conecte-se conosco


Rondônia

Neste fim de semana, Rondônia é sede do Campeonato Brasileiro de Judô Sênior

Publicado

Em Rondônia, judocas buscam título de campeão Sênior

Neste fim de semana, os melhores judocas de cada Estado se enfrentam em busca do título de campeão do Campeonato Brasileiro de Judô Sênior. A disputa ocorre no Ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, capital de Rondônia.

Para o governador, Marcos Rocha, a escolha do Estado como sede do evento esportivo é uma iniciativa importante, para incentivar os rondonienses a conhecerem melhor essa modalidade e deixa todos os envolvidos orgulhosos de Rondônia ter sido credenciado para receber a disputa.

“Esse é um grande campeonato que irá alavancar o esporte no nosso Estado. O esporte tem um papel muito importante na vida das pessoas, melhora a saúde, dá dignidade e ensina o respeito ao próximo. Sou apaixonado pelas artes marciais e fico feliz de ver Rondônia recebendo atletas de todos os Estados em uma competição com essa grande estrutura”, afirma o governador.

O campeonato conta com o apoio do Governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). “É uma grande felicidade o estado de Rondônia sediar o campeonato nacional de Judô, com participação de todos os estados, com exceção do Acre. É um grande evento para nossos atletas, nossos amantes das artes marciais”, disse  a superintendente da Sejucel, Mayara Metran.

A judoca Rafaela Silva é uma das atletas que participa do campeonato

Levar as competições nacionais para além do eixo Sul-Sudeste é uma das políticas de fomento da CBJ para que o judô se desenvolva e se massifique por todo território nacional. “Sou testemunha do sucesso desse campeonato, que está muito bem organizado com a união de todos os envolvidos”, avalia o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Silvio Acácio.

O presidente da Federação de Judô de Rondônia, Antônio Carlos Tenório, contou que este é o terceiro evento nacional de Judô feito em Rondônia nos últimos 10 anos e que a modalidade tem se fortalecido no Estado.

“Esse evento contempla a principal categoria do judô brasileiro. Estamos gratos à Confederação por confiar ao nosso Estado esse campeonato, que conta com atletas e técnicos olímpicos, árbitro internacional. Para o Judô de Rondônia é muito bom, pois nossas crianças terão contato com esses atletas de ponta do Brasil”, considera.

O agente administrativo, Rodrigo Figueiredo, levou a filha Sofia e familiares para assistir o campeonato

COMPETIDORES

Participam do campeonato 275 atletas, entre eles está a campeã olímpica e mundial, Rafaela Silva, que representa a seleção do Rio de Janeiro na disputa.

Por Rondônia, estão na disputa 18 atletas, sendo dos municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici e Porto Velho.

“A gente batalhou para competir no campeonato Sênior, e agora temos a oportunidade de representar o nosso Estado, na nossa casa, e é gratificante ter a torcida do nosso lado. Além disso, é uma oportunidade de dar visibilidade ao Judô no nosso Estado, que é um esporte olímpico, que forma não apenas atletas, mas cidadãos com princípios que contribuem com a sociedade”, disse o atleta de Vilhena, Tiago José de Oliveira.

A torcida rondoniense ficou contente em acompanhar de perto as disputas de alto nível. “É muito bom ter esse campeonato em Rondônia, trouxe a minha filha Sofia de 8 anos para ver as disputas, ela já é praticante da modalidade há três anos, isso ajuda a moldar o caráter, e acredito ser importante inserir o esporte na vida das crianças. Esse é um evento de grande porte, onde Rondônia recebe atletas de todo o Brasil, um grande incentivo”, disse o agente administrativo, Rodrigo Figueiredo.

Apresentações culturais fizeram parte da abertura do campeonato

PROGRAMAÇÃO

As preliminares acontecem pela manhã. Já as finais, que são as disputas por medalhas, começaram a partir das 15h no sábado e às 11h30 no domingo. A entrada é gratuita.

De acordo com a Confederação, os campeões brasileiros receberão o convite da CBJ para lutar a Seletiva Nacional que definirá a Seleção Principal de 2023.

Eles já entrarão direto na segunda fase de disputa, que é o rodízio final de cada categoria, ou seja, chegará mais descansado na fase decisiva da Seletiva.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Governo do Estado estabelece Lei com ajuda de custo para voluntários que realizam atividades de trânsito

Publicado

O benefício é para atender às despesas de transporte, locomoção e alimentação dos voluntários

Para atender às despesas de transporte, locomoção e alimentação, o Governo de Rondônia sancionou nesta quinta-feira (30) a Lei 5.667 que assegura ajuda de custo aos servidores que se dedicam voluntariamente a prestar Atividade de Fiscalização, Educação e Apoio Técnico-Administrativo de Trânsito – ACAVT, no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito – Detran.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que assegurar essa ajuda de custo aos profissionais é uma forma de tratá-los com dignidade diante da contribuição que realizam para a população de Rondônia: ‘‘Com essa Lei, o Governo garante condições para o desempenho das atividades de trânsito realizadas por esses servidores que ajudam o Estado na missão de proteger a vida, de evitar que mais pessoas deem entrada nos hospitais vítimas de acidentes de trânsito’’, pontua.

