conecte-se conosco


Rondônia

Operação do governo de RO assegura participação de mais de 250 alunos de zonas rurais e comunidades ribeirinhas no Enem

Publicado

Com o apoio de ônibus, barcos e caminhonetes, a equipe da Superintendência percorreu mais de 250 quilômetros pelos rios Mamoré, Guaporé e Pacaás Novos, além de 330 quilômetros de estradas de chão

Neste final de semana, 15 e 16 de novembro, uma ampla operação logística, com o objetivo de assegurar aos estudantes das zonas rurais, distritos e comunidades ribeirinhas a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi promovida pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e executada pela Superintendência Regional de Educação (Super) de Guajará-Mirim.  

Com o apoio de ônibus, barcos e caminhonetes, a equipe da Superintendência percorreu mais de 250 quilômetros pelos rios Mamoré, Guaporé e Pacaás Novos, além de 330 quilômetros de estradas de chão, superando desafios de acesso, longas distâncias e condições adversas para garantir que os alunos chegassem com segurança e pontualidade aos locais de prova, na cidade de Guajará-Mirim.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos são fundamentais para o fortalecimento da educação rondoniense. “O governo tem trabalhado para garantir a melhoria da infraestrutura escolar, o transporte dos estudantes, a valorização dos profissionais da educação e a ampliação das oportunidades de aprendizagem, promovendo avanços concretos em todas as regiões do estado”, salientou. 

A secretária de Estado da Educação, Albaniza Oliveira, reforçou o dever do estado com os alunos. “Assegurar que esses estudantes chegassem ao Enem com segurança e pontualidade foi fundamental para reconhecer o grande esforço da equipe envolvida. Nenhuma distância pode impedir o direito de aprender e seguir em frente. Esse esforço conjunto demonstra que a educação em Rondônia avança para todos”, afirmou.

BENEFICIADOS 

Foram atendidos um total de 255 alunos, entre eles estudantes das escolas estaduais:

  • Maria Laurinda Groff, dos quais 70 foram transportados;
  • Casimiro de Abreu, com 65 alunos atendidos;
  • Professor Salomão Silva, com 80 estudantes levados pela operação;
  • Presidente Eurico Gaspar Dutra, que teve 10 alunos transportados no distrito do Iata;
  • Salomão Justiniano de Melgar, com 15 estudantes atendidos no distrito de Surpresa; e
  • Escola Indígena Marechal Rondon, com 15 alunos transportados na Aldeia Tanajura.

A superintendente regional de educação de Guajará-Mirim, Eunice de Oliveira, destacou o resultado da operação. “É um trabalho árduo e desafiador, mas extremamente gratificante. Ver nossos alunos vindos de lugares tão longínquos e, tendo a oportunidade de participar do Enem, almejando o ensino superior é o incentivo para que sigamos firmes na missão de promover uma educação pública eficiente e acessível a todos.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Publicado

A medida visa reforçar os estoques das unidades estaduais da rede pública de Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza de 3 a 9 de junho  uma força-tarefa de distribuição desses materiais nas unidades da rede estadual. A iniciativa busca assegurar qualidade e continuidade nos serviços de saúde oferecidos à população.

Nesta primeira etapa, foram entregues aproximadamente 362.458 insumos hospitalares, incluindo luvas, esparadrapos impermeáveis, máscaras descartáveis, fraldas, eletrodos, sondas, entre outros itens essenciais. Uma nova remessa está prevista para os próximos dias, garantindo o reforço dos estoques. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria de Gestão de Produtos Médicos (CGPM).

O governador Marcos Rocha destacou a importância da medida como estratégia de gestão. “Estamos tomando todas as providências necessárias para assegurar a qualidade dos serviços prestados. Nosso compromisso é com os pacientes da rede pública e com os profissionais de saúde”, afirmou.

INVESTIMENTO EM SAÚDE 

A CGPM consolidou a entrada de duas grandes remessas de insumos hospitalares, destinado às unidades estaduais. Ainda neste mês, novas entregas serão realizadas para reforçar os estoques.

Mais duas grandes remessas estão prevista para serem entregues nos próximos dias

Paralelamente, a Coordenadoria de Gestão e Assistência Farmacêutica (CGAF) mantém a distribuição contínua de medicamentos. Entre janeiro e junho deste ano, foram entregues cerca de 4.364.772 (quatro milhões, trezentos e sessenta e quatro mil, setecentos e setenta e dois) medicamentos às unidades hospitalares do estado.

O secretário de Saúde, Edilton Oliveira, ressaltou que a iniciativa reflete o compromisso da gestão com a população. “Sabemos da importância de uma estrutura adequada para garantir a atuação dos profissionais. Estamos empenhados em fortalecer cada vez mais os serviços de saúde”, frisou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Governo de RO destina R$ 58,4 milhões à Segurança Pública em nova fase de combate à criminalidade

Publicado

Foco na entrega de resultados ainda mais rápidos e eficazes à sociedade marca nova fase da Segurança Pública

O governo de Rondônia autorizou a destinação de R$ 58.488.118,18 para a Segurança Pública do estado, conforme Lei n° 6.423, publicada na terça-feira (2), no Diário Oficial do Estado (Diof) e sancionada pelo governador Marcos Rocha, ao instalar uma nova fase de combate à criminalidade com maior proteção aos cidadãos.

O objetivo, segundo o governador é ampliar a rede de proteção ao cidadão rondoniense com mais policiamento nas ruas, expandir o uso de tecnologias de ponta, modernizar os serviços, incluindo recursos para emissão mais eficiente de documentos, como a carteira de identidade digital e combater constantemente à criminalidade.

Marcos Rocha destacou reforço do combate à violência contra a mulher

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou,  ainda, que a gestão estadual também coloca o combate à violência contra a mulher no centro das ações, onde parte desse investimento será aplicada no fortalecimento da rede de proteção, incluindo a otimização dos serviços nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs). “Esse volume significativo de recursos dará condições para reforçar e modernizar as ações estratégicas de segurança em diversas frentes no estado, incluindo: o combate à violência contra a mulher; a agilidade na emissão da carteira de identidade digital; o aprimoramento das operações policiais; e a valorização e promoção da qualidade de vida dos profissionais que protegem a sociedade. É mais do que dar continuidade aos trabalhos, é entregar para a população um sistema de segurança mais inteligente, ágil e implacável contra o crime.

O secretário de Segurança Pública de Rondônia, José Hélio Cysneiros Pachá, explica que, com a aplicação deste recurso, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) entregará resultados ainda mais rápidos e eficazes à sociedade. “Estamos expandindo nossa capacidade de resposta, estamos reestruturando a inteligência por trás de cada ação policial e integrando soluções tecnológicas para acelerar o atendimento ao cidadão.”

INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

O objetivo é ter mais policiamento nas ruas e combate constante à criminalidade

A destinação dos recursos foi projetada para atacar problemas que impactam a rotina e a segurança das famílias rondonienses:

  • Proteção à Mulher: fortalecimento do atendimento especializado, por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMS) e das unidades de policiamento ostensivo e preventivo, garantindo acolhimento e proteção às mulheres.
  • Identidade Digital: agilidade e desburocratização na emissão de carteiras de identidade digital, facilitando o acesso do cidadão a um documento essencial.
  • Tecnologia de Ponta: implementação de soluções de tecnologia e inovação para tornar as forças de segurança mais ágeis e eficientes.
  • Valorização Profissional: capacitação contínua dos policiais e investimentos em saúde ocupacional e qualidade de vida no trabalho para quem protege a sociedade.
  • Modernização: renovação de equipamentos e do aparelho de segurança pública para assegurar uma resposta mais rápida ao crime.
  • Obras de infraestrutura: execução de obras estratégicas e melhorias na infraestrutura para otimizar o trabalho e o atendimento à população.
  • Eficiência Operacional: intensificação das ações operacionais e garantia da manutenção contínua das unidades, assegurando presença constante nas ruas.

Confira a Lei_N_6.423 na íntegra

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana