destacando como a menos vazada em toda a história palmeirense na média: são 0,51 gol sofrido por jogo (pois foi vazado 19 vezes nos 37 duelos que disputou, sendo que, destes 37 duelos, em 23 deles não sofreu gol – ou seja, passou em branco no quesito gols sofridos em 62,16%). A temporada que registra a segunda menor média de gols sofridos na história palmeirense é nada mais nada menos do que a Segunda Academia, de 1972, com 0,54 gol por jogo sofrido na média (o lendário time de Oswaldo Brandão foi vazado 44 vezes nos 81 duelos disputados na ocasião).
E como consequência da boa defesa, o Palmeiras registra série atual de 17 jogos seguidos de invencibilidade, na qual incluem-se 13 vitórias e quatro empates, sendo dez destes jogos pelo Brasileirão. Aliás, tanto a série de 17 partidas no geral (por qualquer competição) quanto os dez jogos sem perder pelo Nacional são as atuais maiores séries invictas dentre todas as equipes brasileiras. O último revés sofrido pelo Alviverde foi para o Ceará, por 3 a 2 no Allianz Parque, em 9 de abril, pela primeira rodada do Brasileirão.
Os bons números do Verdão como visitante também foram reforçados nesta noite. Já com o jogo de hoje, o time registra a marca de uma única derrota nas últimas 19 partidas neste cenário – ou seja, perdeu só uma vez fora de seus domínios desde as duas últimas rodadas do Brasileirão do ano passado, quando, na ocasião, o time atuou com jogadores predominantemente oriundos da base nos compromissos contra o Cuiabá-MT (37ª rodada, vitória 3×1) e Athletico-PR (38ª rodada, 1×1) – o fato ocorreu após férias antecipadas dos titulares devido à recente conquista da Libertadores e, inclusive, também contou com comando técnico interino (naqueles duelos fora de casa, a equipe foi comandada por Paulo Victor Gomes, treinador do Sub-20).
Desde que se iniciara a temporada 2022 já com Abel novamente no comando, o único revés como visitante foi sofrido em março, por 3 a 1, para o São Paulo, no jogo de ida da final do Campeonato Paulista. Apenas pelo Campeonato Brasileiro 2022 o Verdão não perdeu longe de casa: foram cinco jogos, três vitórias (Juventude, Santos e Coritiba) e dois empates (Goiás e Flamengo). O último revés como visitante do Verdão no Brasileirão aconteceu em 20/11/2021, pela 34ª rodada do Nacional daquele ano, quando foi superado por 3 a 1 no Castelão. Desde então, são sete jogos sem perder como visitante no Brasileiro – dois em 2021 e outros cinco pela edição de 2022.
E se nos aspectos coletivos o Verdão vem esbanjando boas estatísticas em 2022, no núcleo individual não é diferente. O meia Zé Rafael e o atacante Dudu atingiram marcas expressivas em decorrência deste duelo: o camisa 8 chegou a 184 partidas completadas desde que chegou ao Palmeiras em 2019 e, com isso, entrou para o Top 100 dos que mais jogaram em toda a história palmeirense. Já o baixinho Dudu, dono de diversas estatísticas no Verdão, com o gol marcado, passou a somar 81 gols desde que chegou ao clube, saltando da 27ª para a 25ª posição dos maiores artilheiros palmeirenses em todos os tempos, igualando os 81 gols que Canhotinho e Julinho Botelho fizeram pelo Palmeiras. Eterno ponta-direita do Verdão entre 1958 e 1965 e destaque em super-esquadrões lendários do clube, Julinho agora divide a 25ª posição com Dudu e Canhotinho – ídolo do Verdão no final dos anos 40 e começo dos anos 50 (ele foi um dos campeões mundiais de 1951).
Os destaques não acabam por aí. Ao fazer o segundo gol palmeirense que decretou a vitória por 2 a 0, Rony chegou a 36 gols pelo Palmeiras e, dentre os principais goleadores só no Século XXI, superou os 35 de Edmundo e, agora, divide a 10ª posição do Top 10 de artilheiros palmeirenses neste século com Borja. Do grupo atual, fazem parte deste ranking o atacante Dudu (líder da lista, com 81 gols), o meia Raphael Veiga (3º, com 61), e o meia Gustavo Scarpa (8º, com 37 tentos pelo clube).
Além disso, este foi o sexto gol do camisa 10 só neste Brasileirão, o que faz dele o artilheiro isolado do Palmeiras no Nacional. Na temporada 2022, de forma geral, ele é o vice-goleador, agora com 13 bolas na rede, atrás só de Raphael Veiga, com 16.
Aliás, em decorrência da vitória, outros jogadores também se deram bem em termos estatísticos. A começar por Weverton, que se tornará o oitavo goleiro com mais vitórias pelo clube na história: agora são 134 resultados positivos 234 vezes que esteve em campo. Com este número de vitórias, o camisa 21 empatou com o goleiro Primo, com quem agora divide esta oitava posição – Primo foi um dos primeiros ídolos do Palestra Italia, tendo defendido a equipe entre 1918 e 1927, titular da campanha campeã do primeiro título da história palmeirense (o Paulista de 1920) e também do bicampeonato estadual de 1926 e 1927.
Marcos Rocha foi outro jogador que se beneficiou estatisticamente em decorrência do resultado. Ao participar do triunfo, o lateral chegou à marca de 122 vitórias pelo Palmeiras em 210 partidas realizadas. Isso coloca o camisa 2 como 7º jogador do Top 10 de palmeirenses com mais vitórias pelo Palmeiras neste século, ao lado do chileno Valdivia.
O JOGO
Desde o início, o Palmeiras não tomou conhecimento de estar jogando fora de casa e impôs o ritmo da partida, e ainda com menos de dez minutos, assustou o Coxa, que jogou fechado, com três zagueiros. O time alviverde paulista obrigou o goleiro Rafael Willian a trabalhar com chutes de Scarpa e Dudu.
Depois do bombardeio de ataques palmeirenses logo de início, os donos da casa até conseguiram demonstrar certa movimentação, mas a resposta não veio à altura. O Alviverde seguiu superior e, aos 22 minutos, abriu a contagem com um golaço de Dudu, após receber a bola na entrada da área e colocá-la no canto direito. (Coritiba 0x1 Palmeiras)
Até o fim do primeiro tempo, o Verdão ofereceu os maiores perigos, com Dudu, Scarpa e Rony. Para a segunda etapa, o Palmeiras voltou do vestiário com time igual – ressaltando que Marcos Rocha havia sido substituído aos 28 do primeiro tempo por Gustavo Garcia após sentir desconforto.
Após algumas movimentações mais intensas do Coritba, que voltou modificado e até uma paralisação devido a uma confusão envolvendo a torcida do Coxa e gás de pimenta da polícia, o Palmeiras respondeu aos 17 minutos com um gol em bela jogada de contra-ataque: Zé Rafael lançou para Gabriel Veron. Veron, por sua vez, tocou de primeira para Rony, de pé direito, concluir livre de marcação. (Coritiba 0x2 Palmeiras)
Após abrir vantagem por 2 a 0 com menos de 20 minutos do segundo tempo, o Palmeiras sem muitos problemas administrou o resultado até o fim, principalmente depois da expulsão do meia Thonny Anderson, aos 25 minutos, após uma entrada violenta em Rony confirmada até pelo VAR.
Desta forma, com um a mais em campo, o Palmeiras sobrou e não só segurou o placar como também balançou as redes mais duas vezes nos minutos finais, com Dudu e com Jorge, mas as jogadas estavam em posição de impedimento.
Para compensar a paralisação no início do segundo tempo, dez minutos de acréscimos foram concedidos, mas o placar final da partida se consolidou mesmo em 2 a 0 pró Verdão, líder por outra rodada.
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Gustavo Garcia, aos 28’/1ºT), Murilo, Luan e Piquerez (Jorge, aos 37’/2ºT); Danilo (Fabinho, aos 34’/2ºT), Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Gabriel Veron (Wesley, aos 34’/2ºT), Dudu e Rony (Navarro, aos 34’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
Gols: Dudu (22’/1ºT) (0-1) e Rony (17’/2ºT) (0-2).
fonte: https://www.palmeiras.com.br/noticias/invicto-ha-17-jogos-palmeiras-bate-coritiba-fora-de-casa-e-segue-na-lideranca-do-brasileirao/

Esportes
Cruzeiro e Athletico Paranaense ficam só no empate, em Belo Horizonte
Publicado
1 de dezembro de 2023, 00:15
Nas duas últimas rodadas, o objetivo será manter a oitava posição na tabela e assegurar uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil. No calendário internacional, o Furacão terá a CONMEBOL Sudamericana no ano que vem.
O próximo compromisso está marcado para o próximo domingo (3), contra o Santos, na Ligga Arena. A última rodada do Brasileirão acontece na quarta-feira (6), com o Athletico enfrentando o Cuiabá, na casa do adversário.
O Jogo
Na luta contra o rebaixamento, o Cruzeiro buscava a vitória a todo custo. Lançando-se ao ataque, o time mineiro pressionou, mas esbarrou em uma atuação primorosa do goleiro Bento. Foram duas defesas milagrosas no primeiro tempo. A primeira delas, complementada com Cacá salvando em cima da linha após o rebote.
Para o Athletico, a melhor chance aconteceu já aos 43′, quando Willian recuperou a bola no ataque, ficou cara a cara com o goleiro, mas parou na defesa de Rafael Cabral.
No início da segunda etapa, o Rubro-Negro cedeu menos oportunidades ao adversário. E aos 19′, aproveitou sua chance e saiu na frente no placar. Fernandinho lançou na área, Erick cabeceou para o meio… E lá estava Vitor Roque para mandar para rede!
A partir daí, o Cruzeiro voltou a pressionar. Aos 28′, Matheus Pereira caiu na área em disputa com Erick e o árbitro marcou pênalti. Bruno Rodrigues foi para a cobrança. Mas esbarrou mais uma vez em Bento, um gigante no arco athleticano.
Só que, aos 39′, ele não teve como evitar o empate. Nikão tocou para Matheus Pereira, que bateu da meia-lua. A bola ainda desviou e entrou no ângulo, definindo o placar em 1 a 1 no Mineirão.
Ficha técnica: Cruzeiro 1×1 Athletico Paranaense
Campeonato Brasileiro 2023: 36ª rodada
Data: 30/11/2023 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público total: 36.696
Renda: R$ 1.519.277,50
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)
Quarto árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Ian Luccas (Fernando Henrique, aos 12′ do 2º tempo), Filipe Machado (Lucas Silva, aos 12′ do 2º tempo), Japa (Nikão, aos 32′ do 2º tempo) e Matheus Pereira; Bruno Rodrigues (Rafael Elias, aos 36′ do 2º tempo) e Arthur Gomes (Robert, aos 36′ do 2º tempo)
Técnico: Paulo Autuori
Gol: Matheus Pereira, aos 39′ do segundo tempo
Cartões amarelos: Ian Luccas e Neris
Athletico Paranaense: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Matheus Felipe (Kaique Rocha, aos 13′ do 2º tempo); Cuello, Fernandinho, Erick e Christian (Rômulo, aos 44′ do 2º tempo); Vitor Bueno (Hugo Moura, aos 37′ do 2º tempo), Willian (Vitor Roque, no intervalo) e Bruno Zapelli (Madson, no intervalo)
Técnico: Wesley Carvalho
Gol: Vitor Roque, aos 19′ do segundo tempo
Cartões amarelos: Matheus Felipe, Cacá, Hugo Moura e Rômulo
Fonte: Esportes
Esportes
Bragantino perde para o Fortaleza e sai da briga pelo Brasileirão
Publicado
30 de novembro de 2023, 23:45
O Fortaleza venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1 no Estádio Nabi Abi Chedid, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O time da casa não conseguiu reverter a situação após sair atrás do placar e acabou derrotado.
Com esse resultado, o Fortaleza matematicamente fica fora da disputa pelo título, mas garante uma vaga na Libertadores por meio de outros resultados.
Com a derrota, o Bragantino agora ocupa a sexta posição, com 59 pontos, e já não tem mais chances de alcançar o líder Palmeiras, que possui 66 pontos.
No entanto, o empate entre Athletico-PR e Cruzeiro garante ao Bragantino uma vaga no G6 e pelo menos uma vaga na pré-Libertadores.
Já o Fortaleza encerra uma sequência de dez jogos sem vencer e sobe para o 11º lugar, com 48 pontos, entrando na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.
Na penúltima rodada do Brasileirão, as duas equipes voltam a jogar neste domingo, às 18h30, horário de Brasília.
O Bragantino enfrenta o Coritiba, que já está rebaixado, no Estádio Nabi Abi Chedid. Já o Fortaleza joga contra o Goiás, também rebaixado, na Arena Castelão.
A partida começou movimentada, mas o Fortaleza conseguiu segurar o Bragantino defensivamente e abriu o placar aos 13 minutos, com Pikachu.
Pouco depois, aos 22 minutos, ampliou o placar com Calebe. O Bragantino conseguiu descontar nos acréscimos do primeiro tempo, com Eduardo Sasha aproveitando jogada de Mosquera.
Na segunda etapa, a partida ficou mais truncada e o Bragantino não conseguiu criar boas oportunidades.
O jogo teve duas expulsões, uma para cada time, com Eric Ramires e Alerrandro sendo expulsos após revisão do VAR. Com dois jogadores a menos, o Bragantino não teve forças para buscar o empate e saiu com a derrota.
Fonte: Esportes