A nova lei abrande os que prestam voluntariamente Atividade de Fiscalização, Educação e Apoio Técnico-Administrativo de Trânsito 

VOLUNTARIEDADE

Os beneficiados com a nova Lei são servidores que se disponibilizarão a prestar atividades voluntárias em período de folga, exclusivamente fora do horário normal de expediente, nos feriados e finais de semana ou de acordo com a necessidade da Administração. A esses é garantida ajuda financeira para custear as despesas referentes à execução das atividades.

Os voluntários são considerados importantes, diante da relevante prestação de serviço à população, especialmente quanto ao rigor das ações de fiscalização de combate à embriaguez ao volante, com a intensificação das Operações “Lei Seca” em Rondônia, visando a efetiva redução dos índices de acidentes e evitar as mortes no trânsito.

APERFEIÇOAMENTO

A nova Lei revoga os efeitos da Lei n° 4.111, de 17 de julho de 2017, que “Institui Jornada de Trabalho e cria Gratificação de Atividade Voluntária de Fiscalização de Trânsito e a Gratificação de Atividade Voluntária de Trânsito, no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito –Detran.”

A medida se fez necessária diante do entendimento legal de que atividade voluntária não deve ser remunerada, mas sim, deve proporcionar aos voluntários ajuda de custo para as despesas envolvidas com a atividade, tais como despesas de transporte, locomoção e alimentação.

Conforme disposto no art. 1° da Lei Federal n° 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, ‘‘o serviço voluntário é uma atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.”

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Obras de revitalização da praça pública do distrito de Nova Califórnia ultrapassam 80% de execução

Publicado

As obras de melhorias na infraestrutura de praças e espaços públicos nos municípios e distritos foram intensificadas durante o ano

O distrito de Nova Califórnia, localizado a 350 quilômetros de Porto Velho está sendo contemplado com as obras de revitalização da praça pública da localidade. Os trabalhos estão avançados, com 85% de execução pronta. Um investimento de R$ 2.214.221,94 (dois milhões, duzentos e quatorze mil duzentos e vinte e um reais e noventa e quatro centavos), de aporte do Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Os serviços são frutos do projeto Governo na Cidade, encabeçado pelo Governo de Rondônia em parceria com o município de Porto Velho. A obra é executada em uma área de 4.789,48 metros.

População contará com novo ambiente para tempo de qualidade em família e prática de esportes

O projeto contempla a revitalização de um campo de futebol, quadra de vôlei de areia, quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre para a terceira idade, paisagismo e pista de caminhada. De acordo com a coordenadora de Infraestrutura e Serviços Públicos a Seosp, Márcia Nunes Alves, também estão em execução, a calçada para passeio, posteamento metálico com luminárias de LED para iluminação pública, lixeira ecológica em madeira plástica e bancos ecológicos em madeira plástica. “O novo ambiente certamente irá proporcionar mais opção de lazer para a população. Temos acompanhado de perto a execução dos trabalhos, que seguem em fase de conclusão. Nossa expectativa é entregarmos a praça totalmente revitalizada ao distrito, ainda neste mês de dezembro”, pontuou a coordenadora.

INVESTIMENTO EM ESPAÇOS PÚBLICOS

Projeto da praça revitalizada, no distrito de Nova Califórnia

As obras de melhorias na infraestrutura de praças e espaços públicos nos municípios e distritos foram intensificadas durante o ano. A entrega desses ambientes ratifica o compromisso do Governo do Estado de Rondônia em proporcionar bem–estar e qualidade de vida para a população.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o investimento nas obras de reformas e revitalização, vai ao encontro da visão de governança do poder executivo estadual. “O Governo do Estado tem reforçado as ações municipalistas aplicadas com recursos próprios nos 52 municípios, a fim de atender às necessidades da população, e gerando desenvolvimento de cada um. A obra da praça de Nova Califórnia faz parte desse propósito, proporcionando melhorias nas condições das estruturas do local, e do atendimento à população na prática de esportes, na qualidade de vida dos cidadãos, bem como promover o acesso digno aos serviços públicos voltados para o lazer na localidade”, ressaltou.

Segundo o secretário da Seosp, Elias Rezende, a conclusão de mais uma praça revitalizada reforça a proposta do Governo de Rondônia em promover desenvolvimento nos municípios. “Ao longo do ano tivemos o privilégio de fazer entregas de praças públicas em diversos municípios. O contentamento da população é a resposta de estarmos no caminho certo, levando progresso para as regiões e ambiente para que as famílias possam ter tempo de qualidade, com esporte e lazer”, destacou.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana