conecte-se conosco


Rondônia

Operação Lei Seca retira motoristas alcoolizados do trânsito de Porto Velho, no final de semana

Publicado

A fiscalização aconteceu em pontos estratégicos de Porto Velho, na sexta (17) e sábado (18), com o objetivo de retirar das ruas motoristas alcoolizados

Com  56 autuações pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, que classifica como infração gravíssima conduzir veículo após ingerir bebida alcoólica, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realizou nas noites de sexta (17) e sábado (18) a Operação Lei Seca – OLS, em Porto Velho. 

Durante a Operação Lei Seca realizada neste sábado (18), na rua Fraga Moreira, no bairro Tiradentes, zona Leste da de Porto Velho, a agente de trânsito Nádia Lizie de Paula Souza; juntamente à equipe da Dtfat abordou 400 veículos, sendo 236 carros e 164 motos e um total de 27 condutores foram flagrados conduzindo veículos alcoolizados.

“Realizamos um trabalho importante para a manutenção da segurança no trânsito, considerando que alcoolizado, o motorista torna-se um  assassino em potencial. Fiscalizar e penalizar motoristas alcoolizados é essencial para a segurança viária”, destacou a agente Nádia Lizie.

Com punição administrativa ou criminal, a OLS tem como finalidade cumprir o CTB, retirando da condução perigosa, motoristas que insistem em dirigir após ingerirem bebida alcoólica ou qualquer outra substância psicoativa. O chefe da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat e Coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro explica que, além da punição administrativa, o motorista flagrado conduzindo veículo automotor sob o efeito de bebida alcoólica pode responder criminalmente. “A pena prevista é de detenção imediata, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir”, destaca.

PARCERIAS

A agente de Trânsito Nádia Lizie comandou a Operação Lei Seca deste sábado (18), em Porto Velho

Em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar – BPTran e Polícia Civil – PC, a Operação Lei Seca é executada pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat, do Detran Rondônia. Em 2022, a OLS completou 10 anos de vigência em Rondônia, e tem retirado do trânsito toda semana, inúmeros condutores que insistem em dirigir sob influência alcoólica. 

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida explica que as ações são realizadas em pontos estratégicos da cidade. O objetivo é cumprir a legislação retirando do trânsito motoristas alcoolizados. “É importante destacar que os lugares das blitzes nem sempre são os mesmos, e que divulgar os locais onde ocorrem as ações em mídias sociais, é crime”, pontuou o diretor. Paulo Higo aconselha que ao ser abordado, o motorista deve manter a calma. “Não há motivo para temer a ação, já que o papel da blitz é preservar vidas”, destacou.

“Cabe aos condutores que gostam de se divertir ingerindo bebida alcoólica, buscarem meios seguros para voltarem para casa. A orientação é escolher um amigo que não bebeu para conduzir o veículo ou utilizar transportes alternativos, como táxis e motoristas de aplicativos. Certamente o valor gasto para seu retorno será menos oneroso, caso seja pego infringindo a lei pela OLS ou causando um acidente, que pode ser fatal”, refletiu o diretor do Detran.

AÇÕES

Seguindo o que determina o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021-2030 – Pnatrans, o Detran Rondônia realiza em todo o Estado ações que envolvem fiscalização e educação. O diretor-geral, Paulo Higo afirma que as ações da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet e da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat, são realizadas prioritariamente pela Autarquia, com o objetivo de promover a segurança no trânsito, obedecendo ao  CTB. “Juntos salvamos vidas”, finalizou.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Publicado

A medida visa reforçar os estoques das unidades estaduais da rede pública de Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza de 3 a 9 de junho  uma força-tarefa de distribuição desses materiais nas unidades da rede estadual. A iniciativa busca assegurar qualidade e continuidade nos serviços de saúde oferecidos à população.

Nesta primeira etapa, foram entregues aproximadamente 362.458 insumos hospitalares, incluindo luvas, esparadrapos impermeáveis, máscaras descartáveis, fraldas, eletrodos, sondas, entre outros itens essenciais. Uma nova remessa está prevista para os próximos dias, garantindo o reforço dos estoques. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria de Gestão de Produtos Médicos (CGPM).

O governador Marcos Rocha destacou a importância da medida como estratégia de gestão. “Estamos tomando todas as providências necessárias para assegurar a qualidade dos serviços prestados. Nosso compromisso é com os pacientes da rede pública e com os profissionais de saúde”, afirmou.