Milei escolhe juiz que fez parte de grupo nazista para ser procurador

Presidente em exercício defende menos exceções na reforma tributária

Petrobras reduz em 6% preço médio de querosene de aviação

Petrobras recebe autorização para mudar estatuto social

Balança comercial tem superávit recorde de US$ 8,776 bi em novembro
Política RO


Assembleia de Rondônia realiza audiência pública sobre a hidrovia do Rio Madeira
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde da última quinta-feira (30), uma Audiência Pública para debater o...


Parlamentar do Acre visita a Escola do Legislativo de Rondônia
O deputado estadual do Acre, Whendy Lima (União Brasil), visitou, nesta semana, a Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa...


Associação rural em Theobroma receberá caminhão com recurso destinado pelo deputado Ezequiel Neiva
Associação Comunitária de Nova Olinda (ARCNOL) foi contemplada com recurso no valor de R$ 454 mil, para aquisição de um...
Cidades


ZONA LESTEAtividades esportivas e brincadeiras serão ofertadas pelo Projeto Rua de Lazer no bairro Cascalheira
Neste sábado (2), os moradores poderão aproveitar e relembrar brincadeiras da infância A Escola Municipal Flamboyant, localizada no bairro Cascalheira,...


AGENDADelegação da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Porto Velho se reúne com a ABAR em Brasília
A Agência Reguladora foi constituída pela Prefeitura de Porto Velho em agosto de 2023 O Diretor-Presidente da Agência Reguladora de...


REGULAÇÃODiretores da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Porto Velho visitam empresa JP Transportes
Atuação da Agência Reguladora é importante para garantir qualidade nos serviços públicos O Diretor Técnico-Operacional da Agência Reguladora de Serviços...
Policial


Prisão de Casal Acusado de Abuso Sexual em Ariquemes: Um Passo Importante para a Justiça
No desfecho de uma intensa operação policial, a equipe da Polícia Civil de Ariquemes localizou e prendeu Marlene Alves Viana,...


Em Rondônia, PRF registra três ocorrências criminais: dois veículos recuperados e um foragido detido
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, durante esta quinta-feira (30), no cumprimento de suas determinações constitucionais, registrou três ocorrências...


Em Rondônia, PRF realiza comando de saúde preventivo voltado para caminhoneiros
Rondônia, 01/12/2023 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia realizou, ontem (30), um Comando de Saúde Preventivo para motoristas profissionais...
Mais Lidas da Semana
-
Policial28 de novembro de 2023, 09:50
Pedreiro que matou e estuprou mãe e 3 filhas usou drogas antes de invadir casa
-
Porto Velho27 de novembro de 2023, 09:00
Ex-presidiário ataca pai, sendo posteriormente agredido até a morte a pauladas em Porto Velho
-
Policial28 de novembro de 2023, 18:48
Idoso de 61 anos é preso por matar ex-esposa de 26 no interior de MT
-
Rondônia25 de novembro de 2023, 15:15
Cacau de Rondônia premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional, nas categorias Varietal e Mistura
-
Rondônia27 de novembro de 2023, 14:46
Acessos online chegam a 32% das declarações de rebanhos já feitas à Idaron em novembro
-
Rondônia25 de novembro de 2023, 13:15
Governo de Rondônia realiza Fórum Nacional de Inclusão Financeira e Democratização do Acesso a Crédito, em Porto Velho
-
Rondônia25 de novembro de 2023, 09:15
Obras de reforma do Ecoparque Pirarucu estão em fase de conclusão
-
Rondônia27 de novembro de 2023, 10:16
Pré-inscrições para o “Fecha Laudo” do Transtorno de Espectro Autista podem ser efetuadas a partir desta segunda-feira, 27