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O que é a taxa de amostragem de toque do celular?

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Entenda o que é a taxa de amostragem de toque
Unsplash/Gilles Lambert

Entenda o que é a taxa de amostragem de toque

Antes de comprar um smartphone,  é importante analisar as especificações para saber se o conjunto oferecido pela fabricante atenderá suas necessidades. Na ficha técnica de modelos intermediários e topos de linha, vem se tornando comum a presença de telas com alta taxa de amostragem de toque. Mas, afinal, o que é essa tecnologia e qual a diferença para taxa de atualização?

Assim como na taxa de atualização, a medição da taxa de amostragem também é feita em hertz com um cálculo matemático. É possível descobrir o tempo exato que o display verifica um novo toque dividindo essa taxa por um segundo (1.000 ms). Por exemplo, se a tela tem um valor de resposta de 120 Hz, então 1.000 dividido por 120 = 8,3 milissegundos.

Isso significa que, a cada 8,3 milissegundos, o smartphone poderá registrar e executar uma nova entrada de toque. Os números ficam ainda menores em modelos que oferecem 240, 360 e 480 Hz, somando 4,16, 2,77 e 2,08 milissegundos, respectivamente. Ou seja, quanto maior a taxa, mais rápido será o tempo de resposta.

Qual a importância da taxa de amostragem de toque?

No dia a dia, uma alta taxa de amostragem de toque não faz muita diferença. Em aplicativos comuns, como redes sociais e plataformas de streaming, é pouco provável que você note alguma mudança.

Por outro lado, quanto o assunto é jogos, especialmente os de FPS, essa taxa faz com que os comandos do jogador tenham um tempo de resposta mais curto ou imediato, permitindo que o usuário derrote os adversários com mais facilidade e, consequentemente, ganhe partidas.

É por essa razão que taxas de amostragem de toque mais altas costumam ser implementadas em celulares voltados para o público gamer, como os modelos da linha ROG Phone da Asus, ou em intermediários premium, como o Xiaomi Poco F3.

Qual a diferença para taxa de atualização?

Talvez seja um pouco confuso entender a diferença entre essas duas taxas. Em termos simples, a de atualização serve para criar uma sensação de suavidade ao navegar pelo smartphone, enquanto a de amostragem ajuda a aumentar a velocidade de resposta de toque.

Por mais que os objetivos sejam diferentes, ambas tem um papel importante para melhorar a experiência do usuário.

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Google testa inteligência artificial para escrever notícias; entenda

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Google testa inteligência artificial para escrever notícias; confira
Unsplash

Google testa inteligência artificial para escrever notícias; confira

O Google está atualmente desenvolvendo uma ferramenta de IA generativa, projetada para auxiliar jornalistas em seu trabalho. Denominada “Genesis”, a plataforma tem como objetivo absorver informações detalhadas sobre eventos recentes e produzir notícias.

Segundo uma reportagem do The New York Times, o Google fez uma apresentação da ferramenta Genesis para executivos de alguns dos principais jornais dos Estados Unidos, incluindo o próprio NYT, o The Washington Post e a News Corp, empresa detentora do The Wall Street Journal. A apresentação revelou detalhes sobre o funcionamento da ferramenta de IA generativa voltada para auxiliar jornalistas em suas atividades.

Representante do Google, Jean Crider afirmou que “estamos em estágios iniciais de ideias para fornecer ferramentas de IA que auxiliem os jornalistas em seus trabalhos”, enfatizando a intenção de estabelecer parcerias com editores de notícias no desenvolvimento da iniciativa.

De acordo com pessoas que estiveram presentes na apresentação, o Google tem a convicção de que a IA poderá atuar como uma assistente no trabalho de jornalistas, automatizando o processo de produção de notícias.

Contudo, nem todos ficaram completamente convencidos com a abordagem do Google. Alguns executivos, que preferiram manter o anonimato, revelaram ao New York Times que a proposta da IA desvaloriza os esforços dos profissionais da área em termos de apuração e produção de notícias.

Atualmente, alguns veículos de comunicação já estão empregando Inteligências Artificiais generativas para criar conteúdo, porém, as publicações de notícias têm sido cautelosas em sua adoção, principalmente devido a preocupações relacionadas à tendência da tecnologia de gerar informações factualmente incorretas.

Pesquisa feita por cientistas que atuam em Stanford e Berkeley revelou que os modelos de linguagem desenvolvidos pela OpenAI apresentaram alterações significativas em seu desempenho ao longo de alguns meses.

Os pesquisadores constataram que a precisão das respostas geradas pareceu diminuir com o passar do tempo, corroborando os relatos de usuários sobre as versões mais recentes do software apresentando uma aparente “queda de inteligência”. Usuários têm relatado há mais de um mês a percepção de uma queda na qualidade da plataforma.

O Google liberou semana passada o acesso ao Bard no Brasil . A ferramenta, que concorre diretamente com o ChatGPT, está disponível em 40 idiomas, incluindo o português brasileiro.

O Bard funciona de forma bastante similar ao ChatGPT, conseguindo responder perguntas, resumir textos, dar ideias sobre diversos assuntos, escrever e-mails e muito mais.

Fonte: Tecnologia

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Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável

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OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
Unsplash/Rolf van Root

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.

Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.

Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.

Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.

Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.

No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.

Fonte: Tecnologia

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