Política Nacional
MPRJ se movimenta para retomar investigações do caso das ‘rachadinhas’
Publicado
9 de junho de 2022, 12:35

O Ministério Público do Estado do Rio entrou com um recurso junto ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do RJ para esclarecer eventuais omissões e contradições na decisão que rejeitou a denúncia do caso das “rachadinhas” envolvendo Flávio Bolsonaro. Segundo informações do G1, a medida tem como objetivo sanar questionamentos que possam prejudicar o reinício das investigações do caso.
Em maio, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) anularem as provas do caso que embasavam a acusação , o Ministério Público pediu o arquivamento do processo, sem que isso atrapalhasse a retomada das investigações. O Órgão Especial do TJ atendeu por unanimidade o pedido do MPRJ e rejeitou e a denuncia.
No pedido enviado ao TJ no final de abril, Luciano Mattos, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio, alegou que, diante da anulação de provas, a investigação do caso deverá ser reiniciada a partir do primeiro relatório financeiro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que indicou movimentações suspeitas entre os funcionários do então deputado estadual Flávio Bolsonaro.
O procurador-geral argumentou ainda que não existe impedimento legal para que a apuração seja reiniciada e indicou que o MP pode pedir novas quebras de sigilo bancário e fiscal dos alvos, o que novamente geraria elementos de prova.
Entenda o caso das Rachadinhas As investigações do esquema começaram em 2018, após o relatório apontar movimentações suspeitas na conta bancária do assessor de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Fabrício Queiroz. Após as investigações, o MP do Rio denunciou Flávio, Queiroz e mais 15 pessoas por crimes como peculato e lavagem de dinheiro em novembro de 2020, com base em provas como a movimentação financeira dos funcionários do gabinete e uma colaboração de uma ex-funcionária. O senador foi acusado de liderar da organização criminosa.
A defesa do senador, entretanto, apresentou diversos recursos aos tribunais tentando anular as investigações. Após muitas idas e vindas, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou as quebras de sigilo bancário e fiscal determinadas pelo juiz Flávio Itabaiana, sob o entendimento de que ele não fundamentou adequadamente a justificava para autorizar as quebras.
Depois, o próprio STF determinou a anulação de parte dos relatórios do Coaf usados na investigação, por entender que foram produzidos de forma ilegal. Isso acabou esvaziando as provas da denúncia. Por isso, o atual procurador-geral Luciano Mattos, que assumiu o comando do MP do Rio em janeiro do ano passado, entendeu que não era possível o prosseguimento da acusação e que as investigações precisariam ser refeitas.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .

Política Nacional
Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional
Publicado
29 de novembro de 2023, 22:15
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (29) o projeto de lei que torna o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, feriado nacional. O texto já tinha sido aprovado pelo Senado e, agora, vai à sanção presidencial.
Foram 286 votos a favor, 121 contra e duas abstenções. Atualmente, a data é feriado em seis estados – Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo – e em mais de 1.000 cidades por meio de leis municipais e estaduais.
A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695, e símbolo de resistência contra a escravidão.
“Zumbi dos Palmares foi um homem que conseguiu manter a chama viva, ardente em nossos corações, nas nossas veias, nas nossas almas, que fez com que esse Brasil pudesse reconhecê-lo como herói da pátria brasileira. Não herói dos negros, é herói da pátria brasileira. Não é apenas um feriado qualquer, é uma história do Brasil”, disse a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que falou em nome da bancada governista.
A relatora Reginete Bispo (PT-RS) disse que a data servirá para aumentar os esforços de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial. “Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o país considera mais relevante em sua história”, disse.
Para os deputados contrários, a declaração de feriado prejudica setores da economia e a data deve ser estipulada por assembleias estaduais e municipais, como é atualmente. “No mês de novembro já temos muitos feriados, isso teria de ser decisão das câmaras municipais”, argumentou o deputado Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF).
Desde 2003, as escolas passaram a ser obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
* Com informações da Agência Câmara
Fonte: EBC Política Nacional
Política Nacional
Incentivo para estudantes permanecerem no ensino médio é aprovado
Publicado
29 de novembro de 2023, 21:15
Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (29), por unanimidade, o projeto de lei complementar que autoriza o uso de recursos do Fundo Social para custear a permanência de estudantes no ensino médio. Pela proposta, as despesas não serão consideradas no cálculo dos limites de gastos da União.
Conforme o projeto, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE) e relatoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o superávit financeiro do Fundo Social poderá ser usado, ainda este ano, para financiar esse programa de permanência, que terá de ser criado por legislação específica. O Fundo reúne recursos gerados pela exploração de petróleo no pré-sal.
A aprovação do projeto ocorreu após acordo entre governo e oposição. Os senadores chegaram a um acordo para definir um limite de R$ 6 bilhões do Fundo para o programa.
Poupança
O governo federal criou nesta semana um programa de bolsa permanência e de poupança para estudantes de baixa renda que estão no ensino médio, para incentivar a permanência e conclusão dos estudos. Para isso, será criado um fundo especial em que a União deve aportar até R$ 20 bilhões.
A Medida Provisória (MP) nº 1.198, de 27 de novembro de 2023, foi publicada na terça-feira (28) em edição extra do Diário Oficial da União. Por ter força de lei, a MP já está em vigor, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em 120 dias para não perder a validade.
Um ato conjunto dos ministérios da Educação e da Fazenda vai definir valores, formas de pagamento, critérios de operacionalização e uso da poupança de incentivo à permanência e conclusão escolar. Os valores serão depositados em conta a ser aberta em nome do estudante, que poderá ser a poupança social digital da Caixa Econômica Federal.
*Com informações da Agência Senado
Fonte: EBC Política Nacional

Botafogo cede empate ao Coritiba no final do jogo e fica três pontos atrás do Palmeiras

Palmeiras goleia o América-MG e amplia liderança no Brasileirão para três pontos

Cuiabá perde para o Internacional na Arena Pantanal

São Paulo vence o Bahia com gol no finalzinho e ganha a primeira como visitante no Brasileirão

Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional
Política RO


Linha 78 em São Miguel do Guaporé recebe manutenção após indicação da deputada Lebrinha
A Linha 78, importante via para o transporte da produção rural, localizada em São Miguel do Guaporé, está passando por...


Assembleia e Defensoria Pública estreitam laços em projetos para a população
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) iniciou as conversas na tarde desta quarta-feira (29) para a consolidação de um termo...


Apoio do Estado a pequenos produtores é destacado por deputado
O apoio do Governo do Estado aos pequenos produtores rurais com a implantação do Proampe (Programa de Apoio às Micros...
Cidades


MODERNIZAÇÃOPrefeitura inicia a instalação de semáforos inteligentes para melhorar fluxo do trânsito em Porto Velho
As câmeras estão sendo instaladas nos cruzamentos das avenidas Calama com Rio Madeira, Rio Madeira com Imigrantes, e Imigrantes com...


GIRO EMPREENDEDORFeira de artesanato estará em diversos pontos da capital no mês de dezembro
O “Giro Natalino” vai fomentar empreendedores locais com produtos de temática natalina Com o fim do ano se aproximando, aumenta...


SERVIÇOSSine Itinerante levará atendimentos à Vila Dnit e distrito de Rio Pardo
Duas comunidades serão atendidas neste final de semana com as ações do Sine Itinerante A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio,...
Policial


Em Guajará-Mirim/RO, PRF apreende tabletes de maconha em táxi
Rondônia, 29/11/2023 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na manhã de hoje (29), realizando atividade de fiscalização de trânsito...


Em Rondônia, PRF recupera seis foragidos da Justiça
Rondônia, 29/11/2023 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia recapturou, na última semana, seis foragidos da Justiça. Os infratores eram...


Idoso de 61 anos é preso por matar ex-esposa de 26 no interior de MT
Policiais militares do 19º Batalhão prenderam em flagrante, nesta segunda-feira (27.11), em Brasnorte (588 km de Cuiabá), um homem de...
Mais Lidas da Semana
-
Porto Velho27 de novembro de 2023, 09:00
Ex-presidiário ataca pai, sendo posteriormente agredido até a morte a pauladas em Porto Velho
-
Policial28 de novembro de 2023, 09:50
Pedreiro que matou e estuprou mãe e 3 filhas usou drogas antes de invadir casa
-
Rondônia25 de novembro de 2023, 15:15
Cacau de Rondônia premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional, nas categorias Varietal e Mistura
-
Rondônia24 de novembro de 2023, 14:45
Inauguração de obras, abertura do Natal de Luz e plataforma com dados geoespaciais marcam ações do Governo de Rondônia
-
Rondônia24 de novembro de 2023, 14:15
Rondônia obtém menor taxa de desocupação do país, de acordo com o IBGE
-
Brasil23 de novembro de 2023, 14:00
Fogo destrói 200 hectares do Parque Nacional do Monte Pascoal
-
Brasil23 de novembro de 2023, 13:29
Homem tem mão dilacerada ao acionar bomba achando que era rastreador
-
Rondônia25 de novembro de 2023, 13:15
Governo de Rondônia realiza Fórum Nacional de Inclusão Financeira e Democratização do Acesso a Crédito, em Porto Velho