conecte-se conosco


Rondônia

No Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, trabalho dos profissionais da comunicação é reconhecido pela Polícia Militar de Rondônia

Publicado

Na solenidade, o comando da Polícia Militar de Rondônia enalteceu o papel de cada profissional da comunicação

O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, comemorado nesta terça-feira, 7, foi marcado pelo reconhecimento do trabalho dos profissionais da comunicação pela Polícia Militar de Rondônia – PMRO. Em solenidade no Comando-Geral da Corporação, em Porto Velho, militares envolvidos na divulgação do trabalho da instituição e a imprensa receberam a Medalha Mérito Comunicação Social.

Fortalecimento da democracia é destaque na comemoração no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

O comandante-geral da PMRO, coronel PM James Padilha, ressaltou que a comunicação como ferramenta que influencia na opinião pública recebeu o mais elevado status na ordem jurídica: a natureza de direito fundamental, como consta no artigo 5°, inciso IX da Constituição Federal: “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

Na solenidade, o comandante-geral da PMRO enalteceu o papel de cada profissional da comunicação em oportunizar a população o acesso a conhecimentos de relevância social, e agradeceu pela divulgação das ações da Polícia Militar, que são de interesse da sociedade.

‘‘Não podemos jamais perder de vista a importância que os profissionais de imprensa têm para a construção e consolidação de uma democracia’’, considera.

Ele destacou também que o contexto atual exige ainda mais a valorização de quem comunica fielmente os fatos ocorridos. ‘‘A gente vive uma polarização, e precisamos ter em mente a responsabilidade com que se deve produzir as informações levadas ao conhecimento do público. Não se pode permitir que as presunções e a parcialidade se sobreponham à veracidade, respeito e responsabilidade para com a divulgação dos acontecimentos’’, considera o comandante.

RECONHECIMENTO

Os profissionais de comunicação condecorados destacaram o orgulho do reconhecimento da árdua e importante missão de informar a população cotidianamente. ‘‘Agradeço a homenagem feita pela Polícia Militar e parabenizo a todos os colegas de imprensa. É importante exaltar o trabalho da imprensa que faz um trabalho verdadeiro, e de ressaltar a liberdade de expressão e da democracia’’, afirma o jornalista e apresentador Augusto José.

A comunicação do Governo de Rondônia também foi reconhecida na solenidade com a condecoração da coordenadora de Conteúdo da Superintendência Estadual de Comunicação – Secom, Cíntia Xavier.

‘‘Esse reconhecimento é honroso, é motivo de grande alegria, e para os colegas de imprensa, que buscam levar a verdadeira informação aos rondonienses e para todo o mundo, com comprometimento e responsabilidade. A todos os colegas da comunicação do Governo e a todos os colegas da imprensa, parabéns pelo trabalho que cada um executa’’, destacou a jornalista Cíntia.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Inscrições para cursos na Escola Móvel de Mecânica de Motocicletas encerram nesta segunda-feira, 27, em Porto Velho

Publicado

As aulas serão ministradas na unidade flexível itinerante que está na sede do Idep, em Porto Velho

Jovens que buscam o primeiro emprego ou sonham em abrir o próprio negócio podem começar a se preparar para o mercado de trabalho no ensino profissionalizante. Entre as opções estão cursos ofertados pela Escola Móvel de Mecânica de Motocicletas do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). As aulas serão ministradas na unidade flexível itinerante que está na sede do Idep, em Porto Velho. A idade mínima para participar é 16 anos. As inscrições podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (27), por meio do link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/inscricoes-de-cursos-na-escola-movel-de-mecanica-de-motocicletas-em-porto-velho/.

O profissional que se capacita em Mecânica de Motocicletas pode planejar e executar atividades dentro de um plano de manutenção preestabelecido, trabalhando as habilidades em manutenção preventiva e corretiva, tendo capacidade de atuar no mercado de trabalho abrangendo metas perspectivas e plano de manutenção. O concluinte fica habilitado, portanto, para atuar em uma empresa já estabelecida ou aproveitar o conhecimento adquirido no próprio empreendimento.

MERCADO DE TRABALHO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a qualificação da mão de obra viabiliza avanços no progresso econômico e no desenvolvimento social porque aumenta a geração de emprego e renda. A expansão da educação profissional no estado motiva os estudantes a se profissionalizarem em diversas áreas. “O trabalhador qualificado sempre tem mais chances de ser absorvido pelo mercado de trabalho, garantindo a sua autonomia financeira e ajudando no orçamento familiar”, ressaltou.

Lucas Pereira Araújo, de 21 anos, que mora no Bairro Aponiã, na Capital, está atualizando o currículo com o objetivo de ingressar no mercado de trabalho mais capacitado. “Tenho planos de fazer o curso universitário de Administração ou Direito. Até chegar ao ensino superior vou me aprimorando porque quero estar sempre atualizado”, frisou o estudante que frequenta o Curso de Oratória. Antes, fez os cursos Gestão da Qualidade, Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos.

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, salientou que, a instituição de ensino contempla alunos de diversas faixas etárias e muitos jovens estão sendo motivados a se capacitarem por causa do fácil acesso ao aprendizado. “Cada vez mais, os estudantes estão enxergando a importância de se profissionalizar, visando à construção de uma carreira de sucesso porque quem tem experiência ou se profissionaliza se destaca profissionalmente.”

CURSOS OFERTADOS 

  • Mecânica de Motocicletas Inicial
  • Injeção Eletrônica

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Empresas varejistas em Rondônia podem optar por novo regime tributário

Publicado

Live realizada para explicar a instrução normativa que regulamenta o Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária (ROT-ST)

O governo de Rondônia realizou uma live, para explicar a instrução normativa que regulamenta o Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária (ROT-ST), na terça-feira (21), no canal da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin). A norma estabelece como empresas varejistas do ICMS no estado podem aderir ou renunciar ao regime até dia 31 de janeiro. A medida entra em vigor em 1º de fevereiro de 2025.
O regime tem como objetivo oferecer às empresas varejistas, a possibilidade de adotar um regime tributário alternativo relacionado à substituição tributária. Para aderir, os contribuintes devem utilizar o Domicílio Tributário Eletrônico (DET) ou protocolar fisicamente na Agência de Rendas, anexando o termo assinado digitalmente.
Ao aderir ao regime, os contribuintes ficam desobrigados de efetuar a complementação do valor recolhido anteriormente por substituição tributária, nos casos de venda da mercadoria por valor superior ao cobrado pelo fisco. Em contrapartida, também abrem mão de uma possível restituição do valor pago, quando a venda for realizada em valores inferiores ao cobrado pelo fisco. A adesão ao regime simplifica o processo e garante uma maior segurança jurídica.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a medida simplifica e moderniza os processos tributários. “Estamos investindo em tecnologia, ferramentas e alterando legislações que promovam um ambiente mais favorável para o desenvolvimento econômico”, ressaltou.

ADESÃO

A adesão ao ROT-ST tem validade mínima de 12 meses, com renovação automática, com exceção à manifestação de renúncia até novembro do ano anterior. Empresas do Simples Nacional são automaticamente credenciadas, podendo solicitar exclusão a qualquer momento. A norma também define que, após a renúncia, uma nova adesão é permitida somente após 12 meses, reforçando a necessidade de um planejamento estratégico e tributário por parte das empresas.
O secretário da Sefin, Luís Fernando Pereira, salientou a importância do planejamento para as empresas. “O ROT-ST oferece simplificação, mas exige comprometimento. As regras são claras, e as empresas precisam avaliar os impactos dessa adesão em suas operações.”

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana