conecte-se conosco


Rondônia

Monitoramento da qualidade da água é intensificado em Rondônia com distribuição de hipoclorito para população

Publicado

O monitoramento estadual já contabiliza a marca de 717 mil frascos distribuídos ou aplicados pela Agevisa/RO em ações de contingência ao longo de 2026

O programa Vigiágua, que integra a Gerência Técnica de Vigilância Ambiental (GTVAM) da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), faz parte do Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, instituído pelo governo de Rondônia e reestruturado por meio do Decreto nº 29.556, de 14 de outubro de 2024, como forma de mitigar o agravamento dos períodos de estiagem e dos impactos das mudanças climáticas. Entre as funções da agência estão as ações integradas de monitoramento executadas nos 52 municípios do estado para proteger a saúde da população.

O programa Vigiágua atua na avaliação rigorosa de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Soluções Alternativas Coletivas (SAC) e Individuais (SAI), como poços rasos (conhecidos na região por poço Amazonas) e poços tubulares, garantindo suporte técnico especializado especialmente nas áreas que ainda não contam com a cobertura da rede pública.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

O trabalho de monitoramento serve como bússola para as ações preventivas do estado. Em análises de 2025, 27,35% de 424 amostras de poços individuais (SAI) e 11,66% de 1.715 amostras de soluções coletivas (SAC) indicaram a presença da bactéria Escherichia coli. Para combater de frente esse cenário e conter o avanço de casos de diarreia que atingem majoritariamente a população acima de 10 anos, o governo do estado tem liderado uma mobilização robusta de saúde pública.

A distribuição de hipoclorito reflete um impacto preventivo contra as doenças de veiculação hídrica

Como medida prática, ágil e de grande impacto preventivo contra as doenças de veiculação hídrica, a Agevisa/RO montou uma operação de distribuição de hipoclorito de sódio a 2,5% para a purificação doméstica da água oriunda de fontes sem tratamento. Fortalecendo essa estratégia de proteção durante a crise hídrica, o monitoramento estadual já contabiliza a marca de 717 mil frascos distribuídos ou aplicados em ações de contingência ao longo de 2026, garantindo amparo direto a milhares de lares rondonienses.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação tem caráter preventivo, com objetivo de antecipar os riscos ambientais e garantir que as famílias rondonienses tenham acesso a uma água segura, mitigando os efeitos severos da seca e prevenindo de forma eficaz o surgimento de surtos de doenças em todo o estado.

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, reforça a eficiência da atuação integrada. “O papel da Agevisa/RO, em uma parceria de sucesso com os municípios e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) é justamente capacitar os profissionais da ponta, analisar rigorosamente as amostras e orientar a sociedade, bloqueando a transmissão de patógenos diretamente na origem e salvando vidas”, salientou.

CUIDADOS SIMPLES E EFICAZES

Para garantir o sucesso total da iniciativa, o procedimento orientado pela Agevisa/RO para as famílias é simples e eficaz: basta adicionar 2 gotas de hipoclorito de sódio para cada 1 litro de água a ser consumida. Após a aplicação, deve-se misturar bem o líquido e aguardar o tempo de contato de 30 minutos antes do consumo ou do preparo de alimentos. Esse período seguro permite que o produto elimine com precisão as bactérias, vírus presentes e outros patógenos, transformando o recurso em água potável de qualidade e protegendo a saúde de toda a família.

Confira no vídeo abaixo a orientação da Agevisa/RO para utilizar o hipoclorito de sódio:

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

RO-387 recebe serviços de reconformação de plataforma para fortalecer a mobilidade na região de Espigão d’Oeste

Publicado

A RO 387,  conhecida como Estrada do Pacarana,  está recebendo manutenção em 87 km

Com objetivo de restabelecer as condições de trafegabilidade na RO-387, o governo de Rondônia realiza serviços de reconformação de plataforma (patrolamento) em 87 quilômetros na RO-387, conhecida como Estrada do Pacarana, no trecho que liga o município de Espigão d’Oeste à divisa do estado do Mato Grosso. O serviço é executado pelas equipes da 4ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), sediada em Cacoal.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que que o objetivo é garantir mais segurança para quem utiliza a rodovia diariamente, especialmente produtores rurais, moradores da região e transportadores responsáveis pelo escoamento da produção agropecuária.