INVESTIMENTO EM SAÚDE 

A CGPM consolidou a entrada de duas grandes remessas de insumos hospitalares, destinado às unidades estaduais. Ainda neste mês, novas entregas serão realizadas para reforçar os estoques.

Mais duas grandes remessas estão prevista para serem entregues nos próximos dias

Paralelamente, a Coordenadoria de Gestão e Assistência Farmacêutica (CGAF) mantém a distribuição contínua de medicamentos. Entre janeiro e junho deste ano, foram entregues cerca de 4.364.772 (quatro milhões, trezentos e sessenta e quatro mil, setecentos e setenta e dois) medicamentos às unidades hospitalares do estado.

O secretário de Saúde, Edilton Oliveira, ressaltou que a iniciativa reflete o compromisso da gestão com a população. “Sabemos da importância de uma estrutura adequada para garantir a atuação dos profissionais. Estamos empenhados em fortalecer cada vez mais os serviços de saúde”, frisou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Governo de RO destina R$ 58,4 milhões à Segurança Pública em nova fase de combate à criminalidade

Publicado

Foco na entrega de resultados ainda mais rápidos e eficazes à sociedade marca nova fase da Segurança Pública

O governo de Rondônia autorizou a destinação de R$ 58.488.118,18 para a Segurança Pública do estado, conforme Lei n° 6.423, publicada na terça-feira (2), no Diário Oficial do Estado (Diof) e sancionada pelo governador Marcos Rocha, ao instalar uma nova fase de combate à criminalidade com maior proteção aos cidadãos.

O objetivo, segundo o governador é ampliar a rede de proteção ao cidadão rondoniense com mais policiamento nas ruas, expandir o uso de tecnologias de ponta, modernizar os serviços, incluindo recursos para emissão mais eficiente de documentos, como a carteira de identidade digital e combater constantemente à criminalidade.

Marcos Rocha destacou reforço do combate à violência contra a mulher

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou,  ainda, que a gestão estadual também coloca o combate à violência contra a mulher no centro das ações, onde parte desse investimento será aplicada no fortalecimento da rede de proteção, incluindo a otimização dos serviços nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs). “Esse volume significativo de recursos dará condições para reforçar e modernizar as ações estratégicas de segurança em diversas frentes no estado, incluindo: o combate à violência contra a mulher; a agilidade na emissão da carteira de identidade digital; o aprimoramento das operações policiais; e a valorização e promoção da qualidade de vida dos profissionais que protegem a sociedade. É mais do que dar continuidade aos trabalhos, é entregar para a população um sistema de segurança mais inteligente, ágil e implacável contra o crime.

O secretário de Segurança Pública de Rondônia, José Hélio Cysneiros Pachá, explica que, com a aplicação deste recurso, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) entregará resultados ainda mais rápidos e eficazes à sociedade. “Estamos expandindo nossa capacidade de resposta, estamos reestruturando a inteligência por trás de cada ação policial e integrando soluções tecnológicas para acelerar o atendimento ao cidadão.”

INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

O objetivo é ter mais policiamento nas ruas e combate constante à criminalidade

A destinação dos recursos foi projetada para atacar problemas que impactam a rotina e a segurança das famílias rondonienses:

  • Proteção à Mulher: fortalecimento do atendimento especializado, por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMS) e das unidades de policiamento ostensivo e preventivo, garantindo acolhimento e proteção às mulheres.
  • Identidade Digital: agilidade e desburocratização na emissão de carteiras de identidade digital, facilitando o acesso do cidadão a um documento essencial.
  • Tecnologia de Ponta: implementação de soluções de tecnologia e inovação para tornar as forças de segurança mais ágeis e eficientes.
  • Valorização Profissional: capacitação contínua dos policiais e investimentos em saúde ocupacional e qualidade de vida no trabalho para quem protege a sociedade.
  • Modernização: renovação de equipamentos e do aparelho de segurança pública para assegurar uma resposta mais rápida ao crime.
  • Obras de infraestrutura: execução de obras estratégicas e melhorias na infraestrutura para otimizar o trabalho e o atendimento à população.
  • Eficiência Operacional: intensificação das ações operacionais e garantia da manutenção contínua das unidades, assegurando presença constante nas ruas.

Confira a Lei_N_6.423 na íntegra

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana