conecte-se conosco


Rondônia

Manejo do Pirarucu na Resex Rio Cautário em Costa Marques será destacado pela Sedam na COP-27

Publicado

O levantamento da presença do pirarucu em áreas que não são naturais vem sendo feito pela Sedam

O pirarucu é um peixe nativo da Bacia Amazônica, porém, não ocorre de forma natural em sua totalidade. Rondônia é um exemplo de Estado, onde o peixe se apresenta nativo em apenas parte do Estado, mais precisamente na porção Norte, área limítrofe com o Amazonas. Por múltiplas causas, o peixe teve sua distribuição geográfica ampliada e hoje encontra-se na condição de exótico invasor em diversas partes de Rondônia, Brasil e até mesmo em outros continentes.

A presença da espécie invasora reduz a disponibilidade ictiológica nativa

O levantamento da presença do pirarucu em áreas que não são naturais vem sendo feito desde 2021 pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam. De acordo com o coordenador estadual de Unidades de Conservação – CUC, José Antônio Sepeda Silva, um dos representantes de Rondônia na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP-27, vai levar o trabalho de Rondônia que começou ainda em 2021, na Reserva Extrativista (Resex) Rio Pacaás Novos em Guajará-Mirim e agora se estende para a Resex Rio Cautário em Costa Marques, onde se detectou a presença mais efetiva da espécie invasora, com a redução da disponibilidade ictiológica nativa nas áreas onde surgiu e aumentou o quantitativo de pirarucus.

“Entre as causas para o aparecimento do pirarucu em unidades de conservação estão o escape de pisciculturas, as cheias históricas, o rompimento de barragens e até mesmo introduções intencionais ou acidentais, a partir do transporte de alevinos. Com o aumento gradativo da quantidade de pirarucus, onde o mesmo não é nativo, pescadores profissionais e moradores tradicionais – extrativistas, ribeirinhos e quilombolas, têm monitorado os impactos ambientais, respectivamente com dados oficiais de desembarque pesqueiro e com base em observações”, relatou o coordenador.

Sedam iniciou execução do Plano de Manejo e controle do pirarucu, na Resex Rio Cautário

Ainda de acordo com o coordenador “a pedido das comunidades, a Sedam iniciou a execução do Plano de Manejo de controle do pirarucu, visto que a omissão em controlar a espécie poderia provocar danos irreversíveis às populações nativas. Seria uma forma de mitigar os possíveis impactos provocados pelo pirarucu nas áreas de invasão”, detalhou.

MANEJO PIRARUCU

O plano de manejo tem como objetivo a implementação do controle destes peixes na Reserva Extrativista Estadual do Rio Cautário, onde é considerado invasor, sendo assim, um risco ambiental, como predador de diversas espécies nativas (peixes e tartarugas), visando assim, a preservação da biota nativa e buscar o potencial de comércio do pirarucu como forma de gerar renda aos moradores tradicionais envolvidos nas ações de manejo de controle.

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
publicidade

Rondônia

Governo de RO realiza oficina para aprimorar protocolos e fortalecer a vigilância em saúde nos dias 21 e 22 de outubro

Publicado

Iniciativa reúne profissionais da rede estadual e do Ministério da Saúde para aprimorar a detecção e resposta a eventos de saúde pública

Com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância, detecção precoce e resposta a possíveis emergências em saúde pública, ?? será realizado nos dias 21 e 22 de outubro, em Porto Velho, uma Oficina de Vigilância Baseada em Eventos nos Serviços de Saúde, promovida em Rondônia. O encontro reunirá representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/RO) e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), além de profissionais da rede hospitalar e núcleos de vigilância do Estado.

A programação inclui palestras, dinâmicas e exercícios práticos sobre o conceito e a aplicação da Vigilância Baseada em Eventos (VBE), metodologia que busca identificar sinais e informações atípicas nos serviços de saúde que possam indicar surtos, agravos ou ameaças emergentes. A proposta é ampliar a sensibilidade dos sistemas locais de vigilância, integrando os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE), o Centro de Informações Estratégicas de. Vigilância em Saúde (Cievs) e as demais instâncias do SUS.

FORTALECIMENTO

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, destacou a importância da oficina para aprimorar a capacidade de resposta do estado. “Rondônia vem fortalecendo continuamente seus sistemas de vigilância, e a metodologia de vigilância baseada em eventos representa um avanço significativo. Quanto mais ágil for a detecção de sinais, mais eficiente será a resposta em defesa da saúde da população”, afirmou.

Durante os dois dias de atividades, os participantes participarão de estudos de caso, simulações e análises de fluxos de comunicação entre os níveis estadual e federal. A iniciativa busca consolidar protocolos e propor estratégias conjuntas para o fortalecimento da vigilância hospitalar e comunitária.

O evento encerra com a construção coletiva de propostas para fortalecer a VBE nos serviços de saúde de Rondônia, reafirmando o compromisso do governo do estado com a proteção da vida e a qualificação das ações de saúde pública.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondônia

Ações educativas de trânsito alcançaram mais de 1.500 crianças durante fim de semana em Porto Velho

Publicado

Em parceria com a Base Aérea de Porto Velho, Detran-RO orientou crianças sobre segurança viária, no sábado (11)

Uma série de ações educativas com foco na segurança no trânsito, em alusão ao Dia das Crianças foi realizada no fim de semana (11 e 12) pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), por meio de sua Escola Pública de Trânsito (EPTran) em Porto Velho. 

Pintura na pele com a temática sobre o trânsito é um grande atrativo para as crianças

Com o tema “Desperte a criança que há em nós”, educadores concentraram-se em transmitir conteúdos essenciais sobre segurança viária por meio de jogos. A iniciativa, de caráter lúdico e pedagógico, foi realizada em parceria com diversas instituições, entre elas o 5º Batalhão da Polícia Militar  e a Base Aérea de Porto Velho, alcançando mais de 1.500 crianças. Foram sorteadas bicicletas nas ações.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha lembra que a educação das crianças para um trânsito seguro é de extrema importância e deve ser uma preocupação constante. “De forma assertiva, o Detran-RO transformou as homenagens ao Dia das Crianças em uma oportunidade especial para reforçar e celebrar essa conscientização de forma lúdica e envolvente.”

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha destacou que “o departamento tem fortalecido a educação para um trânsito seguro continuamente, utilizando datas comemorativas para sensibilizar a sociedade desde a infância sobre a importância da prudência e do respeito mútuo nas vias.”

AÇÕES

No sábado (11), a EPTran participou de uma importante atividade organizada pela Base Aérea de Porto Velho, que  proporcionou às crianças em tratamento oncológico uma manhã de lazer. Em outro ponto da cidade, educadores orientaram os pequenos em uma atividade organizada por motociclistas. 

Ainda na tarde de sábado, a mobilização seguiu para a Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista, localizada na zona Sul de Porto Velho. No local, as atividades lúdicas alcançaram mais crianças envolvendo o sorteio de seis bicicletas e capacetes, incentivando a prática segura do ciclismo e reforçando a mensagem de proteção no trânsito.

Educadores do Detran-RO orientam crianças através de jogos

Já no domingo (12), Dia das Crianças, as ações educativas aconteceram em dois locais diferentes, incluindo a ação organizada pelo 5º Batalhão da Polícia Militar, por meio do Projeto PM na Escola, que realizou a 5ª edição do Projeto Criança Feliz, voltado às famílias da zona Leste de Porto Velho.

O evento reuniu mais de 1.500 pessoas, entre crianças e adultos, em um dia repleto de diversão, solidariedade e cidadania, em que o Detran-RO marcou presença com ações educativas e atividades lúdicas voltadas à conscientização sobre segurança no trânsito. As crianças participaram de jogos interativos, oficinas de pintura e simulações de travessia segura, aprendendo de forma divertida sobre o respeito às regras de trânsito e a importância da responsabilidade nas vias públicas.

Daniela Fernandes, mãe do Fernando Miranda, avaliou a participação do Detran-RO como importante, já que as orientações prestadas ao filho sobre segurança viária foram realizadas através de jogos e brincadeiras. 

O diretor da EPTRan, Hassan Mohamad Hijazi pontuou que o foco das ações foi em aspectos como espaços seguros para pedestres e ciclistas, o local correto para a caminhada e a importância do “sinal de intenção” – a necessidade de ver e ser visto no trânsito. “Aprender desde cedo a respeitar as regras e o espaço do outro contribui para a formação de cidadãos mais responsáveis, conscientes e empáticos no trânsito e na sociedade.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política RO

Cidades

Policial

Mais Lidas da Semana