Segundo o diretor-geral do DER-RO, Eder Fernandes, as ações de conservação são estratégicas para preservar a infraestrutura viária e garantir a mobilidade durante todo o ano. “A reconformação de plataforma devolve melhores condições de circulação às rodovias não pavimentadas, reduzindo os impactos provocados pelo desgaste natural da pista. As equipes do DER seguem atuando em diversas regiões do estado para assegurar estradas mais seguras”, afirmou.

 O trabalho foi realizado para garantir maior durabilidade da estrada

Para o responsável da Coordenadoria de Operações e Fiscalização (COF), Leandro Risso, cada frente de manutenção representa um investimento na qualidade de vida da população e no desenvolvimento econômico dos municípios atendidos. “Além de proporcionar mais segurança aos usuários, os serviços contribuem para reduzir o tempo de deslocamento, facilitar o transporte escolar, o acesso aos serviços públicos e impulsionar o escoamento da produção agrícola e pecuária, atividades que movimentam a economia da região”, explicou.

O residente da 4ª Residência Regional de Cacoal, Jair de Almeida, pontuou que o trabalho foi realizado para garantir maior durabilidade da estrada. “Antes da reconformação de plataforma, realizamos uma avaliação das condições da rodovia para identificar os pontos que exigiam maior atenção”.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Rondônia é destaque nacional com experiência exitosa na implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais

Publicado

A iniciativa de Rondônia está entre as 10 principais iniciativas exitosas do país na organização da rede de atenção à saúde relacionada as hepatites virais

O Ministério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque nacional durante o 3° Seminário Diálogos para a Eliminação das Hepatites Virais, realizado em Brasília-DF, que iniciou nesta quarta-feira, 24. O estado de Rondônia foi selecionado numa chamada pública para apresentar o relato de experiência regionalizada, que consolidou a ação entre as 10 principais iniciativas exitosas do país na organização da rede de atenção à saúde.

A apresentação da Agevisa/RO abordou o tema “Desafios e Estratégias para a Implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais em Rondônia: Relato de Experiência nas Regiões Madeira Mamoré e Vale do Jamari”. Além da ação da Agevisa/RO, a Fundação Oswaldo Cruz Rondônia (Fiocruz Rondônia) também recebeu destaque.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reconhecimento é resultado das ações realizadas pelo governo do estado com assistência à saúde que englobam a qualificação dos profissionais de saúde, o fortalecimento da vigilância epidemiológica, reuniões técnicas, distribuição de insumos e campanhas educativas integradas com as secretarias municipais.

Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, unir planejamento estratégico à execução pontual nos municípios fortalece a rede de enfrentamento e impulsiona a eliminar as hepatites virais em todo o estado. “Estar entre as melhores experiências do Brasil evidencia a vigilância em saúde de Rondônia e a gestão das ações realizadas”, ressaltou.

O planejamento estratégico fortalece a rede de enfrentamento as hepatites virais em todo o estado

AÇÃO INTEGRADA

A iniciativa foi apresentada em Brasília pela coordenadora estadual das hepatites virais (NISTHV), Francilene Alves de Miranda, que enfatizou a importância de compreender a realidade de cada território para o sucesso do programa: “A implantação nessas regiões exigiu articulação entre os municípios e o Estado. Mapear as dificuldades locais e estabelecer fluxos estruturados de diagnóstico, prevenção, tratamento e monitoramento foi fundamental para alcançar o cidadão, oferecer o tratamento adequado e oportuno no SUS”.

Também foi destacada a experiência exitosa apresentada pela chefe do Laboratório de Virologia Molecular da Fiocruz Rondônia, Dra. Deusilene Souza Vieira Dall’Acqua, referente à implantação e ao rastreamento do projeto piloto do exame de carga viral do vírus da hepatite D ou Delta (CV-HDV) no Sistema Único de Saúde (SUS).

JULHO AMARELO

A Agevisa/RO reforça de forma que, por ser uma doença geralmente silenciosa, a prevenção com a vacinação contra a Hepatite B, o uso de preservativos, cuidados de não compartilhar materiais cortantes, orientações em escolas, universidades, unidades de saúde continuam sendo formas de proteção importante. As ações de conscientização ganham ainda mais força durante a mobilização anual do Julho Amarelo, período em que a Agevisa-RO intensifica os mutirões comunitários e o incentivo direto para que as pessoas realizem testes rápidos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana